Como são desenvolvidos a estratégia os objetivos dos indicadores das metas e as perspectivas do BSC

Se você procura um modelo de gestão estratégica para escalar o seu negócio, precisa conhecer agora mesmo o Balanced Scorecard ou BSC

Como são desenvolvidos a estratégia os objetivos dos indicadores das metas e as perspectivas do BSC

Se o seu objetivo é ter um negócio próspero e comprometido com o produto e/ou serviço que oferece, você tem metas para serem alcançadas a longo prazo, certo!? Seja vender “x” itens em “x” meses, ampliar o espaço físico de atendimento ou até entrar de vez no digital, investindo em um site ou e-commerce. Independentemente da meta pretendida, o caminho para alcançá-la é longo, nós sabemos. Mas se dissermos que existe também uma maneira de tornar essa trajetória mais eficiente.

Não, não estamos aqui para “desvendar o segredo” nunca revelado, nada disso. Com a experiência da Valus Consultoria adquirida nos mais diversos segmentos de mercado, podemos atestar que um negócio só escala se tiver uma gestão estratégica definida.

Pensando nisso, criamos esse artigo simplificado falando tudo sobre planejamento e gestão estratégica, utilizando o método BSC. Confira!

O que é o método BSC?

Balanced Scorecard, em tradução literal do inglês significa “Indicadores Balanceados de Desempenho” - (BSC) é uma metodologia de gestão estratégica que permite medir o progresso de uma empresa em relação às suas metas de longo prazo. Isso é feito a partir de uma estratégia que é traduzida em objetivos, metas, indicadores e iniciativas estratégicas.

O conceito foi criado por David Norton e Robert Kaplan, dois professores renomados da Universidade de Harvard. O objetivo deles era apresentar um modelo de gestão estratégica que permitisse definir objetivos e medir resultados, porém, fugindo do uso tradicional de indicadores financeiros, de mercado ou faturamento. Em 1992, a partir da publicação do artigo “O Balanced Scorecard: medidas que impulsionam o desempenho”, Norton e Kaplan ganharam reconhecimento tanto no meio acadêmico, quanto no empresarial.

Ok, mas como funciona essa ferramenta? É o que você descobrirá a seguir!

Como aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa

A partir de sua ideia inicial, Kaplan e Norton pensaram em quatro perspectivas para nortearem seu método. Todas elas são multifatoriais, ou seja, auxiliam você analisar o desempenho do seu negócio de forma integral. São elas:

Perspectiva financeira

Mas a ideia não era fugir dos indicadores financeiros? Na verdade, é não focar somente neles, mas sim neles e em outros fatores que veremos a seguir. Afinal, todo negócio precisa de dinheiro para funcionar, né? Nesta etapa você irá avaliar quais são os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo da empresa, levando em conta as expectativas dos seu negócio.

DICA VALUS: a forma mais simples de colocar em prática é fazer a pergunta: para oferecer resultados satisfatórios, quais metas financeiras preciso seguir? Documente a resposta listando em três colunas distintas: em 5 anos, em 10 anos e em 15 anos.

Perspectiva dos clientes

Essa perspectiva é o alvo de todos os esforços da empresa: o cliente. Aqui, é necessário focar em estratégias para que, daqui a anos o seu negócio não só tenha mercado como uma boa quantidade de consumidores, de preferência muito maior que a de hoje. Por ser uma etapa essencialmente estratégica é preciso realizar alguns questionamentos a fim de entender se o “problema” do seu cliente será solucionado verdadeiramente com o seu produto ou serviço.

Veja esse exemplo:

Você tem uma padaria que entrega ao consumidor a gama tradicional de produtos; pães, frios, leites e derivados, café no balcão e outros. Porém, com a experiência adquirida no negócio, percebe que o ticket médio do seu cliente é baixo, mas recorrente. Ou seja, o consumidor vai até a padaria diariamente e leva sempre os mesmos produtos, na maioria das vezes. A curto prazo você poderia incluir a solução de diversificar o que é ofertado nas prateleiras, mas para isso seria necessário investimento, certo? É nessa hora que o planejamento estratégico faz toda a diferença.

Quer saber qual foi a solução que os consultores da Valus Consultoria encontraram para esse case? Converse conosco pelo Linkedin.Temos uma equipe de profissionais compartilhando experiências de sucesso por lá.

Perspectiva dos processos internos

O objetivo dessa perspectiva é identificar os processos que mais impactam o seu negócio e aperfeiçoá-los. Resumidamente, aqui o foco é a qualidade dos processos internos, que precisam ser performados com cada vez mais assertividade até atingir a excelência.

Perspectiva do aprendizado e crescimento

Se pensarmos que todos os objetivos listados até aqui têm de ser executados por alguém, fica mais fácil entender a perspectiva do aprendizado e crescimento. Isso porque o clima no ambiente profissional, a motivação das pessoas e o alinhamento aos objetivos e estratégias da empresa são fatores decisivos na escalada do seu negócio. Afinal, como falamos no início do parágrafo, qualquer que seja a estratégia, ela vai depender de pessoas para executá-la.

Resumindo...

Se você chegou até aqui percebeu que o alvo do planejamento e da gestão estratégica é conseguir conectar os objetivos do seu negócio no longo prazo com os resultados e projetos desenvolvidos no presente, no agora! Se você quer ajuda para executar o que leu até aqui, conte com a Valus Consultoria. Estamos preparados para auxiliar a escalada do seu negócio.