Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos em forma de montanha?

Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos em forma de montanha?

1 - Com base em quais evidências o cientista Alfred Wegener chegou à conclusão de que os continentes atuais são originários de um único e gigantesco continente?

Wegener observou a forma da costa leste da América do Sul e a da costa oeste da África e a existência, em continentes distintos, dos mesmos tipos de rochas e fósseis.

2 - Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos e formar montanhas?

À medida que algumas placas tectônicas se afastam umas das outras, como ocorre com as placas Sul-Americana e Africana, o material que está no manto chega ao piso oceânico, se solidifica e se integra a ele.

Onde há choque de placas tectônicas pode ocorrer a formação de montanhas. As placas podem se chocar e ambas se erguerem, como ocorre entre a Placa Indo-Australiana e a Placa Euro-Asiática, ou uma placa pode entrar debaixo da outra, empurrando-a para cima, como ocorre no limite das placas Sul-

-Americana e de Nazca.

3 - Como é chamado o movimento que faz com que os materiais quentes subam, percam calor e desçam circularmente?

Movimento de convecção.

4 - No planeta Terra, como ocorre essa movimentação?

No planeta Terra as placas tectônicas se movimentam impulsionadas pelas correntes de convecção no interior do manto. Como o magma se desloca verticalmente, por causa das diferenças de temperatura e densidade, a parte inferior das placas é pressionada, gerando movimento.

5 - Qual é a importância dessa movimentação no planeta Terra?

Essa movimentação resulta, entre outros fenômenos, no deslocamento das placas tectônicas.

6 - Em que parte da América do Sul há maior concentração de vulcões ativos?

Na Cordilheira dos Andes, próxima ao encontro das placas Sul-Americana e de Nazca.

7 - Como os efeitos dos terremotos podem ser minimizados?

Através da melhoria das construções, do treinamento da população em caso de terremoto e do barateamento de tecnologias antissísmicas.

8 - Todas as sociedades têm condições de tomar medidas para reduzir os danos causados por abalos sísmicos? Justifique sua resposta.

Não. Os custos elevados para adotar essas medidas fazem com que os desastres naturais tenham efeitos mais devastadores para as sociedades mais pobres.

9 - Como se formam os tsunamis?

As ondas gigantes são formadas a partir de abalos sísmicos que ocorrem na crosta oceânica e provocam o deslocamento de uma grande massa de água no oceano.

10 - Os tsunamis podem ser evitados? Por quê?

Não, pois se trata de um fenômeno natural, resultante da dinâmica interna do planeta. Porém, com o auxílio de aparelhos que detectam rapidamente os tremores de terra – os sismógrafos –, pode-se minimizar seus impactos destrutivos.

  • Deriva continental: Pangeia deu origem aos continentes

Quando os pesquisadores do século 19 e início do século passado observavam as diferentes formas de relevo, perguntavam-se por que alguns lugares possuíam montanhas elevadas com picos pontiagudos, outros eram montanhas arredondadas e outros eram planícies (áreas amplas e planas, geralmente muito baixas).

Para tentar explicar a questão, chegaram a propor que a Terra estava se expandindo (crescendo como um pão de queijo ou um bolo no forno) e conforme se expandia apareciam essas diferenças de altitude e formas da superfície (essas desigualdades são chamadas de relevo).

Outros pesquisadores pensavam que a Terra estaria se encolhendo como uma ameixa que seca e ao encolher apareceriam as montanhas e depressões.

Então o pesquisador Alfred Wegener elaborou a teoria da deriva continental.

A teoria foi confirmada com o surgimento da teoria de movimento das placas tectônicas.

Placas tectônicas

A teoria da Tectônica de Placas afirma que o planeta Terra é dividido em várias placas tectônicas (como uma bola de capotão, mas com gomos irregulares e de diferentes tamanhos) que se movimentam, pois estão flutuando sobre o magma (como a lava vulcânica derretida que sai dos vulcões). Ao se movimentarem, formam as montanhas mais recentes (dobramentos modernos), fossas oceânicas, atividade vulcânica, terremotos, cordilheiras meso-oceânicas, tsunamis, etc.

A Terra é formada por várias camadas, as três principais são: núcleo, manto e crosta. Existem várias subdivisões, algumas aparecem na figura abaixo:

  • Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos em forma de montanha?

    Camadas da Terra

A crosta é a camada superficial da Terra e é formada, principalmente por silício e alumínio (por isso ela também é chamada de Sial, abreviação dos dois componentes) e o manto é formado principalmente por silício e magnésio (também chamado de Sima) e apresenta subdivisões como a litosfera e a astenosfera; a litosfera faz contato com a crosta e é sólida, enquanto a astenosfera é uma camada de rocha derretida.

Flutuando no magma

As placas apresentam uma densidade menor (em média 2,8) que a do magma (em média 3,2) e por isso as placas "flutuam" no magma da astenosfera que é tão quente (geralmente mais de 1.000ºC) que se apresenta derretido, portanto quase líquido, mas muito viscoso.

Como todo líquido quente, o magma gira e ao girar empurra as placas em um certo sentido. Então, elas podem se chocar:

  • Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos em forma de montanha?

    Zona de convergência, que resulta na formação de dobramentos modernos e fossas oceânicas.

ou se afastar:

  • Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos em forma de montanha?

    Zona divergente no centro da figura, que resulta na formação da crista médio-oceânica.

Os dois processos vão provocar resultados diferentes na superfície terrestre.

Uma grande parte da atividade vulcânica e dos abalos sísmicos mais fortes (terremotos) estão localizados nas bordas das placas tectônicas. Se compararmos os mapas abaixo para relacionar esses fenômenos, perceberemos que os limites das placas tectônicas e a localização dos terremotos e vulcões coincidem e se concentram em volta do oceano Pacífico (por isto esta região é chamada de Círculo de Fogo do Pacífico).

  • Como os movimentos das placas tectônicas podem expandir os oceanos em forma de montanha?

Veja também

Terra: Características, núcleo, manto e litosfera

Como os movimento das placas tectônicas podem expandir os oceanos e forma montanhas?

Resposta: À medida que algumas placas tectônicas se afastam umas das outras, como ocorre com as placas Sul-Americana e Africana, o material que está no manto chega ao piso oceânico, se solidifica e se integra a ele. Onde há choque de placas tectônicas pode ocorrer a formação de montanhas.

Quais movimentos tectônicos é responsável pela formação das montanhas e a expansão dos oceanos?

A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras. A movimentação das placas resulta na formação de montanhas, fossas oceânicas, atividades vulcânicas, terremotos e tsunamis.

Quais os três movimentos de placas tectônicas e suas consequências?

O manto em convecção gera movimento das placas tectônicas, que pode ser de 3 tipos: convergentes, divergentes ou transformantes. Dependendo do envolvimento de placas oceânicas ou continentais, causam diversas consequências como terremotos, subducção, tsunamis, formação de falhas ou surgimento de cadeias montanhosas.

O que ocorre com os movimentos das placas tectônicas?

As placas tectônicas literalmente flutuam sobre o magma. Desse modo, o que faz as placas tectônicas movimentarem-se é justamente o movimento desse magma! E esse movimento não acontece de uma maneira qualquer, mas sim obedecendo a uma variação cíclica, que chamamos de correntes ou células de convecção da Terra.