Onde utilizar a raiz quadrada no dia a dia

Onde utilizar a raiz quadrada no dia a dia

A raiz quadrada, assim como qualquer operação matemática serve para resolver problemas do nosso cotidiano. Resolver um problema: A soma de um número com seu quadrado -e 90.

Qual é a função da raiz quadrada?

Geometricamente, a função raiz quadrada transforma a área de um quadrado no comprimento do seu lado.

Para que serve a raiz?

A função da raiz é retirar a água e os nutrientes que a planta precisa do solo. A água e os nutrientes formam a seiva bruta, que é levada até as folhas por meio de vasinhos que ficam dentro do caule chamados de xilemas.

Como o uso da radiação pode ser benéfico?

  • “O uso da radiação, nas suas diferentes formas, pode ser benéfico, realizados os devidos controles e mantidos os devidos cuidados, naturalmente. Já citados os instrumentos médicos que usam a radiação para diagnóstico e tratamento de doenças”, opina o professor Raposo.

Por que a radiação eletromagnética está presente no dia a dia?

  • A radiação eletromagnética está presente no dia a dia, principalmente a que vem do sol de natureza ondulatória, por exemplo. O professor Raposo explica: “a radiação eletromagnética está presente no forno de micro-ondas doméstico, nos equipamentos médicos usados para diagnóstico como Raios-X, Ressonância Magnética Nuclear, Tomógrafos e outros.

Qual a quantidade de radiação liberada no corpo?

  • Mesmo que a quantidade de radiação liberada não seja muito grande, a acumulação dela no corpo por uso excessivo é preocupante. As máquinas usadas atualmente emitem a menor quantidade possível de radiação e inclusive são seguras para mulheres grávidas.

Qual a forma mais comentada de radiação nuclear?

  • A radiação nuclear tem sido o foco do debate atualmente. “Atualmente a forma mais comentada de radiação é a radiação nuclear, aquela produzida nas usinas nucleares como a de Fukushima no Japão, usada para gerar eletricidade”, explica Raposo. Em Minas Gerais e na região não existe nenhuma usina nuclear para produção de energia.

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

por Gilberto Iwasa » Segunda Jan 03, 2011 12:15 am

Sei calcular a raiz quadrada, mas tenho uma dúvida, até hoje não sei para quê é utilizada.Algum sábio sabe para que serve a raiz quadrada? Qual o uso no nosso dia a dia?Existem tantos cálculos que aprendemos no ginásio e no colegial e não sabemos qual é sua utilidade no nosso dia a dia.Por esse motivo fica muito mais difícil aprender e compreender os cálculos que aprendemos, pois não há emprego de tais conhecimentos no cotidiano.

Obrigado desde já, e espero que alguém possa me responder a minha curiosidade.

Gilberto Iwasa   Mensagens: 1Registrado: Segunda Jan 03, 2011 12:07 am

por Jenifer.sm » Segunda Jan 03, 2011 11:45 am

A raiz quadrada de um número x é um número que, quando multiplicado por si próprio, iguala x. Ela pode ser usada para a resolução de vários problemas, como o teorema de Pitágoras. Uma vez quando eu tava no terceiro ano do ensino médio, tinha um cursinho de engenharia elétrica na Unisinos, com a finalidade de os alunos conhecerem e se interessarem pelo curso. Então lá a gente tinha que fazer uma mini lâmpada que acende quando escurece ( tipo esses postes de iluminação que tem nas ruas). Só que para isso nós precisávamos saber qual a intensidade, a resintência e a voltagem. O professor fez um triângulo, colocou os dois dados que nós achamos com a ajuda de um multímetro e tal, e faltou um lado do triângulo, a gente resolveu aquela incognita com Pitágoras, depois sairam algumas raízes. Hoje eu não curso engenharia elétrica, mas curso ciências contábeis na UCS. E a minha lâmpada...

Sei lá ela deve estar por aqui..., será que a minha mãe colocou fora... ?...

Jenifer.sm   Mensagens: 4Registrado: Domingo Nov 14, 2010 3:45 pm

por Rodolfo » Quarta Jan 19, 2011 3:06 pm

um exemplo prático:Um pedreiro deseja construir um reservatório de água com o volume de 729 m³, então qual deve ser o comprimento das arestas"laterais" do cubo?Como estamos falando de m³, para encontrar as medidas das laterais do cubo é só calcular a raíz cúbica de 729:a raíz cúbica de 729 = 9 , ou seja, cada lateral do cubo medirá 9m.

espero ter ajudado!!

Rodolfo   Mensagens: 414Registrado: Quinta Out 15, 2009 5:21 pm

Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


       Sempre é interessante, quando temos exemplos da aplicação prática da matemática no dia a dia: desconto, juros simples e composto, lucro, porcentagem, etc.  Em frações, quase sempre, usa-se chocolate e pizza, como exemplos. Há os números imaginários que poderiam ser amigos imaginários de outros números, claro, isto não é verdade, embora seja lúdico. Os números irracionais poderiam ser imaginados como números destituídos de razão,  poderiam  ser números revoltados, números insanos, mas o que um número poderia fazer em termos de insanidade, talvez virar um número cardinal, o 7 virou sete, ou virar um ordinal: sétimo, pensando bem, não seria uma mudança tão radical, seria mais radical se aparecesse com um corte na haste, aliás, o 7 é único número que pode usar um piercing, algumas pessoas tem o costume de cortar o sete na escrita, para não confundir com o número 1, eu tenho este costume, cortar o sete, para deixar claro, foi como a professora ensinou no ensino fundamental, é bem estiloso cortar o 7, lembra a marca do Zorro. O número 8, coincidentemente, na sequencia, é outro que para mim tem que ser feito começando e terminando sem tirar a caneta do papel, há quem prefira fazê-lo como duas esferas uma em cima da outra, mas, eu não consigo fazê-lo assim, claro, é a coisa mais fácil do mundo, na verdade, é não querer mesmo, o 8 deitado Lemniscata ou Lemniscate,  símbolo do infinito, mas, eu já o fazia assim, desde quando nem imaginava o que era infinito nem os outros simbolismos, como o Ouroborus, a serpente que morde o próprio rabo, símbolo muito antigo da Alquimia. Para mim é como pôr pingos nos is, já vi números escritos que o 7 passava por 1 e vice-versa. Há os famosos números primos, mas, nunca soubemos, quem são os números tios ou tias. Por que não poderia existir números gêmeos, já existem, mas, poderiam ser chamados de gêmeos: 11, 22, 33, 44, 55, 66 trigêmeos 111, 222, etc. Há os números naturais inteiros positivos, e há os números maquiados resultados de contabilidades fraudulentas de contadores que levaram bancos a falência. Quando escutamos,  pela primeira vez,  a palavra raiz, em Matemática, pensamos em raiz de árvore, ou raiz de dentes.  Quando estudamos a raiz quadrada, jamais esperaríamos vê-la, um dia, mas, eis que num belo dia, a matemática e a Biologia, mais especificamente a Botânica, unem-se numa simbiose perfeita, direto da abstração para a ironia: a raiz quadrada.

Operação matemática relacionada à multiplicação Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Representação raiz quadrada. Note que o índice da raiz quadrada é dois, mas não aparece na expressão pois é uma exceção. O conceito foi criado por matemáticos árabes. Eles imaginavam um número, por exemplo 25, e diziam que ele havia crescido de uma "raiz quadrada" com área igual a 25. Era preciso, então, "extrair a raiz" e perceber que cada lado do quadrado media 5. A ideia foi adotada por matemáticos europeus no fim da Idade Média. Símbolo da Radiciação n é o índice do radical. Indica quantas vezes o número que estamos procurando foi multiplicado por ele mesmo. ... Indica o resultado da multiplicação do número que estamos procurando por ele mesmo. Potência é aquilo que tem poder, força, vigor e importância. ... Como visto no exemplo acima, o fato do expoente ser o número 3, significa que a base (número 2) deverá ser multiplicada três vezes por si mesma, para então ser encontrada a potência desta equação. A potenciação é um conteúdo que, mesmo não presente na vida cotidiana, é fundamental para avançar no pensamento matemático. Além de útil para representar números complicados, como números muito grandes ou muito pequenos, o uso da potência facilita também as operações. As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano, os cálculos envolvendo juros compostos são desenvolvidos baseados na potenciação das taxas de juros, a função exponencial também é um exemplo onde utilizamos potências, a notação científica utiliza potências no intuito de representar números muito grandes ou ... A radiciação é uma operação matemática que possui várias aplicações, dominá-la é importante para resolver-se problemas envolvendo potenciação, já que essas operações são inversas. Calcular a raiz enésima de um número x é encontrar qual número que, elevado a n, é igual a x.

Se para obtermos 16 multiplicamos o 4 duas vezes, a raiz quadrada de 16 é 4. A raiz quadrada, assim como qualquer operação matemática serve para resolver problemas do nosso cotidiano. Resolver um problema: A soma de um número com seu quadrado -e 90. Geometricamente, a função raiz quadrada transforma a área de um quadrado no comprimento do seu lado. Radiciação. Extrair a raiz quadrada de um número "x" significa encontrar o número que, multiplicado por si mesmo, resulta em "x". O conceito foi criado por matemáticos árabes. Eles imaginavam um número, por exemplo 25, e diziam que ele havia crescido de uma "raiz quadrada" com área igual a 25. Calculamos a raiz cúbica de um número para encontrarmos qual o valor numérico que foi multiplicado três vezes por si mesmo. As propriedades da radiciação facilitam os cálculos de raízes e, por isso, são chamadas de simplificação. A radiciação é uma operação matemática e, como todas as outras, possui propriedades que podem ser aplicadas para facilitar os cálculos. As potências possuem inúmeras aplicações no cotidiano, os cálculos envolvendo juros compostos são desenvolvidos baseados na potenciação das taxas de juros, a função exponencial também é um exemplo onde utilizamos potências, a notação científica utiliza potências no intuito de representar números muito grandes ou ... A função raiz quadrada é crescente: ∀a,b ≥ 0, a < b ⇒ √ a < √ b. (b − a)=( √ b − √ a) · ( √ b + √ a), podemos escrever que √ b − √ a = b − a √ b + √ a . Assim, √ b − √ a > 0 como divisão de dois números > 0. Portanto, para calcularmos a raiz de uma função do 1º grau, basta utilizar a expressão x = x = –b/a. Calcule a raiz da função y = 2x – 9, esse é o momento em que a reta da função intersecta o eixo x. Dada a função f(x) = –6x + 12, determine a raiz dessa função. Determinar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25. ... Fatorar significa escrever o número em uma multiplicação de fatores primos. A raiz quadrada de um algarismo é dada por um o número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. ), é o valor numérico tal que, ao ser multiplicado três vezes por si mesmo, dá como resultado. Por exemplo, a raiz cúbica de 27 é 3, já que. Resposta: Raiz quadrada é um número multiplicado por ele mesmo duas vezes. Já a raiz cubica é um número multiplicado por ele mesmo três vezes. Fatorar o número em fatores primos. Escrever o número na forma de potência. Colocar a potência encontrada no radical e dividir por um mesmo número o índice do radical e o expoente da potência (propriedade da radiciação). Determinar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25. Potência é aquilo que tem poder, força, vigor e importância. ... Como visto no exemplo acima, o fato do expoente ser o número 3, significa que a base (número 2) deverá ser multiplicada três vezes por si mesma, para então ser encontrada a potência desta equação. A potenciação é um conteúdo que, mesmo não presente na vida cotidiana, é fundamental para avançar no pensamento matemático. Além de útil para representar números complicados, como números muito grandes ou muito pequenos, o uso da potência facilita também as operações. Uma raiz quadrada possui índice 2, que é par, e por isso não pode conter um radicando negativo. Então, qualquer número que seja maior ou igual a zero, pode pertencer ao radicando dessa função: ... Isso significa que somente esses valores fazem parte do domínio da função f(x). A função raiz é dada por f(x) = x1/n. Nessa expressão, x é o domínio, f(x) é imagem e 1/n é o expoente. A função raiz quadrada é crescente: ∀a,b ≥ 0, a < b ⇒ √ a < √ b. (b − a)=( √ b − √ a) · ( √ b + √ a), podemos escrever que √ b − √ a = b − a √ b + √ a . Assim, √ b − √ a > 0 como divisão de dois números > 0. Agora, a origem do símbolo está associado ao abreviamento da palavra radix, que com o passar do tempo, foram se fazendo cópias em cima de cópias, o que acabou resultando no símbolo que usamos hoje em dia, um alongamento ou variância da letra r.