A política é importante para você por quê

Muito tem se discutido sobre o papel da pol�tica na sociedade moderna. Seria a pol�tica uma pr�tica necess�ria � administra��o das demandas populares?

Com o recrudescimento de a��es violentas como formas de se resolver conflitos, como o per�odo em que vivemos atualmente, torna-se evidente a import�ncia do uso da diplomacia e da pol�tica como armas eficazes de resolu��es dos problemas da sociedade. O uso da pol�tica, da conversa��o e da negocia��o s�o essenciais para que pend�ncias entre diversos interesses sejam, se n�o equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benef�cios comuns e recuos necess�rios para o entendimento. Essa pr�tica, somente a pol�tica � capaz de levar a termo, haja visto que o di�logo � a chave para coibir conflitos e raz�o de ser indissoci�vel da pol�tica.

Entretanto, cabe perguntar como a popula��o, de um modo geral, pode participar ativamente da administra��o p�blica, contribuindo assim para o aprimoramento da democracia. � fato que as massas, excetuando o ato de votar, mant�m-se afastada das viv�ncias pol�ticas que afetam diretamente seu cotidiano. Isso se deve, em grande parte, ao conceito falho de cidadania, algo pouco percebido pela popula��o como pr�tica di�ria, e n�o espor�dica de exercer a democracia.

O cidad�o comum deve despertar para sua import�ncia no quadro pol�tico e engajar-se na luta por melhorias coletivas, seja por maior interesse pelo que acontece ao seu redor, informando-se e discutindo com familiares e amigos a situa��o mundial, seja pela participa��o direta em associa��es como amigos de bairro, organiza��es n�o governamentais e f�runs de discuss�o sobre temas sociais, pol�ticos e econ�micos, ou entidades similares onde seja exigida posi��o firme e atua��o contundente do cidad�o em prol da comunidade que representa.

Como dito anteriormente, o voto � a arma do cidad�o para a busca de solu��es de suas car�ncias. Contudo, seria o voto uma pr�tica consciente de valores de poder e liberdade, em busca do aprimoramento no campo democr�tico? No Brasil, em particular, h� v�cios que corrompem uma certa parcela do eleitorado, que liga seu voto a concess�es mesquinhas, como aquisi��o de bens e servi�os diretos, e n�o � comunidade como um todo.

A falta de ideologia, trocada pelo fisiologismo, leva � cria��o de "currais" eleitorais, onde um l�der pol�tico usa sua influ�ncia local para pressionar a popula��o a votar em candidatos que defendam seus interesses ap�s eleito. Como compensa��o, oferece ao povo produtos para sua sobreviv�ncia, aproveitando-se da brutal desigualdade social que assola o pa�s.

A concentra��o de renda beneficia as elites corruptas do pa�s, que n�o t�m interesse em difundir o conceito de cidadania, preferindo passar a imagem do pol�tico paternalista e dono dos destinos da popula��o, contrariando a vis�o desej�vel, do pol�tico como funcion�rio p�blico, intermediador dos cidad�os junto aos poderes constitu�dos.

A continuidade do processo pol�tico, com vota��es em seq��ncia, tende a aumentar o grau de conscientiza��o das massas e, mesmo com a resist�ncia de setores atrasados da na��o, a uma depura��o pol�tica, onde o candidato que mais prezar a valoriza��o do poder como instrumento de cidadania e de valoriza��o da liberdade de express�o ter� longevidade na vida p�blica. Em contrapartida, os postulantes da pol�tica olig�rquica e excludente, com o amadurecimento do processo democr�tico, t�m como destino o esvaziamento de sua influ�ncia e decl�nio irrevers�vel de seu poder autocr�tico.

Salvador Khuriyeh � deputado estadual pelo PSB

Porque a política é importante para mim?

Podemos perceber a importância da formação da consciência política no jovem, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania, onde o mesmo não deve buscar somente os seus direitos, mas também os deveres dentro da sociedade.

Qual a importância das políticas públicas para nós?

As políticas públicas afetam a todos os cidadãos, de todas as escolaridades, independente de sexo, raça, religião ou nível social. Com o aprofundamento e a expansão da democracia, as responsabilidades do representante popular se diversificaram. Hoje, é comum dizer que sua função é promover o bem-estar da sociedade.

O que é a política na sociologia?

De forma sintética, podemos dizer que a Sociologia Política é uma área do conhecimento científico que estuda os fenômenos políticos utilizando as teorias e metodologias típicas da pesquisa sociológica. ... Para alguns teóricos, a política se resume a disputa de indivíduos e grupos pelo controle do Estado.

Qual dos conceitos abaixo caracteriza a matéria do político?

4) Qual dos conceitos abaixo caracteriza a matéria do “político”? ... RESPOSTA CORRETA O termo em comum entre Sociologia Política e Ciência Política é que ambos cuidam do fenômeno do poder na sociedade. Quando se fala de político, se fala da discussão acerca do poder.

Quais as características do poder político organizado?

O poder político nas democracias é essencialmente a vontade da maioria através do governante. Existe poder político nas ditaduras, visto que a força em si é apenas uma das condições e não a causa essencial, portanto num governo totalitário o ato de coação é aplicado sem visar o bem público.

O que é o poder coercitivo?

Poder coercitivo: É utilizado para conseguir o que quer com base em ameaças e punições. Poder de recompensa: Da forma contraria do coercitivo, as pessoas são induzidas a fazer o que o individuo quer porque isso produz um beneficio como recompensa.

Quais são os três componentes do poder?

Pode-se mencionar que o poder está vinculado a pelo menos três componentes, chamados de componentes do poder: a força, a autoridade e a influência.

Porque a política é importante para você?

A política foi criada para que possamos debater discutir e questionar questões, sem que seja preciso a utilização da violência. Através dela, foram estabelecidas regras, leis e normas, bem como o estabelecimento de direitos e deveres para conduzir as nossas ações.

O que é a política e qual a sua importância?

Falar em política, para muitos cidadãos, se resume ao exercício democrático do voto. Entretanto, precisamos pensar que a política atravessa todas as instâncias de nossa vida, mesmo nos pequenos gestos. Viver em comunidade implica, por si só, um gesto político.

Por que a política é importante Brainly?

A importância da política na sociedade é de o cidadão poder ter liberdade de expressar suas ideias e sentimentos, levantar questões a respeito de algo, sem a política o mundo estaria um caos porque é ela que faz da gente oque somos, a tarefa e o objetivo da política é a garantia da vida no sentido mais pleno, a ação ...

O que é política exemplos?

Política (do Grego: πολιτικός / politikos, significa " algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis "), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados.