Como calcular Vmax e Km de uma enzima

Página 1 de 34 - Cerca de 338 ensaios

  • 626 palavras | 3 páginas

    [pic] Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia – 1° Semestre ESTUDO DIRIGIDO -MECANISMOS ENZIMÁTICOS São José dos Campos 2012 A seguinte tabela sumariza dados obtidos num laboratório sobre a atividade enzimática de uma enzima. Tabela 1 [pic] Utilizando o método de Lineweaver-Burk, calcule os valores Km e Vmax da enzima. Determine o mecanismo cinético de inibição. Para calcularmos os valores de Km e Vmax utilizaremos as seguintes fórmulas: [pic] [pic] Temos então que calcular o Km e o Vmax para a atividade enzimática com inibidor e sem inibidor.Para tanto vamos calcular inicialmente o Km/Vmax que nada mais é do que o coeficiente angular da “reta” formada quando colocamos os valores em um gráfico. Dessa forma calcularemos a partir dos pontos que as variáveis X e Y podem assumir em um gráfico. O Y corresponde a Velocidade e o X a concentração do substrato. Podemos então, para facilitar o cálculo, fazer uma tabela com os valores de 1/[S] e 1/V que serão os “pontos” do gráfico. Tabela 2 |[S] |Velocidade sem inibidor |Velocidade com inibidor | |1/[S] |1/VSI |1/VCI |

  • 2117 palavras | 9 páginas

    substrato) e determinar o valor do Km que é uma medida da afinidade enzimática para o substrato (essa afinidade é igual a 1/km). Se Km for elevado a afinidade é baixa. A invertase é uma enzima que catalisa a degradação da sacarose em glucose e frutose (Sacarose + H2O → Glucose + Frutose). Inicialmente, recorreu-se ao método de DNS que, através de uma reta de calibração, permite calcular a concentração de açúcar invertido e observar como esta afeta a atividade enzimática. Obteve-se a…

  • 3610 palavras | 15 páginas

    Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Saúde de Bragança Ano Lectivo 2008/2009 Bioquímica Prática Protocolo nº 8/9 Estudo dos Parâmetros Cinéticos da Invertase Docente: Rui Abreu Grupo de Trabalho (Turno B) Cláudia Ferreira nº 21765, Mara Guilherme nº21777, Maria Coelho nº21777 Ricardo Vasques nº21777 Farmácia 1ºAno Bragança, 2 de Junho de 2009 Sumário No interior das células de todos os organismos vivos verificam-se milhares de…

  • 2632 palavras | 11 páginas

    Constante de Michaelis-Menten ou Km. v Vmax b ½ Vmax a Km [S ] a – cinética de 1ª ordem (velocidade proporcional à concentração de substrato) b – cinética de ordem zero (velocidade independente da concentração de substrato) Profª Eleonora – Slide de aula Variação de velocidade da reação com a concentração de substrato Teoria de Michaelis-Menten (com um único substrato) E + S k3 k1 ES k2 E + P k4 E = Enzima S = Substrato ES = Complexo…

  • 955 palavras | 4 páginas

    não é possível por outros métodos. A enzima invertase que é capaz de hidrolisar a sacarose para produzir o açúcar invertido que é muito utilizado pela indústria de alimentos pois a frutose é cerca de 40% mais doce que a sacarose e não cristaliza tão facilmente melhorando a textura de doces e sorvetes. As enzimas podem atuar na forma livre ou imobilizadas. As moléculas de enzima podem ser aprisionadas (imobilizadas) numa fase sólida, como em géis de alginato de cálcio, e…

  • 1276 palavras | 6 páginas

    prática consiste em verificar os efeitos da concentração do substrato na cinética das enzimática. Para isso foram utilizadas diferentes concentrações de amostras, sendo que este relatório tem como principal assunto a amostra de concentração 7,5%. Conforme o esperado com o aumento da concentração de substrato ocorre também um aumento no valor da velocidade da reação. Sendo assim, a velocidade do grupo A(5%-V/V) obteve a menor velocidade de reação e consecutivamente em ordem crescente…

  • 1599 palavras | 7 páginas

    valores mais elevados, V0 sofre aumentos significantes e atinge-se então a velocidade máxima (Vmáx) da reação (Ver Figura 1). Figura 1. Efeito da concentração do substrato na velocidade inicial da reação Leonor Michaeles e Maud Menten propuseram a separação da reação enzimática em duas etapas: 1ª etapa: 2ª etapa: Segundo Michaelis e Menten, primeiramente a enzima (E) se liga ao substrato (S) para a formação do complexo enzima-substrato (ES) e depois esse substrato se…

  • 2199 palavras | 9 páginas

    USP 8072472 Grupo 10 São Paulo, 2013 1.0 Introdução: A enzima que trabalhamos foi a alpha-glucosidase, seu peso molecular é de aproximadamente 45Kda[6.1] e por isso usa-se métodos cromatográficos para separa-la. Em práticas anteriores usamos a cromatografia de troca iônica que se mostrou eficiente na separação, porém agora a separamos por tamanho com gel de poliacrilamida. O Vmax é a velocidade reacional enzimática quando a concentração de substrato é ótima e o Kmé a metade…

  • 1727 palavras | 7 páginas

    de aproximadamente 7 e uma temperatura óptima próxima de 37 ou entre 35 a 40, abaixo dessa temperatura torna-se inactiva. Na cinética enzimática, as reacções podem ser classificadas por ordem dependendo da forma em que a velocidade da reacção é influenciada pela concentração de um reagente. E para o estudo dessa velocidade da reacção deve-se ter em conta os factores que a afectam, como por exemplo a concentração do substrato, como será evidenciado neste relatório. Objectivos…

  • 2385 palavras | 10 páginas

    velocidade máxima, Vmáx, e a concentração inicial de substrato, [S], com a constante de Michaelis-Menten, Km. O Km de um substrato é a concentração do substrato na qual a velocidade inicial da reacção equivale a metade da velocidade máxima. Esta equação conhecida por equação ou curva de Michaelis-Menten pode ser representada graficamente por uma curva hiperbólica que relaciona V com [S] (Fig. 2). 3.2. Métodos de linearização da equação de Michaelis-Menten A…

O Km e Vmax são duas constantes de extrema importância no estudo das reações enzimáticas. O Km permite entender a função de enzimas que cat- alisam uma reação específica, como é o caso das isoenzimas, hexoquinase e glicoquinase.

Qual é a definição de km constante de Michaelis Menten?

A constante de Michaelis Km é definida como a concentração para a qual a velocidade da reacção enzimática é metade de Vmax. Isto pode verificar-se ao substituir Km = [S] na equação de Michaelis-Menten.

O que é o km em bioquímica?

Km é uma medida da afinidade da enzima pelo substrato, quanto menor o Km maior a afinidade. A curva se proxima de Vmax, mas nunca alcança esse valor isso caracteriza uma assíntota.

O que significa KCAT?

A constante de velocidade k2 é também chamada de kcat ou número de renovação (turnover number, turnover frequency). Para se obter KM, Vmax e kcat, o melhor procedimento é o uso de um ajuste não linear por mínimos quadrados (nonlinear least-square method) dos dados experimentais de v0 contra [S]0.6 Signorella et al.

O que é o Km de uma enzima?

Para encontrá-la é necessário chegar ao Km, que é a concentração do substrato para qual a velocidade da reação é a metade da velocidade máxima. Ao comparar os Kms é possível encontrar qual enzima tem maior afinidade pelo seu substrato. Segundo o professor, quanto menor o valor do Km, maior é a afinidade.

Quanto maior o km de uma enzima maior será sua afinidade pelo seu substrato?

O valor de KM indica a afinidade da enzima pelo substrato. Quanto menor o KM, maior a afinidade da enzima pelo substrato; logo, a velocidade da reação também será maior (TORRES et al., 2004).

O que quer dizer Hexoquinase?

Hexoquinase (pt-PT: hexocinase) é a enzima (EC 2.7.1.1) que catalisa a conversão de uma hexose a hexose-6-fosfato, através da hidrólise de ATP em ADP, transferindo assim o grupo fosfato ao monossacarídeo.