Posso andar depois da cirurgia de hérnia inguinal

Hoje irei responder uma pergunta que fizeram para mim sobre a cirurgia de hérnia e os cuidados para se ter um bom pós-operatório.

O pós-operatório é sempre fundamental e todas as cirurgias precisam de um pós-operatório cuidadoso, preservando todas as recomendações médicas para cada estrutura que foi operada e a cirurgia de hérnia não é diferente. Continue nos acompanhando e saiba mais!

  • Clique aqui e saiba as Técnicas de acesso para Cirurgia de Hérnia!

Quais cuidados devo ter para não descolar minha tela?

A cirurgia de hérnia, hoje, é feita por técnica convencional, aberta, que corta a pele ou por via laparoscópica ou robótica, 99%, a grande maioria, faz o uso de telas.

Então, a tela acaba sendo fixada com pontos ou colas biológicas, e caso você faça um esforço muito grande, tiver algum problema, ou faça algum esforço que leve à um coágulo muito grande, essa tela pode descolar, fazendo com que a hérnia retorne.

Muitas vezes, o buraco é muito grande e a tela é colocada na beira, na borda da hérnia, e não apenas com um esforço, mas também com tosses e espirros fortes e repetitivos, algo que aumente muito a pressão da sua barriga, pode esgarçar!

Nessas situações, recomendamos não só o cuidado de preservar o esforço, não pegar peso, mas também tomar cuidado com tosses e espirros, pois isso faz parte da recuperação!

Quando a hérnia é menor, você pode por uma tela grande e até o esforço é liberado com uma intensidade menor, mas isso é algo que você não precisa ficar muito preocupado, tem que conversar com o seu médico.

Mas, de maneira geral, toda cirurgia tem que ter uma recuperação do seu organismo e uma cicatrização bem feita, e um depende do outro!

Se você operou e abusou, teve alguma extravagância, o que levou a uma grande diarreia, com pressão abdominal muito alta, para esforço de evacuar, por exemplo, também pode mobilizar e você ter uma recidiva.

  • Indicação de Cirurgia do refluxo gastroesofágico: quando é feita? Clique aqui e saiba mais!

Como diz o ditado mineiro, "caldo de galinha e repouso não faz mal a ninguém!". Espero ter respondido a todos!

Conviver com ahérnia inguinal não é fácil. Embora muitas vezes seja um problema assintomático, esse abaulamento do conteúdo abdominal pelo canal inguinal pode causar dor na área afetada e bastante desconforto.

Independente de apresentar sintomas, as hérnias inguinais devem ser sempre corrigidas, porque podem apresentar complicações a longo prazo.

Então, nos acompanhe nesta leitura e entenda, em detalhes, como funciona esse procedimento!

Como é a preparação para a cirurgia de hérnia inguinal?

O abaulamento da hérnia inguinal pode causar desconforto e dores na região. Esses sintomas só melhoram com a correção do problema.

Hérnias inguinais, mesmo que assintomáticas, precisam ser corrigidas, pois, a longo prazo, a maioria dos pacientes apresenta complicações, especialmente pacientes idosos. 

Todos os pacientes com sintomas precisam ser operados o mais brevemente possível, porque podem apresentar encarceramento da hérnia, ou seja, o conteúdo fica preso, o que leva a prejuízo da vascularização do conteúdo da hérnia e configura uma emergência cirúrgica.

Enquanto quem tem uma hérnia diagnosticada aguarda a cirurgia, alguns cuidados podem ser tomados para evitar complicações:

  • evitar carregar peso;
  • evitar a prática de atividades que causem dor local.

O uso de cintas especiais não é recomendado. Elas costumam causar ainda mais desconforto em decorrência da pressão que exercem no corpo.

Hérnia inguinal: como é a cirurgia?

Entre as cirurgias gerais, a de correção das hérnias está entre as mais praticadas no Brasil.

Existem duas vias de acesso para realizar a cirurgia de hérnia. O primeiro deles é o convencional — também conhecido como aberto — e é mais invasivo por exigir incisões maiores.

a segunda via é conhecida como minimamente invasiva. Nela, as incisões são menores e o tempo de recuperação do paciente tende a ser mais rápido. Além disso, o resultado estético é melhor.

Em comum, ambas fazem uso de anestesia geral e, geralmente, o paciente já tem alta em até 24 horas após a realização da cirurgia de hérnia inguinal.

Em ambos os métodos, o defeito herniário é corrigido com telas cirúrgicas que são similares a redes plásticas e  que evitam o aumento de tensão no local da cirurgia.

Hérnia Inguinal: como é o pós-operatório?

Finalizada a cirurgia de hérnia inguinal, o pós-operatório deve ser cumprido à risca para garantir a plena recuperação.

O primeiro ponto já destacamos: não havendo nenhum imprevisto, é possível ter alta do hospital em até 24 horas após a realização do procedimento. Além disso,não existem restrições de movimento — exceto com relação a carregar peso. 

Se não houver desconforto ou dores locais, a pessoa pode retomar aos poucos a sua rotina normalmente.

Nos primeiros dias, o repouso relativo é recomendado e o uso de analgésicos pode ser indicado caso ocorram episódios de dor e desconforto na área da cirurgia.

Também não é indicado nenhum tipo de dieta específica para o pós-operatório.

Vale observar que o tempo de recuperação varia para cada indivíduo. Para uma avaliação mais precisa, o paciente deve retornar ao médico, alguns dias após a cirurgia de hérnia inguinal, para avaliar em quanto tempo certas atividades (como exercícios físicos) podem ser reintroduzidas no dia a dia.

Como exemplo: atividades que requerem um levantamento de peso, como halterofilismo, podem ser retomadas apenas algumas semanas após a cirurgia. Todo caso deve ser discutido diretamente com o seu médico especialista.

Como saber se o seu desconforto é causado por uma hérnia?

Passar por uma avaliação médica é determinante para o diagnóstico correto. Como destacamos, o método menos invasivo da cirurgia de hérnia inguinal permite uma recuperação mais rápida e com melhor resultado estético. Ainda que não seja sintomática, a única forma de tratar uma hérnia é por meio do procedimento cirúrgico.

Viu como não há o que temer com relação à recuperação de uma cirurgia de hérnia inguinal? Caso queira uma avaliação profissional, dê uma conferida em nosso site para entender como funciona o trabalho desse tipo de médico especialista!

Quantos dias após cirurgia de hérnia inguinal posso andar?

– Recomenda-se repouso nos três primeiros dias para evitar inchaço e evitar dirigir entre 3 e 5 dias.

O que não pode fazer após cirurgia de hérnia inguinal?

É extremamente importante evitar esforços como levantar objetos do chão ou carregar pesos durante até oito semanas após a realização desta cirurgia, para que a cicatrização seja adequada e a região operada possa suportar maior esforço.

Pode sentar após cirurgia de hérnia inguinal?

Pode andar e sentar normalmente.

Como ir ao banheiro após cirurgia de hérnia inguinal?

Para conseguir evacuar é necessário ter se alimentado bem, com dieta rica em fibras, mas a evacuação ocorre quando as fezes já estão na parte descendente do intestino grosso, se ainda estiver na parte ascendente, pode levar mais tempo para evacuar. Melhor usar minilax somente 2 a 3 dias após a cirurgia.