O que esperar de um bebê de 7 meses?

Os 7 meses do seu bebê é o início do sentimento de independência. Ele já se senta sozinho, consegue se arrastar para pegar objetos, alguns começam a engatinhar e os mais precoces, chegam a se levantar com apoio.

Ele reconhece as pessoas, mas a preferida dele continua sendo a mamãe e vai expressar incômodo quando você se ausentar. É a ansiedade da separação, que começa aos 6 meses e pode durar até quase 1 ano.

Como ele consegue se locomover com mais facilidade, quer explorar todos os cantos por onde possa ir. Essa é o momento de deixar objetos cortantes, pontiagudos, quebráveis longe do alcança dele, assim como produtos de limpeza, perfumes e qualquer coisa que possa faz mal.

É melhor para o bebê estar em um lugar seguro, do que restrito, então proteja tomadas, cantos de mesa e demais lugares e o deixe explorar.

Estímulos e brincadeiras

Brinquedos de encaixe, sonoros, que apertam botões e estimulam a ação e reação, são bem interessantes para o bebê, que ama ver o que acontece e você terá que ter um pouco de paciência para ouvir muitas vezes a mesma música de um determinado brinquedo.

Procure variar os brinquedos, assim além de você ouvir outros sons, seu bebê terá outras atividades e novidades para descobrir.

Bebês também interagem bem a brincadeiras repetitivas. Brinque enquanto ele permanecer atento. Além do divertimento, a interação e o vínculo entre vocês aumentará significativamente.

Uma brincadeira que eles gostam muito é esconde-esconde, claro que uma forma mais simples, completando com “onde está?” e “achou”. Ele vai se divertir com você se escondendo atrás de um paninho, do sofá, da cortina, de alguém. Isso aguça os sentidos de visão, audição e de atenção.

Bebês adoram brincar na água. Em dias quentes, vale muito a pena colocar água em uma bacia e deixa-lo brincar. Mas tenha muita atenção e nunca deixe-o sem supervisão. Depois da Síndrome da Morte Súbita, esse é uma das maiores causas de morte infantil, isto é, o bebê quer brincar no balde com água e não consegue sair sozinho ou escorrega na bacia e não sabe como levantar.

Sono

Aos 7 meses, o bebê quer explorar o mundo a sua volta, você pode encontrar alguns obstáculos na hora de dormir, mesmo que já esteja praticando a rotina com ele.

Para ajudar a acalmá-lo, a melhor forma é evitar brincadeiras agitadas, falar em tom mais baixo e tranquilo, sempre demonstrando a ele que agora é a hora de descansar, não de brincar.

Prepare aquele banho relaxante, coloque a roupa confortável, apague as luzes, desligue TVs e outras telas e converse com ele sobre o que vocês vão fazer nesse momento.

Alimentação

Se o pediatra não liberou a primeira papinha aos 6 meses, provavelmente o fará aos 7 meses. Dê preferência a frutas como mamão, que favorecem o bom funcionamento do intestino e evitam a prisão de ventre.

Um método interessante para ele aprender a comer e ter mais autonomia é o BLW, que consiste em dar           o alimento cortado em pedaços para o bebê participar das refeições em família. No entanto, cada bebê é único e cada mãe, também, por isso, fica a seu critério escolher qual a melhor forma de introduzir novos alimentos ao seu bebê. Seguindo a orientação do pediatra, claro, e evitando alimentos industrializados, doces e processados.

Dentição

Os dentes podem nascer, o que talvez atrapalhe o sono e a alimentação. A inflamação da gengiva pode ser a causa da febre, o que não é uma regra. Alguns bebês passam por essa fase sem apresentar alterações muito aparentes.

Talvez a amamentação fique um pouco mais dolorida, com umas pequenas mordidas no bico do seio. Não brigue com o seu bebê, ele ainda não sabe muito bem o que fazer com os dentinhos que estão nascendo e isso o deixa irritado.

Vacinas

Nesse mês é preciso vacinar seu bebê contra o vírus da Influenza e a ACWY, contra meningite.


O que esperar de um bebê de 7 meses?

Karla Mendonça

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
O que esperar de um bebê de 7 meses?

Sétimo mês

Quando sentada, a criança coloca as duas mãos à frente do corpo, apoiadas no chão, para ter uma base de sustentação maior. O equilíbrio ainda é vacilante. Se você mostrar um objeto atraente, ela esquece das mãos, pega o brinquedo e tomba. "A queda manda uma mensagem ao cérebro: as duas mãos não podem sair do chão ao mesmo tempo, pelo menos por enquanto", diz o neurologista Luiz Celso Vilanova. A coordenação motora se refina. O bebê começa a usar o dedo indicador e o polegar para pinçar os objetos. Parece que está escolhendo as coisas ou com nojo. O movimento se estenderá para o restante dos dedos entre o oitavo e o nono mês. A melhora na pega indica que os ossos do bebê estão endurecendo. Quando nasce, eles são flexíveis por terem mais água do que os dos adultos. Entre o sétimo e o nono mês, a criança pode bater palma, mesmo que de forma desengonçada. "Unir as mãos significa ter o controle do ombro e também ausência de problemas cerebrais", diz Vilanova.

Oitavo mês

O poder de compreensão ganha contornos mais concretos. O bebê pára uma atividade quando lhe dizem "não". Entende o significado dos gestos e dos atos. Percebe, principalmente, que é um ser separado da mãe, mas ainda precisa se assegurar de que quando ela some não deixou de existir. As brincadeiras de esconder o ajudam nessa fase, em que demonstrações de estranhamentos com outras pessoas são comuns. Assim como quando estão no cadeirão e jogam um objeto no chão. É outro reforço no entendimento de que as coisas vão e voltam, além de experiências em que a criança aprende sobre distância, som e força. Sua musculatura está mais dura e o equilíbrio, melhor. Ela senta sem apoio e pega objetos próximos sem cair.

Nono mês

Engatinhar exige planejamento e logística. Qual perna levantar com qual braço? Resolver aonde ir. Ampliam-se a capacidade e a freqüência de tomar decisões por conta própria. Essa conquista acelera o desenvolvimento intelectual dos bebês. No princípio é engraçado. A criança poderá se arrastar com a barriga porque o controle das pernas ainda não é total. Elas não são tão firmes quanto os braços. Ou engatinhar de marcha a ré, por causa do peso da cabeça, que representa 30% do tamanho do corpo. "Cuidado com degraus", avisa a pediatra Tânia Shimoda. O dispositivo do medo, inato, é acionado duas semanas depois de ela começar a engatinhar, pela experiência ou pelos alertas dos pais.

10 a 11 meses

O desejo de ficar em pé é incontrolável. Para isso, o bebê precisa de três pontos de apoio – duas pernas e um braço, dois braços e uma perna ou dois pés e o apoio do tórax em algum lugar. Ao ficar em pé, a dimensão de mundo da criança se amplia. Os olhos de um bebê que engatinha ficam a 22 centímetros do chão. Em pé, a distância aumenta para, no mínimo, 50 centímetros, ou a altura dele. Muitos pais colocam o filho no andador. "Está errado. A criança poderá ter quedas mais freqüentes ao andar porque não fortaleceu como deveria a musculatura da perna", avisa o pediatra Francisco Lembo Neto.

O que um bebê de 7 meses consegue fazer?

Na sua parte motora já tem controle sobre braços e pernas, consegue pegar objetos usando as mãos e dedos e passa os objetos de uma mão para outra. Aprimorando sua coordenação motora fina. Também tenta se levantar segurando no berço ou sofá, sustenta bem seu tronco e senta-se sozinho e sem apoio.

O que ensinar para um bebê de 7 meses?

Passe a maior parte do dia no chão: único jeito de realmente ter a liberdade, espaço e tranquilidade para aprender a rolar, engatinhar, levantar, sentar. Brincar de esconder. Estimular sílabas ("Ma ma ma", "Pa pa pa", "Ca ca ca"). Musicalidade - tocar/batucar/sons com a boca/ reagir à música.

Como estimular bebê de 7 meses a engatinhar?

Como estimular seu filho a engatinhar.
Deixe o bebê no chão, deitado de barriga para cima. ... .
Provoque o bebê a olhar para cima. ... .
Evite o andador, cadeiras altas e a cadeirinha do carro. ... .
Deixe os brinquedos no chão a uma distância curta do bebê ... .
Ajude o bebê a desenvolver o tônus muscular. ... .
Utilize um espelho..

Tem crise dos 7 meses?

Por volta dos sete meses de idade, o bebê percebe que é um ser independente da mãe. Isto pode causar insegurança e desconforto. Muitas crianças acordam à noite chorando sem motivo ou se recusam a comer. Esta é a conhecida crise dos sete meses e dura algumas semanas.