Quem é mahatma gandhi

Mahatma Gandhi foi um líder pacifista indiano e um dos responsáveis pelo movimento independentista da Índia

Show

Ele nasceu em 1869 na cidade de Porbandar, oeste da Índia, em uma família devota ao hinduísmo

Seu nome de batismo é Mohandas Karamchand Gandhi. "Mahatma" veio depois, sendo um termo do sânscrito que significa algo como "grande alma"

Gandhi se formou em direito na Inglaterra e morou na África do Sul por 21 anos, onde criou sua família e iniciou sua luta por direitos civis

Foi lá que ele organizou sua primeira Satyagraha, ato de desobediência civil em massa, contra a restrição de direitos  dos indianos pelo governo da África do Sul

Aos 45 anos, em 1915, ele voltou para a Índia, organizando uma série de protestos contra a dominação britânica nos anos seguintes

Gandhi é revolucionário por ter pregado formas de protestos não-violentos —marchas, jejuns, não pagamento de impostos —, ainda que o contexto fosse sangrento

A Marcha do Sal, em 1930, retrata bem esse contraste: milhares de indianos se juntaram a Gandhi numa caminhada de quase 400 km contra os altos impostos do sal

Em um episódio, policiais usaram cassetetes para agredir os manifestantes, que iam sendo abatidos sem esboçar qualquer gesto de defesa

Os longos jejuns que fazia como protesto também chamaram a atenção de outros países pelo mundo

As discordâncias entre grupos muçulmanos e hindus retardaram o processo da independência indiana, que só foi conquistada em 1947

Gandhi não celebrou a independência, por discordar da divisão da Índia em dois territórios: o Paquistão, de maioria muçulmana, e uma Índia de maioria hindu

No ano seguinte, 1948, aos 78 anos, ele foi assassinado a tiros em Nova Déli por um extremista hindu. As cinzas de seu corpo foram jogadas no rio Ganges

O rosto de Gandhi faz parte do dia a dia dos indianos, estampado em cédulas da moeda da Índia, a rupia

E seu legado de ativismo não-violento se tornou referência mundial de uma política fora da lógica tradicional de guerra

Quando tinha apenas 16 anos, a ativista ambiental Greta Thunberg inspirou uma greve global pelo clima. Conheça sua história:

Sua assinatura ajuda a Folha a seguir fazendo um jornalismo independente e de qualidade

Veja as principais notícias do dia no Brasil e no mundo

TEXTOS

Folha de S.Paulo

IMAGENS

Pierre Albouy/Reuters Prakash Singh/AFPGiphy, Wikimedia Commons/Reprodução Onkarphoto/Unsplash

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ian Alves

Defensores dos Direitos HumanosMahatma Gandhi (1869—1948)

Mohandas Karamchand Gandhi é amplamente reconhecido como um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX. Honrado na Índia como o pai da nação, foi pioneiro e praticou o princípio de Satyagraha — resistência à tirania através de desobediência civil massiva, não violenta. Enquanto liderava campanhas a nível nacional para mitigar a pobreza, expandir os direitos das mulheres, criar harmonia religiosa e étnica e eliminar as injustiças do sistema de castas, Gandhi aplicou de forma suprema os princípios da desobediência civil não violenta para libertar a Índia do domínio estrangeiro. Ele foi frequentemente feito prisioneiro pelas suas ações, às vezes durante anos, mas realizou o seu objectivo em 1947 quando a Índia adquiriu a sua independência da Grã–Bretanha. Devido à sua grandeza ele é chamado Mahatma, que significa “grande espírito”. Os líderes de direitos civis desde Martin Luther King, Jr., a Nelson Mandela reconheceram Gandhi como fonte de inspiração na sua luta para conseguir direitos iguais para os seus povos.

»

  • 中文(繁體)
  • Dansk
  • Nederlands
  • Français
  • Deutsch
  • Ελληνικά
  • עברית
  • Magyar
  • Italiano
  • 日本語
  • Norsk
  • Português
  • Русский
  • Español (castellano)
  • Español (Latinoamérica)
  • Svenska

INSCREVA‑SE

FECHAR

FECHAR

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Ouça este artigo:

Mahatma Gandhi foi um notável ativista indiano que contribuiu para a independência da Índia e participou da luta contra o fim do colonialismo inglês. Sua forma de manifestação pacífica e o movimento de resistência sem violência representam a “Satyagraha”, termo que Gandhi usou para nomear a filosofia que o tornou conhecido mundialmente.

Quem é mahatma gandhi

Mahatma Gandhi, 1931.

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869 em Porbandar, na Índia. Filho de Putlibai Gandhi e de Karmachand Gandhi, primeiro-ministro do principado onde viviam.
A família era fiel ao hinduísmo e a mãe de Gandhi era devota dedicada ao culto do Deus Vishnu, que tem como doutrina a não violência. Gandhi foi uma criança tímida e casou-se através de acordo familiar aos 13 anos com Kasturba, como pedia a tradição da época. Concluiu os estudos iniciais na Índia e no ano de 1888 foi enviado para cursar direito na University College London (UCL) em Londres, Inglaterra. No campus, organizou um clube vegetariano onde reunia estudantes com interesses altruístas.

Retornou para a Índia em 1891 e começou a advogar. Em 1893 recebeu uma oportunidade para representar a companhia em um caso na África do Sul.

A sua estadia no país, que também era uma colônia britânica, o aproximou das desigualdades sociais e dos problemas de discriminação sofridos pelos indianos. As autoridades coloniais e também os habitantes europeus os segregavam constantemente. Gandhi começou a exercer sua política de resistência sem violência, se posicionando na luta pelos direitos do povo e fundando uma seção do Partido do Congresso Indiano em 1894.

Tornou-se uma liderança conhecida e muito ativa, alcançando popularidade com os habitantes locais. Em 1905 Gandhi publicou conteúdos importantes para a causa em sua coluna no jornal “Opinião Indiana”.

No ano de 1908 escreveu “Autonomia Indiana”, livro onde expunha suas ideias sobre a civilização ocidental e as formas de resistência pacífica.

Quando o ativista voltou para Índia, em 1914, já era uma personalidade conhecida no país. Com sua popularidade, disseminou o “Satyagraha”, princípio que defendia protestos pacíficos. Com essa postura, começou a ser chamado de “mahatma”, significando “grande alma” para os indianos.

Durante as décadas de 1920 a 1940, Gandhi promoveu várias ações de desobediência civil conta os ingleses e foi detido diversas vezes.

Em uma das ações, Gandhi propôs que a população não comprasse as roupas dos comerciantes ingleses. Para isso, andava com seu próprio tear manual de fiar “khadi”, um tecido popular. O ato alcançou tamanha comoção que as especificações oficiais da bandeira nacional exigem a sua confecção utilizando apenas esse material. Em março de 1930, a “Marcha do Sal” repercutiu mundialmente. Após o imposto abusivo sobre o sal comprado pelos indianos, Gandhi liderou uma multidão rumo ao oceano para que extraíssem o produto diretamente.

O indiano também incentivou greves, jejuns, meditações, orações e estilo de vida simples. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, formou-se o Partido do Congresso Nacional Indiano tendo na liderança Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nahru. O objetivo era conquistar a independência total da Índia e a reforma socioeconômica, instaurando a igualdade política para todos.

O domínio britânico chegou ao fim em agosto de 1947, mas os conflitos anteriores instauraram rivalidades internas entre hindus e muçulmanos.

Gandhi tentou apartar os conflitos sem sucesso. Os violentos confrontos deixaram aproximadamente 6 mil mortos e sem consenso, o país foi dividido conforme critérios religiosos. A parte hindu, maioria, tornou-se a Índia e a parte muçulmana transformou-se em Paquistão. A mudança aumentou o clima de tensão, gerou migrações e novos conflitos. Sem opções, Gandhi aceitou a medida que dividiu o país e após esse ato foi odiado pelos nacionalistas.

No dia 30 de janeiro de 1948 o ativista sofreu um ataque em Nova Délhi e foi fatalmente atingido pelos disparos de Nathuram Godse, hindu radical que responsabilizava Gandhi pela separação entre Índia e Paquistão.

O assassino foi preso e executado em 1949. O corpo de Mahatma Gandhi foi cremado e suas cinzas foram lançadas no Rio Ganges, local considerado sagrado pelos hindus.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biografias/mahatma-gandhi/

Quem foi Gandhi e o que ele defendia?

Mahatma Gandhi (1869 –1948) Mohandas Karamchand Gandhi é amplamente reconhecido como um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX. Honrado na Índia como o pai da nação, foi pioneiro e praticou o princípio de Satyagraha — resistência à tirania por meio da desobediência civil massiva não violenta.

O quê Gandhi fez pelo mundo?

Mahatma Gandhi foi um reconhecido ativista indiano que lutou durante as décadas de 1920 a 1940 pelo fim do regime colonial inglês e pela independência da Índia. O ativismo de Gandhi ficou particularmente conhecido por ter desenvolvido um método de manifestação não violento conhecido como Satyagraha.

Quem foi Gandhi e quais seus ensinamentos?

Mahatma Gandhi foi um dos maiores líderes pacifistas da história, levando multidões a conhecer e a praticar o significado da não violência, na sua luta pela independência da Índia, em 1947. Você não deve perder a fé na humanidade. A humanidade é um oceano, se algumas gotas são sujas, isso não torna o oceano sujo.

Qual é a religião de Gandhi?

Com Mahatma5 Gandhi não foi diferente. Profundamente estabelecido em sua fé hindu, ele procurou despertar, através de fiéis muçulmanos, parses, sikhs e cristãos com os quais conviveu, o mesmo amor por Deus, que ele preferiu denominar de Verdade, em sua busca pelo Mistério.