Como a escola junto à família podem estimular cada vez mais o desenvolvimento educacional de apredizagem do aluno?

A aproximação entre família e escola é essencial para o aprimoramento do resultado dos alunos e na construção da qualidade e do nome da instituição.

Hoje, abordaremos a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, tanto para as crianças e os jovens, quanto para a entidade educacional que escolheram para a sua formação.

Ao final do artigo, você receberá 7 dicas muito úteis de ações que a sua escola pode fazer para promover uma conexão mais próxima e benéfica com os familiares dos estudantes. Confira!

Importância para o aluno

A participação dos pais na vida escolar de um filho influencia positivamente a aprendizagem. Quem atua no segmento da educação já percebeu que, quando há atuação direta da família, o aluno obtém melhorias efetivas no seu desempenho.

Atualmente, já existem pesquisas relatando que a performance escolar de um sujeito depende, em primeiro lugar, da relação interfamiliar do estudante e, em seguida, da conexão entre professor e aluno.

Esse período é marcado por iniciar o contato da criança com algumas características necessárias para obter sucesso no âmbito acadêmico, profissional e pessoal:

  • respeito;
  • disciplina;
  • paciência;
  • socialização;
  • responsabilidade.

Isso acontece porque a aprendizagem está diretamente ligada às influências sociais. Quando se trata do aprendizado infantil, a proximidade na relação entre família e escola torna esse processo mais natural, auxiliando no desenvolvimento do indivíduo como pessoa e como estudante.

Como a escola junto à família podem estimular cada vez mais o desenvolvimento educacional de apredizagem do aluno?

Importância para a instituição

Geralmente, a presença dos responsáveis no cotidiano da criança faz com que ela perceba o valor da educação e sinta-se mais motivada a buscar resultados cada vez mais satisfatórios. E isso reflete positivamente na imagem da instituição.

A construção de uma vida escolar pautada no conhecimento e, como citamos no tópico anterior, em características pessoais importantes para o crescimento pessoal e intelectual do aluno resultará em altos índices de aprovação em um vestibular.

Já na fase adulta, grandes profissionais citarão a sua escola como aquela que deu base para toda a instrução adquirida e, provavelmente, será o local escolhido para, também, matricular seus filhos.

Isso é perceptível em entidades educacionais que estão em funcionamento há muitos anos: duas, três e até mais de quatro gerações já passaram por aquele colégio.

Ligação entre família e escola

Agora que você já sabe os motivos para estreitar o relacionamento entre família e escola, veja 7 valiosas dicas de como promover essa interação e perceba que os benefícios vão além da construção de uma boa imagem para a instituição.

1. Reuniões pontuais

Procure estabelecer um calendário de reuniões antes do início do ano letivo. Isso servirá para que os pais já fiquem cientes do compromisso no ato da matrícula.

A sugestão é utilizar as chamadas devolutivas, nas quais, ao final de cada bimestre, é feito o atendimento pela professora regente a todos os pais, repassando o desempenho de cada estudante e da turma como um todo durante o período.

Ao fazer o planejamento das datas e dos horários, leve os seguintes fatores em consideração:

  • nunca marque compromissos entre família e escola em horário comercial. A não ser que, essa seja uma solicitação feita pelos próprios pais ou responsáveis;
  • a diretoria e coordenação pedagógica devem estar presentes nas dependências do colégio e disponível aos pais durante todo o atendimento;
  • planeje a pauta com antecedência e junto aos professores;
  • dê atenção especial aos pais e responsáveis por alunos de inclusão.

Vale lembrar de que, mesmo expondo o calendário antecipadamente, é sempre bom enviar um lembrete aos pais próximo da data da reunião.

  • INDISCIPLINA NA ESCOLA: COMO LIDAR COM ALUNOS INDISCIPLINADO (Recomendamos esta leitura)

2. Eventos para a família

Os eventos educativos são perfeitos para aproximar família e escola. A instituição pode realizar:

  • gincana;
  • festa junina;
  • caminhada com animais de estimação;
  • festejos da família, para contemplar o dia dos pais e das mães;
  • noite cultural, entre outros.

Os benefícios dessas atividades não se resumem apenas a estreitar os laços entre o colégio e os responsáveis pelas crianças. Veja:

  • aumenta a confiança dos pais na entidade;
  • o ensaio e as temáticas escolhidas para as apresentações culturais reforçam os conteúdos transmitidos em sala de aula;
  • os eventos favorecem a comunicação;
  • proporcionam a troca de experiências;
  • fortalecem o nome do estabelecimento.

Além disso, essas vantagens podem ajudar a resolver problemas. Um deles, é a evasão escolar. Essas vantagens também colaboram para que o instituto seja visto com mais respeito por pais, alunos e comunidade em geral.

3. Exposição de trabalhos

As devolutivas e os festejos das datas comemorativas são ótimas oportunidades para que a escola forneça a produção dos alunos.

Ao contrário do que foi praticado por muitos anos, é interessante que os professores evitem o envio de redações, desenhos e demais trabalhos para casa. É interessante que os professores aproveitem essas ocasiões para fazer exposições do que foi criado.

4. Atividades desportivas

Uma maneira muito interessante de promover a integração das famílias não só com a escola, mas também entre elas, é disponibilizar atividades desportivas.

Organizar times de vôlei para as mães, futebol para os pais ou oferecer atividades como a zumba, mostra que a instituição preocupa-se também com a saúde e o bem-estar dos responsáveis pelos estudantes.

5. Palestras e debates

Promover palestras e debates para os pais e responsáveis também é uma ótima forma de interação entre família e escola.

Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas por meio de internet, smartphones, aplicativos e redes sociais. Com isso, a busca por informações está cada vez mais simplificada, e é comum que os pais leiam mais sobre assuntos relativos à infância, adolescência e educação dos filhos.

Por esse motivo, organizar ciclos de palestras e debates com temas pertinentes para esse público pode ser um sucesso entre as famílias.

Os assuntos devem ser abordados de acordo com o perfil da instituição, e também dos pais, que podem ser convidados a sugerir os conteúdos nas devolutivas ou por e-mail e demais ferramentas on-line de comunicação.

6. Tecnologia como aliada

Adotar o uso de um software de gestão escolar é fundamental para que o contato entre família e escola aconteça diariamente, e não apenas nas atividades promovidas pela instituição.

Nele, é que os pais acompanharão o desempenho dos alunos, as práticas realizadas em sala de aula, a frequência do estudante e terão um canal de comunicação direta com a entidade.

Além disso, eles poderão acompanhar outras funções que não dizem respeito às crianças, como o pagamento das mensalidades.

Como a escola junto à família podem estimular cada vez mais o desenvolvimento educacional de apredizagem do aluno?

7. Redes sociais

Também é interessante que a escola esteja presente nas redes sociais, divulgando suas ações e estabelecendo mais uma forma de se comunicar com os responsáveis por meio do inbox.

Os pais que autorizarem a postagem de fotos em que seus filhos aparecem certamente se sentirão orgulhosos ao ver os registros dos pequenos. Com isso, as chances de os posts serem compartilhados na web aumentam e isso ajuda a promover a imagem do colégio de maneira positiva.

Se você ocupa a posição de gestor de uma instituição, certamente pôde identificar, ao longo desse artigo, que promover a interação entre família e escola pode trazer mais que os benefícios aqui apontados. As dicas podem, inclusive, auxiliar na resolução de problemas pontuais da sua escola.

  • GESTÃO DA SECRETARIA ESCOLAR: O PROESC É ESPECIALISTA (Leitura recomendada)

Assine a newsletter do Proesc

Gostou deste artigo e quer mais dicas e informações interessantes? Então, assine a newsletter do Proesc agora mesmo para continuar acompanhando nossos melhores conteúdos assim que são publicados!

Tem alguma experiência para compartilhar, ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! Teremos prazer em ouvi-lo.

LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDÁVEIS:

Pesquisa de satisfação com pais e alunos: saiba como fazer!

10 motivos para a escola investir na satisfação dos pais e alunos

5 Principais fatores que todo gestor precisa saber sobre evasão escolar

Curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para nos curtir no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

Como a escola pode atuar para estimular a participação da família no contexto escolar?

Alguns colégios adotam, por exemplo, rodas de conversas ou promoção de palestras, onde as famílias dos alunos da instituição conversam entre si, trocando experiências e visando o objetivo que têm em comum, que é a boa educação dos seus filhos.

Como a família e a escola podem estar juntas no processo de ensino e aprendizagem?

Essa participação dos pais é indispensável na vida escolar dos filhos, pois a família é o primeiro grupo com o qual a criança convive e seus membros são exemplos para a vida. Assim, com o interesse dos mesmos, em relação ao que acontece na escola, eles estarão dando contribuições ao processo de ensino e aprendizagem.

Como a família pode contribuir na aprendizagem do aluno?

É na família que ela encontrará apoio para se desenvolver nos aspectos cognitivo, social, entre outros. Toda criança aprende a partir da observação sobre o comportamento e atitudes de seus responsáveis, sendo assim a criança reproduzirá toda e qualquer atitude que vier aprender no seio familiar.

Como construir uma relação entre escola e família que favoreça a aprendizagem das crianças e adolescentes?

É importante que a escola faça um trabalho de orientação aos familiares e de toda comunidade, permitindo uma maior participação de todos, o que torna o gestor o maior responsável por influenciar toda comunidade escolar neste sentido de orientação.