Como a presença de metais pesados no ambiente se relaciona com a cadeia alimentar?

A foto acima se transformou no retrato da tragédia ocorrida em Minamata, no Japão, a partir de 1950. Tudo começou com o aparecimento dos primeiros peixes mortos no mar, e daí por diante centenas de pessoas adoeceram com problemas no sistema nervoso. Batizaram a doença como “mal de Minamata”. Acreditavam se tratar de uma epidemia infectocontagiosa, casas foram desinfetadas, porém a doença não parou de fazer suas vítimas, chegando a milhares. O nascimento de crianças defeituosas completava o triste quadro da vila de pescadores.

Como a presença de metais pesados no ambiente se relaciona com a cadeia alimentar?

Peixes intoxicados

Somente em 1968 a verdadeira causa veio à tona, se tratava do composto cloreto de etil-mercúrio

(C2H5HgCl). Esse composto organometálico era proveniente de uma Indústria influente na região, que empregava boa parte dos moradores. A referida Indústria, até então respeitada, lançava poluentes nas águas que banhavam a baía de Minamata. Os resíduos tóxicos surgiam da fabricação de Cloreto de Vinila, o processo se dava na presença dos catalisadores sulfato e cloreto de mercúrio.

Como os habitantes de Minamata se alimentavam da pesca, não fica difícil deduzir como tantas pessoas ficaram contaminadas. O mercúrio é altamente tóxico e se acumula nos tecidos animais (peixes e moluscos). O metal pesado percorre então a cadeia alimentar, passando do organismo das presas para o dos predadores.

A divulgação mundial do trágico acidente biológico se deu a partir de 1972, quando o fotógrafo americano W. Eugene Smith fez a foto da menina Tomoko Uemura. Tomoko tinha pernas e braços deformados e os sentidos comprometidos: era cega, surda e muda, e faleceu cinco anos depois da divulgação, em 1977.

Somente em 1997 os últimos prejudicados pela tragédia de Minamata foram habilitados a receber indenizações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Metais Pesados - Química Ambiental
Química - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Contaminação por mercúrio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/contaminacao-por-mercurio.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2022.

De estudante para estudante


Mande sua pergunta

Metais são todos os elementos químicos cujos átomos apresentam como principal característica a capacidade de perder elétrons e formar, consequentemente, cátions. Isso acontece em virtude de sua baixa energia de ionização.

A definição de metais pesados ainda é um assunto em evolução, ou seja, não existe uma definição específica para esses metais em especial. De uma forma geral, considera-se metal pesado todo aquele metal que apresenta:

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Uma elevada massa atômica (a referência é a massa atômica do sódio, que é 23 g/mol);

  • Um elevado número atômico (a referência é o número atômico do cálcio, que é 20);

  • Elevada massa específica (densidade), em torno de 3,5 a 7,0g/cm³;

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Capacidade de formar sais que, em solução aquosa, dissolvem-se e colorem a água;

  • Capacidade de formar sulfetos e hidróxidos insolúveis em água;

  • Fácil absorção por um organismo vivo;

  • Nível de toxicidade alto para o ser vivo, principalmente se estiver na forma catiônica e associado a cadeias carbônicas

Assim, de acordo com alguns autores, qualquer metal pode ser considerado pesado, seja de transição interna e externa, seja semimetal. Porém, um metal pesado não pode ser sintetizado e nem destruído pela ação do homem. Os metais pesados mais comuns são:
 

  • sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês.

A localização geográfica ou oferta dos metais pesados é muito relativa. Eles podem ser encontrados na água, no solo e em minérios. Eles contaminam o meio ambiente principalmente em virtude da ação do homem em buscar esses metais para diversas atividades.

Os principais responsáveis, normalmente, pela contaminação de águas e do solo por metais pesados são:
 

  • indústrias mineradoras;

  • indústria de galvanoplastia;

  • indústrias de manufaturas de produtos eletrônicos;

  • Produtos como tintas, pilhas, fertilizantes, pesticidas, canos para água, termômetros e lâmpadas.

Os efeitos tóxicos que o acúmulo de metais pesados pode gerar no organismo são:
 

  • Anúria (supressão da urina);

  • Diarreia sanguinolenta;

  • Podem afetar vários órgãos, alterando os processos bioquímicos, organelas e membranas celulares;

  • Aumento da pressão arterial;

  • Aborto;

  • Problemas de visão;

  • Problemas de memória;

  • Cólica;

  • Fraqueza muscular.

Devemos preocupar-nos, e muito, com a forma como os materiais que apresentam metais pesados estão sendo descartados no meio ambiente, uma vez eles podem acumular-se em nosso organismo de forma indireta, principalmente em razão da alimentação e ingestão de água.

Logo mais abaixo, apresentamos textos que abordam específica e detalhadamente as características, funções e aplicações dos metais pesados. Não deixe de conferir! Bons estudos!

Quais são as consequências dos metais pesados em uma cadeia alimentar?

A contaminação dos alimentos por metais pesados pode trazer consequências graves à saúde, como infertilidade, danos ao sistema neurológico, complicações renais, osteoporose e vários tipos de câncer.

Porque a contaminação por metais pesados é tão preocupante nas cadeias alimentares?

As principais propriedades dos metais pesados são os elevados níveis de radioatividade e a bioacumulação. Isso significa que, além de desencadearem diversas reações químicas não metabolizáveis, esses elementos possuem caráter cumulativo ao longo da cadeia alimentar.

Como os metais pesados podem contaminar os alimentos?

Metais pesados (por exemplo, cádmio, arsênio e mercúrio) podem contaminar alimentos através de práticas agrícolas ou no uso de solo ou água contaminados. Além disso, a presença de metais pesados em equipamentos, recipientes ou utensílios pode também contaminar os alimentos durante o processamento.

O que são metais pesados é como eles podem impactar o meio ambiente?

Metais pesados são elementos químicos metálicos, de peso atômico relativamente alto, que em concentrações elevadas são muito tóxicos á vida. As atividades industriais, têm introduzido metais pesados nas águas numa quantidade muito maior do que aquela que seria natural, causando grandes poluições.