Quem ganhou a maratona de tóquio

Quem ganhou a maratona de tóquio
Os recordistas mundiais Eliud Kipchoge e Brigid Kosgei estrearão na Maratona de Tóquio. (Foto: Giuseppe Cacace/AFP).

Os recordistas mundiais Eliud Kipchoge e Brigid Kosgei farão suas estreias na Maratona de Tóquio na retomada do circuito da World Athletics Elite Platinum Label, no próximo dia 6 de março.

Kipchoge e Kosgei conquistaram as respectivas medalhas de ouro e prata nas Olimpíadas de Tóquio no ano passado e agora retornam ao Japão para fazer parte do grupo de elite, incluindo oito homens com PBs abaixo de 2h05 e sete mulheres com tempos sub 2h21.

Entre eles estão o bicampeão da Maratona de Tóquio, da Etiópia, Birhanu Legese, e seu compatriota Mosinet Geremew, medalhista de prata no mundial. Eles estão em terceiro e quarto lugar na lista de todos os tempos da maratona mundial liderada pelo recorde mundial de 2:01:39 de Kipchoge com seus respectivos PBs de 2:02:48 e 2:02:55 estabelecidos em 2019.

O brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima conseguiu grandes marcas nas maratonas no Japão e na maratona de Tóquio esteve sempre entre os melhores, sendo vice-campeão em 1998 e campeão em 1996.

O medalhista de bronze mundial do Quênia Amos Kipruto também estará em ação, junto com o medalhista olímpico e mundial da Etiópia Tamirat Tola e seus colegas corredores sub-2:05 Jonathan Korir, do Quênia; Shura Kitata, da Etiópia e o recordista japonês Kengo Suzuki, que correu 2:04 :56 para vencer a Maratona do Lago Biwa no ano passado.

"Gostaria de agradecer aos organizadores da Maratona de Tóquio por tornar possível para mim e meus colegas atletas corrermos em Tóquio", disse Kipchoge.

"Meu foco está em Tóquio desde o início do meu ciclo de treinamento e posso dizer que estou pronto para correr lá. Estou muito animado para correr em um país onde correr é uma parte crucial da cultura esportiva e estou ansioso para experimentar a emoção japonesa de correr a maratona"

Kosgei estabeleceu seu recorde mundial de 2:14:04 na Maratona de Chicago em 2019 e, desde então, venceu a Maratona de Londres de 2020. Em Tóquio, ela enfrentará sua colega queniana Angela Tanui, que venceu a Maratona de Amsterdã no ano passado com 2h27min57s, tempo que a coloca em 10º lugar na lista mundial de todos os tempos.

A etíope Ashete Bekere também correu abaixo de 2h29 com seu PB de 2:18:18 cronometrado ao terminar em terceiro na Maratona de Londres do ano passado, enquanto suas compatriotas Hiwot Gebrekidan e Gotytom Gebreslase a vice-campeã e vencedora da Maratona de Berlim de 2021 têm seus respectivos melhores tempos em 2h29:35 e 2h20:09.

A norte-americana Sara Hall, que correu 2h20:32 em 2020 e foi a segunda na Maratona de Londres daquele ano, está de volta à ação depois de seu recorde de 1h07:15 na meia maratona dos EUA em Houston em janeiro. A vice-campeã de 2019 em Tóquio, Helen Bekele, da Etiópia, também retorna, assim como a japonêsa Mao Ichiyama, que marcou 2h20:29 em Nagoya em 2020, e Hitomi Niiya, que venceu a Maratona de Tóquio em 2007.

Recordista mundial na maratona com a marca de 2h01min39s, Eliud Kipchoge chegou à Olimpíada de Tóquio com o status de favorito. Neste sábado (manhã de domingo no Japão), ele confirmou a fama ao dominar a prova e conquistar o bicampeonato olímpico da maratona com o tempo de 2h08min38s. A prata ficou com o holandês Abdi Nageeye, com 2h09min58s. Completou o pódio o belga Bashir Abdi com 2h20min00s, deixando o queniano Lawrence Cherono em quarto com 2h20min02s.

Quem ganhou a maratona de tóquio

Eliud Kipchoge, do Quênia, vence maratona e se torna bicampeão olímpico; holandês Abdi Nageeye é prata e belga Bashir Abdi é bronze

Com o ouro deste sábado, Kipchoge, de 36 anos, tornou-se o terceiro atleta a conquistar o bicampeonato olímpico na maratona - ele também subiu no lugar mais alto do pódio na Rio 2016. Campeão em Londres 2012, o etíope Shura Kitata abandonou a prova deste sábado próximo do km 10.

- Estou muito feliz de ter ganho a medalha de ouro duas vezes seguidas. Só posso dizer isso - disse Kipchoge, que comentou sobre um momento curioso da maratona quando cumprimentou o brasileiro Daniel Nascimento. - Ele é um cara muito legal. Nos falamos rapidamente, ele brincou comigo e nós nos cumprimentamos - completou.

Eliud Kipchoge é bicampeão olímpico na maratona — Foto: Feline Lim/Reuters

Por conta da alta taxa de umidade da capital japonesa, a prova de 40km foi disputada nas ruas de Sapporo. A mudança, porém, não evitou o alto número de desistências - 30 -, dentre elas a dos brasileiros Daniel Chaves e Daniel Nascimento, sendo que este último chegou a liderar a prova por alguns minutos. O único atleta do Brasil a completar a corrida foi Paulo Roberto de Paula, que terminou em 69°, cruzando a linha de chegada em 2h26min08s.

- É a minha terceira Olimpíada e a terceira vez que eu consigo completar a maratona. É uma conquista muito importante para mim. Só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo esse tempo todo, principalmente em Portugal, que é o local onde eu moro e treino. Nem sempre o vencedor é o que chega na frente. Não vou desistir de estar em Paris 2024, com 45 ano - comentou Paulo Roberto.

Quem ganhou a maratona de tóquio

Paulo Roberto de Paula comenta dificuldade da maratona olímpica, desistência dos companheiros e se emociona por ter completado a prova

Alemão larga na frente

Quem começou liderando a maratona foi o alemão Amanal Petros, que chegou ao km 5 em primeiro. No 10 km, porém, a liderança já pertencia a Eliud Kipchoge, que assumiu a ponta minutos depois da desistência do etíope Shura Kitata, campeão em Londres 2012 e um dos favoritos ao pódio.

Integrante do pelotão da frente, Daniel Nascimento passou em primeiro no km 15. Ele sustentou a liderança até o km 20, quando caiu para terceiro após ser deixado para trás pelo sul-africano Stepnen Mokoka e por Eliud Kipchoge.

Eliud Kipchoge no início da maratona — Foto: Feline Lim/Reuters

Daniel Nascimento passa mal

O brasileiro seguiu na briga pelo pódio até as proximidades do km 20. Foi então que Danielzinho sofreu um tombo próximo da grade após sentir-se fraco. Ele ainda tentou voltar para a prova, mas passou mal de novo e deitou-se no chão, sendo retirado da corrida. Era o fim de linha para o brasileiro. Antes da retirada de Danielzinho, o xará Daniel Chaves também havia desistido da maratona. Com isso, Paulo Roberto de Paula foi o único representante brasileiro na metade final.

Quem ganhou a maratona de tóquio

Na maratona masculina, brasileiro Daniel Nascimento cumprimenta sorridente o atleta Eliud Kipchoge, do Quênia

A 10km do término, Eliud Kipchoge reassumiu a liderança, desgarrando-se dos demais concorrentes. Naquele momento, inclusive, o pódio era 100% queniano já que Lawrence Cherono estava em segundo e Amos Kipruto em terceiro. Minutos depois, o espanhol Ayad Lamdassen tomou a posição de Kipruto, assumindo o terceiro lugar. Por outro lado Kipchoge isolou-se ainda mais na liderança com a vitória praticamente garantida.

Eliud Kipchoge corre ao lado do brasileiro Daniel Nascimento — Foto: Ramsey Cardy/Sportsfile

Restavam os quilômetros finais. Absoluto, Kipchoge não teve dificuldades para cruzar a linha de chegada em primeiro com 2h08min38s. A emoção ficou por conta dos dois outros lugares do pódio. Vice-líder na maior parte da prova, o queniano Lawrence Cherono acabou ultrapassado pelo holandês Abdi Nageeye e pelo belga Bashir Abdi terminando na quarta colocação. Ayad Lamdassen fechou em sexto com o tempo de 2h20min16s, uma posição à frente do japonês Suguru Osako, que cruzou a linha de chegada em 2h20min41s.

Quem venceu a Maratona de Tóquio 2022?

Eliud Kipchoge continua absoluto na maratona. O queniano não tomou conhecimento dos adversário e venceu, pela primeira vez, a Maratona de Tóquio, neste sábado (manhã de domingo no Japão), com direito a recorde na prova, com o tempo de 2h02m40s, recorde do percurso japonês.

Quem ganhou a Maratona de 2021?

Justino Pedro da Silva bateu o recorde da prova em 2021 e novamente subiu ao lugar mais alto do pódio neste domingo; entre as mulheres, a etíope Kebebush Yisma venceu com a melhor marca da história da corrida.

Quem ganhou a Maratona masculino?

Etíope Tamirat Tola é ouro na maratona no Mundial de Atletismo | GZH.