Ao se pensar na estrutura de um plano de aula etapas como os dados de identificação

O planejamento de aula é um recurso indispensável para todos os professores. Se ele já era importante para o bom desempenho das atividades presenciais, com a popularização do ensino online tornou-se ainda mais relevante.

A pandemia do novo coronavírus fez com que as instituições de ensino e principalmente os professores se adaptassem à educação a distância.

Por isso, o planejamento de aula pensado para as atividades presenciais precisou passar por alterações para fazer sentido neste novo contexto.

O que é o planejamento de aula e para que serve?

O planejamento de aula é um documento no qual está registrado tudo o que se pretende fazer durante a aula.

Desde o tema inicial até o que se espera do aluno ao final das atividades, o planejamento de aula funciona como um roteiro que deve ser seguido para alcançar os objetivos traçados inicialmente.

Todos os professores precisam contar com um planejamento de aula e no ensino online há alguns pontos que se diferenciam do plano de aula para atividades presenciais.

O planejamento de aula eficiente está diretamente ligado à otimização do aprendizado dos estudantes, pois é por meio dele que os alunos conseguem compreender ou não o conteúdo apresentado.

Conheça as principais diferenças entre educação a distância e ensino remoto emergencial

Como montar um planejamento de aula eficiente?

Antes de falar do planejamento de aula, é preciso lembrar que segundo o censo do Ministério da Educação (MEC), o número de alunos matriculados em educação a distância no Brasil já ultrapassa a marca de 3,8 milhões.

Existem inúmeras maneiras de fazer um planejamento de aula eficiente. Separamos abaixo 5 tópicos que vão ajudar os professores nesta missão de elaborar um plano de aula visando as atividades virtuais.

  • Identificação: o primeiro passo é definir quais são os objetivos e o tema da aula. Os objetivos podem buscar conhecimento dos alunos ou ajudar no desenvolvimento de habilidades e mudanças de comportamentos ou atitudes.
  • Conteúdo: o que será apresentado aos alunos é muito importante. Mais do que a matéria em si com os conceitos, é preciso levar exemplos e informações que estejam próximos dos alunos para que eles consigam compreender melhor o tema.
  • Metodologia: os formatos utilizados em aula, os recursos didáticos e a estratégia das aulas devem ser pensados para chamar a atenção dos alunos. Saber o que utilizar e como apresentar isso é um dos pontos mais importantes do planejamento de aula, ainda mais no ambiente virtual.
  • Organização: a forma como a aula será organizada deve estar clara no planejamento de aula. O professor precisa saber como conduzir o tema e apresentar as informações de forma clara e coerente.
  • Avaliação: o planejamento de aula precisa trazer a maneira como será avaliada a construção do conhecimento. O professor precisa identificar se o conteúdo foi absorvido. Em caso negativo, é necessário fazer um reforço.

Outro ponto de extrema importância e que precisa estar bem definido no planejamento de aula é a interação. Principalmente no ensino online, o professor precisa deixar claro onde ele espera que os alunos realizem seus comentários, para assim incentivar o engajamento dos estudantes.

Ferramentas que auxiliam o planejamento de aula

Existem diversas plataformas virtuais que ajudam os professores na elaboração do planejamento de aula, entre elas, o destaque está na biblioteca digital.

Criada para oferecer acesso a conteúdos de qualidade, a Minha Biblioteca, por exemplo, possui um rico acervo de obras digitais que pode ser acessado em qualquer hora e local.

Os livros digitais facilitam o trabalho dos professores na elaboração do planejamento de aula e na indicação de bibliografia aos estudantes, pois trazem informações relevantes, atualizadas e de fontes confiáveis.

Conheça a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca oferece diversos benefícios para alunos, professores e instituições de ensino. Intuitiva e de fácil navegação, a plataforma disponibiliza recursos como:

– Realce de cor no texto;

– Pesquisa por palavra-chave;

– Leitor em voz alta;

– Cartões de anotações.

Ao se pensar na estrutura de um plano de aula etapas como os dados de identificação

Quais são os elementos que devem constar no plano de aula?

Um plano de aula é um documento em formato digital ou analógico elaborado pelo professor que especifica:.
o tema da aula;.
o conteúdo a ser ensinado;.
seu objetivo;.
metodologia de aprendizagem utilizada;.
método de avaliação..

Como é elaborado o plano de aula e quais as etapas e os aspectos considerados importantes para o desenvolvimento do plano de aula?

Além de conter esses critérios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração.

Quais são as principais características de um plano de aula?

Independente do modelo que o professor adote, o documento deve conter as atividades propostas, os objetivos de aprendizagem, as estratégias didáticas, as possíveis intervenções e uma análise com os indicadores de aprendizagem. Tenha objetivos claros. Plano de aula não é lugar para objetivos gerais e mais complexos.

O que são os recursos no plano de aula?

Os recursos didáticos nada mais são do que as ferramentas que o professor utilizará durante todo o ano letivo e pode, muitas vezes, precisar de algumas alterações ou novos utensílios que servirão para o aprimoramento das atividades e aulas realizadas na escola.