Por que essa fonte energética é menos comprometedora para o meio ambiente

1) (UFPEL) Os rios constituem um elemento essencial para o ser humano, desde os primórdios da humanidade ate os dias atuais. Alem de sua importância natural, destaca-se também sua funcionalidade política, econômica e social. Os rios são correntes de água doce que se formam a partir de uma precipitação (chuva ou neve) ou de fontes naturais. Em uma bacia hidrográfica, e possível identificar diferentes elementos e características no percurso de um rio.

Por que essa fonte energética é menos comprometedora para o meio ambiente

Il Mondo Grande atlante geografico, 1998. [adapt.]

Com base nos dados acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta arelação correta dos elementos e características identificados na figura.

a) (4) Nascente, (3) Afluente, (2) Meandro, (1) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (6) Margem direita.

b) (6) Nascente, (2) Afluente, (4) Meandro, (1) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (3) Margem direita.

c) (4) Nascente, (2) Afluente, (5) Meandro, (1) Foz em Delta, (6) Margem esquerda e (3) Margem direita.

d) (6) Nascente, (3) Afluente, (2) Meandro, (4) Foz em Delta, (5) Margem esquerda e (1) Margem direita.

e) (2) Nascente, (1) Afluente, (4) Meandro, (3) Foz em Delta, (6) Margem esquerda e (5) Margem direita.

2) (PUC-PR) – A água é um recurso da máxima importância para a humanidade. Afinal, dela dependem os sistemas de irrigação, o abastecimento dos aquedutos, a geração de eletricidade, a atividade industrial, os aglomerados humanos, enfim, a própria vida. Embora a maior parte da superfície do planeta seja coberta por água, um percentual muito pequeno é potável. Diante da crescente demanda, a água já pode ser apontada como um recurso cada vez mais escasso. Assinale a única afirmativa incorreta:

Assinale a única alternativa incorreta

a) É forte a crença da água como um recurso ilimitado, haja vista o modelo industrial e tecnologico difundido a partir dos países capitalistas centrais, espanjador e promotor do disperdicio, além do destruidor dos ecossistemas aquaticos.

b) A redução da superficie e de volume de lagos como o Chade, na África, e o Aral, na Ásia, comprovam que as reservas hidricas já começaram a decrescer no planeta

c) A contaminação da água, associada a falta de higiene, é a causa de doenças endemicas em inumeros países do Sul, afetando a saúde de mihões de pessoas, além de relatar que as consequências resultantes da problemática da água se distribuem de forma irregular pelo planeta.

d)O enorme potencial de recuperação dos recursos hídricos em decorrência do avanço tecnológico e o barateamento do processo de dessalinização da água do mar praticamente anulam a possibilidade de ocorrência de conflitos no futuro próximo envolvendo países na disputa de água, particularmente em regiões como o Norte da África e o Vale do Rio Jordão.

e) Os setores agrícola e industrial consomem a maior parte das reservas hidricas, e consomem mal, ocasionando não apenas a contaminação dos corpos d'água como a salinização e a erosão dos solos.

3) (UEM-PR - adaptada) Com respeito aos oceanos e mares, é corrento afirmar que:

I. A dinamica das correntes maritmas está relacionada às diferenças de temperatura e pressão das águas oceânicas.

II. As maiores profundidades oceânicas ocorrem na região pelágica

III. as ondas ou vagas oceânicas são decorrentes do movimento de rotação da Terra no sentido oeste-leste.

IV as ondas marítimas de grande envergadura e forte poder destrutivo estão associadas à ocorrência de maremotos ou de erupções vulcânicas submarinas.

a) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras

b) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras

c) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras

d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras

e) Todas as alternativas são verdadeiras

4) (Unifei-MG-adaptada) A falta de planejamento público e a urbanização acelerada das cidades modernas têm criado graves problemas de enchentes. Cite três fatores responsáveis por esse fenômeno hidrológico.

5) (UFV-MG – adaptada) Leia o trecho da canção abaixo, de Guilherme Arantes, Planeta Água:

Água que nasce na fonte serena do mundo […]

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água,

Terra, planeta água...

O trecho acima aponta a Terra como “planeta água”, já que 73% da superfície, nos estados sólido e líquido. Leia as afirmativas abaixo e assinale a incorreta.

a) Das águas existentes no planeta, 99% estão indisponíveis para o abastecimento humano, por se tratar de água de mares e oceanos e água imobilizada nas calotas polares

b) O trecho da canção ilustra a etapa mais lenta do ciclo hidrológico, cujo o processo predominante é a infiltração, que vai formar os lençóis de água subterrânea.

c) A água subterrânea constitui a principal reserva de água doce do planeta, tendo os aquíferos como seus principais armazenadores e transmissores.

d) O Brasil detém 8% da reserva de água doce do mundo, sendo que a maior parte dessa reserva está situada na região Sudeste do país

e) A irrigação agrícola é a maior usuária de águas doces do planeta, sendo seguida pela indústria e pelo abastecimento humano.

6) (PUC-RJ)O volume total de água existente no Sistema Terra é relativamente constante. O desenho a seguir mostra, de forma esquemática, o ciclo da água.

Por que essa fonte energética é menos comprometedora para o meio ambiente

Analise as afirmativas a seguir:

I - A precipitação (3) representa a condensação das gotículas d'água, a partir do vapor d'água existente na atmosfera, dando origem às chuvas.

II - A evapotranspiração (1) é a soma da evaporação direta, causada pela radiação solar e pelo vento com a transpiração realizada pela vegetação.

III - A interceptação (2) representa a condensação do vapor d'água existente na atmosfera originando as nuvens.

IV - A água precipitada (4) pode se infiltrar ou escoar superficialmente, impulsionada pela gravidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:

(A) I e III.

(B) II e III.

(C) I, II e IV.

(D) II, III e IV.

(E) I, II, III e IV.

7) Analise o texto a seguir:

A água na atmosfera, que chamamos vapor de água, provém de um ciclo contínuo. Os rios, que se formam por precipitações pluviais, formam por sua vez nuvens como consequência de sua evaporação. Deste modo, a água da chuva retorna para a atmosfera através da evaporação da água e da transpiração das plantas que ela mesma alimenta.

A Amazônia é uma região de alta umidade, devido às altas temperaturas da região e sua frondosa e extensa vegetação. Na realidade, tudo está interconectado, a Amazônia, seus rios e a atmosfera são como uma grande bacia hidrográfica alimentando-se reciprocamente e se vinculando estranhamente através dos mecanismos da chuva.

LOPES, F. N. Amazônia, mãe do clima do Brasil. Epoch Times. Disponível em: http://www.epochtimes.com.br/amazonia-mae-do-clima-do-brasil-2/

A partir da leitura do texto e com base em seus conhecimentos, ressalte a importância da Floresta Amazônica para a Bacia Amazônica.

8) Quais as características da hidrografia brasileira?

9) (UFPR) Caracterize o ciclo hidrológico e explique como as atividades humanas podem alterar a dinâmica do seu funcionamento.

10) Sobre as consequências da retirada da mata ciliar, avalie as afirmativas a seguir:

I) A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Com isso, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.

II) A mata ciliar intensifica o processo de erosão nas margens dos rios e o assoreamento em virtude da deposição das folhas das árvores nos leitos dos rios. A retirada dessa vegetação reduz estes impactos.

III) Sem mata ciliar a erosão das margens leva terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando a entrada da luz solar. Esse processo é conhecido como assoreamento.

IV) Com a retirada da mata ciliar, os corredores naturais extinguem-se. Esses corredores são essenciais para que tanto a flora quanto a fauna possam reproduzir-se, deslocar-se e, assim, garantir a biodiversidade da região.

Avalie as afirmações acima e marque a opção que corresponda, na devida ordem, ao acerto ou erro de cada uma:

a) F, V, V, V

b) V, V, F, V

c) F, V, F, V

d) V, F, V, V

e) V, F, V, F

RESPOSTAS:

1) B

2) D

3) C

4) Pavimentação excessiva (asfaltamento), ocupação das margens dos rios e poluição e excesso de lixo nos esgotos e bueiros.

5) D

6) C

7) A Floresta Amazônica é de fundamental importância para os rios da região Norte do país, pois esses se abastecem através das chuvas ocasionadas pelo acúmulo de umidade gerado pela evapotranspiração da vegetação. Além disso, as matas ciliares são importantes para a manutenção dos cursos dos rios, evitando a ocorrência de processos erosivos que poderiam modificá-los ou até extingui-los.

8) A hidrografia brasileira é marcada por apresentar rios e cursos d’água que não secam ao longo do ano (perenes); costumam desaguar nos mares e oceanos, configurando uma drenagem do tipo exorreica; possuem uma grande capacidade hidráulica e deságuam nos oceanos através de uma foz simples, do tipo estuário, com exceção do Rio Amazonas, cuja foz é mista (tanto do tipo delta como do tipo estuário).

9) O ciclo hidrológico (ciclo da água) é o responsável pela manutenção da água na Terra em seus estados (líquido, sólido, gasoso) ao longo das eras geológicas.

Refere-se, portanto, à troca contínua de água na hidrosfera. Por este motivo, diz-se que a água é um recurso natural renovável, e, na escala de tempo humana, inesgotável. Entre as ações antrópicas que alteram a dinâmica do ciclo, é possível citar: a construção de canais artificiais para irrigação e abastecimento que mudam as dinâmicas de evaporação, escoamento e infiltração. A poluição do ar nas grandes metrópoles, que tornam a chuva mais ácida do que o normal. e emissão de poluentes que alteram a dinâmica climática (agravamento do efeito estufa) comprometendo não apenas a qualidade, mas a quantidade de água disponível para consumo humano.

10) D


Page 2