Como é o mercado de trabalho nos dias de hoje?

Todos os dias, o mercado de trabalho passa por processos de transformação. Assim como a sociedade de modo geral, o meio corporativo e as tarefas do dia a dia são impactados pelo alto e rápido desenvolvimento da tecnologia e da ciência.

Abaixo, a Michael Page apresenta 8 características do mercado de trabalho do futuro, algumas que já acontecem e outras que ainda estão por vir. Confira:

Como é o mercado de trabalho nos dias de hoje?

1 Mais concorrência profissional

As empresas irão selecionar o candidato mais atrativo para a vaga em questão, sem se importarem com gênero, idade ou com o lugar onde este profissional vive - mesmo que seja a quilômetros do escritório.

2 Adeus trabalho de uma vida inteira

Os profissionais serão, cada vez mais, internacionais e buscados para trabalharem em projetos específicos. Portanto, a troca de emprego será algo mais do que normal, será preciso. 

3 Maior estudos

Para serem bem remuneradas, as pessoas terão que estudar mais e mais. Graduações e MBAs não serão diferenciais. Cursos pontuais e reciclagens ditarão o futuro educacional.

Você conhece a 4ª Revolução Industrial? Seja bem-vindo!

4 Escritório onde você quiser

No parque, no café, em casa, em um coworking... Trabalhar de qualquer lugar fora do escritório será mais do que permitido, será uma ação encorajada. Networking, novos negócios e bem-estar para o profissional são somente alguns dos benefícios com a prática.

5 Mudanças de horários

Mais flexibilidade e maior preocupação com o bem-estar do funcionário entrarão para os temas de fiscalização de órgãos governamentais.

6 Desenvolvimento tecnológico

A demanda e procura por profissionais qualificados para lidar com novas tecnologias passará a aumentar de maneira considerável. Mecanismos (e colaboradores) que permitam maior produtividade e mudanças nas relações de trabalho como conhecemos atualmente serão muito, mas muito valorizados!

7 Globalização econômica

Faz tempo que ouvimos sobre a globalização, não é mesmo? A geografia não é mais um limite e, devido aos avances tecnológicos e logísticos, o comércio exterior estará ainda mais interligado. Novas rotas comerciais, maneiras de entrega, gestão de pedidos, e-commerce... Um mundo a parte será criado para dar conta de tanta inovação.

8 Novas profissões

Irão surgir novas tarefas para profissões que ainda estão por vir. Curioso, não? Fruto da evolução científica e tecnológica, cerca de 70% das crianças de hoje em dia trabalharão em profissões que ainda não existem concretamente.

E você, o que acha do futuro do trabalho? Aproveite e veja as nossas vagas ligadas ao setores de Digital e Tecnologia.Para mais insights sobre o mercado de trabalho, nos siga no Instagram ou LinkedIn.

Ícone alerta Por favor, selecione uma das opções abaixo.

Quais newsletters você gostaria de assinar?

Eleições 2022

Notícias do dia

Tudo a ler

Folha Minas

China, terra do meio *

Folha Mercado

Colunas e Blogs *

Brasília hoje *

Folha Carreiras

FolhaJus+ *

FolhaJus Dia

Dicas do Editor *

F5

Para curtir SP

Lá fora

Folha na Sala *

Folhamed *

Noticias de Brasil

Combo

Maratonar

*exclusivo para assinantes

Você também gostaria de:

Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo

Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo

Cancelar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Ok

Mercado de Trabalho é um conceito utilizado para explicar a procura e a oferta das atividades remuneradas oferecidas pelas pessoas ao setor público e ao privado.

Brasil

O mercado de trabalho acompanhou a expansão da economia e as taxas de desemprego chegaram a registrar somente 4% de desocupação.

Cada vez mais, exige-se o ensino médio para as profissões mais elementares, conhecimento básico de inglês e informática. Devido a desigualdade social do país, nem sempre esses requisitos serão cumpridos durante a vida escolar.

O melhor é se dedicar aos estudos, fazer um bom currículo, acumular experiências de trabalho voluntário e se preparar para entrevistas.

Por isso, é preciso abandonar de vez a ideia de trabalho infantil e lembrar que uma criança que não estudou durante a infância será um adulto com menos chances de conseguir um bom emprego.

Desde 2016, a taxa de desemprego tem crescido e isso só aumenta a competição para quem deseja se recolocar ou entrar no mercado de trabalho.

Como é o mercado de trabalho nos dias de hoje?
Taxa de desemprego no Brasil em 2017

Muitas pessoas recorrem ao trabalho informal, temporário ou não, a fim de escapar da situação de desemprego.

Atual

O mercado de trabalho nunca foi tão competitivo. A economia de mercado globalizada fez com que as empresas possam contratar pessoas em todos os cantos do planeta. Com o crescimento do trabalho remoto esta tendência só tende a aumentar.

Igualmente, os postos oferecidos pelo mercado de trabalho exigem cada vez mais tempo de estudo, autonomia e habilidades em informática.

Dessa maneira, nem sempre aqueles que são considerados como população economicamente ativa, tem suficiente formação para ingressar no mercado de trabalho.

Tendências

As principais tendências para o aperfeiçoamento do trabalhador, em 2017, segundo uma consultoria brasileira seriam:

  • Capacidade de Negociação
  • Execução de planejamento estratégico e projetos
  • Assumir equipes de sucesso herdadas
  • Domínio do idioma inglês

Mulher

Embora a mulher ocupe uma fatia expressiva do mercado de trabalho, vários problemas persistem como a remuneração inferior ao homem e a dupla jornada de trabalho.

Mesmo possuindo a mesma formação de um homem e ocupando a mesma posição, a mulher ganhará menos. Além disso, em casa se ocupará mais tempo das tarefas domésticas do que os homens.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em todo mundo, apenas 46% das mulheres em idade de trabalhar buscam emprego. Na mesma faixa etária, os homens respondem por 76%.

Nos países desenvolvidos a mulher ocupa 51,6% dos postos de trabalho frente aos 68% dos homens. No Brasil, essa diferença é de 22 pontos percentuais, aumentando a brecha salarial.

Nos gráficos abaixo podemos observar a participação da mulher no mercado de trabalho no Brasil:

Como é o mercado de trabalho nos dias de hoje?
Divisão do mercado de trabalho entre mulheres e homens

Leia mais em Divisão Social do Trabalho

Jovens

Para os jovens da chamada geração Y ou os millennials – que nasceram após 1995 – o mercado de trabalho pode ser um desafio complexo.

Os millennials se caracterizam por ter um domínio das tecnologias mais recentes, redes sociais e até programação. Possuem bom nível de inglês e um segundo idioma, fizeram pós-graduação e quem pode, viajou para o exterior.

Por outro lado, têm dificuldades em aceitar hierarquias e, por conta de sua formação, desejam começar logo em postos de comando. São menos propensos a serem fiéis à empresa e preferem empreender seu próprio negócio que buscar um emprego tradicional.

A realidade dos millennials nos países subdesenvolvidos em geral e no Brasil em particular esbarra sempre no acesso à educação formal.

Profissões mais valorizadas

Apesar de ser apenas uma estimativa, aqui estão as profissões que estão em alta e devem ser mais demandadas nos próximos anos:

  • Marketing digital
  • Estatística
  • Analista de dados
  • Médico
  • Biotecnologia e Nanotecnologia
  • Economia Agroindustrial
  • Administração de Empresas
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Geriatria
  • Design com foco em inovação

Teste Vocacional: conheça seu perfil profissional!

Não deixe de fazer o teste vocacional abaixo e descubra quais cursos mais combinam com você:

Como é o mercado de trabalho nos dias de hoje?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Como está o mercado de trabalho hoje em dia?

As mudanças mais recentes no mercado de trabalho foram resultado das transformações digitais, causadas antes e durante a pandemia. O fato de muitas funções que antes eram feitas no escritório terem sido adaptadas para o home-office, por exemplo, impacta diretamente no funcionamento e nas necessidades do mercado.

O que é mercado de trabalho atual?

Mercado de Trabalho é um conceito utilizado para explicar a procura e a oferta das atividades remuneradas oferecidas pelas pessoas ao setor público e ao privado.