Um determinado hormônio, liberado por certa glândula, remove o cálcio da matriz

São geralmente quatro paratireóideas que temos em nosso corpo. Estas glândulas endócrinas, donas de tamanho proporcional ao de ervilhas, são localizadas na região do pescoço, posteriormente à glândula tireóide, ou seja, atrás dela.

Produzem o paratormônio (hormônio paratireoideano - PTH), responsável pela regulação de cálcio e fósforo no sangue e aumento da absorção de vitamina D. Em uma concentração mais baixa, tal hormônio retira o cálcio dos ossos, enviando à corrente sanguínea, e aumenta a absorção deste no intestino e sua reabsorção nos túbulos renais.

A calcitonina - hormônio secretado pela tireóidea, por sua vez, aumenta a deposição de cálcio nos ossos, efetuando ação inversa, com intensidade um pouco menor.

Disfunção nas paratireóideas quanto à redução da produção de paratormônio resulta na ausência de quantidade ótima de cálcio, acúmulo de fósforo no sangue, podendo causar hiperirritabilidade e/ou fazer com que as células musculares esqueléticas se contraiam de forma desarmônica - quadro de tetania, podendo causar asfixia e até mesmo a morte. Na hiperfunção, o indivíduo está sujeito a lesões renais, osteoporose e cistos nos ossos.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Questão 1

(UFC-CE) Os hormônios secretados pelas glândulas endócrinas estimulam diversas funções e atividades dos organismos, como, por exemplo, o crescimento e reações de susto e raiva nos vertebrados. Assinale a opção inteiramente correta quanto às glândulas secretoras e aos efeitos dos hormônios indicados.

a)     Ocitocina: é liberada na hipófise e acelera as contrações uterinas que levam ao parto;

b)     Somatotrofina: é liberada no pâncreas e promove o crescimento corporal;

c)     Insulina: é liberada na hipófise e diminui a concentração de glicose no sangue;

d)     Adrenalina: é liberada nas suprarrenais e diminui a pressão arterial;

e)     Estrógeno: é liberado nos testículos e determina o impulso sexual nos machos.

Questão 2

(UFU-MG) Um determinado hormônio, liberado por certa glândula, remove o cálcio da matriz óssea, levando-o ao plasma. O hormônio e a glândula são, respectivamente:

a)     Somatotrófico, hipófise;

b)     Adrenalina, suprarrenal;

c)     Paratormônio, paratireoide;

d)     Insulina, pâncreas;

e)     ADH, hipófise.

RESPOSTAS

Questão 1

letra A

a)     Certa. A ocitocina é liberada pela neuro-hipófise, também chamada de lobo posterior da hipófise.

b)     Errado. A somatotrofina ou hormônio do crescimento é secretado pela adeno-hipófise e tem a função de promover o crescimento das cartilagens e ossos.

c)     Errado. A insulina é produzida pelo pâncreas e estimula o armazenamento de glicose pelas células, reduzindo a concentração de glicose no sangue.

d)     Errado. A adrenalina é produzida nas suprarrenais, mas, uma vez no sangue, a adrenalina provoca taquicardia, aumento da pressão arterial e maior excitabilidade do sistema nervoso.

e)     Errado. O estrógeno é produzido pelas células do folículo ovariano e determina as características secundárias da mulher, como o desenvolvimento das mamas, alargamento dos quadris, etc.

Questão 2

letra c

a)     Errado. O hormônio somatotrófico é secretado pela adeno-hipófise, mas tem a função de estimular o crescimento geral do corpo.

b)     Errado. A adrenalina é produzida na suprarrenal, mas, uma vez no sangue, provoca taquicardia, aumento da pressão arterial e maior excitabilidade do sistema nervoso.

c)     Certo. O paratormônio, produzido nas paratireoides eleva a concentração de cálcio no sangue e estimula a liberação de cálcio nos ossos.

d)     Errado. A insulina é produzida no pâncreas e estimula o armazenamento de glicose pelas células, reduzindo a concentração de glicose no sangue.

e)     Errado. O ADH, também chamado de hormônio antidiurético ou vasopressina, é produzido na neuro-hipófise e é liberado quando a concentração de água no sangue cai abaixo de certo nível, sendo que seu principal efeito é a diminuição do volume de urina excretado.

Um determinado hormônio, liberado por certa glândula, remove o cálcio da matriz

Grátis

11 pág.

Um determinado hormônio, liberado por certa glândula, remove o cálcio da matriz

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 2

Marcar questão 
Texto da questão 
O sangue é formado por duas partes distintas, uma líquida e outra sólida, em que são 
claramente identificadas por meio de um método de laboratório denominado 
centrifugação. A porção líquida do sangue possui cor amarelada, translúcida e um 
pouco viscosa. Como essa porção é denominada? 
Escolha uma: 
a. Leucócitos 
b. Hemácias 
c. Água 
d. Plasma 
e. N.D.A 
 
 
 
 
 
Questão 19 
Correto 
Atingiu 1,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Um determinado hormônio, liberado por certa glândula, remove o cálcio da matriz 
óssea. O hormônio e a glândula são, respectivamente 
Escolha uma: 
a. somatotrófico, hipófise 
b. insulina, pâncreas 
c. adrenalina, supra-renal 
d. paratormônio, paratireoide. 
Questão 20 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 1,00 
Marcar questão 
Texto da questão 
Qual das alternativas abaixo apresenta a fase de duplicação de DNA? 
Escolha uma: 
a. Osmose 
b. Fagocitose 
c. Mitose 
d. Interfase 
undos

Página12

Qual o hormônio é a glândula que remove o cálcio da matriz óssea?

As glândulas paratireoides secretam o paratormônio, que é essencial para a vida e estimula a reabsorção de cálcio no intestino, nos ossos e também diminui a eliminação de cálcio pelos rins, aumentando o número no sangue.

Qual hormônio remove cálcio?

Essas glândulas são responsáveis pela produção do hormônio PTH (paratormônio), que regula o nível de cálcio. Se o cálcio estiver baixo no sangue, os sensores das paratiroides detectam essa falha e liberam o PTH, que retira cálcio dos ossos.

O que remove o cálcio da matriz óssea?

hormônio que retira o cálcio dos ossos: paratormônio. glândula produtora do hormônio: paratireoide.

Qual hormônio tem por função remover o cálcio da matriz óssea aumentando a Calcemia?

6.2 Paratormônio É um hormônio secretado pela glândula paratireóide. Atua no aumento da calcemia, sendo que a secreção do PTH promove a desmineralização óssea, aumentando os níveis de Ca no sangue.