Por que jesus esta demorando para voltar

Resposta

Em breve e sem demora são termos relativos. Se você está preparando uma refeição, em breve e sem demora podem significar que ela estará pronta nos próximos cinco minutos. Se você está esperando o nascimento de um filho, sem demora pode significar qualquer coisa até nove meses. Então, quando perguntamos: "Jesus voltará em breve?" temos que qualificar o significado de breve.

O próprio Jesus disse que Ele virá em breve: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: — Certamente venho sem demora” (Apocalipse 22:20). E então João acrescenta estas palavras: “Amém! Vem, Senhor Jesus!” O livro de João foi escrito há quase dois mil anos, o que leva muitas pessoas a se perguntarem o que Jesus quis dizer com "sem demora".

A palavra grega tachu, que é traduzida como "em breve" ou "sem demora", significa "sem demora desnecessária". Não significa "imediatamente". A mesma palavra é usada em outros lugares no Novo Testamento, mas, curiosamente, é usada com mais frequência por Jesus no livro do Apocalipse (Apocalipse 2:16; 3:11; 11:14; 22: 7, 12 e 20). O significado parece ser que certos eventos foram colocados em movimento, os quais darão início à Sua chegada sem qualquer demora desnecessária. Tudo está se movendo de acordo com o cronograma de Deus.

Pedro nos reassegura que Deus não está demorando de propósito em relação aos eventos proféticos. O tempo de Deus é perfeito: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Sob esta luz, podemos entender que Jesus está vindo "sem demora", pois o plano de Deus está avançando e só é atrasado para permitir que todos os eleitos sejam salvos (Romanos 8:29; Efésios 1:5) - um adiamento necessário. A Bíblia ensina que o retorno de Jesus para a Sua igreja é iminente, o que significa que o arrebatamento pode acontecer a qualquer momento. Os apóstolos parecem ter acreditado que Jesus voltaria em sua vida. Eles se referiam frequentemente aos “últimos tempos” (1 Pedro 1:20; 1 Coríntios 10:11; Hebreus 1:2) e exortavam os crentes a estarem prontos. Parece que Jesus também pretendia que acreditássemos em Seu retorno iminente, porque Ele frequentemente exortou Seus seguidores a “estarem preparados” (Lucas 12:40; 21: 34-36; Marcos 13:33). Porque ninguém sabe ou pode predizer exatamente quando Cristo virá novamente (veja Mateus 24:36), devemos viver na expectativa de que Ele pode vir a qualquer momento. Esse parece ser o ponto de Jesus em não ser mais específico. Ele quer que cada geração viva com a consciência de que o Senhor pode aparecer de repente e teremos que prestar contas da maneira como Ele nos encontra (Lucas 12:38). Para responder à pergunta: "Jesus voltará em breve?" dizemos: “Sim, Ele virá sem demora desnecessária”.

"Jesus está demorando para voltar". Essa afirmação não cansa de ser feita, ainda mais atualmente. É certo que, para a maioria dos Cristãos, Jesus retornará para buscar a Sua Igreja, como é declarado em Apoc 22:20. No entanto, o tema da Volta de Cristo por vezes é simplesmente "ignorado" em muitas igrejas; pouco se toca nesse assunto, pois ao que parece, a vinda de Jesus está supostamente demorando para se concretizar. Na pressa de se comprovar que jesus voltará logo, existem pessoas que tentam "prever" quando será a volta de Cristo, estipular uma data para esse evento.

QUANDO VOLTA?

Durante a trajetória humana, várias datas foram marcadas para a volta de Cristo... E obviamente, todas falharam. Confira as principais delas:

- 202 dc - fim da Sexta Idade do Mundo (tradição judaica adotada por cristãos antigos);

- 500 dc, devido a conversão dos francos em 481 (era crença que Deus estaria adiando o fim para que outros povos fossem convertidos...)

- 1000 dc, por causa do primeiro milênio de nascimento de Cristo;

- 2000 dc, por causa do segundo milênio...

- E ainda existe data marcada: Cálculos atuais sobre a Sexta Idade do Mundo especulam sobre 30 de setembro de 2239, quando o calendário judeu chegará ao ano 6.000.

Porém, uma coisa é certa: A Bíblia não menciona quando Jesus irá voltar; muito pelo contrário, diz que não se sabe nem o dia nem a hora (Mateus 24: 36)

Mesmo assim, sem sabermos o dia ou a hora, a Bíblia afirma em Apocalipse 22 que Jesus cedo vem. Como já pode ser visto, passaram-se centenas de décadas e nada de Jesus voltar... Estaria Jesus tardando em vir?

A HISTÓRIA DA TERRA EM 1 ANO


Uma analogia relacionada á paleontologia pode evidenciar que na realidade Jesus não está de forma alguma demorando. Acompanhe o raciocínio: De acordo com os dados fornecidos pela Geocronologia, a Terra tem 4,5 bilhões de anos desde que foi criada. Agora, imagine que os 4,5 mil milhões de anos da Terra pudessem ser comprimidos em um só ano. Isso é possível? Claramente que não... Mas consideremos que haja tal possibilidade... Como ficaria a escala de tempo, então?

Nesta nova escala de tempo, as rochas mais antigas que se conhecem (aprox. 3,6 mil milhões de anos a.C) teriam surgido apenas em Março. Os primeiros seres vivos, (de aprox. 3,4 biliões de anos a.C) apareceriam nos mares em Maio. As plantas e os animais terrestres surgiriam no final de Novembro (hà cerca de 400 milhões de anos a.C). Os dinossauros dominariam os continentes e os mares nos meados de Dezembro, mas desapareceram no dia 26, (isto é entre 190 a 65 milhões de anos a.C), mais ou menos a mesma época em que as Montanhas Rochosas começaram a elevar-se. O Homo sapiens apareceriam no começo do último minuto da noite de 31 de Dezembro (há aproximadamente 11 milhões de anos). Roma governaria o mundo durante 5 segundos, das 23h:59m:45s até 23h:59:50s. Nesse meio tempo Cristo viria, morreria por nós, e declararia a Promessa da sua vinda (guarde bem esse detalhe). Prosseguindo, Colombo descobriria a América (1492) 3 segundos antes da meia noite, e a geologia nasceria com as escritos de James Hutton (1795), Pai da Geologia Moderna, há pouco mais que 1 segundo antes do final desse movimentado ano dos anos... (extraído de Eicher, 1968)

E o que isso pode nos falar sobre a Vinda de Cristo?

Observe: É certo que Deus fez a promessa de Sua Vinda quando nós, humanos, já estavamos aqui. Isso significaria que, na escala de tempo fictícia aqui apresentada, a promessa da Vinda de Cristo teria sido feita nos últimos segundos desse "ano". Agora, compare toda a história da Terra com o tempo que se deu desde que foi feita a promessa até o fim desse ano fictício... Jesus demorou então para voltar apenas 15 segundos desses 364 dias desse ano fictício!! Temos que concordar que é um tempo extremamente ínfimo de "demora", não?

Agora, considere o seguinte fato: para Deus, a história da Terra não durou um ano... no tempo d'Ele, durou apenas, segundo o Livro de Gênesis, UMA SEMANA (6 DIAS) ! Isso quer dizer que, pelo tempo de Deus, Jesus não teria demorado mais que 1 segundo!!!

CONCLUSÃO

Levando em conta toda a história da Terra e, de quebra, o tempo de Deus, fica mais do que claro que Jesus não está demorando em vir nem um pouco. Nós é que somos "apressados". E, apesar da lógica aqui apresentada, não é necessário, na verdade, que venhamos a apelar para cálculos complicados e outros artifícios para se comprovar que Jesus está voltando. As consequências que o aquecimento global pode trazer para o futuro, por exemplo, parecem coincidir com a Grande Tribulação registrada no Apocalipse. O poder terrífico dos fenômenos naturais vem aumentando assombrosamente nas últimas décadas. Tudo isso é muito sugestivo...

Sim, Jesus está voltando... E não está atrasado... !

BIBLIOGRAFIA

http://www.ufrgs.br/geociencias/cporcher/Atividades%20Didaticas_arquivos/Geo02001/Tempo%20Geologico.htm

Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-Lo, lançou-se-Lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. João 11:32.

Segundo o evangelho de João, o maior milagre realizado por Jesus foi a ressurreição de Lázaro. Entretanto, a grandeza do milagre está associada à frustração da família: Jesus só chegou quando já fazia quatro dias que Lázaro estava sepultado (Jo 11:17).

Sua aparente demora destruiu os argumentos de Seus opositores que, então, decidiram matá-Lo (Jo 11:53). Foi um momento marcante, pois a partir dali começou a jornada de Cristo para a prisão, morte e ressurreição.

A família não aceitava a demora de Jesus, que havia sido avisado de que Lázaro estava gravemente enfermo. O Senhor ficou dois dias no lugar onde estava (Jo 11:6) e depois decidiu ir para a Judeia (Jo 11:7). Parecia ignorar o momento de dor de Seus amigos. Quando finalmente chegou a Betânia, ouviu as palavras de decepção de Marta e Maria (Jo 11:21, 32).

Você também já se sentiu inconformado pelo fato de Jesus demorar a vir? Talvez tenha pensado: “Se o Senhor já tivesse vindo, minha filha não teria morrido naquele acidente”; “minha esposa não teria sofrido tanto com aquela doença”; “meu filho não teria saído da igreja”; “meu negócio não teria falido”.

A aparente tardança de Jesus tem sido retratada em nossas canções: “Não desistir, Cristo vem logo”; “É só um pouco mais, um pouquinho mais”; “Eu não Me esqueci de ti”.

A impaciência é natural para quem vive num mundo saturado pelo pecado e espera ver logo o Salvador. Podemos confiar que Jesus voltará no tempo certo. Mark Finley disse de modo acertado: “O atraso para a volta de Jesus está apenas na mente das pessoas, mas nunca na mente de Deus.” Em vez de alimentar a dúvida, renove a esperança. O apóstolo Pedro disse: “Não retarda o Senhor a Sua promessa” (2Pe 3:9). Quando Ele não vem no momento em que esperamos, é porque está preparando uma bênção maior.

O conselho inspirado para nós hoje é: “Sejamos animados pelo pensamento de que o Senhor logo virá. Que essa esperança alegre nosso coração. ‘Porque, ainda dentro de pouco tempo, Aquele que vem virá e não tardará’ (Hb 10:37)” (Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 287).