Marque v para as alternativas verdadeiras ef para as falsas Os programas religiosos

Selecionamos as questões mais relevantes da prova de vestibular UFPR 2018 - C. Gerais. Confira!
* Obs.: a ordem e número das questões aqui não são iguais às da prova original.

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Com a participação da sociedade civil na I Conferência de Promoção de Igualdade Racial, realizada em São Paulo, em 2005, observou-se a necessidade de institucionalizar um espaço de diálogo inter-religioso. As lideranças do segmento religioso de matriz africana articularam-se com líderes de outros segmentos, dentre eles budismo, islamismo, catolicismo, judaísmo, protestantismo, e deu-se início a uma série de reuniões na Secretaria da Justiça.

Ainda em 2005, a Secretaria da Justiça e aqueles segmentos realizaram o I Fórum Inter-religioso, evidenciando a importância de instituir um espaço democrático de diálogo inter-religioso para difusão da cultura de paz e da liberdade de crença.

Em 2006, o Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença foi instituído por Resolução, na Secretaria da Justiça.  E, em 2013, por meio da Lei nº 14.947 ganhou caráter permanente, no âmbito da Secretaria da Justiça.

O estado de São Paulo é pioneiro em possuir um espaço democrático de diálogo, instituído por lei, com competência para implementar política de Estado, de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e promoção da cultura de paz e liberdade de crença.

Em abril de 2016, foram escolhidos e tomaram posse os membros do Fórum Inter-religioso, composto por 101 membros, entre titulares e suplentes, indicados pelos cerca de 30 segmentos religiosos, pelo poder público estadual, Ministério Público, Defensoria Pública, universidades, associações e organizações não-governamentais.

Missão

Promover no âmbito estadual a implementação de políticas de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e a difusão da cultura de paz.

Atribuições 

  • desenvolver programas e ações que promovam o combate à intolerância religiosa disseminando a cultura de paz;
  • incentivar o diálogo entre as igrejas, templos, comunidades religiosas, organizações e instituições públicas e privadas, com o objetivo de sensibilizar as lideranças religiosas sobre a importância da propagação da cultura de paz para a promoção do bem comum;
  • incentivar a interlocução com as entidades nacionais, internacionais públicas ou privadas que atuem nas questões de direitos humanos, com vistas a ampliar as relações e estimular a cooperação mútua em prol da promoção e garantia da liberdade religiosa e de expressão;
  • promover, em âmbito estadual, a interface entre os diversos segmentos religiosos;
  • fomentar a criação de Fóruns Inter-religiosos Regionais, visando a contribuir de forma incisiva para a implantação e implementação de políticas públicas efetivas de combate à intolerância religiosa no estado de São Paulo;
  • elaborar o Calendário Inter-religioso do Estado;
  • Propor e participar da elaboração de políticas públicas, programas e ações governamentais que visem ao combate à intolerância religiosa, e à promoção de cultura de paz.

Estrutura Administrativa (Resolução SJDC 003/2016)

Presidente: Secretário da Justiça e Cidadania

Vice-presidente: Secretário executivo da Secretaria da Justiça e Cidadania

Secretário-geral: Coordenador da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania

Composição

  1. Poder Público Estadual, Instituições e Organizações não Governamentais
  • Secretaria da Justiça e Cidadania,
  • Secretaria de Estado da Educação,
  • Secretaria de Estado da Cultura,
  • Secretaria de Estado da Saúde,
  • Secretaria da Segurança Pública,
  • Ministério Público,
  • Defensoria Pública,
  • Tribunal de Justiça,
  • Procuradoria-Geral
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Universidade Paulista (UNIP)
  • Universidade São Judas Tadeu
  • Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB/SP)
  • Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo
  • Frente Parlamentar de Liberdade Religiosa da Assembleia Legislativa
  • Instituto Cultural Confraria dos Pretos Velhos de Umbanda
  • Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC)
  • Instituto Mahatma Gandhi (IMAG)
  • Associação Cultural Religiosa e Beneficente Centro de Mamãe Oxum, Pai Guiné e Caboclo da Pedra Branca – Comunidade da Pedra Branca,
  • Instituição Religiosa Inzo Kassanges com Congo Danda Matangile Angola

Segmentos Religiosos:

  • Batistas
  • Bruxo(a)s/Magos
  • Budismo
  • Budismo Tibetano
  • Candomblé Nação Angola / Bantu
  • Candomblé Nação Efan
  • Candomblé Nação Ketu
  • Candomblé Tambor de Mina / Jeje / Nagô
  • Catolicismo Apostólico Romano
  • Comunidade Bahá-í
  • Comunidade Evangélica Makadesh
  • Culto de Ifá
  • Espiritismo (Kardecismo)
  • Espiritualistas
  • Hare Khrisna
  • Hinduísmo
  • Igreja Adventista do Sétimo Dia
  • Igreja da Unificação e Paz Mundial
  • Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
  • Igreja Evangélica Assembleia de Deus
  • Islamismo
  • Islamismo Sufista
  • Judaísmo
  • Metodistas
  • Rede Evangélica
  • Religião Tradicional Yorubá
  • Umbanda
  • Xamanismo

Canal para denúncias de atos de intolerância religiosa:

Para denúncias é necessário informar detalhadamente o fato, local e envolvidos.

Caso queira receber informações sobre o andamento do processo, é necessário informar nome e endereço de e-mail.

O sigilo é garantido, quando solicitado.

Emails:   - (11)3291.2624

-  (11)3291.2631

Legislação

Lei nº 14.947/2013 que autoriza o Poder Executivo a instituir, no âmbito da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, o Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença. Clique aqui e leia.

Lei Estadual 17.157/2019 - dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação por motivo religioso. Clique aqui e leia

Resolução de 27 de abril de 2017

Resolução de 12 abril de 2017

Resolução de 13 de abril de 2017

Resolução de 26 de julho de 2016

Resolução de 26 de julho de 2016 - página 2

Resolução de 25 de julho de 2016

Resolução de 08 de abril de 2016

Secretária-geral e presidente do Comitê Gestor: Vânia Maria da Silva Soares

Contato:

Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença

Pátio do Colégio, 148 – Centro – CEP 010160-040 - São Paulo - SP

Telefones: (11) 3291.2631

Email:  

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ou internet? Por quê? 201 SEMANA 6 UNIDADES TEMÁTICAS: Identidades e Alteridades. Crenças Religiosas e Filosofias de Vida. OBJETO DE CONHECIMENTO: Relações e narrativas pessoais. Tradições religiosas, mídias e tecnologias. HABILIDADE: (EF08ER31MG) Analisar E discutir como as relações são afetadas pelas novas tecnologias de infor- mação e comunicação e da importância dos valores da sinceridade, do respeito e da verdade para relações saudáveis. (EF08ER07X) Inventariar e analisar as formas de uso e as influências das mídias e novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como as redes sociais, pelas diferentes denominações religiosas. CONTEÚDOS RELACIONADOS: As relações sociais (na escola, na família e comunidade) mediadas pela tecnologia de informação e comunicação. Ética e segurança nas redes sociais. O uso das mídias digitais pelas diferentes tradi- ções religiosas. TEMA: A vida na era digital (parte 2) Olá, estudante! Essa é nossa última semana de atividades. Como passou rápido! Vamos continuar nossa discussão sobre as transformações que a tecnologia trouxe para nossas vidas, especialmente para nossos relacionamentos. Vamos lá! PARA SABER MAIS: Veja esse vídeo sobre o uso da internet na religião: https://www.youtube.com/watch?v=kIDs437TTgU (acesso em 28 jul. 2021). 202 ATIVIDADES 1 - Veja a imagem a seguir. Disponível em: CEBOLINHA. São Paulo: Abril, n. 137, abr. 1984. Antes que a internet e as redes sociais se tornassem o principal meio de contato de pessoas que estão distantes, a correspon- dência era um método bastante utilizado. Muitas revistas tinham uma seção de corres- pondência, em que era possível fazer conta- to com os editores ou procurar amigos que tivessem interesses parecidos. a) Na sua opinião, a correspondência é um método mais ou menos eficaz para co- nhecer uma pessoa que as redes sociais? Por quê? b) Escreva nas próximas linhas uma pequena carta e se apresente para um correspondente imagi- nário. Fale sobre suas características mais importantes, coisas que você gosta ou sonha. Se você tiver perfil em alguma rede social, compare-o com a carta que você escreveu. As caracte- rísticas ressaltadas são as mesmas? Qual a principal diferença das duas formas de apresentação? 203 2 - Veja a manchete a seguir. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2015/06/facegloria-a-rede-social-religiosa-que-quer-superar-o- facebook-4787040.html. Acesso em: 28 jul. 2021. Desde os primórdios da humanidade, a religião tem sido um importante espaço de socialização e conexão entre pessoas. Hoje em dia, as redes sociais também são um importante espaço de convivência. Responda às perguntas a seguir, considerando a possibilidade de participação de uma rede social religiosa. a) Entre as duas opções apresentadas, escolha, de acordo com sua opinião, a que mais se aproxi- ma dos efeitos de uma rede social religiosa. ( ) Promover a conexão entre pessoas que acreditam de forma parecida. ( ) Limitar o contato com pessoas que pensam ou acreditam de forma diferente. b) Justifique a resposta escolhida no item anterior. c) Explique, com suas palavras, por que é importante saber conviver com pessoas que pensam e acreditam de forma diferente da nossa. d) Na sua opinião, conviver com pessoas que pensam e acreditam de forma diferente pode influen- ciar sua forma de crer e pensar? Por quê? 204 3. Veja o gráfico a seguir. a) Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os programas religiosos ocupam mais de 20% da programação de TV aberta no Brasil. ( ) O tempo de exibição de telejornais, no Brasil, é maior que o de programas religiosos. ( ) Os programas religiosos são o gênero com maior tempo de exibição na TV aberta brasileira. ( ) Atualmente, só são exibidos programas religiosos em canais pagos. ( ) O tempo de exibição de programas religiosos tem aumentado. b) Na Atividade 2, discutimos sobre “se” e “como” a convivência real ou virtual com pessoas que pensam e creem de forma diferente da nossa pode nos afetar. Na sua opinião, a exibição de pro- gramas religiosos na televisão também pode influenciar as convicções das pessoas? Justifique sua resposta. 4 - Veja a manchete a seguir. Disponível em: https://www.meon.com.br/noticias/rmvale/acenda-uma-vela-virtual-para-nossa-senhora-aparecida. Acesso em: 28 jul. 2021. 205 Acender uma vela é uma tradição comum em diversas religiões, inclusive no cristianismo católico. Nor- malmente, é realizada em momentos de súplica ou agradecimento, como uma forma de aproximar-se mais de Deus ou do santo de devoção. Na manchete apresentada vemos, porém, que essa tradição sofreu uma releitura tecnológica. Hoje, é possível acender uma vela virtual e deixar pedidos de oração através da internet. a) Na sua opinião pessoal, a releitura tecnológica das práticas religiosas tem o mesmo valor que seu cumprimento na forma tradicional? Por quê? b) Cite uma vantagem e uma desvantagem do uso da tecnologia nas práticas religiosas.

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