As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

A sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária composto por indicações luminosas acionadas alternadamente ou intermitente através de sistema elétrico eletrônico, cuja função é controlar deslocamentos.

O principal componente da sinalização semafórica é sem dúvidas, o Semáforo. Ele é um instrumento que dispõe de sinais luminosos ou grupos focais,  instalado em alguns pontos de ruas e avenidas para controlar o tráfego de veículos e pedestres.

Os semáforos são muito utilizados em cruzamentos onde é necessário alternar a permissão de passagem entre veículos. Mas também podem ser instalados apenas para interromper temporariamente a passagem dos veículos dando permissão para a travessia de pedestres.

Para comunicar tudo isso, o semáforo utiliza sinais luminosos compostos por três cores:

  • Verde: quando a luz verde está ligada, é sinal que o veículo pode avançar.
  • Amarela: é a luz que indica o término da permissão de passagem.
  • Vermelha: quando o semáforo está nessa cor, o condutor está proibido de avançar.

Mas agora que já falamos dos semáforos, vamos nos aprofundar na sinalização semafórica e conhecer os seus tipos; acompanhe!

  • Afinal, o que é sinalização semafórica?
  • Quais são os tipos de Sinalização Semafórica?
  • Grupos focais e indicações luminosas
  • Conclusão

Afinal, o que é sinalização semafórica?

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

Como já vimos, a sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária composto por indicações luminosas acionadas alternadamente ou intermitente através de sistema elétrico eletrônico, cuja função é controlar deslocamentos.

Sua finalidade é transmitir diferentes mensagens aos usuários das vias públicas, regulamentando o direito de passagem ou advertindo sobre situações especiais nas vias.

A sinalização semafórica é composta, basicamente, de um conjunto de indicações luminosas (semáforos ou grupos focais), fixado ao lado da via ou suspenso sobre ela, e dispositivo eletromecânico ou eletrônico (controlador), responsável pelo acionamento das indicações luminosas.

A operação da sinalização semafórica deve ser contínua e criteriosamente avaliada quanto à sua real necessidade e adequação de sua programação. Pois uma simples pane no sistema pode ocasionar diversos tipos de acidentes.

Quais são os tipos de Sinalização Semafórica?

A sinalização semafórica é composta por 2 grupos, cujo a classificação é segundo sua função, são eles;

  • Regulamentação: tem a função de regulamentar o direito de passagem dos vários fluxos de veículos (motorizados e não motorizados) e/ou pedestres numa interseção ou seção de via;
  • Advertência: tem a função de advertir condutores, de veículos motorizados ou não motorizados, e/ou pedestres sobre a existência de obstáculo ou situação perigosa na via.

Veremos agora, mais detalhes sobre cada tipo de sinalização semafórica;

Sinalização semafórica de regulamentação

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

A sinalização semafórica de regulamentação tem a função de efetuar o controle do trânsito num cruzamento ou seção de via, através de indicações luminosas, alternando o direito de passagem dos vários fluxos de veículos e/ou pedestres.

Compõe-se de indicações luminosas de cores preestabelecidas, agrupadas num único conjunto, dispostas verticalmente ao lado da via ou suspensas sobre ela, podendo neste caso ser fixadas horizontalmente.

As cores utilizadas neste grupo são:

Para controle de fluxo de pedestres:

  • Vermelha: indica que os pedestres não podem atravessar.
  • Vermelha Intermitente: assinala que a fase durante a qual os pedestres podem atravessar está a ponto de terminar. Isto indica que os pedestres não podem começar a cruzar a via e os que tenham iniciado a travessia na fase verde se desloquem o mais breve possível para o local seguro mais próximo.
  • Verde: assinala que os pedestres podem atravessar.

Para controle de fluxo de veículos:

  • Vermelha: indica obrigatoriedade de parar.
  • Amarela: indica “atenção”, devendo o condutor parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo.
  • Verde: indica permissão de prosseguir na marcha, podendo o condutor efetuar as operações indicadas pelo sinal luminoso, respeitadas as normas gerais de circulação e conduta.

Sinalização semafórica de advertência

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

A sinalização semafórica de advertência tem a função de advertir a existência de obstáculos ou situações perigosas, devendo o condutor reduzir a velocidade e adotar as medidas de precaução compatíveis com a segurança para seguir adiante.

Compõe-se de uma ou duas luzes de cor amarela, cujo funcionamento é intermitente ou piscante alternado, no caso de duas indicações luminosas.

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

No caso de grupo focal de regulamentação, admite-se o uso isolado da indicação luminosa em amarelo intermitente, em determinados horários e situações específicas. Fica o condutor do veículo obrigado a reduzir a velocidade e respeitar o disposto no Artigo 29, inciso, alínea C.

Grupos focais e indicações luminosas

O acendimento das indicações luminosas deve ser na sequência verde, amarelo, vermelho, retornando ao verde.

Para efeito de segurança recomenda-se o uso de, no mínimo, dois conjuntos de grupos focais por aproximação, ou a utilização de um conjunto de grupo focal composto de dois focos vermelhos, um amarelo e um verde.

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

Existem também os grupos focais de duas indicações luminosas, dispostas na sequência preestabelecida abaixo para uso exclusivo em controles de acesso específico, tais como praças de pedágio e balsa, por exemplo.

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

Há também os grupos focais de indicações com símbolos, que podem ser isolados ou integrando um semáforo de três ou duas indicações luminosas. Como os exemplos abaixo;

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

e para pedestres;

As luzes de cores preestabelecidas são utilizadas Para controle do fluxo de

Conclusão

A operação da sinalização semafórica deve ser contínua e criteriosamente avaliada por profissionais quanto à sua real necessidade, instalação e programação. Pois uma simples pane no sistema pode ocasionar diversos tipos de acidentes.

A Setas Sinalização faz a execução do projeto, instalação, manutenção preventiva e corretiva de todo o sistema de sinalização semafórica. Também fornecemos todos os tipos de equipamentos e acessórios, como;

  • Bloco semafórico principal
  • Bloco semafórico repetidor
  • Bloco semafórico para pedestres
  • Semáforos em LED
  • Controladores eletrônicos de tráfego
  • Botoeiras para pedestres, lentes, braços projetados, colunas, fios e cabos.

FAÇA UM ORÇAMENTO!

Qual é a função das placas de sinalização?

As placas de trânsito servem para orientar as regras de tráfego, informar sobre as condições da via e alertar sobre proibições, restrições e obrigações no uso do local, dentre outras funções.

Quais os 3 tipos de placas de trânsito?

As placas de trânsito podem ser divididas em 7 categorias, apresentadas de cor e formas diferentes..
Placas de Regulamentação. Placas de Regulamentação. ... .
Placas de Sinalização de Obras. Placas de Sinalização de Obras. ... .
Placas de Indicação. Placas de Indicação. ... .
Placas Educativas. ... .
Placas de Atrativo Turístico. ... .
Serviços Auxiliares..

Quais são os sinais do agente de trânsito?

Sinalização sonora Apito breve: o motorista deve seguir. É utilizado para liberar o trânsito no sentido indicado pelo agente. Dois apitos rápidos: indica parada obrigatória, para motoristas ou pedestres, de acordo com a indicação do agente. Apito longo: pedido para reduzir a velocidade, ou parar o veículo.

Qual a importância e o objetivo da sinalização?

A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc.