Qual a recomendação da OMS a prática de exercício físico para adultos?

Saúde, uma palavra com significado profundo, torna a vida tão mais movimentada e pra cima quando em dia, entretanto, se não cuidada, nos deixa cabisbaixos e muitos problemas e/ou doenças surgem.

A fim de facilitar este entendimento, juntamos alguns pontos fundamentais para quem busca encontrar o tempo ideal para a prática de atividades físicas e, segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem algumas características para cada indivíduo.

Você sabia que crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, têm a quantidade de atividade física recomendada de 60 minutos de forma moderada e diariamente? Isso mesmo, além disso, a OMS indica que sejam realizadas atividade aeróbica dentro desse padrão.

Como por exemplo, podem ser as tradicionais brincadeiras de criança como pular corda ou amarelinha, ou ainda algumas atividades mais dinâmicas, como futebol, vôlei e basquete.

Agora, caso seja optado por atividades de força, como o uso de pesos livres, máquinas, tubos elásticos, ciclismo ou até mesmo a musculação – para os mais crescidos –, o ideal é manter durante 3 vezes dentro da semana. Tendo em vista que essas atividades estão associadas ao combate do sedentarismo e outras doenças que podem aparecer devido a falta de movimentação do corpo.

Além dessas faixas etárias, a OMS declara a importância para outras idades e dá suas indicações. Como no caso dos indivíduos com idades entre 18 a 64 anos, o ideal é praticar atividades por pelo menos 150 minutos de forma moderada e dentro de uma semana, ou seja, 30 minutos em uma sequência de 5 dias.

Para atividade física intensa, indica-se que sejam realizadas durante 15 minutos em 5 dias da semana. Tendo em vista a importância de treinos de força, também durante este período semanal, é importante praticar por pelo menos 2 dias um tempo de 30 minutos cada treino.

E um alerta, a partir dos 64 anos, o ideal é ainda, realizar atividades que resultem em equilíbrio para o corpo, afinal, os ossos já se encontram mais fracos e para manter-se distante de possíveis quedas, é fundamental realizar essas atividades.

Você está procurando atividades físicas que promovam um melhor condicionamento físico, bem como para sua saúde no geral?

Conheça a academia Bohrer Sports, com sede em Caxias do Sul – Serra Gaúcha, oferece mais de 35 modalidades em atividades para todas as faixas etárias.

Lugar da atividade com qualidade, acompanhamento e equipamentos em alto nível é na Bohrer!

Conheça hoje mesmo resgatando o seu FREEPASS, período experimental de 7 dias de academia grátis.

Um incentivo e tanto para você dar inicio a um novo ciclo de exercícios físicos em sua vida. Esperamos por você!

Entre em contato conosco: (54) 3027-3057 | (54) 9 9114.7427 Rua Antônio Ribeiro Mendes, 2800, Bairro Santa Catarina - Caxias do Sul/RS

Enquanto estamos todos confinados a pandemia, a Organização Mundial da Saúde acha que devemos fazer mais exercícios físicos. 

A OMS divulgou novas diretrizes de atividade física recomendando que os adultos tenham pelo menos 150 minutos (ou seja, 2,5 horas) de atividade física moderada a vigorosa por semana. 

As novas recomendações de atividade física da OMS chegam em um momento em que a pandemia do coronavírus continua a causar estragos em todo o mundo – e estar acima do peso ou obeso tem sido associado a um aumento do risco de doenças graves e internação por Covid-19. 

A recomendação anterior da OMS era a de que adultos com idades entre 18 e 64 anos fizessem pelo menos 150 minutos de exercícios moderados ou 75 minutos de exercícios vigorosos por semana, bases que serviam para adultos saudáveis. Agora, as novas recomendações incluem pessoas que vivem com doenças crônicas ou com deficiência. 

“Ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar, podendo ajudar a adicionar anos à vida e vida aos anos”, disse o diretor-geral da OMS, doutor Tedros Adhanom Ghebreyesus, em um comunicado à imprensa. “Cada movimento conta, especialmente agora que gerenciamos as restrições da pandemia da Covid-19. Devemos todos nos mover todos os dias, com segurança e criatividade”. 

Independentemente de quem você seja, a OMS tem alguns princípios básicos em mente: todos podem se beneficiar sendo mais ativos do que sedentários. Fazer alguma atividade física, não importa qual, é melhor do que não fazer nada. Você pode começar aos poucos e devagar e aumentar sua frequência, intensidade e duração ao longo do tempo. Você pode fortalecer seus músculos em casa ou na academia (quando for seguro). E a atividade física é boa para o nosso coração, corpo e mente. 

O que crianças e adolescentes precisam

Crianças de até 17 anos precisam de pelo menos 60 minutos de exercícios moderados a vigorosos por dia, de acordo com as novas recomendações. As atividades devem ser principalmente aeróbicas, como correr ou andar de bicicleta. Atividades que fortaleçam músculos e ossos também são necessárias. 

Para que as crianças sejam mais ativas, elas precisam perceber suas opções de atividades como divertidas, além de ter acesso e oportunidade para elas, como explicou a doutora Stephanie Walsh, diretora médica do Child Wellness at Children’s Healthcare de Atlanta. Se está sendo difícil com seus filhos, tente trocar a palavra “exercício” por expressões como sair de casa, jogar ou brincar. 

Se seu filho achar que andar é chato, torne-o mais divertido fazendo gincanas ou criando uma caça ao tesouro simples. Os adolescentes podem ouvir música, conversar por vídeo ou usar aplicativos de fitness. 
“Geralmente as crianças e adolescentes sempre relatam que gostam de fazer atividade física para: 1) estar com os amigos 2) se divertir 3) aprender algo novo”, enumerou Craig A. Williams, professor de fisiologia e saúde pediátrica e diretor do Centro de Pesquisa de Saúde e Exercício Infantil da Universidade de Exeter, na Inglaterra. 

Permaneçam ativos juntos, misturem atividades, encorajem uns aos outros e ajustem o que não funciona, aconselhou o doutor Williams. Dance se você odeia correr e patine se preferir não andar. Além disso, incentive seus filhos a perceber como se sentem: se eles suaram eficaram ofegantes, fizeram bem. 

Os jovens correm mais risco imediato de problemas de saúde mental do que de doenças cardíacas crônicas ou metabólicas. 

Se você está tentando fazer com que seus adolescentes sejam mais ativos, encorajá-los a se exercitar levando em consideração sua saúde mental pode ser mais eficaz do que alertá-los sobre os impactos na saúde física, “o que pode parecer distante na mente de um jovem”, segundo Joseph Hayes, principal pesquisador em psiquiatria da University College London. 

Atividades agradáveis e não competitivas podem ajudar as crianças a desenvolver a confiança, a capacidade e o prazer “para serem ativas pelo resto da vida”, disse Walsh, influenciando sua autoestima, humor e desempenho acadêmico.

Qual a recomendação da OMS a prática de exercício físico para adultos?
Atividades mais leves também ajudam a encontrar um equilíbrio saudávelFoto: Pixabay

Orientação para adultos

De acordo com o relatório da OMS, para adultos de até 64 anos, fazer pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada, ou mínimo de 75 a 150 minutos de exercícios aeróbicos vigorosos por semana pode reduzir o risco de morte prematura, doença cardíaca, hipertensão, câncer e diabetes tipo 2. 

As diretrizes também recomendam que adultos mais velhos, com 65 anos ou mais, façam pelo menos 150 a 300 minutos de exercícios de intensidade moderada ou 75 ou 150 minutos de exercícios aeróbicos vigorosos durante a semana. 

Os exercícios que fortalecem todos os grupos de músculos devem ser feitos pelo menos duas vezes por semana. A mesma orientação vale para os idosos, tanto quanto eles podem – mas eles devem priorizar os treinamentos de equilíbrio e de força alguns dias por semana, já que eles podem ajudar a prevenir quedas e lesões relacionadas, bem como declínios na saúde e habilidade óssea.

Leia também:
Fortaleça seus joelhos com este treino de 5 minutos
Dor de cabeça causada por estresse? Uma prática de 5 minutos pode trazer alívio
Conheça uma prática de meditação de 5 minutos para se acalmar

Compromissos de trabalho e casa

As condições médicas e o isolamento podem dificultar o alcance das metas de atividade, como lembrou o doutor Adnan Qureshi, professor de neurologia do Zeenat Qureshi Stroke Institute e da Universidade de Missouri-Columbia. 

“Embora reuniões internas de grande porte sejam desencorajadas neste momento, atividades ao ar livre, elas ainda podem ser boas opções”, disse Yian Gu, da cadeira de ciências neurológicas nos departamentos de neurologia em epidemiologia da Universidade de Columbia em Nova York.”Também há muitas opções para atividades familiares em casa, como exercícios aeróbicos e pingue-pongue”. 

Algumas etapas podem aumentar o engajamento na atividade física, de acordo com Qureshi: 

– Entenda como a atividade física pode melhorar sua qualidade de vida. 
Vincule a atividade a outra paixão, como interação com pessoas, natureza ou tecnologia. 
Quantifique o tempo gasto e a distância percorrida. 
Incorpore a atividade a uma rotina regular programada. 
Considere as barreiras para atingir as metas e encontre estratégias para superar as barreiras com os profissionais de saúde.
Observe os benefícios que você alcançou. 

Os possíveis benefícios “devem ser equilibrados com os riscos potenciais de segurança e as pessoas devem ser cautelosas, dependendo de condições de saúde prévias que possam existir”, explicou o doutor Richard Marottoli, médico e professor de medicina da Escola de Medicina de Yale em Connecticut. “E sempre fale com seu médico antes de iniciar uma rotina de exercícios”.

Conselhos para mulheres grávidas e puérperas

Permanecer ativo durante e após a gravidez traz benefícios para a mãe e o bebê, incluindo redução do risco de diabetes gestacional, complicações no parto e depressão pós-parto. 

Segundo o relatório, se as mulheres grávidas e no pós-parto não tiverem condições ou complicações prévias, elas devem fazer pelo menos 150 minutos de atividades aeróbicas e de fortalecimento moderadas por semana. O alongamento pode ser benéfico e calmante. 

No entanto, as mulheres grávidas devem se assegurar de que estejam hidratadas, evitando atividades fisicamente arriscadas e ficando atentas a quaisquer sinais de alerta, como. sensação de tontura, contrações dolorosas ou sangramento vaginal.

Leia também:
‘Atividade física é a grande aliada contra a depressão’, afirma Marcio Atalla
Como retomar sua rotina de exercícios: recuperação é a chave
Como retomar sua rotina de exercícios: aumente a intensidade com segurança

Diretrizes para pessoas com condições crônicas

Um estilo de vida saudável ainda é possível mesmo se você tiver condições crônicas, enfatizou o relatório da OMS. 

“Algumas pessoas com doenças crônicas têm dificuldade de fazer alguns dos tipos e quantidades recomendadas de atividade física e podem evitar a atividade física todos juntos por causa de preocupações com os riscos”, disse Regina Davis, diretora executiva associada de políticas e práticas de saúde pública da Associação Americana de Saúde Pública. 

“O tipo de atividade física que uma pessoa pode fazer pode ser diferente, mas ainda assim há benefícios.” 
Entre pessoas com doenças como câncer e doenças cardíacas, a atividade física pode reduzir o risco de morte precoce, progressão da doença e baixa qualidade de vida. 

Tanto quanto podem, as pessoas com condições crônicas devem fazer pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana ou pelo menos 75 a 150 minutos de aeróbica vigorosa semanalmente. Algumas vezes por semana, eles devem fazer exercícios de fortalecimento e equilíbrio para melhorar suas habilidades e prevenir quedas.

Dicas para pessoas com deficiência

Para crianças com deficiência física ou intelectual, as principais diretrizes para crianças sem deficiência se aplicam, se os benefícios superarem quaisquer possíveis riscos, de acordo com seu pediatra ou especialista em deficiência. A atividade pode beneficiar especialmente aqueles com condições que prejudicam a função cognitiva, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 

Para adultos com deficiência, o exercício físico pode melhorar a função física e cognitiva, a força e a qualidade de vida. As diretrizes para adultos também se aplicam a adultos com deficiência. 
Apesar da quantidade de evidências envolvendo sedentarismo e atividade, não sabemos muito sobre os resultados entre as pessoas de bairros carentes e com deficiências. 

“É bom ver a OMS defendendo isso, reconhecer que a atividade física é um marcador tão importante de saúde e bem-estar que pode ajudar a incorporar sua importância à sociedade, não apenas médica, mas econômica e culturalmente”, afirmou Williams, da Universidade de Exeter. 

Afinal, o movimento é “o que nossos esqueletos foram projetados para fazer”. 

(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês). 

Qual a orientação da OMS para a prática de atividade física na sua idade *?

Para saúde e bem-estar, a OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

O que diz a OMS sobre atividade física?

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.

Quais são as recomendações da OMS?

Portanto, a coisa mais importante que as pessoas podem fazer é reduzir o risco de exposição ao vírus e se vacinar contra a COVID-19 (com todas as doses necessárias, segundo o esquema de vacinação), continuar a usar máscaras, manter a higiene das mãos, deixar os ambientes bem ventilados sempre que possível, evitar ...

Qual é a quantidade certa de exercícios físicos?

Aos adultos é recomendada a prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada. Se preferir atividades intensas, a recomendação é de 75 minutos semanais. Para essa faixa etária é recomendado incluir exercícios de fortalecimento muscular em pelo menos 2 dias da semana.