Qual é a principal diferença entre a prófase i da meiose e a prófase da mitose?

Mitose e meiose são os dois tipos existentes do processo de divisão celular. Esta faz parte do ciclo celular e pode originar novos organismos, como (no caso de seres unicelulares) permitir o desenvolvimento de organismos pluricelulares, além de atuar na reparação de tecidos, entre outras funções. A mitose e a meiose apresentam algumas importantes diferenças entre si, como a quantidade de cromossomos das células-filhas. Para entendermos melhor, vamos relembrar esses dois processos.

→ O que é mitose e meiose?

A mitose é o processo de divisão do núcleo na divisão celular, que é seguido da divisão do citoplasma, fase denominada citocinese. A mitose é caracterizada por manter ao final da divisão a mesma quantidade de cromossomos nas duas novas células produzidas, as células-filhas.

A meiose é um tipo especial de divisão celular e ocorre no processo de produção de gametas, a gametogênese. A meiose é caracterizada por produzir, ao final do processo, quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula original.

Leia também: Cromossomos

→ Tabela com as diferenças entre meiose e mitose

Mitose

Meiose

Apresenta apenas uma divisão celular.

Apresenta duas divisões celulares.

Não ocorre sinapse dos cromossomos.

Ocorre a sinapse durante a prófase I.

Resulta em duas células-filhas.

Resulta em quatro células-filhas.

As células-filhas são idênticas à célula original (clones).

As células-filhas apresentam a metade dos cromossomos da célula original.

Esse processo ocorre na reprodução de organismos unicelulares, no crescimento dos pluricelulares, na restauração de tecidos, entre outros.

Esse processo ocorre na produção de gametas.

→ Função da mitose e meiose

A mitose, parte do ciclo celular, permite a formação de novos organismos unicelulares, como amebas. Permite também o desenvolvimento dos organismos pluricelulares, atua na reparação dos tecidos, entre outras funções. Já a meiose atua no processo de gametogênese, ou seja, na produção tanto de gametas masculinos quanto femininos. Ela é fundamental para a variabilidade genética, devido às recombinações entre as cromátides que ocorrem durante a prófase I no processo de crossing-over.

→ Fases da mitose e meiose

A mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

  • Prófase: Quando ocorrem o afastamento dos centríolos, já duplicados, para os polos das células, a desintegração do nucléolo, o aumento do volume nuclear e a desorganização da membrana, as cromátides ficam visíveis e os cromossomos prendem-se às fibras do fuso constituídas por microtúbulos do citoesqueleto.

  • Metáfase: Aqui os cromossomos colocam-se na placa metafásica, ou plano equatorial da célula, e apresentam o grau máximo de espiralação.

  • Anáfase: É a fase mais rápida da mitose (demora apenas poucos minutos). Nela, ocorre a separação das cromátides irmãs, os cromossomos-filhos migram para extremidades opostas da célula, a célula alonga-se e encerra essa fase com o mesmo número de cromossomos em cada extremidade.

  • Telófase: Quando os cromossomos desespiralam-se e ocorre a formação dos dois núcleos-filhos — cujos envoltórios são constituídos por fragmentos do envoltório da célula original e de outras porções, como fragmentos das membranas do retículo endoplasmático. Há a formação de novos nucléolos, e os microtúbulos do fuso desaparecem.

Leia também: Diferença entre reprodução sexuada e assexuada

Ao final da telófase, inicia-se o processo de citocinese, que é a divisão do citoplasma. Em células animais, esse processo envolve a formação do sulco de clivagem, que divide a célula em duas. Em células vegetais, ocorre o aparecimento da lamela média, constituída por pectina, na região equatorial da célula. Em seguida, ocorre a formação das membranas ao lado da lamela.

Qual é a principal diferença entre a prófase i da meiose e a prófase da mitose?

O processo de mitose produz duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos da célula original.

A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, em uma fase denominada intérfase, em seguida ocorre a divisão celular. Na meiose, ocorrem duas divisões celulares seguidas: meiose I e meiose II.

A meiose I é dividida em prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I:

  • Prófase I: Nessa fase, os cromossomos começam a se espiralarem e ficam mais visíveis; os cromossomos homólogos atraem-se e emparelham-se (sinapse), ocorre então o crossing-over; os cromossomos homólogos separam-se, permanecendo ligados apenas em alguns pontos, denominados quiasmas; os pares de cromossomos homólogos movem-se para a região da placa metafásica.

  • Metáfase I: O envoltório nuclear desaparece; os centrômeros dos cromossomos homólogos ligam-se às fibras dos centríolos opostos, atraindo, assim, um cromossomo de cada par para um dos polos.

  • Anáfase I: Aqui os homólogos separam-se e deslocam-se para os polos devido ao encurtamento das fibras dos fusos.

  • Telófase I: Nessa fase, cada metade da célula tem um conjunto haploide completo e ocorre a citocinese; os cromossomos podem desespiralizar-se e o envelope nuclear formar-se novamente.

Leia também: Diferença entre autotrófico e heterotrófico

Antes do início da meiose II, pode ocorrer um intervalo denominado intercinese. Nessa fase, não ocorre duplicação de material genético. As fases da meiose II são: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

  • Prófase II: Essa fase inicia-se com a formação das fibras do fuso, em seguida os cromossomos deslocam-se para a placa metafásica.

  • Metáfase II: Os cromossomos posicionam-se na placa metafásica.

  • Anáfase II: Nessa fase, as cromátides separam-se e deslocam-se para os polos.

  • Telófase II: Aqui os cromossomos desespiralizam-se; o envelope nuclear forma-se novamente e ocorre a citocinese. Ao final desse processo, formam-se quatro células-filhas haploides, ou seja, com a metade dos cromossomos da célula original.

Qual é a principal diferença entre a prófase i da meiose e a prófase da mitose?

O processo de meiose produz quatro células-filhas com metade dos cromossomos da célula original.

→ Exercício sobre meiose e mitose

Teste seus conhecimentos sobre o tema resolvendo o exercício abaixo:

(UFPE) Na questão a seguir, escreva nos parênteses a letra (V), se a afirmativa for verdadeira, ou (F), se for falsa.

1. Analise as proposições apresentadas com relação ao tópico "Divisão celular".

( ) Nos organismos pluricelulares, o crescimento e a reparação dos tecidos ocorrem por meio de mitose.

( ) Na mitose, ocorre recombinação de genes e formam-se, ao final do processo, quatro células, todas 2n (diploide) como a célula-mãe.

( ) Em organismos adultos, células em que a capacidade de divisão diminuiu podem voltar a se dividir ativamente, como é o caso de células ósseas após a ocorrência de fraturas.

( ) No processo de meiose, ocorre uma duplicação cromossômica para duas divisões celulares.

( ) Na primeira divisão meiótica, ocorre a segregação das cromátides irmãs de cada cromossomo, e, na segunda divisão, ocorre a separação dos cromossomos homólogos de cada par.

Resolução:

(V)

(F) Na mitose, são formadas duas células 2n.

(V)

(V)

(F) A separação das cromátides ocorre na segunda divisão meiótica, enquanto a separação dos cromossomos homólogos ocorre na primeira divisão meiótica.

Qual é a principal diferença entre a prófase i da meiose e a prófase da mitose?

Estudar muito faz parte da nossa vida quase todo o tempo. A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular é apenas uma das fases que acontecem antes da nossa dedicação a um curso de graduação e à nossa vida profissional.

Durante essa primeira etapa, existem vários assuntos da época do ensino médio que precisam ser dominados. Um deles é sobre mitose e meiose. Você lembra o que isso significa?

Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

O motivo de o assunto ser muito importante é que ele é bastante relacionado à nossa saúde. Somos formados por células e, assim, tudo em nosso organismo origina-se e cresce a partir desses processos celulares.

Continue a leitura, entenda essa diferença e saiba como estudar o tema para a prova por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é mitose e quais suas fases?
  • O que é meiose e quais suas fases?
  • Quais são as diferenças entre mitose e meiose?
  • Como esse assunto pode ser cobrado no vestibular e no Enem?

O que é mitose e quais suas fases?

Chamamos de mitose o processo de divisão celular que ocasiona em crescimento, regeneração e renovação das células. É por causa dela que, por exemplo, uma criança cresce ou que um machucado sara. Acontece nas células somáticas, as quais estão presentes em quase todo o corpo.

As células originadas aqui sofrem um processo equacional. Isso significa que as células-filha são idênticas às células-mãe, além de ter a mesma quantidade de cromossomos. Dessa forma, uma célula diploide divide-se em 2 células também diploides.

Suas fases são as seguintes.

Prófase

Ocorre após a interfase (etapa na qual há o aumento da célula) e é a fase mais longa da mitose. Começa com o aumento do volume nuclear, pois o citoplasma cede água ao núcleo e, com isso, tornar-se mais denso.

Nesse início, cada cromossomo tem, em sua constituição, dois filamentos chamados de cromátides, que são unidos pelo centrômero. Com o tempo, os cromossomos condensam-se, e o nucléolo desaparece.

Prometáfase

Aqui, ocorre a desintegração da carioteca. Os cromossomos andam em direção à região equatorial da célula.

Metáfase

Nessa etapa, os cromossomos atingem seu maior grau de condensação e permanecem parados por um tempo. As partículas e as organelas movimentam-se intensamente dentro do citoplasma, dirigindo-se aos lados opostos da célula.

Anáfase

Acontece a separação das células cromátides irmãs. Os cromossomos migram para o lado oposto da célula. Metade vai para um lado, e a outra metade, para o outro.

Telófase

Os núcleos e os envelopes nucleares são formados. O nucléolo reaparece, os cromossomos descondensam-se, e a carioteca reorganiza-se. Temos como resultado uma membrana celular dividida em duas partes idênticas, formando duas novas células.

O que é meiose e quais suas fases?

Nem todas as células sofrem mitose. A meiose é responsável pela divisão de células germinativas, que são aquelas responsáveis pela reprodução sexual. No homem, estão presentes nos testículos. Na mulher, nos ovários.

As células originadas aqui sofrem um processo reducional. Isso significa que as células-filha não são idênticas às células-mãe. Elas apenas herdam metade de seu material genético. Assim, uma célula diploide passa por duas fases e tem como resultado final 4 células haploides.

Qual é a principal diferença entre a prófase i da meiose e a prófase da mitose?

Suas fases são as seguintes.

Prófase I

É a fase mais complexa da meiose. Aqui, cada cromossomo é formado por duas cromátides, e há presença de pequenas condensações. Em seguida, ocorre a ligação de cromossomos homólogos. Cada par desses cromossomos tem 4 cromátides.

Com o processo de divisão, ocorre uma pequena ruptura nas cromátides, e dois pedaços trocam de lugar, acontecendo o crossing over. Mas ainda continuam a condensação e a separação dos cromossomos.

Metáfase I

A membrana celular desaparece, e os pares de cromossomos homólogos ordenam-se no plano equatorial da célula.

Anáfase I

Os cromossomos homólogos separam-se e vão em direção a lados opostos.

Telófase I

Com os cromossomos separados em dois grupos de cada polo, o citoplasma divide-se e forma duas células-filha.

Prófase II

A segunda divisão da meiose acontece nas duas células-filha. Aqui, os cromossomos movimentam-se e vão em direção à placa metafásica.

Metáfase II

Os cromossomos posicionam-se na placa metafásica.

Anáfase II

As cromátides irmãs separam-se e vão para cada um dos polos das células.

Telófase II

O nucléolo reorganiza-se, ocorre a citocinese e o surgimento de 4 células-filha haploides.

Quais são as diferenças entre mitose e meiose?

Apesar de mitose e meiose referirem-se à divisão celular, podemos notar algumas diferenças nesses processos, por exemplo:

  • mitose dá origem a 2 células-filha idênticas à célula-mãe. A meiose gera 4 células-filha com apenas metade do material genético da mãe;
  • mitose acontece nas células somáticas, enquanto meiose, nas células germinativas;
  • mitose não tem crossing over (troca de material genético), na meiose, por outro lado, há;
  • na mitose, o processo é equacional, ou seja, o número de células é mantido. Na meiose, acontece o processo reducional, no qual há redução pela metade do número de cromossomos nas células-filha.

Como esse assunto pode ser cobrado no vestibular e Enem?

Depois de todo esse resumo, você deve estar se perguntando: “Como cai mitose e meiose no Enem?” ou “Como cai mitose e meiose no vestibular?”.

Bem, no Enem, a matéria cai na parte relacionada às Ciências da Natureza, a qual é composta por Química, Física e Biologia. As questões, de modo geral, iniciam-se com um pequeno texto e, no final, existe uma pergunta. Algumas vezes, há a representação de figuras, as quais apontam as fases dos processos. Independentemente de como for, o candidato precisa escolher a resposta correta, no meio de 5 itens. No vestibular, cai de um jeito parecido. Assim, ao estudar para um, automaticamente você está preparado para o outro.

Para se dar bem, nossa dica é acompanhar o site Trilha do Enem. Nele, você consegue montar um plano de estudos individualizado, de acordo com seu perfil e treinar com simulados para Enem, o que deixará você bastante afiado para o grande dia. Assistir a videoaulas e fazer resumos dos principais assuntos também são formas válidas de reter o conteúdo. Por exemplo, aqui, você confere uma superaula dedicada à citologia, o ramo da Biologia que estudo justamente as células:

Saber a diferença entre mitose e meiose é um dos assuntos mais importantes para o Enem e o vestibular. Dessa maneira, não deixe de se dedicar à matéria e de tirar todas suas dúvidas durante seus estudos para a prova, combinado?

Gostou da revisão? Você sente afinidade com esse assunto? Se sim, você pode se dar muito bem com uma graduação na área de Saúde, sabia? Então, conheça um pouco mais sobre a faculdade de Fisioterapia!

Qual é a principal diferença entre a prófase i da meiose e a prófase da mitose?