O que é diário de bordo na educação infantil

Ao longo da história da Educação Infantil paulistana e principalmente desde a publicação da Instrução Normativa SME nº 02, de 6 de fevereiro de 2019, somos convidados a nos aprofundarmos nos estudos sobre os registros de planejamento.

O Diário de Bordo tem aparecido como temática potente e bastante discutida pelas gestoras e professoras da Educação Infantil de meu setor de acompanhamento. E, como toda boa proposta, precisa ser continuamente estudado e ampliado para que se constitua como um instrumento de registro que contemple as vozes protagonistas dos bebês, das crianças, das professoras/professores e dos gestores/gestoras.

Diante disso, sendo o foco das ações formativas de abril o planejamento contínuo, compartilho um começo de conversa para disparar reflexões. Mesmo em tempos tão difíceis, desejo que este ponto de partida nos leve a boas trocas!

Grande abraço!

Para saber mais:

Orientação Normativa de registros na Educação Infantil

II Jornada Pedagógica da Educação Infantil - Relato de prática EMEI Prof. Carlos Humberto Volpon

O Registro como Instrumento de Planejamento da Ação Pedagógica

Apresentação de slides editável:

Apresentação de slides _ Diário de Bordo

O diário de bordo é o instrumento de registro escrito do professor para documentar os acontecimentos do cotidiano escolar, seus sentimentos, preocupações, frustrações, conquistas, o que fez, as atitudes das crianças, as propostas de ação, assim como a relação destas com teorias já estudadas ou novas que vier a surgir e ...

Como fazer um bom registro na educação infantil?

O registro deve abranger os seguintes tópicos:

  1. Processo de aprendizagem das crianças;
  2. O trabalho do professor;
  3. Portfólio e impressões da atividade;
  4. Reflexão e planejamento futuro.

Qual a importância do registro na educação infantil?

Observar as crianças na educação infantil e registrar o seu desenvolvimento, ajuda a identificar os avanços e desafios dos alunos. Além disso, os registros auxiliam no planejamento pedagógico a na avaliação. ... Além disso, documentar a aprendizagem dos alunos estimula o aprendizado e o desenvolvimento dos mesmos.

Porque documentar na educação infantil?

Importância do registro e da documentação pedagógica A documentação pedagógica ajuda a contar a história pedagógica de aprendizagem dos alunos. Por meio dela, o protagonismo e o desenvolvimento dos estudantes são narrados e complementados à luz das reflexões do professor.

Por que documentar?

A documentação oportuniza para as crianças relembrar o que foi vivido para consolidar as aprendizagens e relacioná-las com outros conhecimentos construídos, é uma maneira de conhecer e reconhecer-se, é uma forma de autoavaliação. O professor pode utilizar painéis, cartazes, portfólios, álbuns, pastas, totens, etc.

O que são documentos pedagógicos?

A Documentação Pedagógica é a elaboração das informações levantadas com o REGISTRO. Anotações, fotos, filmes, gravações e produções das crianças são reunidas para provocar e instigar o educador: O que é possível enxergar nessas informações?Feb. 21, 2016

É hora de avaliar a educação infantil à distância e não esquecer a documentação pedagógica?

É hora de avaliar a educação infantil à distância… e não esquecer a documentação pedagógica. Diversas escolas de educação infantil já trabalham à distância há semanas. ... Percebemos que um poderoso instrumento de avaliação e devolutiva está sendo deixado de lado: a documentação pedagógica.

Como avaliar na educação infantil em tempo de pandemia?

Jogos, brincadeiras e diversas outras atividades podem ser úteis no momento de avaliar o comportamento e o desempenho das crianças, seja dentro ou fora da sala de aula. O segredo para ter sucesso nessa prática está na forma de abordagem, que deve priorizar processos lúdicos e divertidos para o público infantil.

Como avaliar a distância na educação infantil?

Converse com seus alunos individualmente Como a avaliação infantil à distância é uma novidade para a maioria dos professores, o mais importante é estar aberto a modificar as estratégias de ensino que não estejam funcionando.

Quais são as formas de avaliar um aluno?

Em meu entendimento, há quatro tipos de avaliação nas escolas atuais: a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa.

  • Avaliações diagnósticas: Esta avaliação é usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que não sabe. ...
  • Avaliação formativa: ...
  • Avaliação comparativa: ...
  • Avaliação somativa:

Como avaliar a escrita dos alunos?

Sendo assim, foram destacadas três competências consideradas as mais adequadas para a avaliar a habilidade de escrita dos alunos dos anos iniciais do 1º segmento do Ensino Fundamental: adequação ao tema e ao gênero, coesão e coerências textuais, adequação ao registro escrito.

Como é feita a avaliação contínua?

A avaliação contínua é considerada um método de avaliação onde o aluno é avaliado por inteiro, ou seja, a avaliação não deve acontecer somente ao final de um bimestre através das famosas provas bimestrais. É preciso que o processo de avaliação seja constante.

O que é avaliação final?

Fazer uma avaliação final é uma forma de entender o ano que se passou e começar a se preparar para o próximo. ... Na avaliação final, é possível olhar para trás, ver os projetos que foram feitos, conferir se os objetivos foram alcançados, descobrir o que funcionou e o que ainda pode melhorar.

O que é a avaliação tradicional?

Na avaliação tradicional a classificação do aluno acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Visto que, muitas vezes, avaliar é confundido com medir.

O que é uma avaliação processual?

A avaliação processual – também conhecida como avaliação formativa ou contínua – vai além de uma série de perguntas reunidas em uma prova bimestral. ... A avaliação formativa ajuda a identificar se o aluno realmente está conseguindo aprender a partir do processo metodológico praticado e de base para feedbacks.

O que é diário de bordo na educação infantil

Na educação infantil, o registro é um poderoso instrumento de avaliação que acompanha a evolução do processo educativo da criança. Registrar significa expressar de forma documental um fato ou um acontecimento, ou seja, é uma maneira de marcar, mencionar, anotar esses acontecimentos e fatos. Dessa maneira, o que é dito, falado, passa, pois as palavras são passageiras, entretanto, o que é registrado permanece, comprova, documenta, cria memória e história. 
No Brasil, historicamente, nunca houve muita preocupação com os registros na educação infantil por seu caráter assistencialista. Foi a partir da promulgação da LDB, em 1996, e das publicações das Diretrizes para Educação Infantil que a educação infantil passa a ser considerada uma etapa importante da educação básica, que, apesar de não ter caráter de aprovação e retenção, deve sempre ter a preocupação com os avanços no desenvolvimento integral de cada criança matriculada.  
Nesse contexto, o registro na educação infantil se torna um instrumento importantíssimo para criar e recriar a prática educativa a cada avanço no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento de cada criança. 
Ele permite a reflexão, objetiva e novos direcionamentos, redirecionamentos e realinhamentos do trabalho do professor. Além disso, o registro auxilia na conscientização quanto à função docente, pois à medida que escrevemos organizamos o pensamento, recuperamos detalhes, criamos uma lógica para os fatos, uma ordem de estrutura e de memória, o que propicia um processo reflexivo sobre o contexto e sobre a própria prática docente, que auxilia o processo de avaliação do desenvolvimento de cada criança de forma integral.  

DIÁRIO DE BORDO 

O diário tem a função de garantir o diálogo intrapessoal. Nele são registrados fatos ocorridos e sentimentos inerentes a esses acontecimentos, como dificuldades, facilidades, dúvidas, surpresas, conquistas, entre outros. 

Não existem regras para se escrever o diário. Ele tem uma característica muito pessoal de quem o escreve. Em determinado momento, a escrita pode ser sobre uma criança; em outro, sobre a atividade realizada, individualmente ou em grupo, sobre a organização do espaço e sobre os materiais em sala de aula. O professor ainda pode registrar no diário como se sente sobre o desenvolvimento e a reação da turma frente a uma atividade proposta, entre outras coisas que achar pertinente registrar. 
O diário não exclui o planejamento das aulas, porque ambos são de extrema importância para o trabalho pedagógico. Enquanto o planejamento é mais institucional e oficial, no diário, o professor tem mais liberdade de escrita, tem que se preocupar somente com aquilo que está sentido com relação à sua turma e às suas ações. O ideal é que os registros sejam feitos todo dia, pois dessa forma terão maior fidedignidade e garantirão a riqueza e os detalhes do que está acontecendo na prática do professor ou com as crianças. Porém, às vezes, em decorrência da falta de tempo, podem ser feitos semanalmente, mas o mais importante é que eles ocorram. (Trechos do Manual Pedagógico Escala Educacional) 

O que é diário de bordo na educação infantil


Page 2

FAN PAGE APRENDER GRUPO APRENDER APRENDER NO GOOGLE + TUDO NO POTE