As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo

01. (FGV) O meio ambiente incapaz de fornecer condições exigidas para a vida (nutrição reprodução e proteção) torna-se impróprio à sobrevivência dos seres vivos, acarretando o desequilíbrio. Um agricultor com problemas de excesso de besouros no seu canavial resolveu introduzir na sua fazenda o sapo-boi, que se alimenta de besouros prejudiciais ao cultivo da cana de açúcar, considerando não existirem na região espécies de animas aptos a devorá-lo. O sapo-boi também se alimenta de insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças, prolifera com muita facilidade e vive aproximadamente 40 anos, pondo, em média, 40 mil ovos por ano. Na sua opinião, o uso do sapo-boi no exemplo acima citado seria:

a) Perigoso, pois na região não existem espécies que possam devorá-lo.

b) Inconveniente, pois causaria a eliminação de insetos favoráveis a cultura de cana de açúcar.

c) Conveniente, pois causaria a eliminação dos insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças.

d) Conveniente, uma vez que causaria a eliminação de vespas que se alimentam também de besouros.

e) Conveniente, pois na região não existem outras espécies que possam devorá-lo.

02. (UCS) As micorrizas são uma associação entre determinados fungos e raízes de certas plantas. Acredita-se que os fungos facilitem a absorção de minerais do solo, o que beneficia as plantas. Por outro lado, os fungos também se beneficiam, pois se nutrem de compostos energéticos provenientes das células vegetais. Esse tipo de associação é denominado de:

a) Parasitismo.

b) Mutualismo.

c) Inquilinismo.

d) Comensalismo.

03. (UCB) As relações ecológicas são formas de interação entre os seres vivos. Com relação aos tipos de relações ecológicas, julgue os itens subsequentes.

I   II

0  0 – Líquens são exemplos de parasitismo.

1  1 – Predação é uma interação em que uma espécie mata e devora a outra.

2  2 – Nas colônias, os indivíduos unidos atuam em conjunto, como ocorre com os corais.

3  3 – Comensalismo é uma relação em que uma espécie se beneficia dos restos de alimentação de outra sem prejudicá-la.

4 4 – Nas sociedades como a das abelhas, um indivíduo vive à custa do outro, causando prejuízos.

04. (UFSJ) Considere as afirmativas abaixo:

I. Liquens são associações simbióticas entre fungos e algas verdes unicelulares ou cianobactérias.

II. As algas parasitam o micélio dos fungos, retirando destes, matéria inorgânica essencial ao metabolismo dos mesmos.

III. Na associação entre fungos e algas, chamada de líquen, as algas fornecem matéria orgânica para os fungos, enquanto estes abastecem as algas com matéria inorgânica e ajudam na retenção de água.

IV. Os liquens podem ser usados como bioindicadores, pois apresentam um sistema radicular capaz de absorver partículas inorgânicas da atmosfera. Variações na concentração dessas partículas como o aumento dos poluentes, podem levar os liquens à morte.

Com base nessa análise, estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) III e IV.

c) I e III.

d) II e IV.

05. (UNICENTRO) Em um experimento de laboratório foram preparados três tanques com água (I, II e III) onde foram colocadas duas espécies de lentilha d’água submetidas às mesmas condições físicas e químicas: Lemna polyrhiza (planta submersa) e Lemna gibba (planta flutuante). Os gráficos a seguir mostram os resultados do experimento:

As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo

A partir da análise dos resultados pode-se concluir que no tanque III ocorreu qual dos tipos de interações ecológicas discriminadas a seguir?

a) Mutualismo.

b) Parasitismo.

c) Predação.

d) Comensalismo.

e) Competição.

06. (IFNMG)  Leia o texto a seguir:

Larva de mosca transforma abelhas em ‘zumbis’

As centenas de espécies de moscas Apocephalus são conhecidas pelas “atrocidades” cometidas contra outros insetos. A maioria ataca formigas, nas quais deposita seus ovos. Quando atinge a fase de larva, a mosca parasita passa a devorar a formiga hospedeira. As formigas chegam a carregar por semanas a descendência das moscas e, durante este tempo, andam sem rumo, como zumbis. Pesquisadores americanos observaram, pela primeira vez, que as abelhas também são vítimas das temidas Apocephalus, mais especificamente da Apocephalus borealis. Segundo um estudo publicado na última edição da revista PLoSONE, as larvas da mosca fazem as abelhas domésticas abandonarem suas colmeias, causa desorientação e provoca, por fim, a sua morte. A infecção de uma colmeia começa quando uma mosca deposita seus ovos no abdome de uma abelha. Uma vez infectada por parasitas, as abelhas abandonam suas colmeias para se reunir perto de fontes de luz.

Fonte: veja.abril.com.br/noticia/ciencia/larva-de-mosca-transforma-abelhas-em-zumbis – Acesso em 06 jan 2012.

Com relação ao assunto abordado no texto, assinale a alternativa incorreta:

a) A mudança no processo descrito de formigas para as abelhas confirma que essas moscas parasitas estão abandonando as formigas porque as abelhas protegem melhor as suas larvas por viverem em uma sociedade.

b) É um tipo de parasitismo em que um indivíduo vive as custa de outro, causando-lhe prejuízo e, nesse caso, levando-o a morte.

c) Essa pode ser a explicação para o desaparecimento das abelhas nos Estados Unidos desde o ano de 2006, causando desequilíbrio nos ecossistemas, uma vez que as abelhas atuam na polinização de diversos tipos de vegetais.

d) As formigas e as abelhas são consideradas hospedeiras das larvas das moscas em questão.

07. (UEAP) A reserva de Curiaú pode ser considerada uma região de transição entre dois ecossistemas: a Floresta Amazônica e o Cerrado. Esta área possui fauna e flora adaptadas às condições variáveis de pluviosidade (estação cheia e estação seca). Uma planta aquática na estação cheia serve de alimento para diversos pássaros, alguns peixes se beneficiam apenas de sua sombra para evitar o ressecamento de seus ovos e insetos moram na parte inferior de suas folhas para se abrigarem contra os predadores. As relações ecológicas presentes neste texto são:

a) Predatismo (Herbivoria) e Parasitismo.

b) Predatismo (Herbivoria) e Comensalismo.

c) Comensalismo e Parasitismo.

d) Somente Predatismo (Herbivoria).

e) Somente Comensalismo.

08. (UEM) Considerada a maior floresta original do sul do Brasil, a floresta ombrófila mista é caracterizada pela presença marcante do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Outras espécies, como a imbuia, a canela e a erva-mate, também constituem a flora da região. A fauna é constituída por roedores (ratos, cutias e pacas) e aves (gralhas-azuis e papagaios-de-peito-roxo) que se alimentam de frutos e de sementes, além de inúmeras espécies de anfíbios, répteis, insetos e moluscos. Considerando as interações ecológicas entre os organismos dessa floresta, assinale o que for correto.

01. Os roedores e as aves são animais herbívoros.

02. As cutias e as gralhas-azuis são consumidores primários.

04. Na cadeia alimentar da floresta, os insetos são consumidores e decompositores.

08. Por se alimentarem de frutos e sementes, ratos, cutias e pacas são parasitas das árvores.

16. A extinção da floresta poderá ocasionar também o desaparecimento das gralhas-azuis e os papagaios-de-peito-roxo.

Soma das afirmativas corretas:

09. (PUC-RIO) As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo, de duas espécies de Paramecium cultivadas isoladamente e em conjunto. Os resultados desse experimento embasaram o que é conhecido como Princípio de Gause.

As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo

Considere o tipo de relação ecológica entre essas duas espécies e indique a afirmação correta.

a) A espécie aurelia é predadora de P. caudatum.

b) aurelia exclui P. caudatum por competição intraespecífica.

c) aurelia e P. caudatum utilizam recursos diferentes.

d) aurelia exclui P. caudatum por parasitismo.

e) aurelia exclui P. caudatum por competição interespecífica.

10. (FATEC)

As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo

Pagurus (caranguejo-eremita) com duas anêmonas sobre a concha.

(http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-artropodes/crustaceos-do-brasil Acesso em: 12.03.2012.)

O crustáceo do gênero Pagurus, conhecido como caranguejo-eremita, ao contrário de outros caranguejos, não têm a carapaça rígida, conhecida como exoesqueleto. Assim, para proteger seu delicado abdome, ocupa uma concha vazia de molusco, a qual arrasta consigo ao se deslocar pelo fundo do mar, abandonando-a apenas para trocá-la por outra maior. Sobre a concha ocupada pelo caranguejo-eremita é frequente se encontrarem uma ou mais anêmonas-do-mar, que se beneficiam da associação com o caranguejo por ganharem mobilidade e aproveitarem as sobras de alimentos. O caranguejo-eremita, por sua vez, beneficia-se dos mecanismos de defesa das anêmonas-do-mar, cujos tentáculos têm substâncias urticantes e capazes de provocar queimaduras em eventuais predadores. A relação ecológica que o caranguejo estabelece com as anêmonas-do-mar é denominada:

a) Protocooperação.

b) Comensalismo.

c) Amensalismo.

d) Parasitismo.

e) Inquilinismo.

11. (UECE) O mundo vivo compreende um sistema complexo de relações classificadas, do ponto de vista didático, como harmônicas ou desarmônicas, que acontecem o tempo todo entre espécies diferentes ou mesmo entre indivíduos da mesma espécie. Sobre estas relações, assinale a alternativa correta:

a) Relações interespecíficas são aquelas estabelecidas entre indivíduos de mesma espécie e relações intraespecíficas são aquelas estabelecidas entre indivíduos de espécies diferentes.

b) O mutualismo é um bom exemplo de relação desarmônica interespecífica.

c) Sociedades são relações nas quais existe uma associação entre indivíduos da mesma espécie, que se mantêm ligados anatomicamente formando uma unidade estrutural, como acontece com abelhas e cupins.

d) O predatismo é uma relação interespecífica desarmônica importante para a manutenção do equilíbrio do ecossistema.

12. (UNCISAL) Na natureza os seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente. Todo ser vivo está submetido a diversos tipos de influências, sejam elas provenientes de outros seres vivos da sua ou de outra espécie, ou do meio abiótico. Estas diferentes relações são denominadas relações ecológicas. As relações ecológicas estão divididas em duas categorias: harmônicas e desarmônicas. São exemplos de relações harmônicas: mutualismo, comensalismo etc., e de relações desarmônicas: parasitismo, competição, predatismo, etc. Nas opções abaixo, assinale a que corresponde a um exemplo de comensalismo.

a) A relação entre a rêmora e o tubarão.

b) A relação entre a Taenia solium e o homem.

c) A relação entre o caranguejo eremita e a anêmona-do-mar.

d) A relação entre fungos e algas formando os líquens.

e) A relação entre a erva de passarinho e uma planta hospedeira.

13. (UNEMAT) Interações entre os organismos promovem a manutenção do equilíbrio em ecossistemas. Em um agroecossistema observam-se interações inseto-inseto e inseto-planta. A figura seguinte representa a variação no tamanho das populações de duas espécies, uma planta e um inseto herbívoro, em um agroecossistema, em dois momentos: antes (I) e depois (II) da introdução de um inseto predador.

As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo

Baseando-se nas informações contidas na figura, assinale a alternativa correta.

a) A espécie A se alimenta da espécie B.

b) A espécie B é o inseto herbívoro.

c) A introdução do inseto predador não altera a dinâmica populacional das espécies A e B.

d) A espécie B é a planta.

e) O inseto predador se alimenta da espécie A.

14. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA) Quanto às relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, pode-se observar:

01. Enquanto as onças devoram a sua presa, os urubus esperam. As relações ecológicas envolvidas nessa situação são: predador e parasita.

02. Muitos inseticidas como o DDT foram utilizados indiscriminadamente no controle dos insetos. Posteriormente perderam muito da sua eficiência porque alguns insetos são portadores de variações genéticas que condicionam resistência aos inseticidas e que podem ser transmitidos aos seus descendentes.

04. Quando Alexander Fleming observou em 1927 que o mofo verde, cientificamente conhecido como Penicillium notatum, impedia o desenvolvimento de colônia de bactérias nas proximidades do seu micélio, estava diante de um caso de amensalismo chamado de antibiose.

08. Os animais nectônicos nadam livremente por atividade própria, como sucede com os peixes, cetáceos e moluscos cefalópodes. Os seres bentônicos vivem fixos no fundo dos mares ou se arrastando sobre ele, em conjunto, formando os bentos.

16. A relação entre abelhas e plantas, cujas flores polinizam, deve ser classificada como inquilinismo.

Soma das alternativas corretas:

15. Chamamos de berne a larva de uma mosca que parasita ovelha, cavalo, burro, boi e, ocasionalmente, o homem. O berne se alimenta de tecidos e líquidos do corpo do animal atacado, provocando-lhe perda de peso e febre, entre outros sintomas. Uma das melhores maneiras de combater o berne é diminuir a incidência de moscas varejeiras transportadoras de ovos, inclusive os da mosca do berne, mantendo a pastagem limpa, sem moitas ou arbustos, livres de lixos, fezes do rebanho e carcaça de animais mortos. Diante dessas considerações, assinale a afirmativa correta:

a) Todos os organismos citados no texto são eucariontes e apresentam desenvolvimento embrionário direto.

b) O texto trata de uma relação entre seres vivos denominada mutualismo.

c) A obtenção de energia pelo berne traz consequências drásticas para a mosca varejeira.

d) A mosca varejeira participa diretamente do ciclo de vida do berne.

e) A mosca do berne aproveita-se de outro inseto para efetuar a postura dos ovos.

16. (UCSal) Os fungos são seres (A), (B), que, em associação com algas, seres (C), (D), formam os (E). A essa associação dá-se o nome de (F). A sequência correta de palavras que, preenchendo os espaços A, B, C, D, E e F, tornarão a frase anterior verdadeira é:

a) Clorofilados, autótrofos, aclorofilados, heterótrofos, liquens, simbiose.

b) Aclorofilados, heterótrofos, clorofilados, autótrofos, liquens, mutualismo.

c) Aclorofilados, heterótrofos, clorofilados, autótrofos, sorédios, comensalismo.

d) Aclorofilados, heterótrofos, aclorofilados, heterótrofos, sorédios, simbiose.

e) Clorofilados, autótrofos, clorofilados, autótrofos, musgos, mutualismo.

17. (PUC-RS) Existe uma espécie de lepidóptero cuja lagarta cava galerias no caule de certos pinheiros. Ácaros e besouros habitam essas galerias. Os ácaros utilizam como alimento os restos deixados por essas lagartas, enquanto os besouros alimentam-se desses ácaros. Nesse texto, com relação aos ácaros e besouros são descritos, respectivamente, casos de:

a) Comensalismo – predatismo.

b) Inquilinismo – amensalismo.

c) Predatismo – herbivorismo.

d) Amensalismo – comensalismo.

e) Herbivorismo – predatismo.

18. (OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA) Afídeos possuem relação ecológica com formigas que em troca do exsudato secretado fornecem proteção ao afídeo contra predadores e parasitoides. Essa relação ecológica pode ser comparada a:

a) Fungos produtores de antibióticos e bactérias.

b) Gastrozoides e dactilozoides de uma caravela Physalia.

c) Bromélias localizadas sobre uma jaqueira.

d) Mitocôndrias na célula eucariótica.

e) Pulgas em um cachorro.

19. (UFMG) Duas espécies são competidoras quando:

a) Partilham o mesmo hábitat e o mesmo nicho ecológico.

b) Partilham apenas o mesmo hábitat.

c) Partilham apenas o mesmo nicho ecológico.

d) Partilham ou o mesmo hábitat ou o mesmo nicho ecológico.

e) Não partilham nem o mesmo hábitat, nem o mesmo nicho ecológico.

20. (MACK) Os organismos ORQUÍDEAS, BROMÉLIAS, CIPÓ-CHUMBO e LEGUMINOSAS são encontrados, geralmente, envolvidos nas relações ecológicas a seguir, respectivamente:

a) Parasitismo, parasitismo, parasitismo, mutualismo.

b) Epifitismo, parasitismo, parasitismo, mutualismo.

c) Parasitismo, epifitismo, parasitismo, mutualismo.

d) Epifitismo, epifitismo, parasitismo, mutualismo.

e) Epifitismo, parasitismo, mutualismo, parasitismo.

As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo