O que são reações de oxirredução brainly

No texto “Oxidorredução” ficou bem explanado o que é uma reação de oxirredução, sendo que resumidamente ela é caracterizada pela ocorrência simultânea de oxidação e redução.

Mas, ao se deparar com uma reação, quais são os passos necessários para conseguir identificar se ela é de oxirredução?

O primeiro ponto é calcular os Nox (números de oxidação) de cada átomo e/ou íon presente na reação, pois muitas vezes não conseguimos perceber imediatamente a variação do Nox. Para qualquer dúvida sobre como determinar o Nox das espécies químicas, leia o texto “Determinação do Número de Oxidação (Nox)”.

Vejamos um exemplo:

+1  -2    0     +1  -2       +1 +6 -2    +1  -1
H2S + Br2 + H2O → H2SO4 + HBr

O segundo passo é observar se houve alguma variação de Nox e determinar qual substância oxidou e qual reduziu.

Observe que no caso acima o enxofre (S) oxidou, isto é, perdeu elétrons, pois o seu Nox aumentou de -2 para +6. Já o bromo, reduziu, ganhou elétrons, e seu Nox diminuiu de 0 para -1. Assim, temos:

O que são reações de oxirredução brainly

Os elétrons que o enxofre perdeu foram recebidos pelo bromo, portanto, o enxofre causou a redução do bromo, e, por isso, o enxofre é o agente redutor. O contrário ocorreu com o bromo, ele recebeu os elétrons do enxofre, causando a oxidação dele; então, o bromo é o agente oxidante.

Oxidação é a reação química em que átomos, íons ou moléculas perdem elétrons. Ela também provoca o aumento do número de oxidação (nox).

O termo oxidação foi inicialmente criado para denominar as reações nas quais o oxigênio era o reagente. Porém, descobriu-se que em alguns casos, ocorriam na ausência desse elemento. Como o termo já era amplamente conhecido, continuou em uso.

As reações de oxidação ocorrem simultaneamente com as reações de redução. Por isso, são chamadas de oxirredução (redox), na qual existe a transferência de elétrons.

Em reações de oxirredução, o agente oxidante é o que aceita os elétrons, sofrendo redução. O agente redutor perde os elétrons e sofre oxidação.

Exemplos de Oxidação

Oxidação do Ferro

A ferrugem é a oxidação do ferro. Todos os metais podem sofrer oxidação. Ela ocorre devido o contato dos metais com o ar e a água. Inicialmente, forma-se a corrosão que é o desgaste do metal, em virtude da oxidação. Daí, forma-se a ferrugem.

Veja a reação de oxirredução para formação da ferrugem:

  1. Fe(s) → Fe2+ + 2e-. Nessa etapa, o ferro perde dois elétrons, sofre a oxidação
  2. O2 + 2 H2O + 4e- → 4OH-. Redução do O2
  3. 2Fe + O2 + 2H2O → 2 Fe(OH)2. Equação Geral - O Fe(OH)2 é o Hidróxido de Ferro, responsável pela coloração castanha da ferrugem.

Para proteger o ferro e o aço da oxidação, pode-se utilizar a técnica de galvanização. Ela consiste no revestimento com zinco metálico. Entretanto, é um processo caro, tornando-se inviável em alguns casos.

Assim, os cascos de navios e plataformas metálicas recebem blocos de magnésio metálico que impedem a oxidação do ferro. O magnésio é considerado um metal de sacrifício e precisa ser substituído de tempos em tempos, quando sofre desgaste.

A pintura também pode proteger o metal da oxidação, mas não é tão eficiente.

O que são reações de oxirredução brainly
O que são reações de oxirredução brainly

Ferrugem

Leia também sobre Aço Inox e Ligas Metálicas.

Oxidação na Química Orgânica

Além dos metais, a oxidação também pode ocorrer com hidrocarbonetos, especialmente os alcenos. A oxidação orgânica apresenta quatro formas: a combustão, a ozonólise, a oxidação branda e a oxidação energética.

Combustão

A combustão é uma reação química de uma substância com oxigênio, na qual culmina com a produção de luz e calor. O oxigênio é denominado comburente. A substância com carbono é o combustível.

O oxigênio tem como função oxidar o combustível, é o agente oxidante da combustão.

A combustão pode ser completa ou incompleta. Saiba a diferença entre as duas formas:

  • Combustão Completa: Ocorre quando há suprimento suficiente de oxigênio. Ao final da reação, formam-se dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
  • Combustão Incompleta: Não há suprimento suficiente de oxigênio, formam-se monóxido de carbono (CO) e água (H2O).

Ozonólise

Nesse tipo de reação, o ozônio é o reagente que causa a oxidação dos alcenos. Ocorre a quebra da ligação dupla dos alcenos e a formação de compostos carbonilados, como aldeídos e cetonas.

O que são reações de oxirredução brainly

Reação de Ozonólise

Oxidação Branda

A oxidação branda ocorre quando o agente oxidante é um composto como o permanganato de potássio (KMnO4), presente em solução aquosa, diluída e resfriada, neutra ou ligeramente básica.

Esse tipo de oxidação ocorre com o uso do Teste de Baeyer, usado para diferenciar alcenos de ciclanos isômeros.

O que são reações de oxirredução brainly

Reação de Oxidação Branda

Oxidação Energética

Nesse tipo de oxidação, o permanganato de potássio encontra-se em meio mais quente e ácido, tornando a reação mais energética. Os agentes oxidantes energéticos podem romper a ligação dupla dos alcenos.

Conforme a estrutura do alceno, podem ser formados cetonas e ácidos carboxílicos.

O que são reações de oxirredução brainly

Reação de Oxidação Energética

Quer saber mais? Leia também sobre Eletroquímica.

A diferença entre os dois processos é a transformação de energia. A pilha converte energia química em energia elétrica, de modo espontâneo. A eletrólise converte energia elétrica em energia química, de modo não espontâneo.

Consulte Mais informação

Mantendo isto em consideração, o que é uma pilha?

Pilhas são dispositivos capazes de produzir corrente elétrica (energia elétrica) a partir de reações de oxidação e redução de componentes metálicos presentes em sua estrutura. Também, o que é o processo de eletrólise? A eletrólise é um processo químico não espontâneo que ocorre graças ao fornecimento de energia elétrica por meio de uma fonte geradora. A Eletrólise é um ramo estudado pela Eletroquímica, em que a energia elétrica é transformada em energia química, ou seja, trata-se de um processo inverso ao que ocorre nas pilhas.

Qual é a importância da reação redox?

Reações redox são utilizados para reduzir minérios de metais para se obter, para a produção de células eletroquímicas, para converter amônio em ácido nítrico para fertilizantes, e para revestir discos compactos. Você também pode perguntar qual a importância da oxirredução na nossa vida? A oxirredução está presente em diversos processos de interesse para a indústria e sociedade. As pilhas e baterias, tão utilizadas por nós em dispositivos eletrônicos, geram energia elétrica por meio do processo de oxirredução. Muitos metais são obtidos na forma pura por meio de reações de oxirredução.

O que é reação de oxirredução Qual a importância para os organismos vivos?

Oxidorredução ou oxirredução refere-se ao processo em que há transferência de elétrons entre espécies químicas (átomos e/ou íons) de substâncias que reagem entre si. Essa palavra é a junção de “oxidação + redução”, que são processos opostos, mas complementares, ou seja, um sempre depende do outro para ocorrer. Como fazer balanceamento químico exercícios? Exercícios sobre balanceamento de equações químicas

  1. 1º passo: Atribuímos letras para facilitar a compreensão da equação.
  2. 2º passo: somamos os índices para saber quem tem maior número de átomos na equação.
  3. 3º passo: Balanceamos o elemento A transpondo os índices e transformando-os em coeficientes.

O Balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto. Ali, como fazer o balanceamento de uma equação química? Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.

Macete para balanceamento

Existem outras regras para facilitar a ordem de balancear os elementos químicos. Uma delas inicia o balanceamento por metais, em seguida ametais, e deixando por último os elementos hidrogênio e oxigênio. Para isso, é só consultar a tabela periódica e ver a classificação do elemento.