Como tirar mancha de tinta de cabelo do rosto

Saber como tirar mancha de tinta de cabelo da pele é uma dúvida muito comum para quem pinta os fios em casa. Afinal, é inevitável que mãos, orelhas e testa fiquem manchadas após o processo de coloração, né?

Existem muitas dicas para solucionar esse problema. E, por isso, resolvemos fazer esse conteúdo para ajudar vocês quando precisarem. Assim, para limpar sua pele rápido e evitar que as manchas fiquem ainda mais difíceis de tirar, dá uma olhadinha nas técnicas de como tirar mancha de tinta de cabelo da pele que trouxemos nesse post. Vamos lá?

Como evitar manchar a pele durante a coloração

Antes de te ensinarmos como tirar mancha de tinta de cabelo da pele, que tal aprender como evitá-las?

Ao invés de ficar sofrendo e buscando maneiras de resolver esse problema, você pode simplesmente se prevenir. Olha só essas dicas que encontramos:

  • Creme hidratante ou óleo de bebê: passe uma boa quantidade desses produtos em volta do couro cabeludo, na testa e nas orelhas antes da aplicação da tintura;
  • Gel protetor, cremes, condicionadores ou pomadas modeladoras: aplique esses produtos na região que pode ser manchada pela tinta, eles criarão uma espécie de barreira entre a pele e a tintura, impedindo a aderência das manchas;
  • Luvas: procure sempre usar luvas durante a aplicação da tinta e evite o contato delas com o rosto e braços. Mas caso ainda manche a pele, lave-a o quanto antes, ok?
  • Toalhas velhas: apoie uma toalha em seus ombros e pescoço, evitando o contato da tinta com essas regiões.

Como tirar mancha de tinta de cabelo da pele: 5 técnicas simples

Como tirar mancha de tinta de cabelo do rosto
Agora vamos ao que interessa! Dá uma olhadinha nessas 5 técnicas que separamos para você sobre como tirar mancha de tinta de cabelo da pele.

Gel de cabelo

Pois é, parece até brincadeira, mas não é! O gel de cabelo é capaz de remover as manchas deixadas pela tinta de cabelo na pele.

Para isso, basta aplicar o gel - com um algodão - em toda a região manchada, esfregando em movimentos circulares e enxaguar. Se necessário, é só lavar e recomeçar o processo até que todas as manchas tenham saído.

Óleo de coco

É claro que traríamos algum produto natural nessa lista de como tirar mancha de tinta de cabelo da pele, né?

O óleo de coco pode ser aplicado diretamente nas manchas ou em um algodão para remover as manchas de tintura indesejadas.

Para tirá-las, esfregue a região afetada com o produto e não se esqueça de lavar com água morna e sabonete neutro logo após, ok? Repita o processo até que todas as manchas tenham desaparecido.

Pasta de dente

Você já deve ter ouvido que a pasta de dente pode ajudar a limpar sapatos brancos, né?

Pois bem, ela também consegue remover manchas de tinta da pele. Basta umedecer a região manchada e aplicar uma pequena quantidade de pasta na sequência, massageando bem até que a pele fique completamente limpa. Depois, lave a região com água morna e sabonete.

Detergente

O detergente também pode ser uma boa alternativa de como tirar mancha de tinta de cabelo da pele.

Para isso, aplique uma pequena quantidade de detergente na região afetada e esfregue com os dedos até que as manchas saiam. Em caso de manchas mais escuras, ou que estejam na pele há mais tempo, use um lenço umedecido ou um algodão com detergente e água para esfregar a região.

Ah… E se quiser um resultado ainda melhor, faça uma mistura com duas partes de detergente e duas de bicarbonato de sódio, até virar uma pasta, e aplique na região com um algodão - esfregando até que as manchas desapareçam.

Removedor de tinta para cabelo

Mas se você prefere uma técnica mais profissional, saiba que já existem produtos específicos para remover manchas de tinta de cabelo da pele.

Você pode encontrá-los em farmácias e usá-los para limpar a pele sem qualquer dificuldade. Basta seguir as instruções da embalagem.

Fácil, né?

E aí, o que achou das nossas dicas de como tirar mancha de tinta de cabelo da pele?

É importante lembrar que, se nada disso funcionar ou as manchas surgirem acompanhadas de ardência ou coceira, é fundamental que você busque um dermatologista ou médico especialista imediatamente, ok?

Ah… E nada de utilizar substâncias mais agressivas, como acetona e álcool, hein! É necessário ter muito cuidado com alguns produtos e receitas caseiras que existem por ai, alguns podem ser perigosos para a pele, como as cinzas de cigarro.

E se quiser conferir outros conteúdos sobre coloração, temos um post em nosso blog sobre os cuidados necessários com o cabelo tingido. Por que não dá uma olhadinha?

Já ajudamos mais de 100.000 pessoas a simplificar sua rotina doméstica. Faça parte dessa comunidade!

Nada de spam. Cancele a qualquer momento.

Pintou o cabelo e acabou com as mãos, orelhas e testa manchadas? Isso é um problema comum que acontece após a coloração dos cabelos. Mas calma, existem soluções simples para te livrar das manchas!

Por isso, separamos 9 dicas com produtos fáceis de encontrar em casa e eficazes para remover as manchas de vez. Confira.

Vinagre é um produto natural que tem 1001 utilidades! Com diversas funções incríveis para o cabelo, o vinagre também remove as manchas na pele. Basta aplicar um pouco do produto em um pedaço de algodão e passar na região machada, fazendo movimentos circulares.

2. Algumas gotas de detergente nos dedos

O detergente pode ser um método eficaz, mas um pouco agressivo para pele, portanto, tome cautela. Aplique algumas gotas de detergente na ponta dos dedos e esfregue sob a mancha. Logo após, enxague bem a área para evitar irritações.

3. Pasta de dente em movimentos circulares

A pasta de dente é algo que certamente você tem em casa, né? E olha, é um método muito eficiente para remover as manchas! Molhe a região com água e depois coloque a pasta dentária, fazendo movimentos circulares. Depois lave região com sabonete neutro e água.

4. Gel de cabelo também é eficaz

O gel de cabelo também pode te livrar das manchas! Coloque um pouco de gel na área afetada e esfregue delicadamente. Finalize retirando o excesso do produto com um algodão umedecido.

O efeito emoliente do produto pode auxiliar na remoção das manchas. Logo, aplique uma pequena quantidade de vaselina na região manchada, fazendo movimentos circulares. Depois, remova o produto com um pedaço de algodão.

6. Óleo de coco é uma opção versátil

O produto que faz bem para a pele, cabelo e para a saúde tem mais uma finalidade. Basta aplicar um pouco com os dedos ou com a ajude de um pedaço de algodão e esfregar levemente. Depois, lave a região com sabonete neutro e água fria.

7. Hidratante corporal concentrado funciona bem

O seu hidratante corporal também é eficaz para ajudar a amolecer a coloração que grudou na pele. Use o mais grosso e concentrado que você tiver, passe uma quantidade generosa na região manchada e massageie bem. Deixe agir por alguns minutos e depois retire com um lenço umedecido.

8. Removedor de manchas de tinturas

Se você for profissional de tintura capilar, é bom ter em casa um produto próprio para essa função. Compre um removedor de manchas de tinturas que estão à venda em lojas especializadas de cabelos e também em perfumarias. É uma opção rápida e segura para usar nas suas clientes.

Em primeiro lugar, sempre que passar a tintura no cabelo, enxague sempre com a cabeça bem para trás. Assim, você evitará que alguma tinta escorra e manche seu o rosto. Se a tinta não sair por completo e você ficar com a impressão de que o couro cabeludo está manchado, você pode aplicar bicarbonato de sódio no couro cabeludo molhado e deixar agir por alguns minutos. Depois, retire o produto com água morna.

Vinagre branco destilado também é uma boa opção. Aplique o produto diretamente no couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave a cabeça com xampu para tirar o cheiro. Se ainda assim, ficar algum resíduo, lembre-se que a sua rotina de lavagem de cabelos irá aos poucos tirar todas as manchas de tinta do seu couro cabeludo.

Cuidados antes de passar a tinta nos cabelos!

Como diz a nossa avó, prevenir é melhor que remediar! Por isso, um ponto fundamental na hora de realizar uma coloração é a proteção da área em torno do cabelo, principalmente no topo da testa, têmporas, atrás das orelhas e na nuca. Isso evita possíveis irritações e manchas.

Portanto, antes de colorir os fios, passe um gel protetor nessas áreas ou uma pomada de silicone e aguarde alguns minutos antes de aplicar a tintura. Óleos, vaselina e cremes hidratantes mais espessos também podem ser eficazes para evitar as manchas de tintura na pele.

Veja também:

As melhores tintas para cabelo para você usar

Shampoozada: confira tudo sobre essa técnica e como fazer em casa

Cabelos loiros: veja os estilos que serão tendência

Como tirar mancha de tinta de cabelo do rosto

Foto: Thinkstock

Hoje em dia as colorações de cabelo para serem usadas em casa são comuns e cada vez mais fáceis de aplicar. O problema maior hoje é saber aplicar o produto tomando os cuidados necessários para o uso correto.

Além de tapetes, toalhas e roupas, quando a tintura tem contato com a pele ela também gera manchas, e elas não fazem nada bem. Segundo a hairstylist Nice Cavalcante, do salão Maria Beleza, “as tinturas podem causar vermelhidão, coceiras e irritações em peles sensíveis”, por isso, antes de aplicar no cabelo todo, é importante testar o produto na pele.

A sugestão da profissional para diminuir os impactos da tintura na pele é optar por tonalizantes, que são menos agressivos, e, por isso, causam menos alergias.

Relacionadas

Além disso, as manchas são bem difíceis de sair. Veja abaixo métodos inusitados com produtos que você tem em casa que podem ser eficazes para a remoção da tintura na pele:

1. Detergente

Aplique uma pequena quantidade de detergente de cozinha na região da mancha, esfregando com os dedos. Em caso de manchas mais escuras, ou que estejam na pele há mais tempo, use um lenço umedecido ou um algodão embebido em detergente e água para esfregar a região.

Para obter melhores resultados, faça uma mistura com duas partes de detergente e duas partes de bicarbonato de sódio, até virar uma pasta, e aplique na região, esfregando com o dedo ou um algodão.

2. Pasta de dentes

Umedeça a região afetada e aplique uma pequena quantidade de creme dental, esfregando em movimentos circulares de 30 a 60 segundos, ou até que a mancha seja completamente removida. Após o procedimento, lave a região com água morna e sabonete, secando com uma toalha.

3. Vaselina

Da mesma forma que os procedimentos anteriores, espalhe uma quantidade de vaselina pela mancha, tomando muito cuidado para que o produto não tenha contato com os olhos. Caso o produto fique da cor da tintura, limpe e recomece a técnica, até o resultado final.

4. Óleo de bebê

Com os dedos, aplique nas manchas uma generosa camada de óleo para bebês. Deixe agir durante a noite e lave a região com água morna e sabonete ao acordar.

5. Gel de cabelo

Com um algodão, aplique gel de cabelo em toda a região das manchas, esfregando em movimentos circulares. Se necessário, lave e recomece o procedimento, até a mancha ter desaparecido.

6. Vinagre

Faça uma mistura de partes iguais de água e vinagre e aplique na região manchada com a ajuda de um algodão. Esfregue em movimentos circulares até que a mancha seja completamente removida. Caso não dê resultado, tente concentrar a mistura com o vinagre e repita o processo.

7. Cinzas de cigarro

Por incrível que pareça, as cinzas de cigarro ajudam muito na remoção das manchas de tintura. Umedeça um algodão nas cinzas e esfregue na região. Para evitar o cheiro forte de cigarro, reserve as cinzas aproximadamente dois dias antes de fazer coloração, em um recipiente aberto, e acrescente um pouco de talco.

8. Adoçante

Da mesma forma que os outros citados, a ideia é embeber um algodão no produto, e esfregar pela região até que a mancha saia, repetindo o processo se necessário. É importante se lembrar de lavar bem a pele em seguida, evitando resíduos.

Como evitar as manchas de tinta na pele

Como tirar mancha de tinta de cabelo do rosto

Foto: Thinkstock

Outra solução para garantir uma pele limpinha e sem resquícios de tintura de cabelo é adotando procedimentos antes da coloração, a fim de proteger a pele que receberá a pigmentação. Sempre use luvas e apoie uma toalha nos ombros e pescoços, evitando, assim, o contato da tinta com essas regiões.

Segundo Nice, aplicar géis protetores, cremes, condicionadores e pomadas modeladoras na região que pode ser afetada cria uma espécie de barreira entre a tintura e a pele e impedem a aderência das manchas. Além disso, a profissional ainda sugere: “lavar a área com xampu antirresíduo facilita a remoção do excesso da tinta”.

Capriche na proteção da sua pele antes de iniciar o procedimento de coloração dos fios. Se manchar, siga as dicas e garanta uma pele sem manchas indesejadas!