Células que produzem hormônios esteróides possuem bem desenvolvida a estrutura identificada em

01. Organelas Celulares: Para responder às questões de números 01 e 02 utilize a figura abaixo que representa uma célula animal.

Células que produzem hormônios esteróides possuem bem desenvolvida a estrutura identificada em

01. Unifor-CE A organela citoplasmática indicada em II é denominada: a) centríolo b) ribossomo c) lisossomo d) mitocôndria

e) peroxissomo

02. Unifor-CE

Células que produzem hormônios esteróides possuem bem desenvolvida a estrutura identificada em: a) I b) II

c) III

d) IV

e) V

03. Unoeste-PR Numerando-se organelas com algarismos romanos, funções celulares com algarismos arábicos e componentes químicos por letras maiúsculas: Organelas I. mitocôndria II complexo de Goldi III. lisossomos IV. ribossomos

V. retículo endoplasmático

Funções celulares 1. síntese de proteínas 2. ação enzimática hidrolítica 3. transporte de substâncias 4. metabolismo oxidativo 5. síntese de esteróides 6. desintoxicação de secreções

7. armazenamento de secreções

Componentes químicos a) DNA b) RNA c) proteínas d) lipídios

e) mucopolissacarídeos

Escolha a(s) alternativa(s) que relaciona(m) corretamente organelas, funções celulares e componentes químicos: 01. I (2, 5; a, b); II (1, 4; b); IV (6, 3; a) 02. I (4; b); III (2; c, d); IV (1; c) 04. II (2, 1; b); IV (6, 7; e); V (6, 7; a, b) 08. II (2, 5; c, e) IV (5, 6; d, e); V (2, 7; a, b, e) 16. I (4; c, d); III (2; c, d); V (3, 5, 6, 7; c, d)

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

04. UFR-RJ Os processos de secreção celular são feitos na sequência: a) aparelho de Golgi, retículo endoplasmático granular, retículo endoplasmático agranular, vesículas de transferência; b) vesículas de transferência, retículo endoplasmático agranular, aparelho de Golgi, grânulos de secreção; c) retículo endoplasmático granular, vesículas de transferência, aparelho de Golgi, grânulos de secreção; d) aparelho de Golgi, vesículas de transferência, retículo endoplasmático granular, grânulos de secreção;

e) retículo endoplasmático agranular, grânulos de secreção, aparelho de Golgi, vesículas de transferência.

05. UFSC “Os cientistas Gerald Schatten e Peter Sutovsky, …, descobriram que as mitocôndrias (…) de espermatozóides são destruídas após fertilizarem os óvulos.”

Texto extraído da Revista Ciência Hoje, 27(158): março.2000. p.12.

Com relação ao assunto acima exposto, é correto afirmar que: 01. as mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção de energia nas células; 02. as mitocôndrias dependem do DNA do núcleo das células a que pertencem para se multiplicarem; 04. o fenômeno acima descrito explica por que os mamíferos só herdam o DNA mitocondrial do lado materno; 08. as mitocôndrias, por conterem seu próprio DNA, também participam da lise nas células e nos tecidos; 16. as mitocôndrias dos vegetais possuem clorofila em sua constituição;

32. as mitocôndrias exercem uma função denominada respiração celular, que produz ao final o ATP, molécula altamente energética;

64. nas células eucarióticas primitivas, as mitocôndrias estão ausentes.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

06. U.E. Londrina-PR O que indicam, respectivamente, as letras A, B, C e D na tabela abaixo?

OrganelaReaçãoProcesso
MitocôndriaSíntese de ATPA
BFotólise da águaFotossíntese
LisossomoHidróliseC
DOxidaçãoDesintoxicação Celular

a) Respiração celular, ribossomo, desintoxicação celular, cloroplasto.
b) Respiração anaeróbica, cloroplasto, síntese de nucleotídeos, ribossomo. c) Respiração celular, cloroplasto, digestão intracelular, peroxissomo. d) Síntese de proteínas, peroxissomo, digestão intracelular, ribossomo.

e) Fermentação, cloroplasto, síntese de lipídios, lisossomo.

Exercícios sobre Célula Vegetal.

07. U.E. Maringá-PR Com relação às mitocôndrias, assinale o que for correto. 01. As mitocôndrias são delimitadas por uma única membrana lipoprotéica semelhante às demais membranas celulares. 02. A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluído denominado matriz mitocondrial em que estão presentes, além de DNA e RNA, pequenos ribossomos.

04. No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular. A energia liberada na respiração celular é armazenada em uma substância chamada ATP (adenosina trifosfato), fornecendo energia para as diversas atividades celulares.

08. Evidências com material genético e maquinaria para síntese protéica parecidos com o das bactérias apoiam a hipótese de que as mitocôndrias são descendentes de seres procariontes primitivos que um dia se instalaram no citoplasma das primeiras células eucariontes. 16. Toda mitocôndria surge da reprodução de uma outra mitocôndria. 32. As mitocôndrias presentes na célula-ovo são originárias exclusivamente da mãe.

Dê como resposta a soma das alternativas corretas.

08. PUC-MG
Observe as estruturas a seguir

Células que produzem hormônios esteróides possuem bem desenvolvida a estrutura identificada em

É correto afirmar que: a) a estrutura de número 1 é responsável pela produção de carboidratos. b) a estrutura de número 1 é encontrada apenas nas células animais e é responsável pela produção de energia. c) a estrutura de número 2 está presente em todas as células e é o local onde ocorre a fotossíntese. d) a estrutura de número 3 é formada no núcleo celular e tem a função de armazenar substâncias.

e) a estrutura 2 pode ocorrer em procariontes e eucariontes.

09. Dentre as várias organelas presentes numa célula eucariótica, há algumas que apresentam DNA em seu interior (I) e algumas que não são membranosas (II). Constituem exemplos de I e II, respectivamente: a) lisossomos e centríolos. b) cloroplastos e ribossomos. c) mitocôndrias e lisossomos. d) dictiossomos e ribossomos.

e) mitocôndrias e cloroplastos.

10. Vunesp Comparando-se as colunas a seguir, verifica-se que: Coluna I 1. Retículo endoplasmático 2. Cloroplastos 3. Aparelhos de Golgi 4. Membrana plasmática

5. Microtúbulos

Coluna II a – Fotossíntese b – Fagocitose c – Síntese de proteínas d – Citoesqueleto

e – Secreção celular

A correlação correta para estrutura e função é: a) 1 – a b) 2 – c c) 5 – b d) 4 – d

e) 3 – e

11. UNA-MG
Assinale a alternativa correta que relaciona os organóides celulares às suas funções correspondentes.

Células que produzem hormônios esteróides possuem bem desenvolvida a estrutura identificada em

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre Citologia.

Gabarito com as respostas das atividades de Citologia sobre Organelas Celulares:

01. D;

02. E; 03. 2 + 16 = 20; 04. C; 05. 1 + 4 + 32 = 37; 06. C; 07. 2 + 4 + 8 + 16 + 32 = 62; 08. A; 09. B; 10. E;

11. E

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

O retículo endoplasmático é uma organela citoplasmática presente em células eucariontes. É um complexo sistema de membranas formado por túbulos e cisternas interligadas. O retículo endoplasmático pode ser rugoso ou liso, sendo essa classificação relacionada com a presença ou ausência de ribossomos aderidos à membrana da organela. Vale salientar, no entanto, que ambas as regiões estão conectadas, sendo suas membranas contínuas. Dentre as funções exercidas por essa organela, podemos citar a síntese e o transporte de macromoléculas.

Leia também: Diferenças entre células procariontes e eucariontes

O retículo endoplasmático é um sistema de membranas que percorre o citoplasma das células eucariontes e está em continuidade com o envoltório nuclear. Essa organela membranosa é constituída por túbulos e cisternas (sacos achatados) interligados. A membrana do retículo endoplasmático, em alguns locais, apresenta uma série de ribossomos aderidos, e, em outros, essas estruturas estão ausentes. Devido a essa característica, é possível distinguir duas regiões: o retículo endoplasmático rugoso e o liso.

Células que produzem hormônios esteróides possuem bem desenvolvida a estrutura identificada em
O retículo endoplasmático apresenta duas regiões: o retículo endoplasmático liso e o rugoso.

Caracteriza-se por apresentar ribossomos (na forma de polirribossomos) aderidos à superfície externa da sua membrana. Normalmente, apresenta-se como uma série de sacos achatados, também chamados de cisternas. A membrana do retículo endoplasmático rugoso é contínua com a membrana externa do envoltório nuclear.

Os ribossomos presentes na membrana do retículo endoplasmático rugoso sintetizam proteínas que são lançadas no interior da organela, a qual tem o papel de garantir que elas fiquem separadas das proteínas produzidas no citoplasma e sejam posteriormente enviadas para outras partes das células ou ainda para fora delas.

Grande parte dessas proteínas é transportada para o complexo golgiense, no qual sofrem algumas modificações e são empacotadas em vesículas que são levadas para locais específicos. Células especializadas na secreção de proteínas, como as células do pâncreas e plasmócitos, apresentam um retículo endoplasmático rugoso bem desenvolvido.

Além da segregação de proteínas, o retículo endoplasmático rugoso participa de processos como produção de fosfolipídios, síntese de proteínas de membrana, glicosilação (adição de açúcares às proteínas) inicial das glicoproteínas e montagem de moléculas proteicas formadas por várias cadeias polipeptídicas.

Leia também: Secreção celular e complexo golgiense

Apresenta membrana sem ribossomos aderidos e, geralmente, membrana disposta em um formato tubular. O retículo endoplasmático liso está em continuidade com o retículo endoplasmático rugoso.

O retículo endoplasmático liso está relacionado com diferentes processos, a depender da célula na qual se encontra. Em células produtoras de hormônios esteroides, como as células das glândulas suprarrenais, o retículo endoplasmático liso apresenta papel essencial na síntese desses hormônios. Além de esteroides, o retículo endoplasmático liso relaciona-se com a síntese de outros tipos de lipídios, como os fosfolipídios, utilizados em todas as membranas celulares.

O retículo endoplasmático liso é bem desenvolvido também em células do fígado, uma vez que apresentam importante papel na inativação (desintoxicação) de substâncias nocivas e tóxicas ao organismo. Algumas substâncias, como o álcool, promovem a proliferação do retículo endoplasmático liso nesse órgão, garantindo, desse modo, maior desintoxicação. Isso explica, por exemplo, por que, com o tempo, as pessoas que fazem uso dessa substância necessitam de doses cada vez mais altas para conseguir determinado efeito.

O retículo endoplasmático liso participa também do metabolismo de carboidratos, sendo fundamental na formação de glicose por meio da hidrólise do glicogênio. Além disso, outra função atribuída a essa organela é a capacidade de armazenar íons de cálcio, sendo esse papel importante no processo de regulação da contração muscular. Vale destacar que, nos músculos, o retículo endoplasmático recebe a denominação de retículo sarcoplasmático.

Células que produzem hormônios esteróides possuem bem desenvolvida a estrutura identificada em
Substâncias produzidas no retículo endoplasmático podem ser modificadas e enviadas para outros destinos com o auxílio do complexo golgiense.

Funções do retículo endoplasmático

O quadro a seguir apresenta as diferentes funções realizadas pelo retículo endoplasmático, separando-as de acordo com a porção do retículo que as desempenha:

Funções do retículo endoplasmático

Retículo endoplasmático rugoso

Retículo endoplasmático liso

  • Síntese de proteínas

  • Glicosilação de proteínas

  • Montagem de moléculas proteicas

  • Síntese de fosfolipídios

  • Síntese de lipídios

  • Metabolismo de carboidratos

  • Armazenamento de íons de cálcio

  • Inativação de substâncias tóxicas

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Vanessa