entre outros. Utilização de arquivos DXF, DWT Permite que você leia além dos arquivos *.dwg normais, também arquivos *.dxf e *.dwt (template). Acesso ao Comando : Open : Menu File ( Open ( Aquivos do tipo: DXF (*.dxf) Drawing Template File (*.dwt) ou Toolbar Standart ( Utilização de arquivos 3D STUDIO É possível importar arquivos 3D Studio. O comando abaixo lê a geometria e os dados de aplicação de acabamento dop 3D Studio, que incluem malhas, materiais, mapeamentos, luzes e câmeras. Acesso ao Comando : 3dsin : Menu Insert (3D Studio Ao executar o comando a seguinte caixa de diálogo é aberta, permitindo definir que partes do modelo, câmeras e luzes quer adicionar ao AutoCAD, como quer organizar os layers e como quer atribuir o material. � Utilização de arquivos WMF do Windows Com o AutoCAD for Windows você é capaz de importar arquivos WMF para o AutoCAD como um bloco. Esse tipo de arquivo pode ter a sua escala mudada e pode ser impresso sem perdas de resolução. Acesso ao Comando : Wmfin : Menu Insert ( Windows Metafile Após selecionar o arquivo que você quer Abrir, selecione um ponto de inserção e uma nova escala com uma das opções seguintes: Digite uma escala para definir os parâmetros de escala de X e Y. Digite 1 para manter a escala atual. Digite C para canto, para especificar um quadro imaginário cujas dimensões correspondam ao fator de escala. O segundo ponto deve estar acima e a direita do ponto de inserção para evitar que se insira uma imagem espelhada. Digite X, Y, z para especificar os fatores de escala 3D. Especifique o ângulo de rotação. � Calculadora O calculator é uma calculadora do AutoCAD, utiliza as regras matemáticas para calcular expressões: Expressões devem estar entre parênteses Resolve primeiro potenciações, na seqüência divisão e multiplicação, adição e subtração. Resolve as contas de igual precedência da esquerda para a direita. Símbolo Operação ( ) Expressões ^ Exponenciação * , / Multiplicação e divisão + , - Adição e subtração Acesso ao Comando : Cal (direto na linha de comando) ou : ‘Cal (dentro de outros comandos) Expressões Vetoriais Uma expressão vetorial é a combinação de Pontos, Vetores, Números e Funções com os operadores abaixo relacionados: Operador Operação ( ) Expressões de Grupo & Determina o produto vetorial de vetores. [a,b,c]&[x,y,z] = [ (b*z) – (c*y) , (c*x) – (a*z) , (a*y) – (b*x) ] * Determina o produto escalar de vetores. [a,b,c]*[x,y,z] = ax + by + cz *, / Multiplica ou Divide um vetor por um número real a*[x,y,z] = [a*x,a*y,a*z] + , – Adiciona ou Subtraí vetores [a,b,c] + [x,y,z] = [a+x,b+y,c+z] � Funções Matemáticas A calculadora do AutoCAD também suporta algumas outras funções matemáticas. Função Descrição Sin (angle) Seno do ângulo. Cós (angle) Cosseno do ângulo tang (angle) Tangente do ângulo Asin (real) Arco seno do número. O número deve estar entre –1 e +1 Acos (real) Arco cosseno do número. O número deve estar entre –1 e +1 Atan (real) Arco tangente do número. Ln (real) Log natural do número Log(real) Log na base 10 do número Exp (real) Expoente natural do número Exp10 (real) Expoente na base 10 do número Sqr (real) Quadrado de um número Sqrt (real) Raiz quadrada de um número, este deve ser positivo Abs (real) Valor absoluto do número round (real) Retorna o número arredondado para o inteiro menor mais próximo Trunc (real) Número arredondado para o inteiro mais próximo R2d (angle) Ângulo em radianos convertidos para graus D2r (angle) Ângulo em graus convertidos para radianos Pi A constante pi (() Usando o Objects Snap do AutoCAD É possível utilizar o modo osnap para capturar as coordenadas de pontos específicos no desenho e utiliza-las como partes de expressões aritméticas. Na utilização do modo snap do AutoCAD será solicitada a seleção de um objeto e então retornará as coordenadas do ponto desejado. No modo snap são digitados os nomes com apenas três caracteres. Modo Snap do CAL Modo Snap do AutoCAD Tradução END ENDPOINT Ponto final INS INSERT Ponto de inserção INT INTERSECTION Ponto de intersecção MID MIDPOINT Ponto médio CEN CENTER Centro NEA NEAREST Ponto mais próximo NOD NODE Um ponto QUA QUADRANT Quadrante de um arco ou circulo PER PERPENDICULAR Perpendicular TAN TANGENT Tangente Obs. No caso de selecionarmos um objeto que tenha mais de um ponto específico no mesmo modo osnap, devemos clicar o mais próximo possível de ponto ao qual desejarmos retirar as coordenadas. � Exemplos 1. Fazendo uma conta simples Command: cal ( comando calculadora >>Expression: 8+3*2-sin(30) ( expressão numérica 13,5 ( resultado 2. Inserir um círculo no o centro de um triângulo definido por três endpoints: Command: circle ( comando circulo 3P/2P/TTR/<Center Point>: ‘cal ( comando calculadora >>Expression: (end+end+end)/3 ( expressão numérica >> Select entity for END snap: ( seleciona-se o 1º lado do triângulo (1) >> Select entity for END snap: ( seleciona-se o 2º lado do triângulo (2) >> Select entity for END snap: ( seleciona-se o 3º lado do triângulo (3) Diameter/<Radius>: ( pede o diâmetro ou raio do círculo Obs. Ao selecionarmos o lado do triângulo devemos clicar próximo ao ponto que desejamos obter as coordenadas. Figura 2.1 : Inserção de um objeto com auxilio da calculadora 3. Faremos um círculo com centro no ponto médio da linha que une o Centro do círculo maior com o meio da linha, como mostrado na figura (1.1). O raio do círculo a ser desenhado é o número inteiro mais próximo da expressão 2(²/3. Command: circle Specify center point for circle or [3P/2P/Ttr (tan tan radius)]: 'cal Initializing...>> Expression: (mid + cen)/2 >> Select entity for MID snap: {selecionar o objeto ao qual pertence o mid requerido} >> Select entity for CEN snap: {selecionar o objeto ao qual pertence o cen requerido} Specify radius of circle or [Diameter]: 'cal >> Expression: round ( 2 * ( sqr (pi) ) / 3 ) Figura 2.2 : Inserção do Círculo com auxilio da calculadora � Grips Os grips aparecem quando um objeto é selecionado, antes de entrar com qualquer comando. Os grips são as pequenas caixinhas que aparecem no objeto selecionado em pontos predefinidos. Os Grips ("alças") são utilizados para editar um objeto, só que de maneira diferente - sem escolher comandos. Com os grips você pode de maneira mais rápida esticar, mover, girar, redimensionar, copiar e refletir objetos. Obs.: Se você não puder visualizar os grips veja o item 3.7. Customizando Grips. Para se editar um objeto pelos grips é preciso ativar um grip. Para se ativar um grip, basta clicarmos em cima do grip, quando um grip está ativado ele é preenchido por uma cor (geralmente vermelho, cor padrão). Em alguns casos é possível ativar mais do que um grip de cada vez, para se fazer isso aperte e segure a tecla Shift enquanto clica nos grips. Caso algum grip for ativado por engano, continue segurando a tecla Shift e clique no grip que deseja remover da ativação. Após a seleção de vários grips é preciso sair da seção de seleção para continuar com a edição do objeto, para fazer isso aperte a tecla Enter ou a Barra de espaços. Os comandos para possível edição do objeto são STRETCH, MOVE, ROTATE, SCALE e MIRROR. Para utilizar os comandos basta ativar o grip e após, clicar
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