O que estuda letras

O profissional graduado em Letras estuda as particularidades da Língua Portuguesa e/ou de outros idiomas, bem com suas literaturas. As opções de carreira incluem a acadêmica, tradução, intérprete, pesquisa e muitas outras. Tudo isso parece bastante interessante, porém muitos estudantes ainda têm dúvidas se devem ou não fazer uma faculdade de Letras, já que não conhecem muito bem os benefícios desse curso.

Portanto, no conteúdo de hoje, reunimos alguns motivos que podem ajudar você a tomar essa decisão. Então, continue acompanhando este post!

O que estuda letras

1. Ampla área de atuação no mercado

Existem muitas opções de carreira disponíveis no mercado para esse profissional. Há alternativas de trabalho em mercados editoriais, empresariais e educacionais, tanto como funcionário ou empreendedor de seu próprio negócio. 

Caso opte pelo bacharelado, poderá trabalhar como revisor, tradutor ou redator. Se preferir a licenciatura, você poderá atuar nas mesmas áreas do profissional bacharelado e, ainda, como professor de português, literatura ou línguas estrangeiras em diversas instituições de ensino.

2. Pleno conhecimento da Língua Portuguesa

Outro fator que contribui positivamente para a possibilidade de fazer a faculdade de Letras é dominar as normas do português, algo bastante desafiador para muitas pessoas. Contudo, esse conhecimento é adquirido naturalmente ao longo do curso. Durante a graduação, você estudará a gramática de forma aprofundada, ultrapassando tudo o que aprendeu no ensino médio.

Isso significa que você mergulhará completamente no idioma e conhecerá todas as suas particularidades e, principalmente, entenderá por qual motivo elas existem e por que os fenômenos linguísticos ocorrem. Outro benefício é que a habilidade de escrita também será potencializada no decorrer do curso a partir das técnicas de redação e análises de produções literárias.

3. Desenvolvimento pessoal

Com o aprendizado sobre literatura, história da língua, filosofia e sociologia, o seu conhecimento de mundo será desenvolvido e, assim, você crescerá pessoalmente. Isso porque, ao longo da formação, você entrará em contato com outras culturas, histórias, teorias, tradições, doutrinas e escolas de pensamento artístico e filosófico. O resultado é uma habilidade aprimorada em fazer questionamentos e reflexões sobre a sociedade e a linguagem.

4. Domínio de novas habilidades

É esperado que os profissionais da área saibam se expressar, redigir textos com clareza e conhecer a fundo o português. Tais habilidades são supervalorizadas no mercado, mas, ao fazer o curso, você poderá desenvolvê-las com mais eficiência para chegar à frente de outros candidatos no mundo corporativo. Além disso, o interesse em conhecer novas culturas e literaturas, o poder de concentração, organização e disciplina facilitarão a construção de todas essas qualidades.

Motivos para cursar uma faculdade de Letras não faltam. As opções de carreira são inúmeras, assim como os benefícios para o âmbito pessoal. Porém, antes de se matricular, analise com calma as instituições que oferecem a graduação. É de extrema importância que escolha uma universidade aprovada pelo MEC (Ministério da Educação) para obter um diploma válido e conseguir uma boa colocação no mercado.

Gostou das nossas dicas? Então, veja agora se vale a pena estudar Letras no Unianchieta e dê o próximo passo em direção à sua carreira!

O que estuda letras

Faça faculdade a
distância - EaD com
BOLSAS DE ESTUDO DE ATÉ 70% Para Escolas e Faculdades

Sua Graduação sem sair de casa!

19 de maio de 2020

Desde 2017, quando entrei na Faculdade de Letras da UFMG, me pedem pra falar sobre o curso no blog. Eu sempre falei que ia fazer esse post e acabava enrolando, mas, 3 anos depois, aqui estamos. 

Muita gente fica confuso e não entende bem o que se estuda na Letras. Muita gente acha que é só pra quem quer se tornar professor, mas na realidade são muitas possibilidades, e vou tentar explicar melhor cada uma delas. 

Lembrando que falo com um foco maior no curso da UFMG, que é onde estudo e conheço melhor. Muita coisa se aplica a outras universidades também, mas muitas outras variam de uma universidade para a outra (por exemplo, quais são as opções de habilitação que vou explicar mais pra frente. 

Vamos entender como é a faculdade de Letras? 

O que se estuda na Faculdade de Letras?

A Letras estuda tudo aquilo que é relacionado à língua e à linguagem. Não é só gramática e literatura, como muitos pensam. São várias possibilidades de estudos e, por isso, existem várias divisões no curso (as habilitações). É sobre isso que vou tentar falar um pouco aqui. 

O que estuda letras

Você escolhe que habilitação quer seguir de acordo com o que quer estudar de maneira mais aprofundada. Na UFMG, essa escolha vem depois de ter uma base legal sobre todas as áreas, mas algumas universidades têm menos opções (às vezes, só uma) e você escolhe já na hora da matrícula.  

As habilitações da Faculdade de Letras

Considero o curso de Letras da UFMG super completo, já que ele tem várias opções. Aqui, as habilitações possíveis são: 

  • Estudos linguísticos
  • Estudos Literários;
  • Tradução;
  • Edição;
  • Lingua específica;
  • Licenciatura (simples ou dupla);

Vou tentar explicar melhor cada uma dessas opções: 

Bacharelado em Estudos linguísticos 

Essa é a habilitação para quem quer estudar a linguagem. Isso inclui vários aspectos que acabam se tornando sub-especificações, nos quais você pode se especializar depois de se formar. 

O que estuda letras
Alfabeto fonético

Alguns desses aspectos são coisas que já temos um certo contato no ensino fundamental e médio, como morfologia, sintaxe e semântica – mas tudo é estudado de uma forma bem diferente e mais aprofundada (e, juro, faz muito mais sentido que no ensino médio, hahah). 

Outros aspectos muito legais estudados na linguística são a fonética e a fonologia (que estudam os sons da fala, como eles são produzidos, quais são seus padrões em cada língua), os aspectos sociais e psicológicos da linguagem e estudos do texto e do discurso

Bacharelado em Estudos literários 

Muita gente resolve fazer Letras porque gosta muito de ler. Normalmente, é nessa habilitação que essas pessoas se encaixam. 

O que estuda letras

Nessa habilitação, estuda-se literatura, história da literatura e crítica literária. Em algumas universidades, você também pode focar seus estudos na literatura de alguma língua específica. 

Bacharelado em Tradução

O nome aqui já é bem autoexplicativo, né? Aqui cada universidade tem algumas opções de línguas, como português-inglês, português-espanhol ou português-italiano. 

O que estuda letras
Meus materiais de italiano, porque fiquei sem ideia pra alguma outra foto 😅

Tem um campo de trabalho bem amplo, já que você pode estudar para se tornar um tradutor juramentado e trabalhar com documentos, trabalhar com tradução de textos literários, poesias, livros, textos, manuais, em empresas… ou até se especializar para trabalhar com textos de outras áreas mais específicas, como medicina ou economia. 

Bacharelado em Edição ♥

Meu xodózinho e o que sei falar melhor, porque é o que estudo! 

O que estuda letras

Na habilitação em edição, estudamos produção e revisão de textos e principalmente editoração.

A editoração é todo o processo de preparação do texto para a publicação, que vai desde a curadoria do que será publicado, passando pela adaptação do texto às normas e padrões da editora, adaptação da linguagem para o público-alvo e diagramação – tudo o que está envolvido no processo de produção de um livro. 

Processo de produção de cadernos/livros artesanais em uma aula.

Mas o mercado de trabalho também não se restringe ao mundo dos livros. O profissional em edição (o editor) pode trabalhar com textos acadêmicos, revistas ou até mesmo com conteúdo para a web! 

Eu, por exemplo, trabalho atualmente com edição em um blog sobre música (O Blog do Letras ♥). Lá, junto tudo o que estudo na faculdade sobre produção e revisão de textos, normalização, padrões editoriais (e muitas outras coisas) com outros estudos pessoais sobre SEO e marketing de conteúdo. 

Bacharelado em uma língua específica 

Uma outra opção na UFMG é estudar uma língua específica de maneira mais geral. Já vi que várias outras universidades tem essa opção também (a USP, por exemplo, tem VÁRIAS línguas). 

Na UFMG, você pode escolher entre grego, latim, francês, italiano, alemão, espanhol ou inglês. 

Nesse caso, você estuda a língua, a história, literatura e tudo o mais da opção que escolheu. 

Licenciatura em Letras 

A licenciatura é para quem vem estudar Letras para se tornar professor. Pode ser simples, em português ou em inglês, por exemplo, ou dupla, como português-inglês, português-francês ou português-italiano. 

Os alunos da licenciatura vão estudar sobre a língua, a literatura e também sobre como ensinar, dar aulas, aspectos pedagógicos e didáticos. Eles saem preparados para dar aulas da língua escolhida para o ensino fundamental e médio. 

Como funciona a Faculdade de Letras?

Bom, novamente, vou lembrar que estou falando sobre a UFMG aqui, e isso varia de uma universidade para a outra. 

Os dois primeiros semestres são o que chamamos de Núcleo Comum – todo mundo estuda um pouco de tudo, como introdução à linguística e à literatura, produção de textos, fonética e fonologia. 

Depois, cada um escolhe sua habilitação e passa a seguir o percurso curricular com matérias mais relacionadas à área que escolheu estudar. Tem muitas matérias obrigatórias de cada área, mas também optativas que nos dão a oportunidade de direcionar ainda mais nossos estudos pros assuntos que queremos. 

O TCC também varia muito de uma habilitação pra outra: na UFMG, quem faz licenciatura precisa entregar relatórios dos estágios que faz durante o curso, e quem faz bacharelado precisa fazer uma monografia.

Mas as habilitações em edição e tradução tem também uma outra opção: fazer um projeto de edição ou de tradução. Essa é uma opção mais “prática” (no sentido de menos teórica) já que você entrega um produto (uma edição de um livro, por exemplo) no final, e não o resultado de uma pesquisa. 

Muitas faculdades oferecem só uma opção (só licenciatura ou só bacharelado em tradução, por exemplo), por isso, se você quer estudar Letras, é legal olhar todas as universidades próximas a você e descobrir quais são as opções em cada uma

Quantos anos dura a Faculdade de Letras?

O tempo de duração pode variar bastante (já ouviu aquela história de que é mais fácil entrar na faculdade que sair? 😅).

A habilitação e a faculdade escolhidas influenciam nesse tempo: na UFMG, o padrão para o bacharelado são 4 anos (8 períodos), para a licenciatura simples 5 anos (10 períodos) e para a licenciatura dupla 6 anos (12 períodos).  

Com o que o profissional de Letras trabalha? 

Bom, como já expliquei um pouco nas habilitações, existem muitas possibilidades. Quem se forma em letras pode trabalhar como professor, pesquisador, crítico literário, tradutor ou editor. 

Mais alguma dúvida sobre a Faculdade de Letras? 

Bom, acho que é isso. Tentei resumir pois, como vocês puderam ver, é muuuita coisa! 

Vou deixar também um agradecimento ao meu amigo João Victor, que me ajudou com esse texto pra que ele ficasse ainda mais completinho pra vocês! Vocês podem acompanhar o insta dele pra acompanhar algumas lives e postagens que ele tem feito sobre a Letras =) 

Se vocês tiverem mais alguma dúvida, podem deixar aqui nos comentários. Faço o possível pra sempre responder todo mundo por aqui 😊