Chá para dor de garganta limão e mel

Atire a primeira pedra quem nunca recorreu à famosa dupla mel com limão para curar uma gripe, resfriado, dor de garganta ou febre.

A mistura foi, há muito tempo, promovida como elixir da saúde e bem-estar no mundo todo. Além disso, tem quem garanta que ela possui outros benefícios, como eliminar toxinas, gordura e até tratar a pele. 

Claro que tanto o mel quanto o limão têm nutrientes que trazem muitas vantagens para o bom funcionamento do corpo. Mas, será que eles são tão poderosos a ponto de serem eficazes para tudo?

Mel com limão: Dois ingredientes de peso

Produzido pelas abelhas, o mel é comumente usado como substituto do açúcar processado na culinária, e também possui funções terapêuticas, como o tratamento de feridas e queimaduras na pele. Já o limão é uma fruta cítrica amplamente empregada em temperos e no preparo de sucos e sobremesas. Seu maior benefício é originário da presença abundante de vitamina C em sua composição.

Assim, é uma crença comum que a combinação desses dois ingredientes em uma bebida possa ajudar com uma longa lista de doenças comuns, incluindo ainda problemas digestivos, acne e combate ao ganho de peso. Porém, nem todas as vantagens creditadas a esse composto são respaldadas pela ciência.

O que dizem os estudos

Seja puro ou diluído em um chá quente, o mel é um tratamento popular para resfriados e tosse, principalmente em crianças, e estudos realmente apoiam que ele é aliado para reduzir a gravidade e a frequência da tosse em pessoas com infecções respiratórias.

Leia também: Afinal, mel é melhor que açúcar?

Entretanto, caso do limão, a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos que ajudam seu corpo a combater infecções.

A fruta também é rica em flavonoides, composto vegetal que, quando absorvido pelo organismo, pode reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes e até prevenir o declínio cognitivo.

Portanto, combinar os dois em uma bebida saborosa tem o apoio da ciência como auxiliar no tratamento de gripes, tosses e resfriados.

Além disso, uma caneca de chá quente e mel com limão é um remédio calmante para a dor de garganta e agradável de beber quando você está se sentindo doente.

Uma das mais conhecidas misturas caseiras para aliviar sintomas de gripes, resfriados, febre e dores de garganta, com certeza é o chá de limão com mel. Pois é, o chá já antigo no conhecimento popular e tem sucesso pois a combinação desses ingredientes pode potencializar os efeitos antioxidante e antibacteriano presentes em suas composições.

Quer saber como fazer chá de limão com mel? Acompanhe o conteúdo até o fim que além de explicar como preparar, vamos mostrar ainda mais benefícios de consumir essa misturinha milagrosa.

 

Benefícios do Mel com Limão

Se você já acompanha nosso blog, com certeza sabe quantos benefícios o mel proporciona ao organismo. Ele apresenta ação anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antibactericida, antibiótica, cicatrizante e ainda tem função de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

O limão, por sua vez, é rico em flavonoides e vitamina C, capaz de estimular a produção de glóbulos brancos e combater infecções.

É por isso que a combinação desses ingredientes garante um chá confortante com efeitos de um remédio natural.  É importante completar que os benefícios não param por aí, aprenda como fazer chá de limão com mel e consuma frequentemente para:

 

Diminuição da gordura:

O limão apresenta ação adstringente e antisséptica, podendo “limpar” nosso organismo, quebrando as células de gordura.

 

Fonte de energia:

O mel é uma excelente fonte de energia e em conjunto com o limão oferece sensação de disposição e bem-estar.

 

Melhora a digestão:

A acidez do limão e do mel e a ação adstringente auxilia na digestão, principalmente em casos de refeições pesadas ou gordurosas. Também ajuda a limpar o fígado e aliviar incômodos do estômago.

 

Pele mais bonita e sem acnes:

A ação antisséptica do limão, somado ao poder anti-inflamatório e antioxidante do mel, deixa a pele mais limpa, bonita e radiante.

 

Cicatrizar feridas:

A mistura de mel e limão também é eficaz para aliviar, tratar, manter livre de infecções e cicatrizar feridas, principalmente de picadas de insetos.

 

Como fazer chá de limão com mel?

Simples, gostoso e ótimo para a rotina, o chá de limão com mel também é prático e fácil de fazer. Uma opção saudável que pode fazer parte do seu dia-dia. Acompanhe a receita abaixo e experimente fazer em casa

 

Ingredientes:

1 xícara de água fervente

Suco de 2 limões

3 colheres de Mel MN Própolis

 

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver e enquanto isso deixe o suco de limão e o Mel MN Própolis em uma xícara. Quando a água ferver, desligue o fogo, deixe esfriar por 1 minuto e coloquei na xícara com os demais ingredientes. Misture e tome, não esqueça de ter cuidado com a temperatura.

Dica Extra: em casos de gripes, resfriados, febre ou dor de garganta, você pode utilizar o Composto de Mel com Própolis MN Própolis e intensificar os efeitos, somando aos poderes da Própolis Verde.

O que é bom para garganta inflamada limão e mel?

Quem quer alívio para os sintomas da dor de garganta e resfriado já sabe que um chá de limão com mel é uma boa opção. Isso porque essa bebida tem efeito antisséptico e fornece vitamina C. Mas, com a adição de cúrcuma e gengibre, esse chá tem seus poderes multiplicados.

Quais os benefícios do chá de limão com mel?

Benefícios do chá de limão com mel.
Auxilia o processo de digestão;.
Combate o mau hálito;.
Ajuda a evitar a retenção de líquido;.
Pode contribuir na melhora da pressão arterial;.
Ajuda a emagrecer..
Auxilia no tratamento de feridas e mordidas de insetos, pois ambos os ingredientes possuem propriedades antissépticas..

Qual é o melhor chá para dor de garganta?

Melhores receitas de chá para dor de garganta.
Chá de hortelã O mentol, uma das substâncias contidas no hortelã, tem um efeito analgésico mais do que conhecido. ... .
Chá de gengibre. ... .
Chá de orégano com limão. ... .
Chá de camomila com mel. ... .
Chá de abacaxi com mel. ... .
Chá de alho e limão. ... .
Chá de romã ... .
Chá de eucalipto..

Como tomar mel com limão?

A preparação do Chá de Mel com Limão é mais simples do que você imagina. Após ferver a xícara de água, adicione o mel e mexa bem até se tornar uma mistura homogênea. Após isso basta acrescentar o suco puro de 1 limão. Acrescentar o suco de limão por último tem um motivo especial.