Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?

Algumas tecnologias da informação, como computadores conectados à internet, teleconferência, telefone fixo e móvel, satélites, além de outros, favorecem de forma direta o fluxo de informações, isso em cadeia global.

Contamos atualmente com uma complexa rede de comunicação, pela qual as mais diversas informações fluem de maneira acelerada, dessas podemos citar: os noticiários da TV, rádio, jornais, revistas, internet e muitos outros. Diante desses e de outros meios de comunicação, o homem contemporâneo pode assistir uma guerra ou mesmo um atentado através de um aparelho de televisão, como o que aconteceu nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, quando bilhões de pessoas puderam visualizar ao vivo esse acontecimento histórico.

Os veículos de comunicação em massa são os responsáveis por nos transmitir as notícias que acontecem em nossa cidade, nosso Estado, país ou em qualquer outro ponto do planeta.

Os fluxos de informações vêm aumentando em todo planeta, isso se deve, principalmente, pelo fato dos custos com as novas tecnologias e serviços (como telefone fixo e móvel, além da internet) estarem gradativamente diminuindo, desse modo, atingindo uma quantidade cada vez maior de pessoas. O custo de uma ligação internacional entre Nova York e Londres custa hoje cerca de US$ 0,35, na década de trinta o valor era de 250 dólares.

Tanto a rede de telecomunicação quanto os fluxos de informações não possuem a mesma configuração em todas as partes do mundo, pelo contrário, são bastante desiguais. Isso é explicado pelo fato de que os países desenvolvidos detêm o monopólio das informações que circulam no mundo. A maioria das agências de notícias, como as redes de TV, se encontra nesses países, que possuem domínios sobre os satélites, de onde vêm as principais informações.

Somente uma rede de televisão norte-americana possui vinte satélites, esses são usados para transmitir a milhões de pessoas seus programas. Esses satélites permitem que um acontecimento em qualquer parte do planeta possa ser transmitido quase que simultaneamente a bilhões de pessoas no mundo.

A desigualdade quanto ao uso das novas tecnologias é provado quando se observa que em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, França e Alemanha, cerca de 63% de suas respectivas populações têm acesso à internet. Enquanto que em países da África Subsaariana, somente 1,3% da população tem acesso a essa tecnologia.

  1. Home
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. As redes de comunicação no mundo globalizado

As redes de comunicação tem papel fundamental para o mundo globalizado, mas o seu uso não garante mudanças na realidade socioespacial.

Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?
As várias redes de comunicação e sua influência no mundo globalizado

A integração econômica e cultural entre os países, conhecida como Globalização, só foi possível a partir da criação e popularização de diversas tecnologias que adquiriram um papel fundamental tanto para o desenvolvimento da economia mundial quanto para a sociedade que se tornou cada vez mais dependente da tecnologia. As redes de comunicação nesse mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitiram a comunicação e o acesso rápido a qualquer parte do globo de forma instantânea. Contribuindo assim, para:

  • o desenvolvimento do comércio internacional, visto que a interligação entre as bolsas de valores, dos bancos e das grandes corretoras de diversos países através de uma vasta rede de computadores aumenta a velocidade das transações e possibilita aos investidores movimentar instantaneamente suas aplicações financeiras;
  • o crescimento de empresas multinacionais, que podem ser controladas de qualquer lugar do mundo;
  • a circulação de capitais que pode ser realizada de qualquer lugar do mundo, com o uso de computadores e até smartphones;
  • a circulação de informações, que atualmente acontece instantaneamente;
  • a comunicação em massa, na qual as pessoas podem se comunicar instantaneamente com qualquer pessoa do mundo;
  • a transformação da paisagem que vai sendo alterada para incorporar as diversas redes de comunicação por satélite artificial, de cabos de fibra óptica, de antenas para celulares etc.

Porém, apesar de se tornarem cada vez mais necessárias e utilizadas no mundo, tanto nas relações comerciais quanto no cotidiano das pessoas que vivem nesse mundo globalizado, o uso das redes de comunicação não diminuem as diferenças sociais. Isso por que, assim como os efeitos da globalização não atingem a todos da mesma maneira, muitas vezes o uso das novas tecnologias não ocasionam grandes revoluções na realidade socioespacial. E, embora o acesso a essas redes atinja cada vez mais pessoas, a forma com que usam essas tecnologias e as consequências do seu uso muitas vezes não é um fator determinante na modificação de sua condição social.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Publicado por Thamires Olimpia Silva

Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?

Fases da Globalização

Entenda e conheça as quatro fases da globalização e compreenda como esse processo consolidou-se no espaço geográfico ao longo da história!

O que é Globalização?

Globalização é o processo de mundialização do espaço geográfico.

Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?

Reflexos da globalização no mundo

Como esse processo tem interferido na vida das pessoas?

Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?

Transportes na era da Globalização

Entenda a importância dos transportes na era da Globalização e os seus efeitos para a economia global.

Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?

Geografia

América do Norte

Assista à nossa aula e descubra a América do Norte. Conheça os países que formam essa região do continente americano. Entenda as características naturais, populacionais e econômicas da América do Norte.

Outras matérias

Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?

Matemática

Área da esfera

Clique para aprender a calcular a área da esfera.

Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?

Inglês

Estrangeirismo

Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."

Qual a importância da informática e as telecomunicações para a Geografia?

História

Crise de 1929

A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!

Qual foi o impacto da tecnologia da informática e das telecomunicações para a Geografia?

As tecnologias de informação podem interagir com a Geografia, as auto-estradas de informação, os satélites, os telemóveis e o poder da internet, são alguns exemplos que estão a mudar os sistemas de organização espacial das sociedades, criando novas oportunidades e campos de conhecimento.

Qual é a importância das telecomunicações e?

O setor de telecomunicação é responsável pela comunicação e transmissão de dados de um país, sendo assim ele é de fundamental importância. Para um país com as dimensões do Brasil, as telecomunicações são de fundamental importância.

Qual a importância das telecomunicações para a globalização?

Na economia globalizada, telecomunicações e os transportes funcionam como agentes facilitadores na operacionalização das transações financeiras e comerciais e no aumento do fluxo das trocas de mercadorias pelo globo. O fluxo de mercadorias pelo mundo tem registrado aumento nos últimos anos.

Quais os impactos das tecnologias das telecomunicações para o mundo?

O próprio processo de instalação dos sistemas de telecomunicações agride de alguma forma o meio ambiente, causando desmatamento, erosão do terreno, alteração do fluxo de águas subterrâneas, extinção de habitat de pequenos animais, riscos de acidentes em outras atividades, etc.