Utilizado na agricultura para corrigir o pH do solo é um óxido obtido pelo aquecimento do calcário

Utilizado na agricultura para corrigir o pH do solo é um óxido obtido pelo aquecimento do calcário
Na calagem podem ser utilizados vários produtos para neutralizar a acidez do solo, ou seja, carbonatos, óxidos, hidróxidos e silicatos de cálcio e magnésio. Os corretivos têm a característica de diminuir os teores de H+ e Al³+ na solução do solo. A adição de corretivos no solo provoca a substituição do H+ e do Al³+ por cátions básicos. Os principais produtos corretivos da acidez do solo são:

Calcário Agrícola

O calcário é o produto mais utilizado pelos agricultores na neutralização da acidez do

solo. A calagem, prática de aplicar calcário no solo, é importante para eliminar a acidez do solo, criando condições favoráveis para a melhoria da fertilidade do solo, disponibilizando os nutrientes necessários às plantas. O calcário é obtido pela moagem de rochas calcárias, cujos componentes são carbonato de cálcio (CaCO3) e carbonato de magnésio (MgCO3).

A ação neutralizante do calcário se deve às seguintes reações:

Utilizado na agricultura para corrigir o pH do solo é um óxido obtido pelo aquecimento do calcário

Por que se recomenda aplicar calcário com antecedência, geralmente, de 30 dias ao plantio?

Pelo motivo que nessas reações, o CO3 é uma base fraca e, consequentemente, a formação de íons OH- é lenta. Além de um adequado teor de água no solo para que os corretivos de acidez possam reagir. Os calcários podem ser calcíticos, em que predomina o carbonato de cálcio (CaCO3), e dolomíticos quando são constituídos de carbonato de cálcio e de magnésio (CaMgCO3). Os calcíticos podem ter até 5% de MgO e os dolomíticos acima de 12% de MgO. Os magnesianos são aqueles que possuem de 5 a 12% MgO. Isso é importante na escolha do corretivo para aplicar no solo. Solos deficientes em cálcio e com bons teores de magnésio, a preferência deve ser para os calcíticos. Solos deficientes em magnésio, a busca deve ser pelo calcário dolomítico. Muitas vezes, para manter a relação Ca/Mg ou mesma aumentá-la, há necessidade de uma mistura de dolomítico e calcítico para atingir os níveis de Ca e Mg que se deseja.
Como aumentar ou manter, pela calagem, a relação Ca/Mg

Resultados de pesquisa mostram que calcários com teor de 10% de carbonato de magnésio é o suficiente. Em solos arenosos, há deficiência desse nutriente.

As recomendações de calagem, preconizadas pela pesquisa oficial, são de um calcário com PRNT de 100% aplicado e incorporado na camada de 0-20 cm do solo. Quando o PRNT do calcário está abaixo desse valor, o agricultor deve fazer a correção da quantidade estabelecida. Para obter o fator de correção, divide-se 100 pelo PRNT do calcário. Exemplo: Uma análise de solo recomenda aplicação de 3 t/ha de calcário com PRNT 100% e na profundidade de 0 - 20 cm do solo. O calcário comprado possui 78% de PRNT e a camada a ser aplicada é de 10 cm de profundidade.

fator de correção (f) = 100/78 = 1,28

Resultados de análises de solos têm mostrado uma relação Ca/Mg de 1:1. Isso é devido à utilização, em maior proporção, de calcários calcíticos em detrimento dos dolomíticos. As causas mais prováveis desse fato podem ser várias: ou na calagem é recomendado a aplicação de calcário sem estabelecer qual tipo; ou as jazidas mais próximas do produtor são, em grande parte,  de origem calcítica; ou o preço do calcítico é mais barato que o dolomítico. Cabe ao engenheiro agrônomo e o consultor da propriedade verificarem qual a necessidade de calcário, com cálcio ou cálcio mais magnésio.

Para serem registrados e comercializados, os calcários devem apresentar as seguintes garantias mínimas:

PRNT de 45%, soma de CaO e MgO igual a 38% e PN de 67%. Qualquer valor abaixo impede o registro do produto e, portanto, não liberado para comercialização.

Óxidos

A cal virgem agrícola é produzida pelo aquecimento do calcário em grandes fornos. Há emissão de CO2.

Nessa reação há liberação imediata de OH- conferindo a neutralização.

Utilizado na agricultura para corrigir o pH do solo é um óxido obtido pelo aquecimento do calcário

A cal virgem é um corretivo de ação imediata, e ela pode causar prejuízos às sementes, às plântulas e aos microorganismos, pela geração de calor. Para evitar esses prejuízos a cal virgem deve ser aplicada com antecedência ao plantio. Na aplicação, a água do solo é absorvida, gerando a formação de grânulos endurecidos, constituídos de uma capa de Ca(Mg)CO3. A cal virgem dolomítica pode apresentar 60% de CaO e 30% de MgO, além de um PRNT de 180%.
A quantidade recomendada para um PRNT 100%, com o uso de cal virgem essa quantidade será reduzida. Por quê? Porque a cal virgem tendo um PRNT no mínimo de 120%, o fator (f) de correção da quantidade será igual a 100/120 .'. f = 0,83. Uma quantidade recomendada de 5 t/ha seria reduzida para 4,15 t/ha (5 x 0,83). Resta confrontar o preço para ver se é vantajoso. Quanto maior o PRNT da cal virgem menor a quantidade recomendada. 

A cal virgem agrícola para ser comercializada, de acordo com a Legislação brasileira de corretivos, deve apresentar as garantias  mínimas de 125% de PN, soma de CaO + MgO de 68% e PRNT de 120%.

Hidróxidos

Aqui encontramos a cal hidratada (Ca(Mg)(OH)2 ou cal extinta, que são hidróxidos resultantes da hidratação da cal virgem. O hidróxido de cálcio é um pó branco com um grau de pureza de 95%. Em contato com a umidade do ar pode acontecer a carbonatação.

Utilizado na agricultura para corrigir o pH do solo é um óxido obtido pelo aquecimento do calcário

Por ser muito fino, sua aplicação a lanço não é muito confortável. A ação do hidróxido de cálcio é imediata por causa da dissolução do mesmo. 

A cal hidratada agrícola deve apresentar garantias mínimas: PN de 94%, soma de CaO e MgO de 50% e PRNT de 90%.

Silicatos 

São resíduos das indústria de aço, escórias, que contêm silicatos de cálcio e/ou magnésio. Esses produtos têm ação neutralizante devido aos silicatos de Ca e Mg.

Utilizado na agricultura para corrigir o pH do solo é um óxido obtido pelo aquecimento do calcário


O que é utilizado na agricultura para corrigir o PH do solo é um óxido obtido pelo aquecimento do calcário?

Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.

Pode ser obtido pela decomposição térmica do calcário CaCO3?

A decomposição térmica da calcita (CaCO3) resulta na formação de cal (CaO) e liberação de CO2, que ocorre a partir dos 700ºC, com transformação das fases em 850ºC.

Como se lê CaCO3?

Carbonato de cálcio é uma substância química de fórmula CaCO3, sendo o sal de cálcio do ácido carbônico.