Quem foi João Cabral de Melo Neto e qual a sua importância para a dança e música brasileira?

Quem foi João Cabral de Melo Neto e qual a sua importância para a dança e música brasileira?

Paixão pelo canto flamenco

Estudantes explicam sobre o canto flamenco e sua influência nos poemas de João Cabral

Por: Ana Paula Souza Coutinho | 20 de outubro de 2017.

O grupo composto por alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio, durante o Congresso da Hispanidad, realizou uma apresentação sobre o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto e sua relação com o flamenco. A apresentação, em formato PowerPoint, tinha o objetivo de mostrar a importância desse autor para o Brasil, para a Espanha e a relação entre essas culturas tão distintas entre si. Os integrantes do grupo recitaram poemas que tinham como tema predominante a dança flamenca, onde era possível perceber a sonoridade e a integração da música com o próprio poema, e a grande precisão rítmica em seus versos. Os alunos também se vestiram com roupas típicas de dançarinos de flamenco para mostrar ao público um pouco mais da cultura típica de Sevilha, em Andaluzia.    

Os integrantes do grupo trouxeram um violão para decorar a sala. A coorientadora do grupo, a aluna Carolina Corrêa, do 3º ano do Ensino Médio, fez uma apresentação de dança flamenca enquanto os alunos apresentavam. Durante a apresentação, além de recitar, realizaram a análise dos poemas, com o apoio de slides que condensavam os principais tópicos a serem abordados.  Ademais, explicaram a origem da dança flamenca e contaram um pouco sobre a vida do autor e o motivo de sua grande paixão por essa cultura típica de Andaluzia. Seu encantamento por essa região fez com que ele criasse um grande vínculo com a dança e a música flamenca, uma tradição cultural da região e, portanto, marcante no cotidiano do poeta. Em suas palavras: “É um gênero muito especial. Tem a letra, tem essa concretude da poesia primitiva espanhola, de Góngora, inclusive de Lorca.” 

O poeta acreditava que o flamenco era a única dança capaz de causar comoção devido a sua forte expressão e conexão com a realidade. A expressão do real e a verdade que se transmite na dança o envolveram de forma significativa. Desse modo, o flamenco e a cidade de Sevilha invadiram suas poesias, dentre as quais cabe mencionar as obras “Sevilha Andando” e “Andando Sevilha”, dedicadas exclusivamente à cidade de Sevilha e que condensa todos os poemas relacionados ao flamenco e sua cultura. Tratava-se de um fenômeno de incorporação de valores ao espírito de criação do artista, que se sentiu completamente atraído pela cultura de Andaluzia. Nas obras de Cabral, é possível identificar um diálogo constante entre as duas culturas, a nordestina e a andaluz, evidenciando sua profunda e inabalável ligação com a cultura espanhola.

Tema do grupo: O canto flamenco na poesia de João Cabral de Melo Neto
Professor orientador: Mérope Bernacchi
Coorientador: Carolina Costa De Simoni Corrêa
Integrantes do grupo:
Felipe Guimarães Ferreira
Gabriel Turuguet Vallias
João Pedro Conze Oliveira
Juliano Cepeda
Pedro Antônio Suzuki de Amorim
Pedro Calderan Marcondes 

Bibliografia:
http://travessiasinterativas.com.br/_notes/vol8/barbara.pdf
http://letrasinversoreverso.blogspot.com.br/2008/07/joo-cabral-de-melo-neto-iv.html
http://www.omarrare.uerj.br/numero15/nicolastapia.html
https://www.todamateria.com.br/joao-cabral-de-melo-neto/

O poeta João Cabral de Melo Neto é um dos grandes nomes da literatura em língua portuguesa de todos os tempos. Nascido em 9 de janeiro de 1920, em Recife – PE, a importância do trabalho dele justifica as celebrações que o centenário do seu nascimento têm recebido. Em Londres, o poeta foi lembrado na quarta-feira, 22 de janeiro de 2020.

Pressione a tecla “CC” no player para legendas em português.

A homenagem a João Cabral é parte do Lusophone Music and Poetry at the Chapel, do Departamento de Língua Portuguesa, Espanhole e Línguas Latinas do King’s College London. À frente do programa, a professora Daniela Mittelstadt é a entrevistada em nosso vídeo acima. Daniela está em Londres desde 2016. Antes, esteve na Coreia do Sul, onde dava aulas de português, Venezuela e Cuba. Ela foi contratada pelo King’s College em convênio com o Ministério das Relações Exteriores.

Quem foi João Cabral de Melo Neto e qual a sua importância para a dança e música brasileira?

Apaixonada por literatura, parte da missão de Daniela em Londres é promover a cultura brasileira em terras inglesas. Foi pensando nessa promoção que, em 2016, ela, em parceria com o Instituto Camões, tomou a iniciativa de criar um evento anual para leitura de poesia de língua portuguesa que tivessem tradução para o inglês. Para cada ano, um tema é escolhido.  Em sua quarta edição, a escolha de João Cabral de Melo Neto foi mais que natural.

Quem foi João Cabral de Melo Neto e qual a sua importância para a dança e música brasileira?

Daniela Mittelstadt

João Cabral de Melo Neto – precisão poética

Para os menos familiarizados com a obra e a vida do poeta pernambucano, João Cabral de Melo Neto foi diplomata de carreira, tendo trabalhado em diferentes países ao longo dos anos, antes de aposentar-se e fixar residência no Rio de Janeiro, onde faleceu em 09 de outubro de 1999. Como poeta, é reconhecido pelo rigor estético dos seus versos. Frequentemente é chamado de “o engenheiro das palavras”, pela forma simétrica como constrói seus poemas.

Quem foi João Cabral de Melo Neto e qual a sua importância para a dança e música brasileira?

Nathaniel Ileto e Francisco Carlos leal

Entre os muitos poemas lidos na noite de homenagem, o nosso vídeo registrou trechos de 3 deles: Imitação da Água, Morte e Vida Severina, sua obra mais popular, e Poema(s) da Cabra. Uma vez que o programa também tem como objetivo enriquecer os conhecimento dos alunos de Português, boa parte dos poemas foram lidos por eles.

Quem foi João Cabral de Melo Neto e qual a sua importância para a dança e música brasileira?

David Treece

Vale destacar duas participações muito especiais. Lendo a tradução que ele mesmo fez de Poema(s) da Cabra, o professor David Treece, enquanto que o músico e maestro Gui Tavares, cantou Funeral do Lavrador, trecho de Morte e Vida Severina, musicado por Chico Buarque de Holanda. Foi a última das edições do Lusophone Music and Poetry at the Chapel, liderado por Daniela Mittelstadt, uma vez que ela está encerrando o contrato de trabalho que a trouxe a Londres. A boa notícia é que ela vai permanecer na capital inglesa.

Quem foi João Cabral de Melo Neto e qual sua importância?

João Cabral de Melo Neto foi poeta, escritor e diplomata brasileiro. Conhecido como “poeta engenheiro”, ele fez parte da terceira geração modernista no Brasil, conhecida como Geração de 45. Nesse momento, os escritores estavam mais preocupados com a palavra e a forma, sem deixar de lado a sensibilidade poética.

Por que João Cabral de Melo foi considerado o mais importante poeta da geração de 1945?

Considerado o "poeta engenheiro", João Cabral foi um dos mais proeminentes autores da Geração de 45. Como um engenheiro, sua obra foi construída de maneira racional e equilibrada. Grande destaque na poesia, sua obra mais emblemática é “Morte e Vida Severina” (1955) com temática nordestina.

Quem é primo João Cabral de Melo Neto?

Apesar de ser primo, pelo lado paterno, do poeta Manuel Bandeira e, pelo lado materno, do escritor sociólogo Gilberto Freire, até os quinze anos de idade João Cabral não havia demonstrado interesse pela literatura, mas sim pelo futebol. Em 1935 jogava pelo juvenil do América, seu time de devoção.

Qual foi a obra mais famosa de João Cabral de Melo Neto?

Suas principais obras são: “Pedra do sono” (1942), “O cão sem plumas” (1950), “A educação pela pedra” (1966) e “Morte e Vida Severina” (1966).