A importância da literatura popular para literatura brasileira

Os primeiros cronistas deram início à formação da Literatura no Brasil. Dividida em escolas literárias, tem papel fundamental na criação da identidade cultural do país.

A Literatura no Brasil nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada. Embora esses primeiros escritos não possam ser considerados como Literatura de fato, por estarem demasiadamente presos à crônica histórica, são compreendidos como o ponto de partida para a formação de nossa identidade literária e cultural.

A Literatura no Brasil está intrinsecamente ligada à Literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda produção literária esteve subjugada ao pensamento português. A partir do Romantismo, nossa Literatura emancipou-se, alcançou sua autonomia e criou manifestações literárias próprias. Sendo assim, para facilitar o estudo de nossa literatura, didaticamente ela foi dividida naquilo que conhecemos como Escolas Literárias:

  • Quinhentismo (1500 – 1601)

  • Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)

  • Parnasianismo (1882 - 1922)

  • Simbolismo (1893 - 1922)

  • Pré-Modernismo (1902 - 1922)

  • Modernismo (e suas outras correntes que alcançam a Literatura contemporânea).

Cada uma das escolas literárias apresenta características temáticas peculiares, cujos textos e autores aproximam-se em estilo e ideologia. Nesta seção, você encontrará as particularidades de cada movimento literário, assim como os principais escritores da Literatura Brasileira. Bons estudos, boa leitura!


Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

No Brasil a leitura não é algo muito comum, justamente porque os brasileiros não possuem este hábito.

A maioria dos professores e educadores tentam incentivar os alunos a ler, pois a maioria dos jovens, principalmente, não gostam de ler, e hoje a leitura é essencial, através dela, adquirimos conhecimento e informações de tudo.

Quando se fala em literatura é pior ainda, pois as obras literárias de fato não são fáceis de entender, devido ao fato da época em que se foi produzida.

A literatura, nos mostra como era antes, isto é, os problemas que se passavam na sociedade na época em que foi escrito, ou seja, os autores escreviam isso para que a sociedade pudesse refletir e mudar a situação. Por este motivo, a literatura tem sido mais um componente presente em provas de vestibulares, pois além de trazer conhecimento da época em que a mesma foi escrita, faz a gente refletir nos dias de hoje também.

Estas obras literárias explicam o que aprendemos nas aulas de História, um grande exemplo é a escravidão, que aprendemos tanto na disciplina de História quanto em geografia, e as obras literárias provam isso, alguns autores escreviam sobre a escravidão.

Nos vestibulares, as obras literárias mais comuns são:

O cortiço, Aluísio de Azevedo;

Vidas secas, Graciliano Ramos;

Noite na taverna, Álvares de Azevedo;

Senhora, José de Alencar

dentre outras.

Por Welinton Junior Dias

Publicado por: Welinton Junior Dias

A Literatura é a arte da palavra. Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

A literatura está vinculada à sociedade em que se origina, assim como todo tipo de arte, pois o artista não consegue ser indiferente à realidade.
A obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritor, público e sociedade, porque através de suas obras o artista transmite seus sentimentos e idéias do mundo, levando seu leitor à reflexão e até mesmo à mudança de posição perante a realidade, assim a literatura auxilia no processo de transformação social.

A literatura também pode assumir formas de crítica à realidade circundante e de denúncia social, transformando-se em uma literatura engajada, servindo a uma causa político-ideológica.

Podemos dizer que o texto literário conduz o leitor a mundos imaginários, causando prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem.
A literatura transformou-se, em várias partes do mundo, em disciplina escolar dada a sua importância para a língua e a cultura de um país, assim como para a formação de jovens leitores.

Por Marina Cabral Especialista em Língua Portuguesa e Literatura

Equipe Brasil Escola

Literatura - Brasil Escola