A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Descomplica

Giovana Oréfice
8 de outubro de 2021 - 12h02

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Descomplica

Trocadilho com “educação à distância” ilustra proposta de campanha da Descomplica (Crédito: Divulgação)

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou a inscrição de 3,1 milhões de jovens — o menor índice desde 2005, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A problemática, fomentada pela pandemia, foi o combustível para a maior campanha já veiculada pela Descomplica, que quer se posicionar atualmente como a principal marca de educação digital no Brasil. Intitulada “Educação Sem Distância”, a ação publicitária visa debater a evasão escolar do ponto de vista das desigualdades, diversidade e inclusão. A peça estreou na última quinta-feira, 7, na televisão e será exibida em horário nobre a partir desta sexta-feira, 8, no intervalo comercial do Jornal Nacional.

O filme de 30 segundos foi desenvolvido pelo DStudio, agência in house da Descomplica, com produção da Surreal Hotel Arts e tendo a Convert como agência de mídia. Mais do que promover a plataforma, a ação tem cunho documental apresentando dados em relação ao cenário atual da educação brasileira, propondo-se a debater a realidade. “Queríamos trazer para o processo criativo esse tom provocador, tem uma coisa quase de documentário — essa é uma plataforma para sentir mais do que pensar”, declara Luciana Feres, CMO do Descomplica. “O que motivou esse momento e esse grito de falar sobre isso é a realidade muito triste do Enem esse ano. Tivemos o menor número de inscritos em muitos anos, foram 3,1 milhões de estudantes inscritos”, reforça a CMO sobre a decisão do grande investimento em publicidade. 

Sob o mote “O que a realidade afasta, a gente faz tudo para aproximar”, a campanha traz um casting diverso, abraçando a representatividade da comunidade LGBTQIA+ e negros, por exemplo, e apresenta as dificuldades financeiras escancaradas pela crise econômica atual. “As grandes distâncias da educação afetam, principalmente, essas minorias — que de minorias não têm nada, são a maioria da população brasileira. Então, tomamos algumas decisões como parte da marca provocadora do debate para trazer a realidade”, justifica Luciana. O início do processo criativo foi pela aproximação com os estudantes para saber a realidade do jovem brasileiro por meio de pesquisas.

Ainda, o timing do lançamento é simbólico para a plataforma nativa digital: nesta semana, a Descomplica celebrou 10 anos de sua primeira aula por transmissão ao vivo. “É triste para uma empresa de educação que foi fundada há dez anos, ver dez anos depois esse cenário no Brasil. Por isso escolhemos esse momento, porque traz um simbolismo muito grande para a empresa e para o contexto do País”, declara Luciana. A decisão também foi endossada por estatísticas recentes. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid 2020 mostram que 5,1 milhões de estudantes entre 6 e 17 anos não frequentavam a escola — de maneira física ou online — no ano passado. “Temos que falar sobre educação. E temos que reconhecer as distâncias hoje da educação para a vida desse jovem brasileiro”, completa a executiva. 

Como parte da iniciativa, a Descomplica inaugurou a maratona Sem Distância para o Enem, que consiste em mais de 100 horas de lives que auxiliam os estudantes no preparo para o exame. “Estamos falando com diferentes setores da sociedade porque nesse momento da reta final para o Enem, tem quase um chamado de que não podemos perder mais nenhum jovem”, diz Luciana. “O Brasil sofreu um salto muito grande nessa imersão de modelos híbridos e a sociedade está aprendendo com isso, há uma curva de aprendizado muito interessante que está acontecendo em todo o setor de educação no Brasil”.

Além da exibição da peça em emissoras de TV aberta, a campanha será divulgada também em mídia out-of-home, anúncios em plataformas digitais e redes sociais da marca, com a hashtag #MaisUmMotivo. Confira o filme completo abaixo: 

*Crédito da imagem do topo: Blue Planet Studio/Shutterstock

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Descomplica

We’ve detected that JavaScript is disabled in this browser. Please enable JavaScript or switch to a supported browser to continue using twitter.com. You can see a list of supported browsers in our Help Center.

Help Center

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Descomplica

A Descomplica anunciou, no último dia 07, a campanha “Educação Sem Distância” nos principais meios de comunicação do país, em TV aberta, em Midia Exterior, anúncios digitais e nas suas redes sociais. As peças abordam a alta evasão escolar, um problema latente da sociedade brasileira, de maneira instigante — convidando a audiência para uma reflexão sobre como mitigar o abandono do percurso educacional e exaltando os alunos que, a despeito das adversidades, seguem sua jornada no sistema educacional.

Tamanha é a gravidade da situação que, em sua primeira grande iniciativa publicitária, a edtech prefere denunciar um problema sério da sociedade a anunciar seus atributos e produtos. É também a primeira vez que uma empresa lança uma campanha para falar sobre evasão escolar no Brasil. Pesquisas apontam que a evasão escolar pode triplicar nos próximos anos devido às consequências da pandemia do novo coronavírus.

O Enem de 2021 já reflete esse cenário: a edição deste ano terá o menor número de inscritos desde 2005 – 3,1 milhões, vs.5,8 milhões em 2020. O desemprego em alta, afetando hoje em dia 13 milhões de pessoas, também contribui para a evasão escolar e arremata um cenário pessimista sobre como o país sairá da crise econômica e educacional na qual se encontra. Além disso, dados recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid 2020 indicam que, ano passado, 5,1 milhões de estudantes entre 6 e 17 anos não frequentavam a escola — de maneira física ou online.

A trajetória de sucesso da edtech alicerçada no ensino digital da atual evasão escolar — um fenômeno que cresceu de maneira assustadora justamente em um momento em que as escolas foram obrigadas a contar com a tecnologia para continuar funcionando. Está claro para a Descomplica que o momento em que vivemos requer uma dose de ambição tão grande quanto a complexidade de seus problemas. Essas mensagens precisam urgentemente chegar à casa de todos os brasileiros — e instigá-los. Afinal, está mais que clara e comprovada a relação direta entre a educação de um país e seu desenvolvimento social.

“Este não é um filme sobre ensino à distância, é sobre as distâncias no ensino.” Assim começa a principal peça da campanha — deixando claro que seu foco não é no modelo de negócios da Descomplica. E sim, no abandono escolar, que lesiona principalmente as minorias sociais. Ilustrada por uma mulher negra e outra travesti, o vídeo chega ao seu fim destacando as ações da empresa para quebrar padrões. Elas vão desde oferecer a Faculdade Descomplica 100% online, até promover lives gratuitas de preparação para o Enem e garantir mil bolsas de pós-graduação para a comunidade LGBTQIA+.

A data para sua veiculação tampouco foi escolhida à toa. No dia 07 de outubro 2011, a Descomplica transmitiu sua primeira aula ao vivo. Foi pioneira ao unir qualidade de ensino a acesso. Em apenas 10 anos, mais de 50 milhões de pessoas foram impactadas pela Descomplica, que, além de curso pré-vestibular, oferece graduação, pós-graduação, MBA e cursos livres. Cresceu na esteira que sua própria ambição criou, impulsionada pelo comprometimento que sempre teve não apenas com seus alunos, mas com o país inteiro.

“Somos provocadores por essência. A campanha reforça nosso maior lema, de que ‘aprender é para todo mundo’. Estamos propondo um grande debate nacional em torno de um problema que sempre existiu na educação brasileira, mas que cresceu nos últimos 18 meses”, diz Marco Fisbhen, CEO da Descomplica. “Temos que falar sobre esse tema o quanto antes”.

“O tema da evasão escolar tem sido muito debatido e isso não é à toa. A pandemia trouxe desafios muito grandes para o setor e é preciso trabalhar para mostrar aos estudantes que existe um caminho que entrega o que eles buscam: proximidade no ensino, aulas dinâmicas e interativas e, principalmente, um meio de se qualificarem para a entrada no mercado de trabalho”, diz Luciana Feres, Chief Marketing Officer do Descomplica. “O ensino digital é uma das soluções e feito com pedagogia digital de qualidade pode ser essa ponte entre o presente e o futuro dos alunos, de construir uma educação próxima e que vai contra a distância que hoje o ensino no país tem de seus alunos”, finaliza.

Ficha Técnica:

Título: Educação Sem Distância

Anunciante: Descomplica

Produto: Marca Descomplica

Agência: DStudio

Chief Design & Creative Officer: Victor Sahate

Diretor Executivo de Criação: Nathália Capistrano

Criação: Melissa Castagnari, Rodrigo Pires, Michael Silva, Victor Wahrsager e Marcella Barbieri

Diretor de Conteúdo: David Butter

Conteúdo: Mirella Nascimento, Kimberlly Moraes, Renato Cavalcanti, Luma Sartori, Ana Carolina Peres e Luiza de Almeida

Gerenciamento de Projetos: Nagila Nunes e Vitória Batan

Aprovação Cliente: Marco Fisbhen e Luciana Feres

Pesquisa: Roberta Campos e Camila Cartaxo

Diretor de Mídia: Laiza Hasselmann

Mídia: Carla Dart

Mídia / Agência: Convert

Glaucia Montanha, Rodrigo Genazio, Douglas Magalhães e Natasha Santoro

Produção Filme: Surreal Hotel Arts

Direção: Luiza Villaça

Aprendiz de direção: Luigi Parisi

COO: Cris Chacon

Produção Executiva: Milena Trindade

Head de Produção: Lu Martins

CCO: Carlão Busato

Direção Criativa: Heitor Caetano

Liner Producer: Ale Borzani

Liner Producer Jr: Olivia Fuchs

Assistente Executiva: Buba Kore

Assistentes de Coordenação: Ana Alegretti, Bruna Brito e Beatriz Prado

Direção de Fotografia: Rafael Martinelli

Direção de Arte: Débora Pascotto

1ª Assistente de Direção: Juliana Cretella

2ª Assistente de Direção: Paula Balieiro e Rodrigo Bontempo

Direção de Produção: Nani Matias

Ass. Produção: Kayane Cabral, Kayelle Cabral e Adriana de Assis

Assistente de arte: Gabrielle de Siqueira

Produtora de Objetos: Gislaine Leal

Produtor de Casting: Guilherme Koch

Figurino: Ana Cardoso

Produtor de locação: Dudu Castello Branco

Finalização: Bruno Magosso

Montagem: Gabriel Lancman

Pós-Produção: Clan

Correção de Cor: Psycho

Produtora de Som: S de Samba

Atendimento: Meg Magro

Produção de Som: Pedro Caldas

Direção Musical: Wilson Simoninha e Jair Oliveira

Locução: Duda Buarque

Foto: Doma Studio

Vídeo: Doma02

Produção: Murillo Mahnic e Luanna Leonis

Direção de Arte: Fernanda Carneiro

Gaffer: Tim Sanches

Beauty: Amanda Pris

Stylists: Anuro e Cacau Francisco

Modelos: Angel Meira, Gelado Vicente, Filipe Gabriel, Pedro Carvalho, Carol Lourenço, Isiz Aguiar, Carol Martinni, Maria Vieira, Débora Ribeiro

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Descomplica