O que significa a medalha Pierre de Coubertin quem foi o brasileiro que já recebeu essa premiação é porquê?

Nome completo: Vanderlei Cordeiro de Lima
Data de nascimento: 04/07/1969
Local de nascimento: Cruzeiro do Oeste, PR

A carreira de Vanderlei Cordeiro de Lima tomou outro rumo após o bronze conquistado nos Jogos Olímpicos Atenas 2004. O ato heroico de continuar na prova, mesmo tendo sido agredido durante a prova, e a demonstração de espírito olímpico o levaram a ser homenageado pelo COI com a medalha Pierre de Coubertin. Para se ter uma ideia do prestígio dessa condecoração, somente seis atletas na história dos Jogos Olímpicos de Verão foram agraciados com essa medalha. Vanderlei ainda tem no currículo participações nos Jogos de Atlanta 1996 e Sidney 2000.

Ganhar uma medalha é o sonho máximo de todo esportista que disputa uma Olimpíada. É o resultado de anos de treinamento e dedicação. Porém, há uma medalha que vale mais que a de ouro, prata e bronze.

A medalha Pierre de Coubertin é uma honraria olímpica do COI (Comitê Olímpico Internacional) para atletas que demonstram um espírito olímpico exemplar diante de situações diferentes ou inusitadas. É a medalha que premia o cunho humanitário-esportivo ou pessoa que dá mais valor ao esporte do que a própria vitória.

Apenas 11 pessoas receberem a medalha que é considerada a honraria mais alta do esporte. Entre eles, o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, que emocionou o mundo nas Olímpiadas de 2004, em Atenas. O Guia da Semana elegeu cinco histórias que premiaram os atletas:

1) Luz Long – Alemanha

O atleta de salto em distância, na Olimpíada de Berlim em 1936, tinha como maior rival o americano Jesse Owens, que era negro. Os jogos aconteciam na época do nazismo. Ainda na fase eliminatória, quando Owens estava a um salto de ser desclassificado, Luz Long deu algumas dicas para ele não queimar seu último salto. Owens conseguiu a classificação e posteriormente a medalha de ouro, deixando Long com a prata. Ao final da prova, o alemão deu um abraço e reverenciou o americano na frente de todos no estádio, inclusive Adolf Hitler, que estava presente. O alemão faleceu em 1943 e recebeu a medalha de Coubertin após sua morte, em 1964.

O que significa a medalha Pierre de Coubertin quem foi o brasileiro que já recebeu essa premiação é porquê?

2) Emil Zátopek – Tchecoslováquia

Conhecido como a “Locomotiva Humana”, Zátopek também recebeu o prêmio após sua morte. Ele ganhou a medalha de Coubertin em reconhecimento a sua brilhante carreira. Nas Olimpíadas de 1952, em Helsinque, ele conseguiu a proeza de vencer a prova dos 10.000m, dos 5.000m e também a maratona. Um feito impressionante e que nunca mais nenhum atleta repetiu.

3) Eugenio Monti – Itália

Nos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1964, o italiano Eugenio Monti, do Bobsled, ao ficar sabendo que o trenó dos rivais ingleses havia quebrado, não hesitou em emprestar o seu para eles competirem. Ele acabou ficando com o bronze enquanto os ingleses terminaram com a medalha de ouro. Ao final da prova, ele comentou: “Eu não perdi a prova porque emprestei meu trenó. Perdi a prova porque eles foram mais rápidos”. Ele ganhou a medalha de Coubertin pela esportividade.

O que significa a medalha Pierre de Coubertin quem foi o brasileiro que já recebeu essa premiação é porquê?

4) Lawrence Lemiux – Canadá

O canadense protagonizou a cena mais emocionante das Olimpíadas de 1998, em Seul, na Coréia. Lemiux disputava a regata pela classe Finn e quando estava em segundo lugar na prova abdicou do seu barco e pulou no mar para ajudar dois velejadores que haviam caído no mar. O canadense não conseguiu recuperar as posições perdidas, mas conquistou a medalha pelo seu sacrifício e coragem.

5) Vanderlei Cordeiro de Lima – Brasil

Talvez seja a imagem mais marcante de um atleta brasileiro em Olimpíadas. Vanderlei liderava a maratona em Atenas, em 2004, quando um sacerdote irlandês invadiu a pista e segurou o corredor, comprometendo o resto da corrida do brasileiro. Porém, Vanderlei continuou a prova e terminou em 3º lugar, comemorando muito na sua chegada ao estádio, sendo aplaudido de pé pelo público presente. Posteriormente, ele ganhou a medalha de Coubertin por seu espírito esportivo. Foi também homenageado na abertura das Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, sendo o escolhido para acender a pira olímpica.

O que significa a medalha Pierre de Coubertin quem foi o brasileiro que já recebeu essa premiação é porquê?

Quem já recebeu a medalha Pierre de Coubertin?

Lista dos honrados.

Qual brasileiro ganhou a medalha Pierre de Coubertin e por qual motivo?

O maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi condecorado com a medalha Barão de Coubertin no final de 2004, seis meses depois que tiraram dele a medalha de ouro nos Jogos disputados da Grécia.

O que significa a medalha de Pierre de Coubertin?

A medalha Barão de Coubertin é uma premiação concedida pelo COI à atletas e pessoas envolvidas com o esporte que demonstrem alto grau de esportividade e espírito olímpico dentro e fora das competições.

Quantos atletas já ganharam a medalha de Pierre de Coubertin?

Em 124 de história olímpica, apenas 21 personalidades do mundo esportivo ganharam a medalha Barão de Coubertin, criada em homenagem ao criador dos Jogos.