Polo Norte é Pólo Sul qual o mais frio

O Polo Norte e o Polo Sul são duas regiões geográficas localizadas, respectivamente, no extremo norte e no extremo sul da Terra, registrando as temperaturas mais frias do nosso planeta e caracterizando-se pela vastidão de gelo que os recobre. Apesar disso, essas duas regiões são muito diferentes. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre cada um dos polos terrestres.

O Polo Norte, também conhecido como Ártico, não chega nem a ser considerado como um continente, uma vez que ele é composto apenas por gelo e calotas polares. Apesar disso, existe vida animal nessa região, com destaque para os ursos polares e alguns tipos de peixes que vivem abaixo das camadas de gelo, além de baleias, focas e leões-marinhos.

Já o Polo Sul, também conhecido como Antártida, é um continente, pois é uma porção de terras recobertas por grandes camadas de gelo. Ao contrário do polo norte, ele apresenta variações de altitude, o que o deixa mais frio nas regiões mais altas. Entre os animais que vivem na Antártida, destacam-se os pinguins e outras espécies que aparecem na região para fugir do calor ou para se reproduzirem, como as baleias e algumas espécies de aves.

Resolvendo a charada: em uma briga entre um Leão-Marinho e um Pinguim, quem ganharia?

Ninguém. Eles vivem em polos diferentes e nunca vão se encontrar!

Polo Norte é Pólo Sul qual o mais frio

Os pinguins habitam apenas o Polo Sul do planeta

Os esquimós vivem no Polo Norte ou no Polo Sul?

No Polo Norte. Porém, na verdade, eles não vivem exatamente no extremo norte do planeta, mas sim nas regiões do Alasca, do norte do Canadá e da Rússia, que ficam muito próximas à região do Ártico.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

O Polo Norte geográfico está no Oceano Ártico. Localiza-se entre os paralelos 66º e 90º de latitude norte e não possui longitude porque é a convergência de todos os meridianos.

Por sua parte, o Polo Norte magnético é um dos polos do eixo da rotação da Terra.

Polo norte e polo sul

Por terem nomes parecidos, muitos confundem o polo norte (Ártico) e o polo sul (Antártica).

O próprio nome pode ajudar a desfazer a confusão. Afinal, "Ártico" vem do grego, "aktos", que significa urso, uma referência à estrela polar que se encontra perto das constelações da Ursa Maior e Ursa Menor.

Por outra parte, o Polo Sul está no continente Antártico, uma palavra que também tem origem grega. "Anti" é o prefixo que significa "em oposição a" e desta maneira, antártico é o que está oposto ao ártico.

Embora estejam no eixo da Terra e terem as temperaturas bem baixas, existem algumas diferenças entre eles. O polo sul, por exemplo, é mais frio que o polo norte e ali vive o pinguim; já o polo norte é a morada dos ursos polares.

Por fim, o Ártico não é um continente, enquanto a Antártica sim.

Polo norte magnético e geográfico

Para entender o que é o polo magnético é preciso lembrar que a Terra é um grande imã.

O núcleo da Terra é formado por ferro derretido, o que gera o campo magnético. Este é o responsável por guiar animais como as tartarugas e as aves em suas migrações.

Também é o que orienta a agulha da bússola e o Sistema de Posicionamento Global (GPS)

Polo norte magnético

O polo norte magnético é o ponto exato que marca a bússola.

Ele se encontra a uns 1600 km do Polo Norte (Ártico), perto da ilha de Bathurst, no Canadá. Isto quer dizer que o polo magnético e o geográfico não são o mesmo.

O polo norte é variável e se desloca uns 40 km a cada ano.

Polo norte geográfico

O Polo Norte Geográfico também é chamado de polo "norte verdadeiro" e encontra-se sobre o Oceano Ártico. Ao contrário do polo norte magnético, ele não sofre alterações na sua localização.

Ele coincide com o cruzamento dos meridianos e por isso, nesta região, o sol se levanta e se põe somente uma vez ao ano.

Mapa do polo norte

Polo Norte é Pólo Sul qual o mais frio
Mapa do Polo Norte com os países que fazem fronteira

Cinco países têm a possibilidade de explorar economicamente o Polo Norte: Rússia, Estados Unidos (Alasca), Canadá e Dinamarca (Groenlândia). Quem administra a exploração econômica e territorial é a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos, ligada à ONU.

Não existe nenhum povo autóctone no polo norte, mas os inuítes (antigamente chamados erroneamente de esquimós) vivem em regiões próximas como o Alasca, Groenlândia e Canadá.

Clima e animais do polo norte

O clima do Polo Norte é extremamente frio. No inverno, as temperaturas podem alcançar a -40ºC, enquanto no verão não ultrapassam 0º. Sendo assim, não há distinção das quatro estações.

Assim, existe neve todo o ano e sua fauna é composta por animais de grande porte como o urso polar, a foca, a morsa, o lobo ártico e a baleia.

A vegetação é a tundra e é constituída por flores e até árvores que souberam se adaptar e não precisaram fixar suas raízes na terra.

Há mais textos sobre o polo norte para você:

  • Ártico
  • Oceano Glacial Ártico
  • Clima Polar
  • Tundra

Onde é mais frio Polo Norte ou sul?

A cada quilômetro de altitude a temperatura cai 6°C. Considerado que o polo norte está na altura do mar, e que o polo Sul está a uma altitude mais elevada, podemos concluir que esse é mais frio que aquele.

Porque o Polo Sul é mais frio?

Eles estão sempre congelados porque são as zonas terrestres que recebem os raios solares em menor intensidade. Na verdade, durante seis meses, o sol ilumina um dos polos, caracterizando o verão em um deles e o inverno (noite) em outro.

Qual a temperatura do Polo Sul é do Polo Norte?

A temperatura média no Polo Norte é de -34° C, enquanto que no Polo Sul, é de cerca de -48,9° C. Isso ocorre porque o Polo Norte fica entre dois oceanos e a poucos metros acima do nível do mar, atuando como uma espécie de depósito térmico.

Qual é a diferença entre o Polo Norte é o Polo Sul?

A primeira diferença é que o Polo Norte - chamado de Ártico - é mar congelado; não existe terra por baixo, só água. O Polo Sul, ao contrário, é a Antártica, continente coberto por muito gelo. O Sul é mais gelado.