ITA SP Qual das opções abaixo apresenta a comparação ERRADA relativa aos raios de átomos e de íons

Letra b). Para determinar qual íon apresenta menor raio, é fundamental conhecer o número de prótons e elétrons de cada um deles:

• K+: apresenta número atômico igual a 19, logo, possui 19 prótons e 18 elétrons. Por ser um cátion monovalente, devemos retirar 1 unidade do número atômico para determinar o número de elétrons.

• Ca2+: apresenta número atômico igual a 20, logo, possui 20 prótons e 18 elétrons. Por ser um cátion bivalente, devemos retirar 2 unidades do número atômico para determinar o número de elétrons.

• S2-: apresenta número atômico igual a 16, logo, possui 16 prótons e 18 elétrons. Por ser um ânion bivalente, devemos adicionar 2 unidades ao número atômico para determinar o número de elétrons.

• P3-: apresenta número atômico igual a 15, logo, possui 15 prótons e 18 elétrons. Por ser um ânion trivalente, devemos adicionar 3 unidades ao número atômico para determinar o número de elétrons.

Para responder à questão, basta relembrar que, se o número de prótons no interior do núcleo é superior ao número de elétrons nas eletrosferas, há uma maior atração do núcleo com relação à eletrosfera, resultando em uma diminuição do raio do átomo. Tanto o K+ quanto o Ca2+ possuem número de prótons superior ao de elétrons, mas como o Ca2+ possui mais prótons, seu raio é o menor.

ITA SP Qual das opções abaixo apresenta a comparação ERRADA relativa aos raios de átomos e de íons

ITA IIIT 24/02/2022 14:13

$• \ \text{Alternativa (A):}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$ $-$ O raio atômico de um cátion sempre será menor que de seu átomo neutro, pois, ao remover um elétron, ocorre uma menor repulsão entre os mesmos, o que deforma a região extranuclear do átomo e, consequentemente, diminui-se o raio atômico. $• \ \text{Alternativa (B):}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$ $-$ A priori, temos íons isoeletrônicos, isto é, mesmo número de elétrons, porém, prótons diferentes, veja que o $Na$ possui $\text{11 prótons}$, enquanto o $F$ possui $\text{9 prótons}$. Dessa forma, sabido que a presença de prótons aumenta a carga efetiva, por conseguinte, aumenta-se a atração dos elétrons ao núcleo, esta que por sua vez deforma a região extranuclear do átomo e, consequentemente, diminui o seu raio atômico. $• \ \text{Alternativa (C):}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$ $-$ Novamente, temos íons isoeletônicos, $Mg$ com $\text{12 prótons}$ e, $O$ com $\text{8 prótons}$. $• \ \text{Alternativa (D):}$ $\color{royalblue}{\text{Correta}}$ $-$ Novamente, temos íons isoeletônicos, $F$ com $\text{9 prótons}$ e, $O$ com $\text{8 prótons}$. $• \ \text{Alternativa (E):}$ $\color{orangered}{\text{Incorreta}}$ $-$ Novamente, temos íons isoeletônicos, $F$ com $\text{9 prótons}$ e, $Mg$ com $\text{12 prótons}$. \begin{matrix} Letra \ (E) \end{matrix}

Modo de Edição

Manual

ITA SP Qual das opções abaixo apresenta a comparação ERRADA relativa aos raios de átomos e de íons

VESTIBULARESACAFEAFAALBERT EINSTEINANHEMBI MORUMBICEFET-MGCEFET-RJCENTRO UNIVERSITÁRIO FEICESMACCMMGEEAREFOMMENEMENEM DIGITALENEM LibrasENEM PPLESCOLA NAVALESCSESPCEXESSAFAAFAAPFACULDADE CIÊNCIAS MÉDICASFACULDADE PEQUENO PRINCIPEFAMECAFAMEMAFAMERPFAMPFATECFEEVALEFEPARFGVFMABCFMCFMJFUNDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICOFURGFUVESTIFALIFBAIFCIFCEIFMAIFMGIFNMGIFPBIFPEIFSCIFSPIMEIMEDIMEPACINSPERITAITACMACKENZIEPEQUENO PRINCIPEPUCSANTA CASAUCBUCPELUCSUDESCUEAUEAPUECEUEFSUEGUELUEMUEMAUEMGUENPUEPAUEPGUERJUERRUESBUESCUFABCUFACUFALUFAMUFBAUFCUFCGUFESUFFUFFSUFGUFGDUFJFUFMAUFMGUFMSUFMTUFOPUFPAUFPBUFPEUFPELUFPIUFPRUFRGUFRGSUFRJUFRNUFRRUFRRJUFSUFSCUFSCARUFSJUFSMUFTUFTMUFUUFVUFVJMULBRAUNAERPUNBUNCIAMPUNCISALUNEBUNEMATUNESCUNESPUNESPARUNIARAUNICUNICAMPUNICENTROUNICESUMARUNICEUBUNICHRISTUSUNICIDUNIFALUNIFENASUNIFESOUNIFESPUNIFORUNIFRAUNIGUNIGRANRIOUNIMONTEUNIMONTESUNINORTEUNINOVEUNIOESTEUNIPUNIPAMUNIRUNIRIOUNISAUNISCUNITUNITAUUNIUBEUNIVAGUNPUPEUPE SSAUPFURBSUSFUSSUTFPRUVVVUNESP

ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB