Quais semelhanças e diferenças há nas tecnologias envolvendo ondas

Lista de questões feitas em vestibulares sobre as ondas eletromagnéticas.
Ler artigo Ondas Eletromagnéticas.

Portanto, já temos uma semelhança e uma diferença. Outra semelhança entre as duas ondas representadas é que elas possuem o mesmo intervalo de tempo. ... Quanto maior a frequência da onda, mais agudo soará o som; e quanto menor for a sua frequência, mais grave ele soará.

Quais são as diferenças e semelhanças entre as duas ondas?

O comprimento de onda das duas ondas são diferentes e, caso esteja se propagando em um mesmo meio material, a velocidade de propagação será a mesma. A primeira onda possui maior comprimento de onda então apresentará a menor frequência. Os sons com menor frequência são sons mais baixos (graves).

Quais são as semelhanças e as diferenças entre as duas representações retratadas nas fotos?

1) A semelhança é que são todas obras do ramo de arte da fotografia e todas mostram, de muito longe, ou perto, de alguma maneira, a figura de pessoas. As diferenças estão nos materiais utilizados, em algumas há materiais como comidas (macarrão e açúcar).

Quais são as diferentes formas de conhecimento e qual a diferença entre elas?

O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência; O conhecimento filosófico nasce a partir das reflexões que o ser humano faz sobre questões subjetivas; O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.

Quais são os diferentes tipos de conhecimento?

Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento: empírico, científico, religioso (teológico), filosófico e tácito. Para ajudar você a entender a diferença entre cada categoria, nesta postagem, vamos conceituar e exemplificar os tipos de conhecimento.

O que são Ciências Humanas e Sociais?

Em outras palavras, as Ciências Humanas ou Humanidades são uma área do conhecimento voltada para o estudo do homem como ser social. A área de Ciências Sociais Aplicadas reúne campos de conhecimento interdisciplinares, voltados para os aspectos sociais das diversas realidades humanas.

O que faz um profissional de ciências humanas?

Essa ciência é responsável por aplicar as leis, organizando as relações entre os indivíduos e a sociedade como um todo. Durante o curso, que dura em torno de 5 anos, o aluno se depara com disciplinas como Sociologia, Direito Constitucional e Economia Política.

Quais são os métodos das ciências humanas e sociais?

Na prática, as ciências sociais e humanas utilizam o método na investigação científica sobre a realidade social, ou seja, na aplicação de técnicas de pesquisa científica a situações e problemas concretos em um contexto social, para os quais se buscam respostas e novos conhecimentos.

Como funciona a pesquisa social nas ciências humanas?

Dessate, a melhor maneira de investigação científica em ciências humanas e sociais é a investigação qualitativa que considera as representações sociais do saber científico como fenômeno, e não apenas instrumento.

Como podemos caracterizar a metodologia das ciências humanas?

Utilizando de uma metodologia empírica que engloba experiência psicológica, contrasta com a abordagem puramente positivista típica das ciências naturais, que excluem todos os métodos que não são baseadas em observações sensoriais.

São possíveis as ciências humanas?

Resposta. Resposta: Sim! Ciência implica em método científico, que pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento, não apenas para as ciências naturais.

As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos:

Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc. A descrição do comportamento desse tipo de onda é feita pelas Leis de Newton.

Ondas eletromagnéticas: são resultado da combinação de campo elétrico com campo magnético. A sua principal característica é que não precisam de um meio material para propagar-se. São exemplos desse tipo de onda a luz, raio X, micro-ondas, ondas de transmissão de sinais, entre outras. Elas são descritas pelas equações de Maxwell.

Quais semelhanças e diferenças há nas tecnologias envolvendo ondas

Campos magnético (B) e elétrico (E) combinados na formação das ondas eletromagnéticas

Outra classificação das ondas é feita considerando-se a direção de vibração. De acordo com essa característica, uma onda pode ser definida como:

→ Transversal: quando as partículas do meio de propagação vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda. Um exemplo desse tipo de onda é a luz.

→ Longitudinais: quando as partículas do meio de propagação vibram na mesma direção em que a onda se propaga, como é o caso das ondas sonoras.

Por fim, quanto à direção de propagação, as ondas podem ser classificadas em:

unidimensionais: quando se propagam em apenas uma direção, como a onda em uma corda;

bidimensionais: se a propagação ocorre em duas direções, que é o caso da onda gerada por uma perturbação na água;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ondas tridimensionais: que se propagam em três dimensões, como as ondas sonoras.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Mapa Mental: Ondas
  • 2 - Propriedades das ondas

Mapa Mental: Ondas

Quais semelhanças e diferenças há nas tecnologias envolvendo ondas

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Propriedades das ondas

Para estudar uma onda, precisamos conhecer algumas de suas propriedades, tais como: a velocidade de propagação, a amplitude, o período e a frequência. Para uma melhor compreensão dessas propriedades, veja a seguir a representação gráfica de uma onda:

Quais semelhanças e diferenças há nas tecnologias envolvendo ondas

Representação gráfica de uma onda

O comprimento de onda, que pode ser representado pela letra λ, é a distância entre valores repetidos em uma forma de onda. É calculado com a equação:

Sendo:

Quais semelhanças e diferenças há nas tecnologias envolvendo ondas

λ – o comprimento de onda;

c – velocidade da luz no vácuo (possui valor igual a 3.108m/s);

f – frequência da luz.

A partir de λ, podemos calcular a velocidade de uma onda com a seguinte fórmula:

Sendo:

Quais semelhanças e diferenças há nas tecnologias envolvendo ondas

v – velocidade da onda;

λ – comprimento da onda;

T – período.

O período é definido como o espaço de tempo necessário para uma onda caminhar um comprimento de onda.

A frequência é o inverso do período:

Quais semelhanças e diferenças há nas tecnologias envolvendo ondas

a velocidade de propagação da onda pode ser dada por:

Quais semelhanças e diferenças há nas tecnologias envolvendo ondas

 

​Por Mariane Mendes
​Graduada em Física

*Mapa Mental por Rafael Helerbrock
Graduado em Física