Considerando as reflexões sociológicas sobre o conceito cultura, assinale o que for correto

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as crenças, os valores e os costumes do povo e das elites, essa tipificação obscurece o diálogo e a troca entre os diferentes grupos existentes na sociedade. D Um exemplo de reflexão sobre a cultura brasileira foi a Semana de Arte Moderna de 1922, que, entre outras coisas, pretendia mostrar "o Brasil" às classes médias e às elites nacionais, valorizando as expressões e os costumes da Europa em nosso país. Comentários da resposta A Semana de Arte Moderna de 1922 foi uma ruptura na europeização cultural brasileira, ao mostrar e valorizar as expressões e os costumes da população simples brasileira. E Para o senso comum, não há uma distinção hierárquica na definição da cultura popular brasileira. Assim, todas as manifestações culturais, inclusive aquelas restritas a alguns grupos étnicos, religiosos ou regionais tendem a ser entendidas como de grande relevância para a cultura nacional. Comentários da resposta Pelo senso comum há uma hierarquia na definição da cultura popular brasileira, diminuindo a relevância das manifestações culturais restritas a alguns grupos étnicos, religiosos ou regionais. Questão 4 (UEL, 2004) "As práticas religiosas indígenas, contudo, não desapareceram, convivendo com o pensamento cristão. O mesmo ocorreu com os negros vindos da África, que trouxeram para cá sua cultura religiosa [...] Uma prova da mistura e da presença das várias tradições culturais e religiosas no Brasil era a chamada 'bolsa de mandinga', pequeno recipiente no qual se guardavam vários amuletos com o objetivo de oferecer proteção e sorte a quem a carregava. Dentro da bolsa encontravam-se objetos das culturas europeias, africana e indígena, podendo conter enxofre, pólvora, pedras, osso de defunto, papéis com dizeres religiosos ou símbolos, folhas, alho e outros elementos que variavam conforme o uso a que ela se destinava." (MONTELLATO, Andrea. História temática: diversidade cultural e conflitos. São Paulo: Scipione, 2000, p. 145.). É CORRETO afirmar que o texto refere-se a: A um processo chamado de aculturação em que os grupos abandonam suas tradições. Comentários da resposta Nesse caso, não há um abandono de suas tradições, mas uma adaptação e incremento de algumas práticas. B uma forma de organizar as diferenças que os homens percebem na natureza e no mundo social. Comentários da resposta A prática descrita não se destina a isso, mas a uma busca por proteção e sorte. C um processo de ressignificação de elementos culturais tendo como resultado uma nova configuração. Você acertou! Comentários da resposta Há uma nova configuração de práticas antigas com elementos de novas culturas. D Um movimento de eliminação de determinadas culturas quando transpostas para fora da sua área de origem. Comentários da resposta Nessa prática não se elimina nada, nenhuma cultura. Há uma unificação de crenças e tradições visando a um fim específico. E Um movimento de imitação de costumes estrangeiros, inerentes aos países periféricos. Comentários da resposta Não se trata de um processo de imitação de costumes, mas de internalização de práticas e rituais visando a um efeito melhor. Questão 5 (UEM, 2009 — adaptado) Uma das mais difundidas definições de cultura, segundo Raymond Williams, é a que designa "... um modo particular de vida, que seja de um povo, um período, um grupo ou da humanidade em geral..." (WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007, p. 1. Considerando as reflexões sociológicas sobre o conceito "cultura", assinale a alternativa CORRETA: A O processo de modernização das sociedades gera impactos na manifestação das tradições populares, o que, segundo algumas vertentes sociológicas, pode modificar as práticas culturais e até mesmo extingui-las. Comentários da resposta Algumas práticas culturais podem se modificar ao acompanhar o processo de modernização das sociedades, porém elas jamais se extinguirão. B A variedade das culturas acompanha, por um lado, a pluralidade da história humana e, por outro, os processos de transformação social. Assim, dentro de um mesmo território, não é possível coexistirem diversos padrões culturais. Comentários da resposta É possível coexistirem diversos padrões culturais em um mesmo território, não só pela pluralidade da história humana como também pelos diversos processos de transformação social. C Ao observar as tradições culturais manifestas nas colônias portuguesas, a Sociologia construiu o consenso de que a cultura do branco europeu é superior à do indígena e à do africano. Comentários da resposta A Sociologia jamais classificaria uma cultura como sendo superior a outra. Cada uma possui seu estágio evolutivo. D Algumas abordagens sociológicas buscam observar os elementos materiais e não materiais das manifestações culturais, com o objetivo de compreender as funções sociais dessas manifestações. Você acertou! Comentários da resposta Todos os elementos envolvidos em uma cultura, sejam materiais e não materiais, são passíveis de estudo e observação. E Ao longo do século XX, a Sociologia acumulou conhecimento suficiente para concluir que a cultura não sofre efeitos do desenvolvimento das tecnologias de comunicação, tais como o cinema, a televisão e a internet. Comentários da resposta Todo processo cultural é dinâmico e sofre influências do seu próprio meio, sejam pessoas, sejam mídias, como o cinema, a televisão e a internet. Os movimentos sociais brasileiros Questão 1 Sobre os movimentos sociais, é correto afirmar que​​​​​​: A são expressões coletivas emanadas de diversas camadas da sociedade em nome de interesses distintos. Você acertou! Comentários da resposta Os movimentos sociais são expressões coletivas emanadas das diversas camadas sociais que pautam bandeiras e lutas em defesa dos diversos grupos. Caminham na contralógica do mercado, expressam uma cultura e uma identidade classista. Os movimentos sociais são formados por sujeitos históricos, ou seja, homens e mulheres que protagonizam sua história. Um indivíduo sozinho não forma um movimento, mas um grupo social que se une em uma bandeira ou pauta social e política. B são expressões do mercado que defendem a lógica exploratória do capital. Comentários da resposta Os movimentos sociais são expressões coletivas emanadas das diversas camadas sociais que pautam bandeiras e lutas em defesa dos diversos grupos. Caminham na contralógica do mercado, expressam uma cultura e uma identidade classista. Os movimentos sociais são formados por sujeitos históricos, ou seja, homens e mulheres que protagonizam sua história. Um indivíduo sozinho não forma um movimento, mas um grupo social que se une em uma bandeira ou pauta social e política. C são apenas manifestações culturais em defesa de uma identidade social. Comentários da resposta Os movimentos sociais são expressões coletivas emanadas das diversas camadas sociais que pautam bandeiras e lutas em defesa dos diversos grupos. Caminham na contralógica do mercado, expressam uma cultura e uma identidade classista. Os movimentos sociais são formados por sujeitos históricos, ou seja, homens e mulheres que protagonizam sua história. Um indivíduo sozinho não forma um movimento, mas um grupo social que se une em uma bandeira ou pauta social e política. D são manifestações abstratas que defendem correntes ideológicas e políticas. Comentários da resposta Os movimentos sociais são expressões coletivas emanadas das diversas camadas sociais que pautam bandeiras e lutas em defesa dos diversos grupos. Caminham na contralógica do mercado, expressam uma cultura e uma identidade classista. Os movimentos sociais são formados por sujeitos históricos, ou seja, homens e mulheres que protagonizam sua história. Um indivíduo sozinho não forma um movimento, mas um grupo social que se une em uma bandeira ou pauta social e política. E são manifestações individuais de sujeitos políticos na busca de seu bem estar. Comentários da resposta Os movimentos sociais são expressões coletivas emanadas das diversas

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tem sua origem nas tradições ibéricas. OJO: A forma própria de encontrar solução ou dar um “jeitinho” em tudo, sempre de forma mais fácil, tem a origem na sociedade colonial. d) A materialização da oposição popular ao trabalho e ao imperialismo europeu, como característica de resistência de classe. e) A sinergia das leis e o cotidiano e a presença da inclusão e da igualdade social, justificando o ócio criativo. 2) (UEM, 2009 - adaptado) Considerando o papel das sociedades indígenas no processo de formação da diversidade étnica brasileira, assinale a alternativa CORRETA: a) O trabalho nessas sociedades é marcado por três elementos básicos: relações de parentesco, obrigações rituais e míticas e falta de separação entre atividades produtivas e lúdicas. OJO: As principais características indígenas são a valorização do parentesco, o ritualismo nas atividades e a importância de aliar trabalho com ludicidade. b) Para além da diversidade de comunidades de grupos e de nações indígenas, é possível identificar o “índio brasileiro” como portador de uma identidade étnica única. c) As populações indígenas gastam pouco tempo executando tarefas voltadas à satisfação de suas necessidades materiais e sociais, porque são naturalmente mais vagarosas. d) O contato interétnico entre índios e brancos, durante o processo de colonização da sociedade brasileira, provocou o crescimento de diversas populações indígenas, revelando que essas relações foram reguladas pela valorização. e) As posturas colonialistas partiam da oposição entre “primitivos” e “civilizados”, como forma de destacar a importância da simplicidade das técnicas e atividades dos povos indígenas no processo de formação da sociedade brasileira. 3) (UEM, 2008 - adaptado) Conhecer, registrar e analisar as características da produção cultural e artística popular são recurso importantes para construção da memória e da identidade de um povo. Nesse sentido, analise a alternativa CORRETA: a) No Brasil, existem diversas festas entendidas como manifestações da tradição popular, porém os folcloristas reconhecem como brasileiras apenas aquelas que não possuem influência estrangeira. b) Alguns países europeus tiveram problemas em relação à definição e à manutenção de suas fronteiras e de sua soberania, bem como com questões étnico-culturais. Por isso, utilizaram suas tradições populares com o objetivo de imprimir e difundir a ideia de nação. OJO: Uma das principais formas de garantir a agregação interna e a soberania do país é a valorização das tradições populares, reforçando sua identidade. c) As noções de “cultura erudita” e “cultura popular” são construções utilizadas para diferenciar as crenças, os valores e os costumes do povo e das elites. Essas noções favorecem os diálogos e as trocas entre os diferentes grupos existentes na sociedade. d) Um exemplo de reflexão sobre a cultura brasileira foi a Semana de Arte Moderna de 1922, que, entre outras coisas, pretendia mostrar “o Brasil” às classes médias e às elites nacionais, valorizando as expressões e os costumes da Europa em nosso país. e) Para o senso comum, não há uma distinção hierárquica na definição da cultura popular brasileira. Assim, todas as manifestações culturais, inclusive aquelas restritas a alguns grupos étnicos, religiosos ou regionais tendem a ser entendidas como de grande relevância para a cultura nacional. 4) (UEL, 2004) “As práticas religiosas indígenas, contudo, não desapareceram, convivendo com o pensamento cristão. O mesmo ocorreu com os negros vindos da África, que trouxeram para cá sua cultura religiosa [...] Uma prova da mistura e da presença das várias tradições culturais e religiosas no Brasil era a chamada “bolsa de mandinga”, pequeno recipiente no qual se guardavam vários amuletos com o objetivo de oferecer proteção e sorte a quem a carregava. Dentro da bolsa encontravam-se objetos das culturas europeias, africana e indígena, podendo conter enxofre, pólvora, pedras, osso de defunto, papéis com dizeres religiosos ou símbolos, folhas, alho e outros elementos que variavam conforme o uso a que ela se destinava.” (MONTELLATO, Andrea. História temática: diversidade cultural e conflitos. São Paulo: Scipione, 2000, p.145.). É CORRETO, afirmar que texto refere-se a: a) um processo chamado de aculturação em que os grupos abandonaram suas tradições. b) uma forma de organizar as diferenças que os homens percebem na natureza e no mundo social. c) um processo de ressignificação de elementos culturais tendo resultado uma nova configuração. OJO: Há uma nova configuração de práticas antigas com elementos de novas culturas. d) um movimento de eliminação de determinadas culturas quando transpostas para fora da sua área de origem. e) um movimento de imitação de costumes estrangeiros, inerentes aos países periféricos. 5) (UEM, 2009 - adaptado) Uma das mais difundidas definições de cultura, segundo Raymond Williams, é a que designa “... um modo particular de vida, que seja de um povo, um período, um grupo ou da humanidade em geral…” (WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007, p.1.). Considerando as reflexões sociológicas sobre o conceito de “cultura” assinale a alternativa CORRETA: a) O processo de modernização das sociedades gera impactos na manifestação das tradições populares, o que, segundo algumas vertentes sociológicas, pode modificar as práticas culturais e até mesmo extingui-las. b) A variedade das culturas acompanha, por um lado, a pluralidade da história humana e, por outro, os processos de transformação social. Assim, dentro de um mesmo território, não é possível coexistirem diversos padrões culturais. c) Ao observar as tradições culturais manifestas nas colônias portuguesas, a Sociologia construiu de que a cultura do branco europeu é superior à do indígena e à do africano. d) Algumas abordagens sociológicas buscam observar os elementos materiais e não materiais das manifestações culturais, com o objeto de compreender as funções sociais dessas manifestações. OJO: Todos os elementos envolvidos em uma cultura, sejam materiais e não materiais, são passíveis de estudo e observação. e) Ao longo do século XX, a Sociologia acumulou conhecimento suficiente para concluir que a cultura não sofre efeitos do desenvolvimento das tecnologias de comunicação, tais como o cinema, a televisão e a internet. Unidade de Aprendizagem 04 - Cidadania e Movimentos Sociais. 1) (UNICENTRO, 2012) “A vida política não acontece apenas dentro do esquema ortodoxo dos partidos políticos, da votação e da representação em organismos legislativos e governamentais.o que geralmente ocorre é que alguns grupos percebem que esse esquema impossibilita a concretização de seus objetivos ou ideais, ou mesmo os bloqueia efetivamente. [...] Às vezes, a mudança política e social só pode ser realizada recorrendo-se a formas não ortodoxas de ação política.” (GIDDENS, 2012). De acordo com Giddens e também a partir do conteúdo apresentado em Dica do Professor, há um tipo comum de atividade política não ortodoxa, que busca promover um interesse comum ou assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais, que se chama a) interação social b) mobilidade lateral c) movimento social. OJO: um movimento social é uma atividade política não ortodoxa, que busca assegurar uma meta comum através de ações fora das esferas institucionais ou promovem um interesse comum. d) princípio preventivo e) movimento de acomodação urbana 2) (ENEM, 2011) Na década de 1990, os movimentos sociais camponeses e as ONGs tiveram destaque, ao lado de outros sujeitos coletivos. Na