Você prática alguma atitude sustentável no seu dia a dia

Suas atitudes simples do dia a dia podem ajudar na preservação do meio ambiente e ainda gerar economia para o seu bolso. Confira!

01 de setembro de 2021

Por:
Cristina Severgnini | Jornalista MTb/RS nº 9.231

A palavra sustentável vem do latim (sustentare) e significa sustentar, cuidar, apoiar e conservar. E cuidar é a forma mais bonita de amor, não é? Então vamos cuidar bem do lugar onde vivemos, do nosso corpo, da nossa casa e do mundo. Trazer atitudes sustentáveis para o cotidiano demanda apenas algumas novas escolhas que fazem parte de um caminho mais consciente.

São pequenas ações do dia a dia que, somadas, promovem revoluções positivas individuais e coletivas. Por menor que seja, qualquer cuidado significa muito, desde providenciar que as embalagens que vão para o lixo seco estejam limpas para aumentar a chance de reciclagem até optar por usar menos sacolas do supermercado ou criar o hábito de ir às compras com sua ecobag.

A partir daí, você pode ir adquirindo novos hábitos, dando um passo de cada vez e reduzindo seu impacto no meio ambiente.

Para contribuir com sugestões, elencamos 10 atitudes sustentáveis para quem quer fazer sua parte. São algumas provocações, mas você não precisa mudar radicalmente seu estilo de vida. A dica aqui é repensar suas ações e adotar os hábitos sustentáveis que cabem na sua realidade.

1 - Observe o seu lixo

Prestar atenção no lixo é tomar consciência de que não existe o “jogar fora” porque o “fora” é o planeta. Cabe adotar medidas para aumentar o reuso do lixo produzido em casa.

E isso passa pela separação correta: com um recipiente para o orgânico (com potencial para virar adubo), outro para o que não tem jeito e vai para aterros (como papel higiênico usado) e outros para os recicláveis (cuidando para que estejam limpos e secos).

Além de aumentar as chances de seu lixo se tornar algo útil, também facilita muito a vida das pessoas que trabalham na separação de resíduos. Se possível, também compacte as embalagens descartadas para que os caminhões de lixo façam menos viagens, gastando menos combustível.

2 - Evite os descartáveis

Criados para dar praticidade, os produtos descartáveis acabaram sendo usados em grande escala. Se você ou seus filhos gostam de canudos, há opções reutilizáveis de aço, silicone, casca de coco e também de plástico rígido. Em casa, um bom filtro de água é uma opção para reduzir o uso de garrafas plásticas.

3 - Se for perto, vá a pé

Andar a pé faz bem para a sua saúde e para o meio ambiente. Os motores dos veículos são grandes poluidores do ar.

Se alguém duvidava, teve sua teoria derrubada ao ver as imagens (amplamente divulgadas nas redes sociais) do ar limpinho em grandes cidades como São Paulo durante os períodos de confinamento ocasionados pela pandemia. Além disso, na hora de comprar ou trocar seu veículo, vale dar uma pesquisada no ranking dos menos poluidores.

4 - Economize água

Embora o Brasil tenha abundância de água, não é um recurso infinito. Economize água tomando banhos curtos, limpando a louça com a torneira desligada e lavando roupa na opção modo econômico da máquina. 

Também é possível reaproveitar a água da máquina de lavar para limpar o chão, recolher água da chuva para molhar as plantas ou fazer o reaproveitamento da forma como for possível para você.

5 - Economize energia elétrica

Permita que o sol entre e aproveite a luz natural. Durante o dia, desligue a luz e abra as janelas. E deixe para ligar a iluminação artificial apenas durante a noite. Na hora de comprar lâmpadas, existem opções que duram muito mais e economizam energia elétrica.

Outra dica é, quando for comprar algum eletrodoméstico, ficar atento ao selo de economia. O resultado aparece na conta de luz e quem agradece é o planeta.

LEIA MAIS: 10 dicas para economizar energia elétrica

6 - Energia renovável vale o investimento

Essa medida não é tão simples, mas investir em um sistema de energia renovável vale a pena. Além de a economia na conta de luz pagar o investimento em poucos anos e valorizar o imóvel, a instalação de painéis solares para gerar a própria energia é uma medida totalmente sustentável por um planeta mais limpo.

7 - Faça compostagem

Entre as atitudes sustentáveis está a compostagem. É possível transformar cascas de frutas e outros restos de alimentos em adubo para nutrir as plantas da casa. E inserir as crianças nessa atividade é super educativo para desenvolver a consciência ecológica nos pequenos. Existem composteiras de vários tamanhos e adequadas até para quem mora em apartamento.

Você prática alguma atitude sustentável no seu dia a dia
São pequenas ações do dia a dia que, somadas, promovem revoluções positivas individuais e coletivas.

8 - Experimente opções sustentáveis 

Na hora de optar pelos produtos de consumo, nem sempre é possível eliminar, por exemplo, o plástico, mas dá para optar por aqueles com maiores chances de reciclagem. Quanto mais mistura de tipos de plástico tiver no mesmo produto, mais difícil e custoso é reaproveitar esse material.

Comprar grãos a granel é outra opção para levar menos lixo para casa. Potes de vidro e prendedores de roupas de madeira são opções que substituem o plástico.

9 - Planeje as aquisições

Ir às compras com absoluta consciência do que você precisa é importante para a saúde do planeta e do seu bolso também. Em caso de dúvidas, responda honestamente às seis perguntas do consumo consciente: por que comprar, o que comprar, como comprar, de quem comprar, como usar e como descartar. Se ficar inseguro em alguma resposta, é melhor repensar a aquisição.

Antes de ir ao mercado, avalie o que ainda tem na geladeira e nos armários e faça uma lista pensando na sua rotina. Além disso, não ceda aos impulsos das promoções, confira a validade dos produtos e escolha embalagens ideais para sua necessidade. Essas ações vão auxiliar no desperdício de alimentos.

CONHEÇA: Linha de pequenas porções que ajuda a evitar o desperdício

10 - Use produtos de limpeza menos poluentes

Muitos produtos de limpeza são repletos de substâncias nocivas que acabam caindo na rede de esgoto e gerando contaminação.

Atualmente existem os produtos biodegradáveis, que são uma opção. Mas também é possível usar desinfetantes naturais que podem ser preparados em casa.

Uma mistura de água, álcool de limpeza, sabão de coco ralado e folhas de eucalipto, por exemplo, é totalmente natural e muito eficiente na limpeza. Outra opção é misturar vinagre com bicarbonato para limpezas mais difíceis.

______

Para haver sustentabilidade:

São três princípios que precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato ocorra: o social, o ambiental e o econômico. O fator social engloba as pessoas e suas condições de vida. O ambiental se refere aos recursos naturais do planeta e sua utilização. E o econômico está relacionado com a gestão adequada dos recursos naturais na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. 

Suas práticas domésticas estão em harmonia com esses princípios? Então você já tem atitudes sustentáveis e contribui com o bem-estar da humanidade.

E então, o que achou de nossas sugestões de atitudes sustentáveis?

Se você gostou, acompanhe nosso blog e se cadastre no formulário para receber novidades em primeira mão.

Quer acompanhar nosso conteúdo no Instagram? Siga @excelsioralimentos.

Como ter atitudes sustentáveis no dia a dia?

10 simples atitudes sustentáveis para aplicar no seu dia a dia.
1 – Separe o lixo corretamente. ... .
2 – Economize luz. ... .
3 – Economize água. ... .
4 – Evite o desperdício de alimentos. ... .
5 – Prefira alimentos orgânicos. ... .
6 – Consuma menos carne. ... .
7 – Aprenda a reutilizar. ... .
8 – Reduza o consumo de plástico..

São exemplos de atitude sustentável?

9 atitudes sustentáveis que você pode ter dentro de casa.
1 – Trocar as lâmpadas da casa. ... .
2 – Leve a reciclagem a sério. ... .
3 – Reduza o uso de embalagens. ... .
4 – Decore com objetos usados e materiais naturais. ... .
5 – Tire os aparelhos da tomada. ... .
6 – Cuidado com a posição da geladeira e do freezer..

Que ações sustentáveis você pode realizar em sua prática do dia a dia?

Evite o desperdício de alimentos..
Aprenda a reutilizar e reciclar..
Troque o carro por outras alternativas..
Use o crédito de forma regulada..
Separe o lixo reciclável..
Faça compostagem em casa..
Consuma a energia elétrica de um modo consciente..
Reduza o consumo de plástico..

Quais são os hábitos sustentáveis?

Caminhar e andar de bicicleta são hábitos que ajudam a manter seu corpo saudável e evitam a emissão de gases de efeito estufa. Quando não puder fazer isso, escolha o transporte público como ônibus e metrô. Se precisar usar o carro, dê ou peça carona.