São aspectos fundamentais que caracterizam o planejamento educacional?

Introdu��o

    Com intuito de mostrar a import�ncia do planejamento na organiza��o do profissional de Educa��o F�sica, iremos abordar de forma concisa os principais elementos que comp�e esse processo.

    Alguns aspectos s�o indispens�veis no planejamento como: conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar; as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; sondagem da realidade do foco do planejamento; defini��o dos objetivos; meios e dos recursos dispon�veis para que se consiga alcan��-los e a avalia��o do planejamento que d� suporte no sentido de n�o deixar falhas na hora de sua execu��o. Segundo (Oliveira, 2007. p.21) "planejar � pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcan�ar, com que meios se pretende agir�.

    Considerando esses aspectos, veremos que o planejamento educacional tamb�m segue essa mesma linha de procedimentos e assim torna-se crucial no sentido de atingir sobre os prop�sitos da educa��o, reconhecendo o contexto nacional, regional e comunit�rio que o indiv�duo participa.

Planejamento, ferramenta indispens�vel na organiza��o profissional

    O planejamento � uma ferramenta de fundamental import�ncia na organiza��o profissional, pois o profissional tem necessidades de conhecer e compreender a realidade para que consiga realizar interven��es com qualidade.

    Segundo o professor entrevistado em Macap� (Escola Sebastiana Lenir), �o planejamento � fundamental, pois, ele � sua ferramenta de trabalho, com ele pronto sua aula fica mais flex�vel e seu trabalho bem mais rent�vel e f�cil de administrar�.

A Did�tica e o Planejamento

    Sabemos que a Did�tica � um processo de ensino, na qual caminham lado a lado com os objetivos, conte�dos, m�todos e formas organizativas de uma aula, se relacionam entre si de modo a criar condi��es a fim de garantir mecanismos para o corpo discente, proporcionando uma aprendizagem significativa. Alem de auxiliar o professor na dire��o e orienta��o das tarefas do ensino aprendizagem garantindo seguran�a profissional.

    Planejar � estudar, organizar, coordenar, a��es a serem tomadas para a realiza��o de uma atividade visando solucionar um problema ou alcan�ar um objetivo. O planejamento auxilia na orienta��o, organiza��o e concretiza��o daquilo que se desejar alcan�ar.

    Pode-se dizer que o planejamento � um importante aliado ao exerc�cio do trabalho profissional. O planejamento deve ser tratado como um processo primordial ao trabalho profissional, pois � um m�todo aplicado para a interven��o profissional, ou seja, o profissional deve investigar e analisar a realidade para assim propor uma interven��o eficaz.

    Na educa��o o planejamento envolve a integra��o do professor-aluno com as rela��es social-economicas e pol�tico-culturais, bem como os elementos escolares, objetivos, conte�dos, m�todos, com a fun��o de explicitar princ�pios e execu��o das atividades escolares e possibilitar as a��es do professor na realiza��o de um ensino de qualidade, evitando a monotonia e a rotina e o desinteresse do processo ensino-aprendizagem, assim como proporciona aos alunos conhecer a realidade social atrav�s dos conte�dos programados e planejados.

    Para Vasconcellos (1995):

    "O planejamento do Sistema de Educa��o � o de maior abrang�ncia (entre os n�veis do planejamento na educa��o escolar), correspondendo ao planejamento que � feito em n�vel nacional, estadual e municipal", incorporando as pol�ticas educacionais.

    Plano Escolar � onde s�o registrados os resultados do planejamento da educa��o escolar. "� o documento mais global; expressa orienta��es gerais que sintetizam, de um lado, as liga��es do projeto pedag�gico da escola com os planos de ensino propriamente ditos" (LIB�NEO, 1993, p. 225).

O ato de planejar

    Na maioria das vezes executamos determinadas tarefas sem perceber o que � planejar e como se executa. Por�m h� algumas pessoas que se utilizam de todos os recursos te�ricos de um planejamento, o que se quer dizer com isso � que o ato de planejar seja ele por escrito, mental ou oralmente sempre esbo�a a��es que buscam trazer bons resultados, independentemente de como se planeja.

    O ato de planejar faz parte da hist�ria do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva � uma preocupa��o marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situa��es que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades di�rias s�o delineadas em etapas concretas da a��o, uma vez que j� pertencem ao contexto de nossa rotina.

    O planejamento educacional torna-se crucial no sentido de atingir os verdadeiros prop�sitos da educa��o do cidad�o, primeiramente, o planejamento busca direcionar a educa��o considerando o contexto nacional, regional, local e comunit�rio que o indiv�duo est� inserido, buscando sempre:

    "Uma educa��o que, pelo processo din�mico, possa ser criadora e libertadora do homem. Planejar uma educa��o que n�o limite, mas que liberte que conscientize e comprometa o homem diante do seu mundo. Esta � o teor que se deve inserir em qualquer planejamento educacional" (OLIVEIRA. 2007 p.27).

    Segundo Paulo Freire, �N�o existe doc�ncia sem disc�ncia. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender�. O planejamento, para ter significado e validade precisa de uma a��o participativa por parte do aluno. Assim, o plano de ensino/trabalho deve ser constru�do, analisado e aprovado em conjunto por professores e alunos. O aluno precisa ser sujeito do plano de trabalho para que assuma a responsabilidade do trabalho junto com o professor. Isso poder� contribuir muito para que o aluno n�o deixe de freq�entar a aula de Educa��o F�sica.

    Para Oliveira (2007) o ato de planejar exige alguns aspectos b�sicos a serem considerados como: o conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar, quais as principais necessidades que precisam ser trabalhadas, para que o planejador as evidencie faz-se necess�rio fazer primeiro um trabalho de sondagem da realidade daquilo que ele pretende planejar, para assim tra�ar finalidades, metas ou objetivos daquilo que est� mais urgente de se trabalhar. As id�ias que envolvem o planejamento s�o amplamente discutidas nos dias atuais, mas um dos complicadores para o exerc�cio da pr�tica de Planejar parecem ser a compreens�o de conceitos e o uso adequado dos mesmos.

O Planejamento nas aulas de Educa��o F�sica

    A Educa��o F�sica ao longo de sua hist�ria e, principalmente no Brasil, sempre foi influenciado pelo meio social, com influ�ncias de aspectos pol�ticos, religiosos, humanos e econ�micos que formam a cultura.

    O planejamento em Educa��o F�sica, tem sido visto como fator essencial quanto � problem�tica nas aulas de educa��o f�sica escolar. A sua inexist�ncia promove a pr�tica de aulas sem objetivos definidos, o que proporciona pr�tica docente destitu�da de valor e, conseq�entemente, sem o interesse de por meio da interven��o pedag�gica, promovem o desenvolvimento integral das crian�as e jovens. A inexist�ncia de planejamento de atividades mistas na atua��o pedag�gica torna as aulas sem refer�ncias e objetivos claros a serem trabalhados em cada atua��o pedag�gica. Tal posicionamento situa a Educa��o F�sica Escolar em uma posi��o de disciplina desqualificada e contr�ria aos princ�pios da Educa��o.

    O planejamento se torna necess�rio tanto para o professor de Educa��o F�sica quanto para os demais professores de outras disciplinas � medida que esse se preocupa em ter qualidade no que faz. Sendo assim suas a��es atuam n�o somente em seus alunos, mais tamb�m em si mesmo.

    A forma de planejar e executar as atividades promove a pr�tica da gest�o democr�tica na sala de aula, onde os alunos s�o colaboradores das pr�ticas pedag�gicas dos docentes. Assim pode ser poss�vel criar um ambiente proveitoso para inser��o de valores, regras, disciplinas e outros aspectos � sociedade ou qualquer forma organizada de participa��o e interven��o na mesma alargando as possibilidades de interven��es nas aulas de Educa��o F�sica. Para que momentos dotados de valores ocorram nas aulas de Educa��o F�sica, surge a necessidade de aulas orientadas por planejamentos delineados com metas a serem alcan�adas.

Resultados e discuss�o dos dados

    Com objetivo de obtermos um n�mero de informa��es mais abrangentes e diversificadas referente � pesquisa, o grupo entrevistou professores de institui��es e munic�pios diferentes. Ao final, entendemos um pouco das principais dificuldades que cada profissional encontra no seu cotidiano de trabalho como: condicionamento que os alunos trazem por determinadas modalidades de outros professores que n�o adotaram a metodologia adequadamente, falta de atualiza��o de conte�dos, espa�o f�sico deteriorado, falta de material esportivo de acordo com a modalidade entre outros.

    Alguns professores com mais de quinze anos atuando na mesma institui��o, esse ano vai mudar sua Did�tica, vai ministrar suas aulas te�ricas em sala. Pois, antes a disciplina era muito discriminada pelos pr�prios colegas de outras disciplinas. Hoje a realidade � outra, a Educa��o F�sica � vista com novos olhares, como ferramenta chave do processo ensino aprendizagem.

    Todos os entrevistados s�o convidados para elabora��o do processo Pol�tico pedag�gico da escola.

    A discuss�o aqui apresentada de forma alguma e em nenhum momento centra-se na problem�tica dos esportes na escola, mas sim na pr�tica unilateral de algumas modalidades que se apresentam como �nicas formas de manifesta��o de movimento corporal no ambiente da Educa��o F�sica Escolar.

    Partindo-se do princ�pio de que os professores s�o os agentes educacionais, sabendo-se das possibilidades do aumento de experi�ncias que as in�meras e incont�veis pr�ticas esportivas contidas ao redor do mundo podem ser conhecidas pelos mesmos, as variadas possibilidades de manifesta��o das habilidades motoras que podem ser trabalhadas por meio dos conte�dos diversificados e atrav�s de formas de trabalho que apenas o bloco esportivo excita como instrumento de trabalho.

Considera��es finais

    Conclui-se que o Planejamento est� presente em toda a nossa vida, o ato de planejar � de fundamental import�ncia na organiza��o do nosso futuro profissional, pois atrav�s dele � que n�s, acad�micos e futuros profissionais de Educa��o F�sica aprenderemos a planejar nossas aulas de acordo com a realidade estabelecida, de forma did�tica e organizada e com objetivos a serem alcan�ados.

Refer�ncias bibliogr�ficas

  • GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMAR�ES, S. Pedagogia: di�logo e conflito. 5. ed. S�o Paulo: Cortez, 2000.

  • LIB�NEO, J. C. Organiza��o e gest�o escolar: teoria e pr�tica. 4. ed. Goi�nia: Editora alternativa, 2001.

  • OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gest�o Democr�tica da Educa��o: Desafios Contempor�neos. 7� edi��o. Petr�polis, RJ. Editora Vozes.

  • VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. S�o Paulo: Libertad, 1995.

Outros artigos em Portugu�s

 
São aspectos fundamentais que caracterizam o planejamento educacional?

São aspectos fundamentais que caracterizam o planejamento educacional?

Búsqueda personalizada

EFDeportes.com, Revista Digital � A�o 16 � N� 156 | Buenos Aires,Mayo de 2011  
© 1997-2011 Derechos reservados

Quais são as características do planejamento educacional?

Planejamento Escolar: realizado no âmbito da unidade escolar, caracteriza-se como o ato de organizar as atividades de ensino e de aprendizagem, determinada por uma intencionalidade educativa, envolvendo objetivos, valores, atitudes, conteúdos e o modo de agir dos educadores.

Quais são os princípios de um planejamento educacional?

Incluir no calendário escolar as ações de marketing, campanhas de captação de alunos, datas de matrículas, metas a serem alcançadas, quantidade de alunos para cada turma, processos burocráticos, capacitações tanto do corpo docente quanto dos demais colaboradores, planejamento financeiro (receitas e despesas), entre ...

Quais os aspectos do planejamento?

Alguns aspectos são indispensáveis no planejamento como: conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar; as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; sondagem da realidade do foco do planejamento; definição dos objetivos; meios e dos recursos disponíveis para que se consiga alcançá-los e a ...

Quais são as três dimensões do planejamento educacional?

Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação.