Quem é o homem para que dele te lembres

“Quando contemplo os teus céus, obras dos teus dedos, e a lua e as estrelas, que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?” Salmos 8.3,4

Deus criou mais de 350 bilhões de galáxias que homem algum jamais viu. Segundo um estudo, já existiram mais de 100 bilhões de pessoas no mundo. Nossa existência é efêmera. Dentro de 100 anos quase ninguém, ou ninguém se lembrará de nós. Quando olhamos para o universo percebemos quão pequenos nós somos. E mesmo para a história da humanidade, nossa vida é como nada. Então nos perguntamos, assim como Davi: “Que é o homem para que dele te lembres?” Deus, sendo tão grandioso, jamais se esquece de nós. Mais do que isso, Deus não apenas nos visita, ele está conosco.

Há dois mil anos, o Deus que criou bilhões de galáxias, que fez brilhar trilhões de estrelas, andou sobre um pequenino planeta no vasto universo. 

Jesus Cristo, que formou o universo com suas mãos, tornou-se homem e habitou entre nós. O grandioso Deus se fez carne. O criador de todas as coisas tornou-se uma criatura porque ele nos amou. Mesmo sendo pequenos e insignificantes, ele deu sua vida por nós. Nós somos uma obra-de-arte dele que foi danificada pelo pecado. E para nos restaurar, ele veio para morrer em nosso lugar. Apesar de nossa pequenez, ele pagou um valor inestimável, impagável para nós, para ter-nos de volta. Para resgatar-nos das trevas e trazer-nos para a luz. Estávamos perdidos, mas fomos encontrados. Escravos, mas fomos libertos. 

O Grande Deus, deu sua vida pelo pequeno homem, porque o amou eternamente.

Uma pergunta que certamente brotou no coração de dois homens que realmente se encontraram com a miséria humana diante da grandeza de um Deus todo poderoso. Davi e também o servo de Deus Jó fizeram esta pergunta. "Senhor que é o homem para que dele se lembre; e o filho do homem para que o visites." Agora há pouco estou voltando do centro de minha cidade com esta pergunta em meu coração. Volto abalado com a brevidade da vida. Um moço de 36 anos casado; com filhos acabou de deixar esta existência humana. Este dirigia sua moto de forma natural mais com certa imprudência. Não usava seu capacete e levava sua filha à aula de catecismo. Outro também pilotando uma mota vinha em direção oposta e se chocaram. Um jovem de 18 anos guiava sua moto em sentido contrário em alta velocidade, e o outro ia bem devagar mais sem o capacete. Este sem o capacete veio a falecer de traumatismo craniano. Neste mesmo momento mais uma notícia abalava nossa cidade outro moço de 37 anos deixou também os seus familiares por que sofreu um ataque cardíaco e veio a óbito.

Jesus certa vez fez uma pergunta a um moço que muito tinha ajuntado em seus celeiros: "Louco esta noite te pediram a sua alma e o que tens preparado para quem será?" Muitos hoje em dia reclamam da sua vida e até lutam e se estressam com contendas acerca da Palavra de Deus. Mas aos 41 anos de idade vejo que a Palavra me torna cada vez mais sábio do que os meus inimigos porque a faço se cumprir na minha vida. Salomão diz que é mais proveitoso ir a um velório do que a uma festa, porque ali vemos o final de tudo. Quando se está ali e olhamos aquele corpo inerte podemos parar e pensar que realmente não somos nada. Quando se sai dali o sujeito vai pensativo, para nos sinais, pensa na sua existência etc. Mas em uma festa se pensa ao contrário. Cada qual quer parecer melhor ou mais bonito do que outro, porque em uma festa se cogita das coisas deste mundo. Enquanto que em um velório se diz de coisas que para muitos ainda são desconhecidas. Então entre um pensamento e outro me surgiu esta pergunta: Quem somos nós para que Deus de mim e de você se lembre. Davi um homem que conheceu Deus como ninguém em sua época. Até o ponto de o Senhor lhe dar um título de homem segundo o seu coração. Jó obteve conhecimento que lhe tornou motivo de testemunho do próprio Deus. Homem íntegro, reto, e que se desviava do mal. Hoje vemos o resultado da imprudência humana diante da Palavra de Deus. Em Provérbios a Bíblia no diz: "Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranqüilo e sem temor do mal."

Será que o evangelho é mesmo uma escravidão como muitos acham? Ou será que é Deus querendo lhe acrescentar anos de vida e paz? Responda pra você mesmo por que eu descobri esta resposta quando me converti e fiz o meu voto com Deus. Sei que muitos estão pensando realmente em servir a Deus. Sei também que temos pessoas sérias no evangelho. Mas hoje para você que abriu esta mensagem vou te fazer uma pergunta: Você é prudente? Desvia-se do mal? Comece a meditar sobre isso. E no fim verás que é uma satisfação andar com um Deus que guia os teus passos por onde quer que vá. Verás que é um escolhido e por isso Deus se importa em te corrigir e levá-lo as águas de descanso. Eu vou colocar o texto que marcou minha conversão para finalizar. Eu me lembro que eu disse pra Deus: Se for assim então eu vou te servir. O Senhor nos prometeu anos de vida e paz. Não estou falando de vida terrena e sim de eternidade. Quando entendemos a eternidade que o Senhor nos promete sabemos que Ele nos levará a dias melhores.

"Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens."

Fique na paz e que Deus lhe abençoe.

www.semeandoapalavra.net

Os artigos e coment�rios publicados na se��o Palavra do Leitor s�o de �nica e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e n�o representam a opini�o da Editora ULTIMATO.

O que Deus quer nos dizer no Salmo 8?

Ele diz que o homem está próximo dos anjos, criaturas perfeitas e mensageiros do Senhor. Isso é uma glória e uma honra que Ele fez por nós e o mínimo que podemos fazer em gratidão é amar e louvar e ele. Deus colocou a nossa disposição a inteligência, o raciocínio e um mundo inteiro a explorar.

O que a Bíblia fala sobre o homem?

O homem é claramente um ser dependente, não somente com relação à estrutura básica de sua existência, mas também com relação às possibilidades que a vida oferece ou nega; o homem é fraco e desamparado. Não há garantias de que possa determinar seu próprio destino ou tornar sua vida próspera por seus próprios esforços.

Qual é o Salmo 26?

1 Julga-me, Senhor, pois tenho andado em minha aintegridade; tenho confiado também no Senhor; não vacilarei. 2 Examina-me, Senhor, e apõe-me à prova; esquadrinha a minha mente e o meu coração. 3 Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.

O que é um homem mortal?

adjetivo Sujeito à morte. Que causa, provoca a morte.