Como é a participação da PEA população economicamente ativa no setor?

A População Economicamente Ativa (PEA) é um importante dado que ajuda na compreensão da dinâmica do emprego e da geração de riquezas em um dado território.

A População Economicamente Ativa – PEA – é a porção da população que está com idade e em condições de trabalho, estando empregada ou, de alguma forma, procurando por emprego. A PEA corresponde, dessa forma, à faixa populacional responsável pela produção de riquezas a partir do trabalho, com remuneração especificamente voltada para o cumprimento de suas atividades.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide a PEA em dois tipos, a população ocupada e a população não ocupada. A população ocupada corresponde ao grupo de pessoas que exerce alguma atividade remunerada, devidamente comprovada. Já a população não ocupada equivale às pessoas que não trabalham e que procuram por emprego.

Em contrapartida à PEA, existem as crianças, os idosos e aqueles aposentados por algum tipo de invalidez ou limitação, bem como a faixa da população que não deseja procurar emprego, mesmo dispondo de todas as condições para tal. Esse grupo corresponde à População Economicamente Inativa ou, mais precisamente, População Não Economicamente Ativa (PNEA).

Há uma discussão, no plano internacional, sobre a faixa de idade que comporia a PEA. Para alguns países, em geral os subdesenvolvidos (incluindo o Brasil), a população economicamente ativa seria composta pelas pessoas entre 10 e 60 anos de idade. Já outros países consideram a PEA na faixa entre os 15 e 60 anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo dados do IBGE, a população economicamente ativa do Brasil é de 51%. Dividindo essa população entre os setores da economia, há a seguinte distribuição: 20% para o setor primário, 21% para o setor secundário e 59% para o setor terciário, o que evidencia a tendência atual de concentração de empregos na área de serviços e comércio.

Dividindo os dados por gênero, 66,4% dos habitantes do sexo masculino do Brasil compõem a PEA, número esse que cai para 49% em relação aos habitantes do sexo feminino, conforme aponta o Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A principal utilidade das informações sobre a População Economicamente Ativa é a obtenção de dados sobre o real nível de desemprego existente no país, ou seja, aquele que envolve o grupo de pessoas que possui condições de trabalho, mas não consegue emprego. Além disso, é possível estabelecer inúmeras outras conclusões, como a menor presença da mulher no mercado de trabalho e a idade média de inclusão do jovem no meio trabalhista.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Economia População economicamente ativa: o que é e como funciona esse indicador

A população economicamente ativa no Brasil é um índice muito importante para a economia do país.

Sendo assim, a população economicamente ativa é um índice muito importante para se entender os fatores que envolvem uma crises econômicas.

O que é a População Economicamente Ativa?

O conceito de população economicamente ativa (PEA) pode variar ao redor do mundo. Porém, a PEA brasileira é considerada aquela população que está em idade para trabalhar e, além disso está empregada ou ativamente procurando emprego.

A população em idade ativa, no Brasil, é considerada entre 10 e 65 anos. Em outros países esse valor pode oscilar. Sendo comum alguns países mais desenvolvidos considerarem a sua idade ativa entre 15 e 60 anos.

Esse cálculo é considerado muito importante para avaliar a situação econômica de um país, verificando como está o desemprego na nação de forma a elaborar políticas públicas para melhorar os indicadores econômicos.

Quais as diferenças entre PEA e PEI?

Por outro lado, o indicador oposto da PEA é a PEI, que é a população economicamente inativa. Sendo assim, a PEI engloba as crianças menores de 10 anos, os aposentados, e aqueles acima do limite da idade da população ativa.

Além disso, a PEI engloba também aquelas pessoas que desistiram de procurar trabalho: é por isto que em algumas ocasiões se afirma que os índices de desemprego podem ser subestimadas.

Por fim, o indivíduo que deixa de procurar emprego não é considerado como parte da população economicamente ativa. E assim, não pode também ser considerado um desempregado.

Sendo assim, tudo isso é considerado quando se avalia esse indicador, para que os dados mais corretos possíveis sejam apresentados.

Como funciona a População Economicamente Ativa?

A população economicamente ativa brasileira se divide entre os 3 setores da economia. Os setores são o setor primário, secundário e terciário.

O setor primário é aquele que trata diretamente com a matéria-prima. Um bom exemplo é o setor de agricultura.

Além disso, o setor secundário fala sobre atividades que tratam da transformação da matéria-prima. Um exemplo comum do setor secundário é a indústria. Por fim, o setor terciário corresponde à área de comércio e serviços.

Os países desenvolvidos possuem a maior parte da sua força de trabalho concentrada no terceiro setor, visto que este setor costuma oferecer as melhores condições de emprego bem como as melhores remunerações.

Sendo assim, no passado, o Brasil teve a maior parte da população concentrada no primeiro setor.

No entanto, a maior parte da população está atualmente no setor terciário. Entretanto, na média, a qualidade do emprego no Brasil ainda é considerada bastante inferior à dos países desenvolvidos.

Por fim, ainda é esperado um ganho de qualidade do emprego na população economicamente ativa do Brasil, conforme o país atinge o crescimento econômico e o desenvolvimento.

Como é feito o cálculo da População Economicamente Ativa?

Primeiramente, foi visto que a PEA engloba aqueles que possuem emprego e aqueles que estão ativamente procurando um emprego.

Sendo assim, o IBGE também divide a população economicamente ativa do Brasil por tipos de emprego.

Sendo assim, o empregado refere-se ao emprego comum. O emprego comum como é conhecido pela maioria da população. Há uma jornada de trabalho e uma remuneração definida.

Além disso, os empregadores são aqueles que são donos de empresa ou estabelecimentos e fornecem vagas de emprego para outras pessoas.

Por outro lado, aqueles que trabalham por conta própria fazem o seu trabalho sem envolver oferecer vagas a outras pessoas. Eles também são considerados no cálculo da população economicamente ativa.

Por exemplo: os chamados freelancers. Muitos possuem, inclusive, cadastros como Microempreendedor Individual (MEI).

Por fim, os não remunerados são pessoas que exercem trabalho não remunerado por um salário oficial. Tal como trabalho voluntário ou programa jovem aprendiz, no qual há apenas uma ajuda de custo.

Qual é a importância de mensurar a PEA e PEI?

Primeiramente, é preciso entender que cálculos como o PEA e PEI são fundamentais para entender sobre como anda a economia do país.

Sendo assim, calculando esses a população economicamente ativa e a inativa, é possível entender como anda o emprego na nação, bem como entender em quais setores ele está com melhores e piores índices, de forma a compreender como o fenômeno do desemprego se distribui.

Além disso, esses cálculos são positivos não apenas para entender como o desemprego está ocorrendo no momento, mas para melhorar essa situação através de políticas públicas.

De fato: dados como esse são úteis para que o governo consiga tomar atitudes para diminuir o desemprego através de medidas diretas.

Ainda possui dúvidas sobre o cálculo da população economicamente ativa? Comente abaixo para podermos te ajudar

Como é a participação da PEA população econômica ativa?

No Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PEA brasileira compreende 63,05% da população, apesar de esse número não considerar aqueles que não trabalham com contrato formal ou carteira assinada.

Qual o setor da economia brasileira que mais emprega a PEA?

Dividindo essa população entre os setores da economia, há a seguinte distribuição: 20% para o setor primário, 21% para o setor secundário e 59% para o setor terciário, o que evidencia a tendência atual de concentração de empregos na área de serviços e comércio.

Qual é a participação da população economicamente ativa no setor primário da Europa?

O setor primário, agropecuária e extrativismo, é o que menos contribui para economia europeia, sendo responsável por absorver cerca de 5% da força de trabalho.