Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desço circularmente?

Enviado por

Patricia Sousa

0% acharam este documento útil (0 voto)

21 visualizações

3 páginas

Título original

6º ano - 02

Direitos autorais

© © All Rights Reserved

Formatos disponíveis

DOCX, PDF, TXT ou leia online no Scribd

Compartilhar este documento

Você considera este documento útil?

Este conteúdo é inapropriado?

Denunciar este documento

0% acharam este documento útil (0 voto)

21 visualizações3 páginas

6º Ano - 02

Título original:

6º ano - 02

Enviado por

Patricia Sousa

Descrição completa

Observe a ilustração da panela ( imagem ao lado) e responda A) Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam ,percam o calor e desçam circularmente

B ) No planeta Terra , como ocorre essa movimentação ???

C) Qual é a importancia dessa movimentação no planeta Terra
Por favor me ajudem !!


Calor é energia em movimento e alunos testam esse fenômeno

Calor é a energia térmica que passa de um corpo para outro. Isso acontece de uma fonte mais quente para outra mais fria ou vice-versa. Ou seja, o calor é a energia em trânsito.

Embora seja possível entender essa definição abstrata da sensação quente e do calor em si, há possibilidades diversas de transmissão térmica que tornam o assunto mais complexo. Pensando nisso, nossa professora de Física Regiane Picinin, do 8° ano, fez experimentos com a turma para consolidar o que já havia sido estudado na teoria: a condução, a dilatação e o isolamento térmicos, além da convecção e da radiação do calor.

Para isso, foram necessários: vela, fósforo, clipes de metal, borracha e papel alumínio. Primeiro, os alunos acenderam a vela. Depois, esticaram os clipes de metal e os colocaram no fogo. “Nesse momento, foi perceptível que o clipe, por ser um metal, logo se aqueceu completamente e, por isso, é caracterizado como um condutor térmico”, explica a professora. Assim, os alunos puderam perceber como ocorre a condução de calor.

Após o metal do clipe esfriar, foi espetada uma borracha e levada próximo da chama da vela. Com isso, o lado da borracha que estava próximo ao fogo começou a derreter. “Os estudantes experienciaram a dilatação térmica do látex causada pelo calor do fogo e também o isolamento térmico no outro lado da borracha, que permanecia com a mesma temperatura”, comenta Regiane.

Na sequência, um pedaço de papel alumínio foi levado próximo à vela acesa. A luz da chama refletiu melhor quando incidiu sobre o lado brilhante do papel. “Sobre a superfície fosca, por ter rugosidades, uma parte da luz foi absorvida pelo o material e outra parte refletida. Os alunos puderam verificar nesse momento como as ondas de calor funcionam por convecção (transmissão que ocorre pela movimentação de um fluido, como o ar ou a água) e por radiação (transferência de calor que ocorre pela emissão de ondas eletromagnéticas).”

“Isso também os fez entender que, para fins culinários, como assar um alimento, o lado brilhante do papel alumínio deve ficar virado para dentro”, conta Regiane. “Isso porque o calor que penetra pela parte fosca é transferido para o alimento e tende a ficar ‘aprisionado’ por reflexão na cavidade interna brilhante do embrulho. Já se o papel alumínio for usado para conservar algo fresco, como uma fruta ou um sorvete, a face brilhante deverá ficar virada para o lado de fora para refletir o calor externo, impedindo que ele flua do ambiente para dentro da cavidade”, explica.

Por último, os alunos foram convidados a colocar as mãos próximas da chama da vela por, no máximo, dois segundos. “Desta maneira, eles puderam confirmar a radiação de calor emitida e a convecção gerada pelo aquecimento da base de suas mãos.”

Com essa experiência, os alunos puderam perceber a Física no dia a dia. Assim, foi possível dar um novo significado a fenômenos com os quais  estamos acostumados a lidar, como a possibilidade de queimar as mãos no fogo ou de se aquecer próximo a uma fonte de calor, como uma lareira. “Não há dúvida que analisar estes processos físicos a partir da vivência guiada traz uma compreensão ampliada sobre os fenômenos que estamos estudando”, finaliza Regiane.

Convecção térmica de gases

O ar quente apresenta tendência a subir, e o ar frio, tendência a descer. O ar nas proximidades de um aquecedor fica mais quente e sobe. Isso favorece a circulação de ar no ambiente. Se o aquecedor estivesse próximo ao teto, o ar de cima ficaria aquecido e não desceria. O ar frio, por sua vez, ficaria acumulado na parte de baixo do cômodo e, assim, o aparelho não cumpriria sua finalidade: aquecer o ambiente.

Denomina-se convecção térmica o processo de transferência de calor que acontece graças a movimentação de um material.

Perceba que é exatamente isso que acontece no exemplo mostrado. O material que se move pelo ambiente é o ar e, com o movimento, o calor é distribuído pelo cômodo. A movimentação do ar, mais quente e mais frio, cria as chamadas correntes de convecção.

Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desço circularmente?

E no caso de um aparelho de ar condicionado: a fim de garantir eficiência no resfriamento do ar da sala, é mais indicado colocá-lo no alto ou embaixo? No alto!!

Convecção térmica de líquidos

Acabamos de estudar a convecção térmica envolvendo a movimentação de um material gasoso: o ar. Mas não é só no caso dos gases que pode ocorrer convecção. Com líquidos também pode. Quando se leva ao fogo uma panela com água, estabelecem-se correntes de convecção nesse líquido.

Embora não possamos observar estas correntes diretamente podemos evidenciar a sua ocorrência se jogarmos um pouco de serragem na água. Veremos a serragem se movimentar, seguindo o caminho das correntes de convecção.

Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desço circularmente?

Como foi dito, a convecção é um processo de transferência de calor que ocorre graças à movimentação de um material. Nos sólidos, ao contrário dos gases e dos líquidos, não pode haver movimentação de pedaços do material e, portanto, não se podem estabelecer correntes de convecção.

A convecção térmica no cotidiano

A geladeira é um bom exemplo para comprovar o que se estudou até aqui sobre convecção. Se colocarmos as mãos rentes ao chão, diante da geladeira aberta, sentiremos o ar frio que desce ao sair da geladeira.

Os fabricantes de geladeira levam em conta o fato de o ar quente subir e o ar frio descer. Por isso, o congelador que é o responsável pelo resfriamento interno da geladeira, fica na parte de cima. Ele resfria o ar próximo de si. Esse ar frio desce enquanto o ar quente, que está embaixo, sobe. Assim, produzem-se correntes de convecção, que mantém o interior da geladeira em constante resfriamento.

Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desço circularmente?

Se o congelador ficasse na parte de baixo da geladeira, o ar resfriado permaneceria na parte inferior. E o ar que estivesse em cima continuaria quente, pois não desceria para poder ser resfriado pelo congelador.

No ar das cidades também constatamos a convecção. Os gases poluentes que saem do escapamento dos veículos e das chaminés das fabricas tendem a subir, pois estão quentes. Esse é um exemplo em que as correntes de convecção favorecem a dispersão dos poluentes.

Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desço circularmente?
 
Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desço circularmente?

Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desço circularmente?

Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desço circularmente?

Como referenciar: "Convecção térmica" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 16/09/2022 às 13:48. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Calor6.php

Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor edição?

Convecção térmica, ou simplesmente convecção, é um processo de transmissão de calor. Quando um fluido, como o ar ou a água, é aquecido, suas porções mais quentes podem sofrer dilatação térmica, expandindo seu volume.

Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam percam calor e desçam novamente Qual é a importância desse movimento no planeta Terra?

RESPOSTA: a) Movimento de convecção. b) No planeta Terra as placas tectônicas se movimentam impulsionadas pelas correntes de convecção no interior do manto. Como o magma se desloca verticalmente, por causa das diferenças de temperatura e densidade, a parte inferior das placas é pressionada, gerando movimento.

O que é o processo de convecção?

A transferência de calor por convecção ocorre quando há transmissão ou transferência de energia de um lugar para outro pelo deslocamento de meio material através de correntes que se estabelecem no interior do meio. Dois exemplos são o refrigerador e o aquecedor de água.

O que é convecção e exemplos?

Um exemplo de convecção térmica é quando aquecemos uma panela no fogão. Esse processo cria as correntes de convecção onde a água que está próxima do fogo torna-se menos densa e sobe, enquanto a que está fria torna-se mais densa e desce.