Como acabar com descamação dos pés?

Como acabar com descamação dos pés?

A micose nos pés, também conhecida como pé-de-atleta ou frieira, é um problema de saúde comum, mas muito incômodo. Trata-se do surgimento de um tipo de fungo denominado dermatófito, que está presente no corpo humano e vive em locais úmidos, como na pele que há entre os dedos e nas unhas dos pés.

Tratar a micose dos pés requer paciência, pois as medidas são, geralmente, longas e contínuas. No entanto, com a adoção de algumas ações é possível prevenir e até mesmo eliminar de vez o problema. Veja neste post!

Conheça alguns sinais e sintomas da micose nos pés

A micose nos pés é reconhecida facilmente. Afinal, possui sinais e sintomas bem característicos e que podem ser vistos a olho nu.

Vale frisar que a contaminação acontece por contato direto com um indivíduo com a doença ou pelo uso de objetos contaminados, como meias e sapatos. Além disso, pisar no chão molhado de piscinas e vestiários contaminados, por exemplo, também pode causar a micose. Normalmente, a pessoa que tem micose nos pés apresenta:

  • coceira e vermelhidão na região afetada;

  • descamação da pele;

  • ardor local;

  • presença de pequenas bolhas;

  • áreas esbranquiçadas entre os dedos dos pés.

Veja quais são os tratamentos

No geral, a micose nos pés é tratada por meio de antifúngicos tópicos de venda livre. Há muitas opções, como o miconazol, a terbinafina, o isoconazol e o cetoconazol. Esse tratamento dura cerca de um mês, com aplicação diária.

Existem produtos que são facilmente encontrados nas drogarias, como os esmaltes antifúngicos e as loções. Quando não há melhora, é possível que o médico dermatologista prescreva o tratamento sistêmico, realizado com antifúngicos orais.

Um bom remédio caseiro para curar a micose é lavar os pés com uma mistura de água com vinagre de maçã. Depois, recomenda-se aplicar uma cataplasma de nabo, que ajuda a eliminar os fungos por conta de suas substâncias. Outra opção é aplicar alho amassado na região afetada — que tem ação antibiótica, bastante utilizada no tratamento de doenças de pele.

Aprenda a prevenir a micose nos pés

A micose nos pés tem cura. No entanto, é comum que ela volte a aparecer, principalmente quando as medidas que evitam a proliferação dos fungos não são seguidas. Alguns cuidados precisam ser tomados diariamente. Veja os principais:

  • evite andar descalço em locais públicos;

  • use chinelos e sandálias dentro de vestiários, chuveiros e banheiros públicos;

  • seque bem entre os dedos dos pés antes de calçar os sapatos ou após molhar os pés;

  • deixe os pés em contato com o ar por um bom tempo;

  • troque as meias ao molhar os calçados ou depois dos exercícios;

  • não compartilhe meias e sapatos;

  • use talco para os pés para mantê-los secos.

Como deu para perceber, a micose nos pés incomoda e atrapalha muito o dia a dia do indivíduo. Além das coceiras que deixam a pele mais sensível, também é possível que a região apresente mau cheiro, gerando um grande desconforto. Por isso, seguir as dicas de tratamento e prevenção é essencial.

E você, gostou de saber mais sobre a micose nos pés? Percebeu a importância do assunto? Então aproveite e assine a newsletter e receba todas as nossas atualizações diretamente em seu e-mail!

Como acabar com descamação dos pés?

Como acabar com descamação dos pés?

Como acabar com descamação dos pés?

Como acabar com descamação dos pés?

Como acabar com descamação dos pés?

Como acabar com descamação dos pés?

Que doença causa descamação nos pés?

A micose nos pés costuma ser um problema fácil de ser resolvido, porém os sintomas costumam ser desagradáveis, se caracterizando por coceira e queimação nos dedos e nos pés, fissuras e descamação, manchas brancas e chulé, que podem atrapalhar algumas atividades do dia a dia.

O que é bom para tirar o ressecamento dos pés?

Confira as principais maneiras de combater o ressecamento dos pés abaixo!.
Hidratar diariamente. ... .
Usar produtos específicos no caso de pés com fissuras. ... .
Dormir com meias de algodão após a hidratação. ... .
Esfoliar levemente e com moderação..

O que pode causar a descamação da pele?

Uma das principais causas da descamação da pele está associada com a falta de hidratação e o ressecamento da pele, por isso, além de uma rotina completa de skincare, é importante dar atenção para o passo de hidratação no momento de cuidar do rosto.

Como tirar a casca grossa do pé?

Se a pele estiver muito grossa, use uma lixa ou pedra pomes para retirar o excesso de pele. Mas você deve fazer movimentos suaves para não machucar o calcanhar ou a lateral dos dedos mais ainda.