Vasos condutores de seiva o que é

Antes de responder aos exercícios sobre vasos condutores de seiva, revise um pouco do conteúdo de anatomia vegetal.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Algumas plantas apresentam estruturas especializadas no transporte de substâncias no interior de seu corpo. O floema e xilema são os chamados vasos condutores de seiva e não são encontrados apenas nas:

a) briófitas.

b) pteridófitas.

c) gimnospermas.

d) angiospermas.

ver resposta


Questão 2

Sabemos que o xilema é um tecido complexo, ou seja, é formado por diferentes tipos celulares. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela que não se refere a um tipo celular encontrado no xilema.

a) traqueides.

b) células crivadas.

c) elementos de vaso.

d) fibras.

e) células parenquimáticas.

ver resposta


Questão 3

O floema e o xilema, apesar de serem tecidos de condução, apresentam muitas diferenças entre si. A respeito desses tecidos e de suas diferenças e semelhanças, marque a alternativa correta.

a) O xilema, diferentemente do floema, apresenta protoplasto vivo na maturidade.

b) O floema é especializado na condução de água e nutrientes inorgânicos.

c) O xilema e o floema são considerados tecidos complexos.

d) O floema é composto por traqueides e elementos de vaso.

e) Células clivadas são células encontradas no xilema.

ver resposta


Questão 4

(PUCC-SP) Alguns animais da Mata Atlântica aprenderam a alimentar-se de cascas de pinheiros plantados em Santa Catarina, tendo se tornado um problema para esse cultivo. O tecido que é fonte de alimento para estes animais é

a) parênquima clorofiliano.

b) floema.

c) xilema.

d) colênquima.

e) esclerênquima.

ver resposta


Questão 5

Um estudante de biologia ao observar o corte de um caule, verificou células com perfurações em suas paredes. Ao chamar o professor, esse disse que se tratava de um elemento de vaso, uma célula típica

a) do floema.

b) do xilema.

c) da epiderme.

d) do colênquima.

e) do parênquima.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. As briófitas são chamadas de plantas avasculares por não possuírem vasos condutores de seiva.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”. As células crivadas são células típicas do floema. No xilema são encontradas traqueides, elementos de vaso, fibras e células parenquimáticas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Tanto o floema quanto o xilema são tecidos complexos, pois apresentam diferentes tipos celulares.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Nas plantas que possuem crescimento secundário, o floema constitui a casca.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “b”. Elementos de vaso e traqueides são células típicas do xilema.

voltar a questão


Vasos condutores de seiva o que é

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Nas plantas vasculares existem sistemas de transporte especializados na condução e distribuição das substâncias. A água, os sais minerais e os líquidos nutritivos são transportados em vasos condutores denominados xilema e floema. A sua principal função é a condução de água e sais minerais. …

Quais são os tipos de vasos condutores de seiva?

Existem dois tipos de vasos condutores, os do floema, por onde circula a seiva elaborada, e os do xilema, que transportam a seiva bruta.

Qual a importância dos vasos condutores de seiva para as plantas?

A existência de vasos condutores permite um rápido transporte da água e dos nutrientes, permitindo que as plantas possam crescer mais. Os vasos condutores das plantas são o xilema e floema e são responsáveis pelo transporte de água e nutrientes, e estão presentes nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Como se denomina esses vasos condutores de seiva e qual a diferença entre eles?

Xilema e Floema são tecidos vegetais responsáveis pela condução da seiva através do caule. A principal diferença entre esses vasos condutores é que o xilema transporta a água (seiva bruta) e o floema conduz substâncias orgânicas (seiva elaborada).

Quais são os tipos de seiva?

Existem dois tipos de seivas nas plantas: seiva bruta e seiva elaborada. A seiva bruta é composta de água e sais minerais, que são absorvidos pelas raízes da planta. Para transportar a seiva bruta para outras partes do vegetal, as plantas apresentam um tecido vascular especializado: o xilema.

Qual grupo não possui vasos condutores de seiva?

As plantas avasculares são aquelas que não possuem vasos condutores de seiva, e as plantas vasculares são plantas que possuem vasos condutores de seiva.

Quais são os vasos condutores de seiva bruta é seiva elaborada?

O xilema e o floema são, respectivamente, tecidos condutores de seiva bruta e seiva elaborada para toda a planta.

Qual a função da seiva na planta?

A seiva elaborada é formada, principalmente, por glicose (produzida no processo de fotossíntese). Através dos vasos do floema, a seiva elaborada é levada para todos os tecidos da planta, possibilitando a alimentação das células.

Qual a diferença entre os vasos lenhosos e liberianos?

O conjunto de vasos lenhosos de uma planta e tecidos associados a eles são chamados de xilema ou lenho. Os vasos que transportam a seiva elaborada das folhas para toda a planta são denominados de vasos liberianos, e seu conjunto e os tecidos associados a ele são chamados de floema ou líber.

O que é seiva Qual sua função?

Nas plantas vasculares, a seiva é um constituente líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico pelo corpo da planta. … Um componente principal desta seiva é a glicose, um açúcar simples formado pela fotossíntese.

O que difere a seiva mineral e orgânica?

É um soluto de água e sais minerais e que é transportada pelo xilema, nas plantas. Exemplo de uso da palavra Seiva mineral: Além da seiva mineral, as plantas tem a seiva orgânica.

Quais grupos não dependem da água para a fecundação?

Assim como as briófitas, elas também dependem de água para reprodução. Diferentemente delas, as gimnospermas e angiospermas são plantas que não dependem da água para se reproduzir, pois isso acontece, como já conversamos, por polinização — seja pelo vento ou com a ajuda de pássaros e insetos.

É um exemplo de Pteridófita?

Como exemplo de pteridófitas, podemos citar as avencas, samambaias e cavalinhas. Muitas das espécies de pteridófitas são utilizadas para ornamentação.

Quais são os componentes da seiva elaborada?

A seiva elaborada é uma solução aquosa, composta principalmente por aminoácidos e açúcares, que é transportada pelo floema nas plantas vasculares.

O que são os vasos condutores de seiva?

Plantas vasculares: o transporte da seiva ocorre em vasos condutores formados pelos tecidos condutores. Os vasos que transportam a seiva bruta ou mineral da raiz para as folhas são denominados lenhosos. O conjunto de vasos lenhosos de uma planta e tecidos associados a eles são chamados de xilema ou lenho.

O que são vasos condutores de seiva Brainly?

Vasos condutores de seiva são especializados na condução e na distribuição de substâncias nutritivas para as plantas . Os transportadores dessas substâncias são o xilema e floema . Esses vasos condutores de seiva só começam a aparecer propriamente ditos nas pteridófitas.

Qual foi a importância dos vasos condutores de seiva para as plantas?

A existência de vasos condutores permite um rápido transporte da água e dos nutrientes, permitindo que as plantas possam crescer mais. Os vasos condutores das plantas são o xilema e floema e são responsáveis pelo transporte de água e nutrientes, e estão presentes nas pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Quais são os tipos de vasos condutores?

Há três tipos de vasos condutores: artérias, veias e capilares, ligados de maneira a formar um sistema contínuo. As artérias são vasos razoavelmente largos que conduzem o sangue do coração para os restantes órgãos do corpo.