Como deve ser realizado o armazenamento e a gestão de produtos químicos?

O armazenamento de produtos químicos é um tema muito importante não só pela própria função em si, que envolve o acondicionamento de substâncias, mas ainda por estar relacionado a prevenção de acidentes de trabalho.

Quando é realizado de forma correta e eficiente, a empresa consegue evitar e minimizar os riscos envolvidos na atividade com produtos químicos e, dessa forma, garantir a segurança dos colaboradores, além de eliminar prejuízos materiais e ambientais.

O cuidado com os produtos químicos é fundamental em todos os processos industriais, inclusive no recebimento, manuseio, armazenamento, transporte, descarte, entre outros. Esta atitude é necessária visto que muitos produtos são perigosos e, quando entram em contato com o organismo, podem ocasionar intoxicação, lesões, queimaduras, doenças e até mesmo outras consequências mais graves.

Acesso Rápido no post

Conceito de produtos químicos
Boas práticas para a armazenagem de produtos químicos
Conhecimento do cenário existente
Entendimento dos produtos químicos
Elaboração de inventário
Armazenamento com rótulos ou identificação
Planejamento conforme os riscos associados a cada produto
Desenvolvimento de uma estrutura eficiente e segura
Oferecimento de sinalização correta
Incentivo a utilização do equipamento de proteção individual (EPI)
Oferecimento de treinamento aos colaboradores

Conceito de produtos químicos

Produtos químicos abrangem qualquer elemento que possa ocasionar danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente, como líquidos inflamáveis, explosivos, corrosivos, substâncias oxidantes, gases, sólidos inflamáveis, nocivos, materiais radioativos, entre outros.

As substâncias tóxicas são aquelas que podem causar envenenamento por inalação, absorção ou ingestão. Já as corrosivas são as que conseguem destruir tecidos vivos, enquanto as explosivas são as que ao passar pelo processo de queima liberam gases inflamáveis que causam combustão.

Os produtos perigosos são classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 9 classes, a saber:

  • Classe 1: Explosivos
  • Classe 2: Gases
  • Classe 3: Líquidos inflamáveis
  • Classe 4: Sólidos inflamáveis
  • Classe 5: Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos
  • Classe 6: Substâncias tóxicas e substâncias infectantes
  • Classe 7: Material radioativo
  • Classe 8: Substâncias corrosivas
  • Classe 9: Substâncias e artigos perigosos diversos.
Como deve ser realizado o armazenamento e a gestão de produtos químicos?
Produtos químicos

Cada um dos produtos químicos deve ser armazenado de um modo específico para garantir a segurança de todos.

Boas práticas para a armazenagem de produtos químicos


Algumas medidas podem ser adotadas pelas empresas para proporcionar mais segurança com relação ao armazenamento de produtos químicos.

1. Conhecimento do cenário existente

É preciso ter conhecimento detalhado sobre os produtos armazenados, inclusive seus volumes, perigos inerentes, classes de risco, entre outros.

2. Entendimento dos produtos químicos

Os colaboradores devem ter acesso à Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ), isto é, ao documento em que constam todas as informações sobre o produto, riscos, procedimentos de segurança, primeiros socorros, equipamentos de proteção individual adequado, entre outros.

A FISPQ deve ser elaborada e distribuída pelo fabricante, ou no caso de importação, pelo fornecedor no mercado nacional.

3. Elaboração de um inventário

Um inventário dos produtos químicos é essencial para uma armazenagem eficiente e uma gestão mais segura. Ele consiste em um documento com uma série de informações sobre os produtos químicos armazenados, incluindo classificação, EPI, orientações transporte e muito mais.

Além disso, é preciso ter um controle mais rígido com relação a entrada de novos produtos e realizar atualização regularmente do inventário.

4. Armazenagem com rótulos ou identificação

As embalagens dos produtos químicos precisam ser guardadas em frascos ou compartimentos com rótulos legíveis. Também é essencial que os rótulos sejam atualizados e estejam de acordo com as normas vigentes para um bom armazenamento de produtos químicos.

Outro cuidado que se deve ter no armazenamento é ficar atento a tabela de compatibilidade química para que os produtos sejam guardados nos locais corretos, conforme os grupos compatíveis, evitando assim reações químicas e, consequentemente, acidentes. Grupos incompatíveis precisam ser armazenados com distanciamento e com barreiras físicas.

Recomenda-se ainda que os produtos químicos não sejam colocados diretamente no chão.

5. Planejamento conforme os riscos associados a cada produto

O mapa de riscos é muito importante no armazenamento de produtos químicos, uma vez que apresenta facilmente as informações sobre os perigos presentes no local.

6. Desenvolvimento de uma estrutura eficiente e segura

As instalações físicas precisam: ser ventiladas e com exaustores, para evitar o acúmulo de gases tóxicos que possam ser produzidos; conter isolamento térmico; possuir rede elétrica a prova de explosão; oferecer iluminação adequada; proteção contra incêndio (exemplo: extintores de incêndio); dentre outras medidas.  A refrigeração também pode ser necessária conforme o produto químico.

A ventilação serve para impedir o acúmulo de gases no local e a instalação de luminárias à prova de explosão evitam acidentes.

7. Oferecimento de sinalização correta

A sinalização é uma medida obrigatória para a as atividades que envolvem produtos químicos. Com ela consegue-se oferecer informações objetivas e de fácil visualização alertando sobre os riscos envolvidos no trabalho.

A NR 26 trata da gestão de segurança dentro de uma empresa, estabelecendo medidas para sua implementação nas empresas com o objetivo de prevenir acidentes.

“26.1.1 Devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes.

26.1.2 As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.

26.1.3 A utilização de cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes”.

8. Incentivo a utilização do equipamento de proteção individual (EPI)

Os equipamentos de proteção individual consistem em todo disposto ou produto, utilizado pelo trabalhador, para garantir sua segurança no trabalho.

Cada um deles é utilizado de acordo com a analise dos riscos de exposição. No caso de armazenamento de produtos químicos, normalmente se utiliza luvas, aventais, óculos de proteção, calçado de segurança, protetor facial, entre outros.

A NR 6 dispõe que “6.1 Para os fins de aplicação desta Norma Regulamentadora – NR, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho”.

Os equipamentos de proteção coletiva também são necessários para garantir a segurança no trabalho e a proteção do coletivo. São exemplos de EPCS: extintores de incêndios, saídas de emergência e proteção contra incêndio.

9. Oferecimento de treinamento aos colaboradores

É preciso oferecer treinamento sobre: armazenamento eficiente; produtos químicos que serão objetos do armazenamento; interpretação da FISPQ e rótulo das embalagens; perigos envolvidos nas atividades com produtos químicos; equipamentos de proteção individual necessários para cada caso; medidas de segurança no caso de acidente e muito mais.

Também vale dizer que a NR 20 estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Conheça o Guia QD, o principal guia de compras e vendas do setor.

Como deve ser feito o armazenamento de produtos químicos?

Os produtos químicos não devem ser armazenados acima do nível dos olhos e nunca na prateleira superior de uma unidade de armazenamento. Não superlotar as prateleiras. Cada prateleira deve ter uma borda fixa. Evite armazenar produtos químicos no chão (mesmo que temporariamente) ou estendê-los para corredores de tráfego.

Quais os principais cuidados com produtos químicos no armazenamento e manuseio?

-Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco; -Para ter acesso aos produtos e necessário ter recebido orientações sobre os mesmos; -Se houver vazamento de produto no local, limpe imediatamente; -Feche as embalagens após o uso.

Como organizar um estoque de produtos químicos?

Para organizar seu estoque de produtos químicos de limpeza é necessário que ele seja armazenado em um local seguro, longe do alcance de crianças e animais. Uma boa organização além de fazer você aproveitar melhor seu espaço, também pode te ajudar a não perder dinheiro!

Quais os cuidados devemos ter no armazenamento dos produtos?

Quais os cuidados necessários com o armazenamento de cargas?.
Reservar espaços. ... .
Sinalizar adequadamente. ... .
Determinar locais corretos. ... .
Verificar o estado da embalagem. ... .
Posicionar de forma estratégica. ... .
Controlar os espaços vazios. ... .
Fazer uso da tecnologia..