A bilogia licenciatura é o mesmo que bacharelafo

A bilogia licenciatura é o mesmo que bacharelafo

“Vou fazer licenciatura em biologia, mas quero trabalhar em laboratório. É possível?” (Vânia)  —– “Gostaria de saber o seguinte, se eu cursar licenciatura em biologia posso fazer estágio em laboratórios? Ou é obrigado fazer estágio para ser professora? E depois que eu terminar a universidade posso trabalhar somente com pesquisas?”(Laís)

Meninas, vejam bem… A principal diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em biologia é que no curso de biologia licenciatura é dado um enfoque maior na questão pedagógica: o biólogo formado em licenciatura não é formado para ser um pesquisador é formado para ser um professor de biologia. Neste caso o estágio em escolas (fundamental e nível médio) é obrigatório.

No bacharelado o enfoque maior é científico, ele vai oferecer uma formação geral para o futuro biólogo, preparando o profissional para se especializar em qualquer área da biologia. O bacharel tem que fazer estágio em uma instituição de pesquisa geralmente oferecidos em laboratórios de universidades. Por exemplo, no Rio de janeiro a Fiocruz e o Museu Nacional recebem muito bem alunos de graduação. Lá o estagiário/graduando aprende toda rotina de pesquisa laboratorial e ainda aprende a publicar artigos científicos. Ou seja, é preparado para se tornar um pesquisador.

Costuma-se dizer que se uma pessoa quer ser pesquisadora, é preciso fazer bacharelado. Mas na prática não é bem assim que funciona. Geralmente, o bom aluno do curso de Ciências Biológicas mesmo com enfoque em licenciatura, logo nos primeiros meses já “se encontra”! Já acontece uma afinidade com alguma área de estudo. Eu, por exemplo, logo no segundo semestre fiz o trabalho de caixa de insetos, me apaixonei pelos bichinhos. Tenho amigos que amaram estudar sobre flores e hoje são doutores em Palinologia (pólen).

 Como é o curso de Bacharelado em Biologia?

É assim! Quando o aluno sente uma afinidade por uma área deve conversar com o professor da disciplina, ele geralmente, já fez um mestrado ou doutorado na área e pode mostrar o “caminho das pedras” indicando alguma instituição.

Mas atenção! Quem faz licenciatura TEM que fazer o estágio em escolas, obrigatoriamente. Mas nada impede que procure uma instituição de pesquisa e faça também estágio de pesquisa. Em algumas universidade é inclusive obrigatório que o licenciado faça os dois estágios. É este estágio que vai te ensinar a ser pesquisador, que vai te dá uma “especialização” ao mesmo tempo em que o estágio na escola vai te ensinar a ser professor.

Depois de formado, o biólogo que fez estágio em uma instituição de pesquisa, já terá a orientação para fazer mestrado que vai formá-lo para ser um professor universitário e ao mesmo tempo um pesquisador na área que fez estágio. E ainda pode receber uma bolsa por isso!

Eu, na graduação fui estagiária no Departamento de Entomologia do Museu Nacional, onde estou até hoje com um projeto de doutorado com moscas. Mas nada me impede de dar aulas, ministrar palestras e ainda manter o meu blog como diversão, unindo o útil ao agradável.

A bilogia licenciatura é o mesmo que bacharelafo
Geralmente, o bom aluno do curso de Ciências Biológicas mesmo com enfoque em licenciatura, logo nos primeiros meses já “se encontra”!
A bilogia licenciatura é o mesmo que bacharelafo
O Biólogo formado em Bacharel recebe treinamento para atuar na área de pesquisa, o que vai depender da sua escolha!

A bilogia licenciatura é o mesmo que bacharelafo

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VS. BIOLOGIA: EXISTE DIFERENÇA?


Esse processo de escolha da profissão é um momento muito importante e decisivo para sua vida. Em meio a tantas profissões semelhantes, acaba surgindo a dúvida se é ou não o que você quer realmente seguir. Existem alguns cursos dentro de uma mesma área do conhecimento que podem ter variadas nomenclaturas nas instituições de ensino, como é o caso de ciências biológicas, e a biologia.

Pensando nisso, vamos esclarecer a diferença entre essas duas áreas, para que você não tenha mais dúvidas na hora dessa importante escolha.

CIÊNCIAS - Na disciplina de ciências, há o estudo dos seres vivos, mas também do ar, da água, de fenômenos químicos, luz, velocidade e tudo aquilo que compreende o planeta, dentro e fora. Na faculdade, essa disciplina costuma ser subdivida como: Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, entre outras.

BIOLOGIA - Assim como a disciplina de ciências, a biologia também é um campo muito amplo e que compreende vários assuntos. Porém, é uma profissão que estuda a vida na terra.
Então, quando falamos de ciências biológicas e biologia, estamos falando (teoricamente) da mesma coisa, pois são duas disciplinas que estudam os mesmos elementos; tudo aquilo que possui vida. Essa confusão acontece porque a biologia é o termo amplo que descreve a ciência que estuda os seres vivos.

No ensino superior, o curso de biologia costuma ser chamada de ciências biológicas, onde é abordado e o estudado sobre as plantas, animais e todos os seres vivos e seus comportamentos.


A ciência e a biologia são a uma junção; ciência que estuda a vida, uma formação voltada para quem quer estudar todos os aspectos relacionados aos seres vivos, processos biológicos, pesquisas genéticas, análise de microrganismos, bem como a conservação de recursos naturais.

Ciências Biológicas/Biologia é oferecido em dois tipos de formação: a licenciatura e o bacharelado.

✔️ Na Licenciatura, o profissional formado fica habilitado para dar aulas no ensino fundamental e médio, cursos pré-vestibulares e técnicos.

✔️ O curso de bacharelado permite que o estudante, após a conclusão dos estudos, siga na carreira de pesquisador ou atue como um biólogo, por exemplo. Por outro lado, a licenciatura habilita o estudante a atuar, em geral, como professor de Biologia ou Ciências.

O mercado de trabalho para os profissionais dessa área é amplo, com oportunidades muito interessantes tanto para quem quer atuar como professor como para quem pretende trabalhar em indústrias ou órgãos de pesquisa.

E você, se identifica com as áreas da ciência? Conta pra gente se já pensou em ser professor de ciências, ou se já atua, compartilhe sua experiência em nossas redes sociais complementando nosso artigo!

Siga @r2formacaopedagogica

Qual a diferença de Biologia bacharelado e licenciatura?

✔️ O curso de bacharelado permite que o estudante, após a conclusão dos estudos, siga na carreira de pesquisador ou atue como um biólogo, por exemplo. Por outro lado, a licenciatura habilita o estudante a atuar, em geral, como professor de Biologia ou Ciências.

O que é bacharel em Biologia?

O que faz o profissional de Ciências Biológicas? O biólogo estuda a vida desde o nível molecular até as relações que os organismos vivos mantêm com o meio ambiente. O objetivo é aplicar o conhecimento adquirido em seu trabalho em setores como a saúde, meio ambiente, educação e indústria.

Qual a diferença entre faculdade de Biologia e Ciências Biológicas?

No curso superior, Biologia costuma ser chamada de Ciências Biológicas, curso que, como já foi dito, aborda o estudo das plantas, animais e todos os seres vivos.

Como é o curso de licenciatura em Ciências Biológicas?

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo formar educadores capazes de atuar na Educação Básica, para que possam abordar tanto os temas das Ciências Biológicas, como temáticas de ciência integrada, de natureza multi e interdisciplinar, em prol de uma abordagem científica, ética e social dos ...