O que estuda biologia molecular

O que estuda biologia molecular

É a ciência da biologia que estuda a vida de um ponto de vista molecular do DNA e RNA,  e tem como foco as funções e mutações presentes nessas duas moléculas.

É uma ciência em ascensão que está tomando cada vez mais espaço no dia a dia dos laboratórios de pesquisa e de ensaios.

A Biologia Molecular é conhecida pela alta seletividade que suas técnicas possuem e também a velocidade na realização delas.

Entre as principais técnicas da BioMol temos:

CRISPR: vem do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats e trata-se da técnica de maior vanguarda da Biologia Molecular. Foi desenvolvida por cientistas chineses e norte americanos, onde os mesmos ao observarem o DNA bacteriano e descobrirem que esses microrganismos conseguem editar seu DNA da forma como quiserem para se “camuflar” dos vírus, iniciaram assim a desenvolver estudos, muitas vezes polêmicos e eticamente discutíveis nos campos do retardamento do envelhecimento, terapias gênicas, alteração genética de fetos eliminando genes de doenças genéticas, entre outros.

PCR: vem do inglês Polymerase Chain Reaction é uma técnica baseada em uma função celular replicada em aparelhos (in vitro) a da replicação de DNA. O funcionamento é simples, o DNA do microrganismo é identificado a partir de primers que são seletivos, a TAQ polymerase multiplicará esse DNA milhões de vezes e ao final terá tantas cópias do mesmo DNA que o mesmo será detectável. Essa técnica é amplamente utilizada para testes de paternidade, doenças genéticas, identificação de vírus e bactérias…

Eletroforese em gel: é a principal ferramenta utilizada na hora de identificar DNA, RNA e proteínas. O funcionamento se dá a uma corrente de eletricidade que atravessará um gel de acrilamida/agarose onde se encontra a amostra, que será separada e os diferentes fragmentos de pesos moleculares poderão ser identificados.

Western blot: seu princípio é parecido ao da Eletroforese pois identifica proteínas através de seu peso molecular. Em rotinas de laboratório é usado para testes bioquímicos justamente pela velocidade e seletividade que os equipamentos possuem.

Sequenciamento: é uma tecnologia de ponta, principalmente usadas para identificação de doenças raras e bactérias patogênicas. O sequenciamento basicamente irá ler todas as sequencias de DNA e RNA na amostra. Atualmente já existem inúmeros aparelhos automatizados que aplicam esta técnica.

Cada vez mais a Biologia Molecular está presente em nossas vidas. É uma ciência com um alto potencial de crescimento e avaliada como o futuro da ciência. O Freitag Laboratórios já possui o setor implantado e com ensaios acreditados na CGCRE do INMETRO em seu escopo. Há um constante investimento no setor para ofertar à sociedade tecnologia que permita contribuir na qualidade de vida humana e ambiental.

Acesse nosso escopo acreditado pelo site: 

http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0687.pdf

Autor: Ricardo Henrique Doring – Técnico de Biologia Molecular do Freitag Laboratórios

Olá, leitores!

Uma das matérias mais agradáveis que existe é sem dúvidas a biologia, é incrível como o ser vivo é tão complexo e tão perfeito! Estudar a biologia é maravilhoso, agora quando pensamos em biologia molecular, a história fica ainda mais fascinante.

A biologia molecular estuda as interações bioquímicas das células, bem como o estudo de genética, hereditariedade, DNA e RNA síntese de proteínas e o material genético como um todo.

Ou seja, é a partir da biologia molecular que podemos compreender a complexidade dos seres vivos de maneira micro e as vezes até nanoscópica.

Mas porque estudar biologia molecular?

É a partir da biologia molecular que os pesquisadores conseguem descobrir uma série de doenças genéticas ou hereditárias e começam a trabalhar para descobrir seus tratamentos e cura.

O estudo da biologia molecular nos abre um leque de alternativas de tratamento e cura de uma série de doenças. Além disso, a biologia molecular nos permite estudar o funcionamento do sistema de herança genética para assim poder auxiliar na descoberta de doenças que, por exemplo, uma pessoa recém-nascida ou mesmo um feto poderá desenvolver ao longo de sua vida.

Dessa maneira, essa pessoa poderão receber tratamento adequado antes mesmo que a doença possa se manifestar.

Biologia molecular em concurso público

Cada vez é maior o número de pessoas que se candidatam para prestar provas de concurso público, e o grau de importância da inserção da biologia molecular é proporcionalmente igual ao número cada vez maior de candidatos.

Afinal, além de ser uma matéria básica, ele é essencial para que possamos compreender o ser vivo como um todo, do micro para o macro.

Para demonstrar como a biologia molecular está cada vez mais inserida em concursos públicos, selecionamos 3 questões com diferentes graus de dificuldade. Aproveite para avaliar seus conhecimentos em biologia molecular

1. O processo de regulação suicida da célula, conhecido como morte celular programada ou apoptose, é mediado por:

a) enzimas quinases denominadas fosfatases.

b) enzimas proteolíticas denominadas caspases.

c) enzimas glicolíticas que interferem nos processos de obtenção de energia pelas células.

d) enzimas oxidorredutases que ativam os processos de degradação dos lisossomos.

2. A utilização de uma mistura de solventes orgânicos como fenol e clorofórmio em procedimentos de extração de ácidos nucléicos está relacionada com a:

a) desnaturação de proteínas deixando os ácidos nucléicos em solução aquosa.

b) intercalação desses solventes entre as bases do DNA.

c) fragmentação do DNA em segmentos adequados para a clonagem.

d) visualização do DNA em experimentos posteriores de eletroforese em gel de agarose.

3. Com relação à inibição enzimática por retroalimentação, é correto afirmar que:

a) O produto inicial de uma via inibe a ligação do substrato na reação seguinte.

b) Uma enzima atuando em uma etapa anterior numa rota metabólica é inibida por um produto posterior da mesma rota.

c) A primeira enzima numa rota metabólica é modificada exclusivamente por fosforilação.

d) O produto final de uma rota metabólica ativa todas as enzimas envolvidas na mesma rota.

Essas questões foram retiradas do questionário de concurso público para cargo de analista e pesquisador de saúde e tecnologia em Minas Gerais, no ano de 2012.

Estudando biologia molecular

Apesar da biologia molecular ser uma matéria muito interessante e prazerosa de estudar, algumas pessoas sentem um pouco de dificuldade para estudar, por isso recomendamos que você assista vídeos exemplificando o funcionamento de nossas células.

Nós do Canal do Ensino, selecionamos os 10 vídeos mais interessantes para estudar biologia molecular, assistam!




Até mais!

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Estar por dentro de novas tecnologias, assuntos atuais diversos e fatores que podem mudar o mundo em que vivemos é essencial para passar no vestibular. Pensando nisso, falaremos de um tópico muito importante para a biologia atual: a biologia molecular.

(Fonte: Giphy)

Biologia molecular é a ciência que estuda as relações entre RNA e DNA, como sínteses de proteínas e características genéticas que são transferidas a cada geração. Em outras palavras, essa área de estudo procura entender o que acontece com o material genético, como sua replicação, transcrição e tradução, por exemplo.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A biologia molecular é mais recente que os estudos das células e envolve citologia, microbiologia e bioquímica. Veja abaixo um breve resumo de como esse setor da biologia se desenvolveu ao longo dos anos.

Como começou

(Fonte: Giphy)

Os ácidos nucleicos, que são encontrados no núcleo das células, foram descobertos em 1869 por Friedrich Miescher, que examinava o núcleo dos glóbulos brancos encontrados no pus de feridas. Na época, o pesquisador chamou esses ácidos de nucleínas.

Muitos anos depois, em 1953, James Watson e Francis Crick descobriram o conhecido modelo atual do DNA, o padrão de dupla hélice. Eles comprovaram que o DNA contém informação genética e que é responsável pela transmissão hereditária.

Além disso, Crick propôs o dogma central da biologia molecular, em 1958, para explicar como as informações do DNA podem ser transmitidas. De acordo com esse princípio, o DNA promove a produção de RNA (transcrição), que codifica a fabricação de proteína (tradução).

Em 1958, os pesquisadores Matthew Meselson e Franklin Stahl demonstraram que o DNA faz uma replicação semiconservativa, na qual as moléculas formadas mais recentemente ainda conservam uma das cadeias das moléculas de origem.

Cada nova descoberta permite avanços nessa área da biologia, e com pesquisas e equipamentos mais refinados foi possível aplicar esses conhecimentos no dia a dia da sociedade, como em testes de paternidade e até na compreensão de doenças genéticas.

Essa evolução levou, na década de 1990, ao Projeto Genoma, um dos maiores voos alçados pela biologia molecular. Esse programa tinha como objetivo principal fazer o mapeamento do código genético de vários tipos de organismos e, assim, descobrir as peculiaridades de cada um, suas semelhanças e suas diferenças.

Foram 7 anos estudando plantas, animais, fungos e diversas outras formas de vida, inclusive a humana. Quando os resultados foram apresentados, em abril de 2003, 99% do genoma humano havia sido sequenciado.

(Fonte: Giphy)

Conheça algumas das técnicas mais essenciais utilizadas pela biologia molecular para entender melhor as relações entre DNA e RNA.

Reação em cadeia da polimerase (PCR)

É uma das técnicas mais conhecidas, com a qual é possível ampliar cópias do DNA e gerar duplicações em sequências específicas, possibilitando análise de suas mutações, manipulação de genes e até mesmo clonagem.

Eletroforese em gel

Método utilizado para separar proteínas e filamentos de DNA e RNA a partir da diferença entre suas massas.

Southern blot

Técnica que utiliza a autorradiografia e a autofluorescência para precisar a massa molecular e verificar se uma sequência se encontra em um filamento de DNA.

Northern blot

Técnica que permite a análise de informações do RNA mensageiro, responsável por enviar informações do DNA até a síntese de proteínas nas células. Existe ainda o Western blot, uma mescla entre o Southern e o Northern e que é utilizado para analisar proteínas.

Com essas informações sobre a biologia molecular, você está pronto para estudar para a prova de Biologia e ter um resultado que o levará à aprovação.

Gostou desse conteúdo? Entenda como funciona o vestibular do Mackenzie

Este conteúdo foi útil para você?

Vestibular: o que é biologia molecular e quais são suas técnicas