Qual brasileiro ganhou a medalha Pierre de Coubertin e por qual motivo?

A medalha Pierre de Coubertin é uma honraria concedida pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) aos atletas que demonstraram o verdadeiro espírito do esporte em meio alguma dificuldade durante as competições. De um modo geral, vale mais do que uma medalha de ouro para os esportistas que a recebem, como alguns atletas ousaram dizer. Em toda a história das Olimpíadas, são raros os atletas que receberam esta medalha incluindo um brasileiro.

Viviane TavaresColaborador do Torcedores

Categoria: Esportes Olímpicos

Qual brasileiro ganhou a medalha Pierre de Coubertin e por qual motivo?

Crédito: Montagem Reprodução/Instagram

LEIA MAIS: VANDERLEI CORDEIRO REVELA FRUSTRAÇÃO NAS OLIMPÍADAS: “QUERIA O OURO”

Vanderlei Cordeiro de Lima, mostrou ao mundo o amor ao esporte após o episódio em Atenas em 2004, quando o ex-padre irlandês Cornelius Horan, o segurou durante a maratona, o que o impossibilitou de conquistar o ouro, ficando apenas com o bronze por não ter desistido de completar a prova mesmo após a agressão. No pódio, o sorriso de Vanderlei comoveu o mundo e ofuscou o medalhista de ouro na prova.

O velejador canadense Lawrence Lemieux, parou a prova após o vento forte derrubar dois competidores de Cingapura que caíram no mar em Seul, em 1988. O esportista abandonou a prova e aguardou o resgate dos atletas que ficaram machucados. Terminou a prova em 22º lugar.

Em homenagem póstuma, o alemão Lutz Long e o tcheco Emil Zatopek receberam o reconhecimento. O alemão ajudou com dicas um americano do salto em distância em 1936, mesmo com a presença do ditador Adolf Hitler no estádio. O tcheco foi reconhecido por suas conquistas no atletismo em 1952.

Também por mérito esportivo, a bielorrussa Elena Novikova-Belova, quatro vezes medalhista de ouro no esgrima ganhou a medalha honrosa. O norte-americano Spencer Eccles conquistou sua honraria pelo trabalho no esporte.

O jogador de rúgbi da Nova Zelândia Tana Umaga, prestou os primeiros socorros a um rival durante uma partida e também foi reconhecido.

Fundador do Museu Olímpico, Raymond Gafner e o ex-presidente austríaco Franz Jonas também conquistaram o prêmio mesmo sem ser atleta.

O caso mais recente são dos velejadores croatas Petar Cupac e Pavle Kostov em Pequim, em 2008. Fora da disputa de medalhas, ficaram sabendo que a dupla dinamarquesa Jonas Warrer e Martin Ibsen tiveram o mastro quebrado. Os croatas emprestaram a embarcação e a Dinamarca levou o ouro naquele ano.

Nas Olimpíadas de inverno, o italiano Eugenio Monti, emprestou seu trenó a equipe rival após os britânicos perceberem que o equipamento estava quebrado. Na disputa levou o bronze e o ouro ficou para quem ele havia emprestado seu próprio trenó e finalizou “Não perdi porque emprestei o trenó. Perdi porque eles foram mais rápidos”.

Qual brasileiro ganhou a medalha Pierre de Coubertin e por qual motivo?

Porque Vanderlei Cordeiro de Lima ganhou a medalha de Pierre de Coubertin?

A carreira de Vanderlei Cordeiro de Lima tomou outro rumo após o bronze conquistado nos Jogos Olímpicos Atenas 2004. O ato heroico de continuar na prova, mesmo tendo sido agredido durante a prova, e a demonstração de espírito olímpico o levaram a ser homenageado pelo COI com a medalha Pierre de Coubertin.

Quais atletas receberam a medalha Pierre de Coubertin e por qual motivo receberam?

Entre eles, há apenas um sul-americano, o ex-maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi medalha de bronze na maratona dos jogos de Atenas, em 2004. A medalha Barão de Coubertin de Vanderlei foi uma homenagem ao espírito esportivo demonstrado durante a disputa.

Qual o incidente que aconteceu com um atleta brasileiro nas Olimpíadas de Atenas 2004 que ficou marcado na história do esporte e o atleta recebeu a medalha Pierre de Coubertin?

Há exatos 16 anos, Vanderlei Cordeiro de Lima conquistou a medalha de bronze na maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, na Grécia. O brasileiro liderava a prova quando sofreu uma interferência externa de um manifestante. Mesmo assim, o atleta persistiu e subiu ao pódio.

Quantas Olimpíadas Vanderlei Cordeiro de Lima participou?

O seu recorde pessoal para os 42,195 km da maratona é de 2h08min31, da Maratona de Tóquio-1998, quando foi vice-campeão. Vanderlei é bicampeão pan-americano na maratona (Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003) e participou de três edições de Jogos Olímpicos – Atlanta/1996 (47º) e Sydney/2000 (75º) e Atenas/2004 (3º).

Quem já ganhou a medalha Pierre de Coubertin?

A medalha Barão de Coubertin é uma premiação concedida pelo COI à atletas e pessoas envolvidas com o esporte que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico dentro e fora das competições.

Quem é o único Sul-americano que recebeu o mérito da medalha de Pierre du Coubertin?

Eugenio Monti Apesar dos títulos, Eugenio Monti ganhou a medalha Pierre de Coubertin pelo espírito esportivo mostrando por ele na Olimpíada de Innsbruck-1964.

Quem é o único atleta brasileiro premiado com tal medalha Pierre de Coubertin?

Vanderlei Cordeiro de Lima Vanderlei Cordeiro de Lima (Cruzeiro do Oeste, 4 de julho de 1969) é um ex-maratonista brasileiro, bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo ...

Quem é o único atleta brasileiro premiado com a Medalha Pierre?

Único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, Vanderlei será homenageado no Prêmio Brasil Olímpico, que será realizado no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, a partir das 18:30 do próximo dia 18.

Quem é o único atleta brasileiro premiado com a Medalha Pierre de Coubertin?

O maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi condecorado com a medalha Barão de Coubertin no final de 2004, seis meses depois que tiraram dele a medalha de ouro nos Jogos disputados da Grécia.

Qual o esporte do atleta Vanderlei Cordeiro de Lima?

Atletismo Vanderlei Cordeiro de Lima/Esportes

Qual o brasileiro que ganhou a medalha Pierre de Coubertin e por quê?

Vanderlei Cordeiro de Lima ORB • CavMM (Cruzeiro do Oeste, 4 de julho de 1969) é um ex-maratonista brasileiro, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário- …

Quais atletas ganharam a medalha Pierre de Coubertin?

Lista dos honrados.

Que brasileiro ganhou a medalha Pierre de Coubertin que premia os atletas por excepcional espírito esportivo?

Em contrapartida, e pela atitude diante da adversidade sofrida, Vanderlei foi agraciado com a medalha Pierre de Coubertain, uma honraria esportiva-humanitária do COI a atletas e pessoas envolvidas com o esporte que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico durante a disputa dos Jogos.