Como a gestão de RH pode ser a criação da vantagem competitiva nas organizações?

Uma das grandes preocupações das empresas hoje em dia é a de estar sempre à frente de seus concorrentes e, consequentemente, obter resultados financeiros satisfatórios. Seja qual for a área em que a empresa atua, é necessário que ela acompanhe as mudanças tecnológicas que ocorrem, como estas impactam em seu ramo de atuação e a forma como repercutem nas escolhas dos clientes, além de ter um setor de RH atuante e estratégico, caso contrário, sua estratégia vai por água a baixo.

Para evitar perder espaço no mercado, é primordial que as organizações tenham equipes e colaboradores capacitados, prontos para inovar e acompanhar as mudanças que ocorrem a passos largos. Mas, como investir nos colaboradores? É sobre esse assunto e o papel do setor de RH que vamos falar neste post.

Como a gestão de RH pode ser a criação da vantagem competitiva nas organizações?


Como investir na gestão de pessoas pode trazer vantagens para a organização?

Com o avanço das tecnologias e aceleração das mudanças, fica cada vez mais difícil projetar cenários no médio e longo prazo. Por outro lado, se investirmos cada vez mais em capacitação e conhecimento, tornamos mais suave a travessia por essas mudanças. Nesse sentido, é mister, para empresas e colaboradores, a busca incessante pelo conhecimento e aprendizado

Quando se trata de aprimorar conhecimentos, se atualizar sobre assuntos pertinentes da profissão e aprender cada vez mais, os funcionários e a empresa devem estar com os objetivos bem alinhados. Afinal, não adianta a empresa cobrar desempenho se não houver a contrapartida e o reconhecimento pelo esforço desprendido, ou seja, o trabalho e engajamento para gerar resultados devem ser uma via de mão dupla.

Vale ressaltar também que o problema da falta de capacitação não é resolvido apenas contratando profissionais formados ou com experiência na área. Como citamos acima, a tecnologia evolui freneticamente, portanto, em algum momento esse colaborador, ainda que bem preparado, vai precisar atualizar seus conhecimentos.

Qual o papel do setor de RH para agregar vantagem competitiva?

O setor de RH tem como principal objetivo gerenciar o clima e a satisfação dos colaboradores dentro da organização. Manter equipes motivadas, melhorar o rendimento dos colaboradores, pensar em planos de carreira, aplicar políticas salariais, ministrar treinamentos e tudo que envolve o bem-estar dos funcionários, fazem parte do rol de atribuições da área. Mas, para além desses papéis, ele precisa ser estratégico para a empresa e criar condições que favoreçam a vantagem competitiva.

Uma gestão estratégica do setor de RH é aquela que envolve aspectos difíceis de serem imitados pela concorrência, que pratica o reconhecimento e está direcionada para resultados. É aquela que sabe que ter uma equipe bem preparada e pronta para os desafios não será o suficiente se a mesma não possuir a motivação necessária para agir. Apesar de ser interna e particular a cada colaborador, a motivação pode ser estimulada.


Como uma consultoria especializada pode ajudar?

Uma consultoria especializada em Recursos Humanos pode auxiliar nesta estimulação. Ela é capaz de identificar os fatores que melhor poderão aumentar o engajamento dos times e repercutir diretamente nos resultados. Com um time de consultores preparados e um olhar externo, a consultoria ajudar a visualizar aspectos até então negligenciados. Ela também tem condições para dar suporte na implementação de estratégias como um bom plano de cargos e salários, plano de carreira, definição de políticas salariais, planos de ação e treinamentos, métodos de avaliação, dentre outros.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto da gestão estratégica de pessoas, baixe gratuitamente o nosso e-book “Guia Definitivo Sobre Gestão Estratégica de RH”.

Equipe Sociis RH

Como a gestão de recursos humanos pode se tornar fonte de vantagem competitiva as organizações?

Quando os colaboradores conseguem enxergar as estratégias bem definidas do RH tendem a aumentar seu rendimento e, por consequência, a produtividade. Tudo isso serve de base para que a empresa atinja um dos seus principais objetivos, que é a tão sonhada vantagem competitiva.

Como obter vantagens competitivas por meio de recursos humanos?

Seguindo esta linha de raciocínio é possível adquirir tal vantagem a partir das seguintes práticas:.
Valoriza seus recursos humanos. ... .
Treine e desenvolva seus recursos humanos. ... .
Foco no cliente. ... .
Seja adepto da tecnologia. ... .
Seja inovador. ... .
Atualize-se. ... .
Conheça o concorrente. ... .
Tenha uma empresa estruturada..

Qual a relação da gestão de RH com a questão da competitividade?

A inserção da gestão de recursos humanos na gestão da estratégia empresarial pode colaborar para o sucesso de programas de qualidade total, enfatizando-se as vantagens competitivas que podem ser criadas por essa parceria, tais como aprendizagem organizacional, gestão da cultura organizacional e organização baseada em ...

Porque uma boa gestão de RH pode ser vista como um diferencial competitivo?

Uma boa gestão em RH traz um diferencial competitivo para empresa, otimizando seus resultados. Isso porque esse setor e seu gestor se preocupam com as pessoas e suas necessidades, em garantir seu desenvolvimento e promover sua qualidade de vida, satisfação e segurança.